¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quinta-feira, 11 de março de 2010

Cubano em greve de fome desmaia e é internado em hospital :

Foto

Guillermo Fariñas protesta pela libertação de 26 presos em Cuba.
Segundo médico, ele teve 'choque hipoglicêmico' após 15 dias.


O ativista Guillermo Fariñas, em greve de fome há 15 dias, sofreu um desmaio nesta quinta-feira (11) e foi levado ao hospital provincial Arnaldo Milián, de Santa Clara, disse seu porta-voz, Licet Zamora.

"[Ele] Perdeu o conhecimento (às 14 horas locais, 16 horas de Brasília) e já está no hospital, na unidade de terapia intensiva", disse Zamora por telefone a partir de Santa Clara - 280 km a leste de Havana- onde reside Fariñas.

Segundo seu médico pessoal, Ismel Iglesias, trata-se de um "choque hipoglicêmico", semelhante ao que já sofreu no dia 3 de março.

Na terça-feira, o jornalista cubano, em greve de fome desde 24 de fevereiro, disse que manterá seu protesto "até as últimas consequências".

"Estou muito fraco, mas não tem volta, não recuo. Vou até às últimas consequências", disse Fariñas, que faz a greve de fome em Santa Clara (centro) para exigir a libertação de 26 presos políticos cubanos que estão doentes.

Dissidentes cubanos moderados pediram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que interceda pela libertação dos presos políticos e evite assim a morte de Fariñas.



Na terça, em entrevista à agência de notícias Associated Press, o presidente classificou a greve de fome como "uma insanidade".

"Acredito que a greve de fome não pode ser usada como um pretexto de direitos humanos para libertar as pessoas. Imagine se todos os bandidos presos em São Paulo entrassem em greve de fome e pedissem a liberdade", disse Lula.

O jornal cubano Granma, órgão oficial do Partido Comunista, qualificou a greve de "chantagem" inaceitável.

Fariñas sofreu na quarta-feira passada um choque hipoglicêmico e foi hidratado e alimentado por via intravenosa em dois hospitais de Santa Clara.

  Asilo político
Fariñas, que iniciou seu protesto pouco depois da morte do preso político Orlando Zapata, após dois meses e meio de greve de fome, rejeitou na segunda-feira uma proposta de asilo político na Espanha, realizada por um diplomata espanhol.

O jornalista também negou os pedidos de Madri e de opositores cubanos para que desista da greve de fome e poupe sua saúde.

F - G1 :

Governo quer retomar proposta original do pré-sal no Senado :

http://www.blogdotamandua.com.br/images/fotos/noticias/full/1268334526.jpg

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta quinta-feira (11) que o governo vai defender no Senado a proposta original que havia enviado à Câmara sobre o novo modelo de exploração do pré-sal. Nesta quarta-feira (10), o governo sofreu uma derrota ao ter a proposta original modificada pelos deputados.

“O governo vai continuar no Senado no esforço com os líderes da base e com a oposição para garantir a aprovação das teses fundamentais. A proposta para a Câmara não tratava do tema dos royalties. Vamos fazer debate para recuperar isso no Senado e garantir também a aprovação da proposta original em relação aos temas do Fundo Social”, disse.

Padilha participou da reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e os presidentes do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e o líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR), para fazer um balanço da votação dos projetos do pré-sal. O ministro disse que todos os projetos tramitarão em regime de urgência constitucional no Senado –terão que ser levados a votação em até 45 dias.

F - NKL :

Três ausentes da bancada cearense na votação das emendas do Pré-Sal :

 http://i2.r7.com/data/files/2C92/94A4/2560/805C/0125/713F/3BF4/2F2C/pre-sal-mg-20091209.jpg
http://www.sengepe.org.br/arquivos/imagens/presal4.jpg

Dezenove deputados federais cearenses, dos 22, apareceram para votar, nessa noite de quarta-feira, nas emendas que garantiram a distribuição mais democrática dos royalties do futuro Pré-Sal. E todos deram “sim” à matéria.
Estavam ausentes nessa votação Ciro Gomes (PSB), que cumpria agenda de presidenciáve, Léo Alcântara (PR) e José Linhares (PP).

F - NKL :

A MULHER BRASILEIRA É A MAIS BELA :


F - NKL :

Forte terremoto abala o Chile novamente na posse de Piñera :


Pinera400
Um terremoto de magnitude 7.2 na escala Ritcher atingiu o Chile na manhã desta quinta-feira (11), poucos minutos antes da posse do novo presidente do país, Sebastián Piñera. É o maior tremor desde o terremoto de 8.8 graus que devastou parte do país no dia 27 de fevereiro. (É maior que o tremor que destruiu o Haiti.) Houve mais dois abalos secundários esta manhã, de 6.9 e 6 graus. De acordo com o Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS), os epicentros dos tremores foram na região de Libertardor O’Higgins. O governo chileno comunicou oficialmente um alerta de tsunami para as zonas litorâneas das regiões de O’Higgins e Los Lagos e a instrução é de que as áreas sejam evacuadas.
Em Valparaíso, sede do Legislativo chileno, há cerca 150 quilômetros dos epicentros, um presidente de centro-direita assumiu o governo no Chile pela primeira vez em 20 anos. O principal desafio de Piñera é reconstruir a parte do país destruída pelos terremotos e tsunamis. Só em ações emergenciais para as áreas de infraestrutura e saúde o governo da ex-presidente Michelle Bachelet calculou um custo de US$ 5 milhões. Piñera, há alguns dias da Presidência, já havia anunciado um plano de austeridade financeira e sua primeira medida como presidente foram três projetos de lei enviados ao Parlamento para combater os efeitos do terremoto.

