¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Marqueteiro João Santana cuidará de rádio e TV da campanha de Dilma :

Marqueteiro João Santana 
 
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, decidiu que o marqueteiro João Santana cuidará dos programas de TV e rádio durante as eleições.

Santana dará as linhas gerais que devem ser seguidas por toda a comunicação da campanha, mas internet, assessoria de imprensa e pesquisas sobre o quadro geral da corrida ficaram fora de sua alçada. Essa parte fica por conta da equipe coordenada por Marcelo Branco, ex-diretor da Campus Party.

"É o estilo da Dilma. Ela não gosta de concentrar poder em uma só pessoa", diz um assessor direto da ex-ministra. 
 
F - Nem Ki Lask :

Roberto Carlos cantarola "Lady Laura" no enterro da mãe :

Roberto Carlos se emociona no enterro da mãe (Foto: Alícia 
Uchôa/G1)

O corpo de Lady Laura, mãe do cantor Roberto Carlos, foi enterrado nesta manhã no Cemitério da Saudade, na zona oeste do Rio. Roberto Carlos cantarolou "Lady Laura" pouco antes de o caixão, branco e decorado com uma rosa, descer.

Enquanto o padre Antonio Maria fazia as orações finais, o cantor balbuciou a canção que eternizou sua mãe. Lady Laura morreu no sábado, aos 96 anos.

Parte da multidão de cerca de 400 pessoas puxou "Parabéns a Você" para o Rei, que completa hoje 69 anos, mas foi vaiada.

F - Nem Ki Lask :

Lula comemora Dia do Índio em visita a reserva Raposa/Serra do Sol :

Presidente Lula em 2009, com integrante da Raposa/Serra do Sol

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita nesta segunda-feira (19) a reserva indígena Raposa/Serra do Sol, em Roraima, em comemoração ao Dia do Índio e do aniversário de um ano desde a homologação das terras. A organização da festa espera agrupar 18 mil indígenas para receber a visita de Lula.

O primeiro compromisso de Lula durante a viagem é um encontro com líderes indígenas em uma escola da região. Ele depois segue para uma cerimônia pelo Dia do Índio e para um almoço no município de Uiramutã.

Um ano depois da homologação da reserva pelo STF, a região continua foco de tensão entre índios, Estado e agricultores. Em março, líderes dos índios acusaram o governo estadual de entrar irregularmente na área para elaborar estudos sobre a construção de hidrelétricas. Questionado, o governo disse que "respeita a lei" e que a terra indígena não é totalmente "fechada".

F - Nem Ki Lask :

MST invade sede do Incra em seis Estados e no DF :

Cerca de 700 integrantes do MST ocupam desde o início da manhã 
desta segunda-feira (19) a sede do Incra em Brasília para pressionar o 
governo a dar continuidade à reforma agrária

Integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram nesta segunda-feira a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em cinco Estados --São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Piauí e Paraíba. A sede nacional do instituto também foi invadida. Desde sábado, a sede do Incra em Pernambuco é ocupada pelo movimento.

"O governo não vem cumprindo os seus compromissos com a reforma agrária. Temos famílias acampadas há mais de cinco anos, vivendo em situação bastante difícil à beira de estradas", afirma José Batista de Oliveira, da coordenação nacional do MST, em nota.

Segundo o MST, o "abril vermelho" já teve manifestações em 19 Estados. O movimento afirma que já foram ocupadas 68 fazendas: em Pernambuco (25), Bahia (15), São Paulo (11), Paraíba (5), Sergipe (4), Alagoas (2), Ceará (2), Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul (uma em cada).

F - Nem Ki Lask :

Em Fortaleza, PF prende um dos líderes do tráfico de cocaína no Nordeste :

http://www.atribunamt.com.br/wp-content/images/imagens_do_dia/28-01-07/Policia%20Federal%20em%20operacao%20Rio%20Pardo%20-%2029-11-05%20-%20cor.JPG

Na casa do traficante, no Bairro de Fátima, a Polícia encontrou 12 quilos de cocaína, avaliados em aproximadamente R$ 360 mil.

Foi preso neste fim de semana, em operação da Delegacia de Narcóticos da Polícia Federal, um dos maiores traficantes de cocaína do Nordeste. Trata-se de Valdo Almeida Batista Filho, conhecido como “Gordo”. A prisão aconteceu no bairro Lagamar, em Fortaleza, após um cerco feito na área. O acusado estava em um veículo Pajero e não apresentou resistência.

“Gordo” faria a ligação dos estados do Nordeste com países como a Colômbia e a Bolívia para o tráfico de drogas. Em sua casa, no Bairro de Fátima, a Polícia encontrou 12 quilos de cocaína, avaliados em aproximadamente R$ 360 mil.