F - Época :

Brasileira condenada por mentir à Justiça terá que deixar Suíça :

Foto: Divulgação / Arquivo pessoal 
 Condenada a multa, Paula Oliveira havia pedido prorrogação de visto.
No ano passado, ela admitiu ter mentido sobre ataque de neonazistas.
 
brasileira que teria fingido ter sido vítima de uma agressão racista na Suíça terá que deixar o país no fim deste mês, uma vez que as autoridades locais se negaram a prolongar seu visto de permanência, anunciou nesta quinta-feira (11) o Departamento Cantonal de Migrações, citado pela agência de notícias suíça ATS.
Paula Oliveira, de 27 anos, havia pedido uma prorrogação para seu visto de permanência na Suíça depois de ter sido condenada, em dezembro, pela falsa denúncia.
A brasileira apresentou recurso para apelar da decisão, acrescentou a ATS.

Paula Oliveira, que é advogada, denunciou ter sido vítima de uma agressão, em fevereiro do ano passado, na periferia de Zurique, quando voltava do trabalho.

Segundo a denúncia, os agressores, três skinheads, bateram nela e a feriram com uma faca.

Ela alegou ainda que com três meses de gravidez de gêmeos e que, por causa da agressão, perdeu os bebês, afirmação que foi desmentida depois por exames e análises médicas a que foi submetida.

Na época, o caso teve grande repercussão no Brasil.

Confrontada com suas contradições pela Polícia, a jovem acabou reconhecendo que tinha mentido.

Oliveira foi condenada em dezembro passado a uma multa por "falsa denúncia". 

F - G1 :
 

Aeronave do Exército cai e deixa quatro militares mortos na região de Corumbá :

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjk2d3afYY_EmLzbBLLJSUZShmYRqEKEAO3KKpADUuI8l-mvh533xCEvVMZaVetoer7MjBveO3GpJwZ9Fj3i-kajQEcSf49cM_6et_3WhZOhPPZaKT-GSXkvDDbo6zuORJGua2DHpO93i1p/s400/0,,33761107-FMM,00.jpg

Causas do acidente durante exercício de adestramento ainda são desconhecidas :

Uma aeronave da companhia do CMO (Comando Militar do Oeste) caiu e deixou quatro militares mortos, na noite desta quarta-feira (10), na região da Nhecolândia, município de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, a aproximadamente 444 km de Campo Grande.

Os militares do 3º Batalhão de Aviação do Exército participavam da Operação Caburé, um exercício de adestramento dos pilotos e tripulações do destacamento.

Segundo informações da assessoria do CMO, os nomes das vítimas não foram divulgados, pois as famílias ainda estão sendo informadas.

Até o momento não se sabe as causas do acidente.

F - NKL :

presidente alves, sp Vereador joga garrafa em colega :

Briga ocorreu durante discussão em Presidente Alves.
Governista ficou irritado com crítica da oposição.


Vereadores de Presidente Alves, no interior de São Paulo, se envolveram em uma briga filmada pelo circuito interno de segurança do prédio da Câmara Municipal. A confusão ocorreu poucos dias após desentendimento que envolveu parlamentares em Águas de Lindóia, também no interior de São Paulo.


A briga mostra a oposição criticando a prefeitura que contratou, sem licitação, a irmã de um vereador da situação para trabalhar como enfermeira no posto de saúde da cidade. O irmão se sentiu ofendido e a discussão começou.

Irritado, o vereador governista atirou uma garrafa de água no colega da oposição. A prefeita de Presidente Alves explicou que a funcionária já era enfermeira da Santa Casa e foi transferida para o posto quando o hospital fechou.


F - NKL :

Cabral chora e critica mudança, 'Foi um linchamento' :

Governador diz que estado será muito prejudicado se texto for aprovado.
Para autor da emenda, óleo não pertence a nenhum estado, mas à União.

O governador do Rio, Sérgio Cabral, disse nesta quinta-feira (11) que a aprovação de uma emenda ao projeto de lei que altera a divisão dos royalties e participações especiais da exploração de petróleo, mesmo fora do pré-sal, ocorrida na quarta-feira (10) no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, foi "um linchamento contra o Rio". Cabral disse ainda que chorou ao final de uma palestra para estudantes da PUC ao ser perguntado sobre o assunto. Emenda precisa ainda passar por votação no Senado e pela aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

"Eu acho que foi feito um linchamento contra o Rio de Janeiro", disse Cabral, emocionado. "Na história do Rio houve algumas decisões que prejudicaram o estado, como por exemplo a mudança da Capital Federal para Brasília. Em um estado de direito democrático nunca vi nada parecido, tratando o Rio e a legalidade dessa forma."

A emenda redistribui os recursos que não são destinados diretamente à União entre todos os estados e municípios de acordo com critérios dos fundos de participação. O estado do Rio de Janeiro e seus municípios são os maiores prejudicados pela nova divisão de recursos.

Estudo feito pela assessoria do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) mostra que 86 municípios cariocas teriam grande perda de arrecadação. O governo do estado do Rio de Janeiro também seria fortemente prejudicado e perderia já no próximo ano cerca de R$ 4,8 bilhões em arrecadação.

Óleo da União
Para o deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), autor da polêmica emenda sobre a divisão de royalties na exploração de petróleo,  o texto aprovado pela Câmara dos Deputados respeita a Constituição, que determina que o patrimônio encontrado no mar não pertence a nenhum estado, mas à União.

O deputado afirmou, no entanto, considerar "lamentável" que a redistribuição dos royalties acarrete em perdas para o Rio de Janeiro, mas destacou que, caso o texto seja aprovado, "todos os estados saem ganhando".

"Eu acho que é é lamentável que o Rio de Janeiro perca uma receita que está incorporada a sua dívida há alguns anos, mas infelizmente essa receita foi constituída sem nenhum fundamento constituicional, jurídico ou moral. O patrimônio que está no mar territorial é da União, não é de nenhum estado", afirmou ao G1 por telefone.

Segundo Pinheiro, o estados só são considerados produtores quando o petróleo é encontrado em terra. "Quando a exploração ocorrer em terra haverá uma alíquota especialíssima e alta para o estado que aí sim, será o produtor. Porque do contrário é a mesma coisa dizer que o Rio Grande do Sul é produtor da pesca que vem da frente da sua costa, e ele não é", disse.


Para o deputado, alternativas compensatórias poderiam ter sido inclusas na emenda caso houvesse mais negociação entre governo federal, governo do Rio de Janeiro e deputados.

"Eles fizeram acordo entre partidos sem considerar todos os deputados, mas houve de parte do governo federal, do Cabral e dos dois lideres a noção de que havia um acordo. As suas próprias bancadas desautorizaram o acordo", afirmou.

'Discurso vazio'
O texto foi aprovado por 369 votos a favor e 72 contra. Houve ainda duas abstenções. O governador criticou a atitude dos parlamentares que, segundo ele, estavam adotando um discurso vazio. "Claro que o petróleo é nosso e o Brasil se beneficia, mas o que foi feito foi um linchamento contra o Rio de Janeiro", avaliou Cabral.

Cabral continuou: "Tem que haver mais preocupação com o que é votado e com o que é discutido. A gente tem que reformar a política, a economia e ninguém está discutindo o mérito do projeto. Ouvi muito poucas discussões sobre essa mudança de legislação, se ela é ou não favorável. Foram em cima da partilha (dos recursos do pré-sal) em uma voracidade que me deixou triste." Cabral avalia que aprovação da emenda poderá significar o fim dos serviços públicos do estado.

'Lágrimas de tristeza'
O governador disse que sentiu vontade de chorar na quarta-feira (10), mas liberou a emoção nesta quinta-feira (11) na palestra com os universitários. "Não são lágrimas de raiva, são lágrimas de tristeza. O Rio de Janeiro é frequentado por todos. As pessoas querem que o Rio quebre?", indagou, dizendo que a emenda é inconstitucional.

Cabral disse ainda que o estado do Rio nunca reclamou de sua participação no Fundo de Participação. " A gente nunca reclamou que uma fábrica que se instala na Zona Franca de Manaus não paga nada de imposto e tem vários incentivos que o Rio de Janeiro não tem. Não posso concorrer para trazer uma fábrica de motos para o Rio porque a Zona Franca é muito mais competitiva. Não consigo trazer fábricas de TVs no Rio porque é muito mais fácil instalar em Manaus", disse.

O governador acrescentou que só vai tomar providências ao final do processo. "Tenho certeza que o presidente Lula veta essa barbaridade", disse o governador do Rio. "Sei lá eu quando a Câmara ou o Congresso derrubar esse veto. Você só pode entrar com uma ação de inconstitucionalidade quando isso efetivamente existir.

F - G1 :

Terremoto do Chile mexe na posição geográfica de Fortaleza e Ilhas Malvinas :

 http://www.inovavox.com/wp-content/uploads/2007/11/fortaleza.jpg


O terremoto que atingiu o Chile, mês passado, provocou efeitos em Fortaleza e nas Ilhas  Malvinas, na Argentina. Segundo estudos das universidade Estadual de Ohio (EUA), Hawai, Memphis e Instituto de Tecnologia da Califórnia e agências científicas sulamericanos e Nasa houve um deslocamento de posição nessas localidades.
De acordo com estudos, o deslocamento foi de 10 pés em relaão a Oeste da Capital, Santiago, e 11 polegadas em relação ao Sudeste  de Santiago. Esses dados foram resultado de observações de satélite feitas por cientistas. As placas tectônicas se mexeram, mas não houve impactos nem é algo para gerar temor, de acordo com estudiosos.

F - NKL :

SOBRAL-CE: DESEMPREGADO EXECUTADO COM SEIS TIROS :

















A cidade de Sobral, Zona Norte do Ceará, registrou mais um crime de morte por conta da violência urbana, um homem foi barbaramente assassinado com seis tiros, em plena via pública, na Rua Presidente José Sarney, Vila Recanto I, periferia de Sobral.
Segundo informações de populares o crime ocorreu por volta das 20h30m dessa quarta- feira, 10/03.2010.
A vítima foi o desempregado, ADERLAN SILVA LIRA, 25 anos, natural de Sobral, solteiro, residia na Vila Recanto II. Testemunhas contam que a vítima estava na companhia de outro individuo, cuja identidade ignorada, passava pela Rua acima citada, acabou se deparando com, Pedro da Silva, 20 anos, o qual sem nenhuma discussão sacou de um revólver e efetuou seis tiros na vítima que tombou sem vida.

Preso em Teresina casal acusado de estelionato no Ceará :


Os agentes do 2º DP (Distrito Policial) de Teresina prenderam na manhã desta quinta-feira (11) o casal, Maria do Amparo Teixeira da Silva e Ubirajara Bezerra de Sousa, que estava morando na Avenida Alameda Parnaíba, no Morro da Esperança, zona norte de Teresina.

O agente da polícia civil de primeiro grau do 2º DP, Severo Moreira de Oliveira, disse que Maria do Amparo e Ubirajara Bezerra foram presos por ordem judicial emitido em Fortaleza pelo crime de estelionato, no artigo 171.

Severo Moreira disse que Maria do Amparo foi levada para o Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito para depois ser transferida para a Penitenciária Feminina. Maria do Amparo disse estar sendo microempresária em São Luiz do Maranhão, na área de consórcio, e que está sendo presa injustamente, porque estão usando seu CNPJ em Fortaleza, onde não vai a cerca de 17 anos.

O agente da polícia civil diz que o casal é acusado de aplicar golpes em Fortaleza, por isso tem a ordem judicial contra eles. 
 