Segundo informações da Polícia, o homem apresentava comportamento frio e era bastante educado. Seu perfil seria de traficante que atua sem ser pego e comercializa a droga sem consumi-la.

Investigações

Para a realização da prisão, as investigações tiveram início no último mês, depois das prisões de três paraguaias e de dois bolivianos, em operações da Delegacia de Narcóticos da PF, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, e em pousadas na Praia de Iracema e Meireles.

Valdo se encontra agora em uma das celas na Superintendência da Polícia Federal, no Bairro de Fátima.


F - Nem Ki Lask :

Iguatu tem ruas alagadas após chuvas e aumento de volume de rio :


Medição do Rio Jaguaribe. Foto: Iguatu.net .

Durante toda a madrugada choveu forte na cidade e açude está prestes a sangrar :


Após fortes chuvas do fim de semana  na cidade de Iguatu,  o rio Jaguaribe e o açude Trussu registram aumento do volume de água. As cheias são percebidas nas vias públicas do município, onde várias ruas estão alagadas.
O nível do rio Jaguaribe já está marcando o ponto 11, quando passa na medição da Ponde Demócrito Rocha.
Enquanto isso,  o açude Trussu está próximo a sangrar, faltando apenas 1.81m. Hoje o volume atinge 84,7% de sua capacidade, segundo informações da Cogerh (Companhia de Gestão do Recursos Hídricos).
A cidade de Iguatu fica na Região Centro-Sul do Ceará, numa distância de 384 quilômetros.

F - Nem Ki Lask :

Conselho Estadual sobre Drogas ganha reforço da Pastoral da Sobriedade :

http://taniabastos.com/blog/wp-content/uploads/2009/04/drogas1-300x263.jpg

O trabalho de prevenção ao uso de drogas, o combate ao tráfico, o tratamento de dependentes químicos são ações que dependem de uma articulação de autoridades e sociedade para terem sucesso. O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas une órgãos governamentais e entidades não governamentais no esforço de encontrarem saídas para o grave problema que atinge, especialmente, os jovens. Com a entrada recente da Pastoral da Sobriedade, como representante da Arquidiocese de Fortaleza, o Conselho ganha reforço.

“Já temos agentes da Pastoral no interior e nosso desejo, como Igreja, é fazer a articulação em todo o Estado do Ceará”, diz o secretário diocesano da Pastoral da Sobriedade, Rogério Melo. Além de núcleos em Fortaleza, existem em Caucaia, Quixeramobim e Juazeiro do Norte. No próximo mês, será realizado um curso para preparar novos agentes que deverão criar núcleos em outros municípios.

O trabalho da Pastoral funciona com grupos de auto-ajuda em paróquias ou outras comunidades católicas, com reuniões semanais. Os agentes voluntários atuam como facilitadores na aplicação da Pedagogia dos 12 Passos, baseada em reflexões bíblicas. No grupo, o dependente químico encontra o apoio para se tornar agente de sua recuperação.

Para o Presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Herman Normando, a espiritualidade é da maior importância na recuperação de dependentes químicos. “90% das pessoas que saem das drogas é através da fé, da espiritualidade, seja católica, evangélica ou outra. Na hora em que começam a acreditar em um poder maior, essas pessoas voltam à vida”, considera. No caso da Pastoral, ele concorda que a capilaridade da Igreja Católica, com paróquias espalhadas pelas diversas cidades, pode ajudar muito no trabalho com dependentes químicos.

Mas o Presidente faz questão de salientar que são muitos os fatores envolvidos na problemática das drogas. A prevenção deve começar na família. “É preciso educar a família. A meninada hoje faz o que bem entende e muitos pais bebem e fumam”. Ele ressalta que se não houver a prevenção não adianta só prender o traficante.

Ao Conselho cabe auxiliar ao Governo na proposição de políticas públicas para enfrentar o problema, sugerir planos de atuação, exercer orientação normativa, coordenadr, supervisionar, controlar e fiscalizar as atividades que tratam da prevenção ao uso de drogas e colaborar na reinserção social dos dependentes químicos.

Herman Normando explica que as entidades que compõem o Conselho compreendem sete são secretarias do Governo (Segurança Pública e Defesa Social, Justiça, Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Social, Educação, Esporte, Cultura, Controladoria e Ouvidoria Geral).

Além dessas, fazem parte a Polícia Federal, Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil –Ceará, Conselhos Regionais de Medicina, Farmácia, Psicologia, Assistência Social e Enfermagem, a Ong Desafio Jovem, Associação Cearense de Imprensa, Associação dos Prefeitos do Ceará, Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Comissão de Defesa Social da Assembléia Legislativa, Arquidiocese de Fortaleza – Pastoral da Sobriedade e Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD). As reuniões ordinárias do Conselho acontecem nas primeiras quartas-feiras de cada mês. O Conselho foi criado pelo Governo Estadual em outubro de 2008 e iniciou as atividades em maio do ano passado. É sediado na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado.