F - NKL :

Estaleiro – Luizianne Lins define abaixo-asinado como “desrespeito” :

luizianne

“A prefeita Luizianne Lins (PT) endureceu ontem suas críticas contra a mobilização de políticos e do Governo do Estado em prol da implantação de um estaleiro na praia do Titanzinho. Para ela, há “manipulação“ e “falta de respeito“ com a população do Serviluz.
“Não consigo entender esse empenho tão enlouquecido de alguns, mas o que eu posso dizer é que, no que depender da Prefeitura, não terá nada ali a não ser praia“, afirmou, em entrevista coletiva logo após o lançamento de um programa de humanização de partos no Gonzaguinha de Messejana. “Ficam manipulando a população do Serviluz em nome dos empregos, porque sabem que a população sofre muitas dificuldades. Não acho isso justo para a comunidade.“
Luizianne se referia ao abaixo-assinado com 10.400 assinaturas de moradores do Serviluz, entregue anteontem ao governador Cid Gomes (PSB) por um grupo de vereadores liderado pelo presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho (PT), pedindo a instalação do estaleiro. No documento, foi possível ver, após uma rápida folheada, assinaturas repetidas numa mesma página, diferentes nomes escritos com a mesma caligrafia e assinaturas sem o número do documento de identidade ao lado.
Ao falar sobre tais questionamentos, logo após entregar o documento ao governador, Salmito alegou que muitas pessoas que se manifestaram no abaixo-assinado podem ser até mesmo analfabetas, que pediram ao responsável pela coleta das assinaturas que escrevesse seus nomes em apoio ao empreendimento.
“É um desrespeito com as pessoas. Chamando até de analfabetas, dizendo que outras pessoas assinaram pelas que não sabem escrever. Mais grave ainda, ficar usando a boa-fé das pessoas para implantar uma empresa privada que não vai trazer os benefícios que estão dizendo para a comunidade“, afirmou ainda a prefeita.”

F - Eliomar :

PF faz peração " Chama Azul ” e inclui o Ceará :

 http://www.alagoas24horas.com.br/legba/admin/temp/Thumbs/8/2/%7B820bd09f-446d-40e3-ad97-ba1b6bb082e1%7D_pf2_500x333x0.jpg

A Polícia Federal, em parceria com a  Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça e Ministério Público do Estado da Paraíba, desencadeou, na manhã desta quinta-feira, a Operaão Chama Azul. A operação tem como finalidade  coibir a ação de grupos responsáveis pela distribuição de gás de cozinha, Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), que cometiam ajuste de preço e reserva de mercado, caracterizando formação de cartel.
Na operação, serão cumpridos 42 ordens judiciais expedidas pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Campina Grande/PB nos estados da Paraíba, Bahia, São Paulo e o Ceará, sendo 14 mandados de prisão temporária e 28 de busca e apreensão. Na Paraíba serão cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.
A apuração teve início a partir de procedimento de investigação preliminar instaurado no Ministério Público do Estado de Pernambuco, que solicitou informações à Agência Nacional de Petróleo, a qual apresentou notas técnicas indicando que em Campina Grande/PB haveria indícios de prática concertada de preços após a análise da distribuição e revenda de GLP naquela cidade.
Com base em tal conclusão, foi acionada a Secretaria de Direito Econômico e o Ministério Público do Estado da Paraíba, que, pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO), requisitou a abertura de inquérito pela Polícia Federal, que possui atribuição para o caso em razão da repercussão interestadual do delito e da necessidade de repressão uniforme, nos termos do art. 1º, inciso II, da Lei 10.446/2002.
Os envolvidos no crime são empresários e funcionários de empresas distribuidoras ou revendedoras de GLP, que foram indiciados nos tipos penais previstos na Lei 8.137/1990, art. 4º, inciso I, alínea a, e inciso II, alíneas a e c (formação de cartel); Lei 8.176/1991, art. 1º, inciso I (crime contra a ordem econômica: venda clandestina); e no Código Penal, art. 288 (quadrilha ou bando).
Na operação foram empregados cerca de 160 policiais federais, além de 13 servidores da SDE.
Os  presos serão interrogados pela Polícia Federal e o material apreendido analisado com o auxílio de técnicos da Secretaria de Direito Econômico, para apresentação de relatório final ao Ministério Público do Estado da Paraíba. Será concedida entrevista coletiva as 10h30 no auditório do Ministério Público Estadual da Paraíba/PB.

F - NKL :

Câmara aprova emenda que divide royalties para Fundos de Participação :

Plenário da Câmara nesta quarta-feira (10) durante a votação da emenda que redistribui recursos dos royalties do pré-sal (Foto: Rodolfo Stuckert/Agência Câmara) 

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) uma emenda ao projeto de lei que altera a divisão dos royalties e participações especiais da exploração de petróleo, mesmo fora do pré-sal. A polêmica emenda de Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG) redistribui os recursos que não são destinados diretamente à União entre todos os estados e municípios de acordo com critérios dos fundos de participação. A emenda foi aprovada por 369 votos a favor e 72 contra. Houve ainda duas abstenções.

Com a emenda, o estado do Rio de Janeiro e seus municípios são os maiores prejudicados pela nova divisão de recursos. O líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), porém, afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetará o texto, se ele for mantido pelo Senado.

A emenda faz parte do projeto que muda o marco regulatório para a exploração de petróleo na camada pré-sal alterando o modelo de concessão para partilha de produção, onde a União recebe diretamente parte da produção. O projeto segue agora para o Senado, para onde já foram enviados os outros três projetos que tratam do pré-sal.

F - NKL :

Doze dias após terremoto, novo presidente toma posse no Chile :

 
O conservador Sebastian Piñera toma posse nessa quinta-feira como presidente do Chile, com a tarefa de reconstruir o país após o terremoto de 8,8 graus que devastou a região sul há menos de duas semanas. Autoridades já confirmaram quase 500 mortos na tragédia.

Anteriormente, havia sido divulgado que ao menos 802 pessoas teriam morrido na tragédia, mas o número foi revisado para 497 mortos no tremor e no tsunami que ocorreu em seguida.

A cerimônia de posse --que ocorrerá por volta do meio-dia-- deve ser discreta em respeito às vítimas do tremor. A centro-esquerdista Michelle Bachelet entregará o poder a Piñera. 
 
F - NKL :

Economia do Brasil recua 0,2% em 2009 :

Foto: Editoria de Arte/G1 
 
Foto: Editoria de Arte/G1 
 
Queda anual do PIB foi a primeira registrada desde 1992.
No quarto trimestre, economia teve expansão de 2,0%. 
 
A economia brasileira fechou o ano de 2009 com uma queda de 0,2%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2008, a expansão da economia brasileira ficara em 5,1%.

A queda no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi a primeira desde 1992, quando a variação foi de -0,5%. O IBGE, no entanto, alterou a metodologia de cálculo do PIB em 1996, o que distorce a comparação. 

No ano passado, o PIB brasileiro somou R$ 3,143 trilhões em valores correntes. Já o PIB per capita (renda por habitante) teve queda de 1,2% em volume, para R$ 16.414, resultado também do crescimento de 0,9% da população.

No quarto trimestre, o PIB brasileiro cresceu 2,0% na comparação com os três meses anteriores, no melhor resultado do ano. A indústria registrou o maior aumento, de 4,0%, seguida pelos serviços (0,6%) e pela agropecuária (0,0%). Os investimentos tiveram alta de 6,6%, enquanto o consumo das famílias cresceu 1,9%, e as despesas da administração pública tiveram expansão de 0,6%.

Frente ao quarto trimestre de 2008, houve crescimento de 4,3%, após três trimestres conscutivos de contração da economia nessa comparação.

F- G1 :

Órgãos de empresária morta em assalto são doados :

 http://www.jblog.com.br/media/127/20090702-don1.JPG

Fígado, dois rins, duas córneas e o coração da empresária foram retirados.

 Os órgãos da empresária Marcela Montenegro, 34, morta depois de assalto na Cidade 2000, foram retirados na noite desta quarta-feira, 10, para serem doados a pelo menos oito pessoas que aguardam na fila de espera para receber um transplante.

Um paciente do sexo masculino, de 54 anos, foi a primeira pessoa a ser beneficiada com um dos órgãos da empresária. Natural de Fortaleza, ele era o primeiro da fila de espera por um fígado. Portador de cirrose associada a um tumor hepático, era o mais grave paciente com tipagem sanguínea A, compatível com a de Marcela.

De acordo com o médico Huygens Garcia, chefe do Centro de Transplante de Fígado do Hospital Universitário Walter Cantídio, a cirurgia seria iniciada por volta das 21 horas de ontem, e entraria pela madrugada. Além do fígado, os dois rins, as duas córneas e o coração da empresária foram retirados.

Marcela Montenegro será velada nesta quinta-feira, 11, às 14h30min, no Complexo Velatório Ethernus, na Aldeota. O sepultamento ocorrerá às 17h30min, no cemitério Parque da Paz.

Morte encefálica

A Secretaria de Saúde (Sesa) confirmou, na tarde de quarta-feira, 10, após nova realização de exames, a morte encefálica da empresária Marcela Montenegro, de 34 anos.

Os primeiros exames realizados na empresária na manhã de ontem apontaram existência de fluxo sanguíneo no cérebro, e, por isso, a família de Marcela havia cancelado o velório e a retirada de órgãos para doação, conforme informações publicadas no Blog do Eliomar.

O velório e o enterro deverão ocorrer nesta quinta-feira, segundo informações de familiares da vítima.

Jovem não atirou, diz exame

O adolescente de 17 anos, acusado de ter efetuado o disparo que resultou na morte da empresária Marcela Montenegro, não apresentou resquícios de pólvora em seus dedos e mãos, segundo o resultado do exame residuográfico realizado na manhã de ontem, no Instituto de Criminalística (IC).

De acordo com o titular do 15º Distrito (Cidade 2000), delegado Alísio Justa, também presidente do inquérito que investiga o crime de latrocínio (roubo seguido de morte) contra a empresária, o exame apontou ``positivo`` para o assaltante Jacinto Cosmo Alves Filho, o Buiú, 21, como ainda para o adolescente de 16 anos, que seria o dono do revólver 38 (com registro no Estado da Virgínia & EUA), única arma usada no crime.


Depoimento

O adolescente de 17 anos, acusado de ter efetuado o disparo contra a empresária, na noite da última segunda-feira, 8, disse em depoimento que foi coagido por outro assaltante, de 21 anos, a atirar. Dois homens, dois adolescentes e uma criança de 11 anos são acusados de ter praticado o crime contra a empresária.

De acordo com o adolescente, o outro assaltante disse: “Atira, atira! Atira para ver se ela para”. Apesar de estar com a arma, o revólver 38, com registro no Estado da Virgínia (EUA), foi entregue por outro adolescente, de 16 anos, ao homem de 21 anos.

Em depoimento, o dono da arma afirmou que somente entregou a arma porque o assaltante alegou que estaria sendo ameaçado e que iriam tentar matá-lo naquela noite. A Polícia não acredita nessa versão, pois as investigações mostraram que o rapaz de 16 anos, mesmo nunca tendo sido apreendido ou flagrado em ação criminosa, costumava alugar o revólver.

Promotor critica procedimento dado à criança

O promotor de Justiça da Infância e da Juventude Odilon Silveira Aguiar Neto afirma que houve “um grande equívoco” por parte da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) no encaminhamento do menino de 11 anos envolvido no assalto à empresária Marcela Montenegro. Após ter chegado à DCA, ele foi devolvido à família. “No meu entendimento, ela deveria ter sido encaminhada ao juiz, ter convidado o Conselho Tutelar e, de imediato, ser aplicada uma medida de proteção”, explica o promotor.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece medidas de proteção que podem ser aplicadas quando a lei se depara com crianças com menos de 12 anos envolvidas em delitos. A legislação também determina que a autoridade policial responsável pela apreensão faça a comunicação imediata à autoridade judiciária competente e à família.

Abordagem

Ao voltar da igreja com a mãe na segunda-feira à noite, Marcela percebeu que estava sendo abordada por ladrões, acelerou o carro que conduzia, um Citroën, e foi baleada na cabeça. Marcela foi socorrida por uma ambulância do Samu já em estado grave.

F - O Povo :

Loja de carros do interior de SP dá vacas de brinde :

Criatividade deu resultado, pois vendas dobraram.
Dono da loja diz que já pagou motel para cliente para fechar venda.


Para vencer o marasmo nas vendas, uma loja de carros usados de São José dos Campos, a 91 km de São Paulo, decidiu fazer um agrado aos clientes. Quem compra um carro leva de brinde uma vaca.


“Oito litros de leite por dia. Se a gente for fazer propaganda normal, IPVA, tanque cheio, vai ficar igual a todo mundo”, afirma o dono da loja, Charles Santana.

Para quem não acredita que um carro vale uma vaca, é só ir até uma chácara que fica a cinco minutos da loja. Os animais esperam o novo dono, impulsionando as vendas de veículos.

Ideia maluca? Se o cliente preferir, pode trocar o presente. “Já paguei também quatro horas de amor em um dos melhores motéis da região”, conta o dono da loja.
Vendas dobraram
A criatividade deu resultado. As vendas na loja dobraram em fevereiro. O comerciante Antônio Barreto curte o carro e já faz planos para o brindezinho que levou pra casa. “Eu precisava realmente comprar uma vaca para o churrasco da minha mãe, porque são 40 anos de casamento. Minha vaca está ali gordinha, só esperando chegar o dia 9”.

“‘Tadinha’ da vaca”, diz o repórter. Antônio responde: “tadinho é de mim, que comprei o carro”, brinca.


F - G1 :

Barbalha-CE: Estrada do Arajara volta a ser palco de acidente :

Mais um acidente automobilístico com vítima fatal foi registrado no final da tarde e início da noite desta segunda-feira na rodovia que liga os municípios de Crato e Barbalha, via Distrito de Arajara. Cícero da Costa, de 36anos pilotava sua motocicleta Titan 150 de cor vermelha e placa HYP-2562, inscrição do Ceará, e teria invadido a pista contrária sendo colhido frontalmente por uma camioneta.

Era uma D-20 de cor azul e placas KGJ-2841, também inscrição do Ceará, que respondia pelo transporte escolar, dirigida por José do Nascimento Andrade, de 47 anos. O acidente ocorreu à altura da localidade denominada Cabaceiras, cujo trecho é conhecido como a curva da morte. Ali já foram registrados inúmeros acidentes com vítimas fatais.

Na colisão entre a moto e a camioneta, Cícero da Costa já tombou praticamente sem vida. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada e a composição da PRE 2017 esteve no local com os Soldados Batista e Thiago. Há suspeitas de que o piloto tivesse ingerido bebidas alcoólicas. O corpo foi trazido para o IML (Instituo Médico Legal) de Juazeiro do Norte para ser necropsiado.

Quadrilha assalta mais um banco :

Uma quadrilha formada por oito a dez homens armados com fuzis, escopetas e pistolas assaltaram na tarde de ontem a agência do Banco Bradesco do Município de Guaraciaba do Norte (distante 317 Km de Fortaleza). O valor levado pelos bandidos não foi divulgado pelo banco e nem pela Polícia. Os acusados fugiram em direção ao Município de Ipú. Até a noite de ontem, ninguém havia sido preso.

A ação criminosa aconteceu por volta das 15 horas e foi presenciada por dezenas de moradores que estavam em comércios nas proximidades do banco. Segundo o relato de testemunhas, os acusados chegaram a agência em um veículo Sentra.

Dois ficaram do lado de fora na cobertura e três entraram e renderam todos os funcionários e clientes. Do lado de dentro do banco, os bandidos foram em direção a tesouraria e aos caixas. Lá, informaram que ninguém ficaria ferido se colaborassem com o plano criminoso.

Conforme o relato do cabo reformado da PM Edivandro, que presenciou a ação, os assaltantes não estavam usando máscaras e capuzes. Segundo o PM, alguns usavam uma espécie de fita para cobrir o nariz e a boca.

Alguns minutos depois do início do roubo, policiais militares e civis foram acionados e ficaram do lado de fora da agência. Os três assaltantes saíram, mas usaram um dos funcionários como refém. Para evitar um confronto, os assaltantes ainda efetuaram disparos para alto durante a saída da agência, para evitar a aproximação da Polícia. Ninguém ficou ferido. O funcionário foi libertado pelos assaltantes à aproximadamente dois quilômetros de distância da saída da Cidade, em direção ao Município de Ipú.

Conforme o escrivão da Delegacia de Guaraciaba do Norte, Farias Filho, além dos cinco que estavam no banco, outros dois bandidos ficavam em locais estratégicos monitorando a presença da Polícia no local. "Temos informações que eles estavam em dois veículos, um seguiu para Ipú e outro para Reriutaba. Um dos veículos, o Sentra foi encontrado carbonizado na Localidade de São José, na Zona Rural de Ipú. O veículo, segundo informações do escrivão Farias, estava com placas de outro veículo, supostamente um Honda Civic, roubado recentemente. Policiais militares e civis de toda a região estão realizando buscas nas cidades vizinhas com o objetivo de localizar e prender os bandidos.

Ainda durante a tarde e a noite de ontem, funcionários e clientes do banco foram até a delegacia para prestar depoimento sobre a ação dos bandidos. A População da Cidade, ainda estava assustada com a forma ousada com que os bandidos agiram.

F - NKL :

ASSALTO AOS CORREIOS DE SANTA QUITÉRIA :

Na tarde de terça-feira (09), dois homens em uma moto invadiram a agência dos Correios de Santa Quitéria (Zona Norte). No momento do assalto, não há havia clientes na agência. Os assaltantes fugiram com todo o dinheiro arrecadado nos Correios. Até agora ninguém foi preso. De acordo com a delegacia regional, dois policiais militares estão em diligência em uma moto, já que o carro da Polícia Militar está no conserto, que é realizado em Fortaleza.


F - NKL :

CHARGE :

Charge

EUA precisam respeitar a OMC, diz Lula :

 Ricardo Stuckert/PR 
 
 
Presidente diz que Brasil não quer confrontar os EUA e pede que "camarada Obama" negocie rapidamente um acordo para acabar com os subsídios à produção de algodão

INAUGURAÇÃO Lula durante visita às instalações da Usina Termelétrica Euzébio Rocha, em Cubatão (SP)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (10) que o Brasil não tem nenhum interesse em confrontar os Estados Unidos na disputa sobre o algodão, vencida pelo país na Organização Mundial do Comércio (OMC). O presidente, contudo, cobrou respeito dos norte-americanos aos países economicamente menores e às regras comerciais internacionais. Lula disse que o objetivo do Brasil é que os Estados Unidos diminuam os subsídios aos produtores locais de algodão, permitindo que as nações mais pobres, sobretudo as africanas, consigam exportar sua produção. "As nações prejudicadas são principalmente as africanas, os países pequenos", ressaltou.

O presidente também mandou um recado ao presidente dos EUA, Barack Obama, a quem Lula chamou de "companheiro Obama". "Obama e os EUA são muito ricos e podem fazer o que quiserem na economia", afirmou. "Mas se os EUA tivessem feito um acordo com o Brasil na Rodada Doha, em 2008, nós não estaríamos agora brigando e o povo africano estaria vendendo o seu algodão na Europa e nos Estados Unidos", cobrou.

E o presidente emendou com um pedido: "Eu queria pedir ao Obama que colocasse suas pessoas para negociar rapidamente porque o Brasil não tem nenhum interesse em confrontar os Estados Unidos. O Brasil tem interesse de que os EUA respeitem as regras da OMC tanto quanto o Brasil respeitará quando a OMC decidir contra nós", explicou. "Ou nós obedecemos as instituições multilaterais ou o mundo vai ficar desgovernado. O mundo vai virar, eu diria, uma bagunça."


De acordo com o presidente, o produtor brasileiro não precisa tanto do fim do subsídio americano ao algodão quanto o produtor africano. "Acho que está na hora de a gente dar chance para que o pequeno produtor africano coloque o seu produto nos mercados mais ricos do mundo, que são os EUA e a União Europeia", afirmou.

Lula e a pré-candidata do PT à sucessão no Palácio do Planalto, a ministra Dilma Rousseff, participaram da cerimônia de inauguração da Usina Termoelétrica Euzébio Rocha, obra da Petrobras integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e dentro das instalações da Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão.
O Brasil recebeu da OMC, ainda em 2009, o direito de aplicar retaliações no valor de US$ 830 milhões sobre bens, serviços e propriedade intelectual dos EUA por conta do subsídios pagos pelo governo americano aos produtores. Na segunda-feira, o governo divulgou uma lista com mais de 100 produtos, incluindo trigo, cosméticos, chicletes e peças de carro que serão sobretaxados.
O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, afirmou na terça-feira que ainda esperava um contato de representantes americanos para iniciar uma negociação. Também na terça, o representante de Comércio dos EUA, Ron Kirk, admitiu que o governo Obama cogita aceitar a imposição da OMC caso não chegue a um acordo com o Brasil. "Em último caso, vamos levar o caso para o Congresso", afirmou. O Congresso americano tem o poder de derrubar os subsídios, o que implicaria um enorme desgaste político com os produtores.

F - NKL :

Investidor de termelétrica no Ceará é o oitavo mais rico do mundo :

 http://opovo.uol.com.br/opovo/economia/img/921562_not_fot.jpg

“O bilionário mexicano Carlos Slim Helú ultrapassou os norte-americanos Bill Gates, fundador da Microsoft, e Warren Buffet, megainvestidor e fundador da Berkshire Hathaway, e se tornou o homem mais rico do mundo em 2010, segundo ranking da revista “Forbes”.
O brasileiro com a maior fortuna a aparecer na lista é Eike Batista, em oitavo lugar, com US$ 27 bilhões. Segundo a “Forbes”, ele foi o integrante da lista que mais aumentou sua fortuna entre 2009 e 2010: o crescimento foi de US$ 19,5 bilhões. No ano passado, a posição de Batista na lista era 61º, com US$ 7,5 bilhões.”
(Portal G1)
EIKE BATISTA investe na implantação da termelétrica MPX no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Na época tassista, ficou famoso por ter vindo lançar um empreendimento do gênero, ao lado de sua ex-mulher, Luma de Oliveira.

F - NKL :

Seca verde preocupa Interior :

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwjxTcaaSyLtfXh-1iGXGE0j-g75uSbgwFi9O0ZvWXIVofOSM6DrN5yjjEI36KXzjhnhKWFeE58iH67yziY0Ldu1kkSOKGVvYqtJCtifUNu6Ay7GmOlmWefrKJzMXwr50H-RNuJTHtLwc/s400/Cabo+Verde+217.JPG

“O céu, pela manhã, fica repleto de nuvens. Na terra, predomina o verde das aroeiras, juazeiros e oiticicas. Entretanto, tudo não passa de uma peça pregada pelo tempo e pela natureza. Os primeiros meses do ano são de seca no Ceará, e os moradores do Sertão já começam a sofrer os primeiros impactos da falta de chuva.
No último sábado, O POVO foi até a região Norte do Estado e constatou realidade preocupante: as plantações de feijão e milho estão perdidas, os açudes secando, e a fé da população quanto a uma boa quadra chuvosa começa a se esvair. O agricultor Edilberto Rodrigues, 62 – que mora em Forquilha & por exemplo, olha com desolação para o terreno já rachado e compactado.
“Aqui tá tudo se acabando. Não sei nem pra onde levar o gado. Essa água verde aqui nem os bichos querem“, afirmou Edilberto ao mostrar o tambor com o líquido que ainda é possível ser retirado do açude que, agora, mais parece uma grande poça de lama. “Chuva boa esse ano não tem mais não“.
Situação semelhante vive Rosemayre Gomes, 32, que também vive em Forquilha. Ela conta que se não fosse os R$ 40 recebidos através do programa Bolsa Família seria impossível continuar vivendo ali. “Morreu tudo aí no quintal. Agora é esperar pela boa vontade de Deus, porque tá difícil. Nem água pra beber a gente tem“, lamenta. Rosemayre conta ainda que suas esperanças de melhora no tempo vão até o dia de São José. Caso não chova até lá, é certeza a seca perdura, como conta a tradição.
Tanto Edilberto como a sua vizinha sofrem os efeitos da chamada “seca verde“. É um fenômeno que costuma acontecer quando há chuvas, mas mal distribuídas. E para agravar a situação, a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) prevê que para os meses de março, abril e maio o Ceará tem 45% de chance de registrar precipitações abaixo da média.
Nos centros urbanos, as perdas das lavouras no campo também já são sentidas. No mercado de Sobral, por exemplo, o quilo do milho, que até pouco tempo era vendido por R$ 0,60, já está na casa dos R$ 0,80. A saca de feijão, que na época de safra chega ser vendida pelos produtores por R$ 80, pode chegar a R$ 200. Aumento que acaba pesando no bolso do consumidor.
“O jeito é fechar a boca, tem que economizar. E tem que rezar também, né?“, comenta o motorista Marciano Monte, 36, que completa garantindo já ter perdido alguns quilos – por conta da racionalização dos alimentos -, e alguns fios de cabelo, tamanha a preocupação com a seca. Apenas a fé continua intacta. “Ainda vai chover. Vejo isso acontecer há muito tempo“, afirma.”

F - NKL :

Estaleiro – OAB entra no tema :

valdet
“Novos atores entram na discussão em torno da instalação, ou não, do Estaleiro Promar Ceará, na Praia do Titanzinho, no bairro do Serviluz, em Fortaleza. Ontem, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Ceará (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, manifestou ao Diário do Nordeste sua posição pessoal favorável ao empreendimento no Serviluz, diante da oportunidade de geração de empregos e de transformação social e urbana, pelas quais a área poderá passar.
“Sou a favor (do estaleiro) porque vai gerar empregos e permitir mudar a feição daquela comunidade”, posicionou-se Monteiro. “Não adianta ser contra, só por ser contra”, acrescentou o presidente da OAB-CE, ao confirmar que as comissões de Política Urbana e Direito Urbanístico e de Meio Ambiente estão concluindo estudos jurídicos sobre as possibilidades de construção do empreendimento no Serviluz.
Ele ressaltou no entanto, que, somente na próxima terça-feira, a OAB-CE, enquanto entidade, se manifestará técnica e juridicamente sobre o tema, que já envolve em discussões técnicas, ambientais e políticas vários segmentos da sociedade. Condensados em um relatório de quatro páginas, os estudos serão debatidos pelo Conselho da Ordem, que deverá emitir parecer sobre a questão.
Plano Diretor

Conforme explicou o presidente da recém criada comissão de Política Urbana e Direito Urbanístico da OAB-CE, Laércio Noronha Xavier, os estudos versam sobre todos os aspectos legais, jurídicos e ambientais, que envolvem a instalação do equipamento. Entre os temas em análise, antecipou Xavier, estão o Plano Diretor de Fortaleza e os aspectos em que este pode ser alterado e quem pode fazê-lo, as questões ambientais e de domínio público sobre a área, a União, o Estado e o Município.
Sobre esse aspecto, o relatório trará ainda, uma posição sobre o decreto presidencial nº 4.333, assinado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 12 de agosto de 2002, e que regulamenta a delimitação das áreas portuárias de Fortaleza, Santos e Vitória, sobre instalação de equipamentos, infraestrutura e planta geográfica.”

F - Eliomar :

Ipea prevê escassez de mão de obra qualificada em 4 setores neste ano :

Marcio Pochmann 

Quatro setores da economia brasileira terão escassez de mão de obra qualificada em 2010, segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgada nesta quarta-feira. O maior deficit será em comércio e reparação, com a falta de 187.580 trabalhadores. Na sequência estão educação, saúde e serviços sociais (-50.086), alojamento e alimentação (-45.191) e construção (-38.403).

"Isso é um problema bom. A última vez que o Brasil teve problemas de escassez de mão de obra foi durante o milagre econômico. De lá para cá, nós nos acostumamos com a abundância dela", afirmou o presidente do Ipea, Marcio Pochmann.

Por estado, haverá falta de trabalhadores qualificados no Paraná (-18.441), Santa Catarina (-13.300) e Rondônia (-4.531). Nos demais setores e estados, porém, haverá sobra de trabalhadores, o que irá gerar um excedente de 652.961 profissionais aptos a entrar no mercado de trabalho, com experiência profissional e qualificação.

Os setores que terão maior oferta em excesso são: outros serviços coletivos, sociais e pessoais (612.239), indústria (145.948), agrícola (122.463), administração pública (46.874) e transporte, armazenagem e comunicação (46.304). Já os estados com mais sobra são a Bahia (183.770) e o Pará (53.637).

F - NKL :