F - Nem Ki Lask :

Advogado chama de “farsa” eleição da OAB/CE para vaga de desembargador :



Com artigo intitulado “A farsa da eleição direta na OAB para o quinto constitucional”, o advogado Deodato Ramalho faz uma série de provocações à cúpula estadual da entidade.
Na elaboração das propostas que seriam apresentadas à categoria dos advogados, que de fato o foram, para a eleição de 2003, propus mudança nas regras de eleição do quinto constitucional em nossa OAB/CE.  Pela proposta, faríamos eleição direta para a escolha dos 6 (seis) nomes que seriam encaminhados ao TJCE para fins de elaboração da lista tríplice, a ser submetida ao governador, como manda a Constituição Federal. No meu entender, enquanto a CF não for modificada para escoimar essa escolha das nefastos interferências do poderpolítico e econômico. A proposta foi integralmente acolhida por todos os integrantes da chapa.
Ganhamos a eleição. Coerente com o compromisso assumido com a categoria, apresentei no Conselho (como vice-presidente) a proposta de resolução estabelecendo os novos critérios, pelo qual cada advogado(a) votaria em 6 (seis) nomes, cabendo ao Conselho tão somente homologar a vontade soberana das urnas. Contudo, a maioria do Conselho resolveu acolher o voto-vista do então Conselheiro Dr. Juvêncio Vasconcelos Viana, que, modificando a proposta original, estabeleceu uma eleição mista, ou seja, a categoria passou a eleger 12 (doze) nomes, cabendo a cada advogado(a) votar em apenas um nome. Dos 12 (doze) mais votados o Conselho elimina 6 (seis), formando-se, então, a lista sêxtupla. A decisão foi um erro. No processo eleitoral da OAB/CE de 2009 o tema voltou a ser debatido. Sempre insisti nisso.
Tanto a nossa chapa, encabeçada pelo colega Erinaldo Dantas, quanto a chapa liderada pelo advogado Valdetário Monteiro, assumiram o compromisso de deixar o meio-termo, de abandonar a farsa de democracia direta anteriormente adotada, ou seja, cada eleitor(a) votaria em 6 (seis) nomes, cabendo ao Conselho homologar os 6 (seis) mais votados.
A atual direção da OAB, cuja eleição ainda se encontra pendente de julgamento do recurso apresentado por conta da manifesta fraude no pleito na subseção do Crato, traiu o compromisso. Para “dourar a pílula” e esconder a traição, a direção alterou pela metade a resolução, permitindo que cada eleitor(a) vote em 3 (três) nomes, permanecendo a artimanha da escolha de 12 (doze) nomes pela categoria, delegando-se ao Conselho a atribuição de escolher os  6 (seis) que comporão a lista sêxtupla. Simulacro de democracia. Farsa anunciada. Manutenção do compadrio e dos esquemas, que desmoralizam a escolha do quinto constitucional. Não por acaso, a experiência tem demonstrado, para o quinto não chega advogado de efetiva militância nos fóruns, que sente as dores da categoria e dos jurisdicionados. Mui de reverso, se tem fortalecido as posições de estado.
Hoje, após muito refletir, cheguei à conclusão que essa simulação de democracia não nos serve. Mais ainda: não podemos compactuar com isso. Não podemos legitimar esse sofisma. As cartas já estão e estarão sempre marcadas, caso os advogados e advogadas cearenses não tenham o direito de realmente decidir quem irá compor a lista sêxtupla.
Por essa razão, submeto aos colegas que partilham dessa militância, dessas lutas, que tem como objetivo primordial a democratização plena do poder judiciário, cujo começo, evidentemente, passa pela democratização da nossa própria entidade, a OAB, a proposta de participarmos desse processo sem apresentação de nenhum candidato, ou seja, vamos participar do processo, porém para denunciá-lo como fraudulento, enganador e consagrador de uma farsa.
Saudações,
Deodato Ramalho
Advogado licenciado – OAB/CE nº 3645

F - Nem Ki Lask :

Reajuste da tarifa da Coelce será divulgado nesta 2ª feira :

http://opovo.uol.com.br/opovo/economia/img/890938_not_fot.jpg

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá anunciar, nesta segunda-feira, o pecentual de reajuste da conta de luz cobrada pela Coelce. A empresa reivindicava 9%, mas o percentual deve ficar em torno dos 5% (IGPM), segundo fontes de Brasília.

O assessor técnico da Coelce, José Caminha, vai participar da reunião da Aneel, que também definirá percentual de reajuste de outras companhias de eletricidade.

O deputado estadual Lula Morais (PcdoB), que foi relator da CPi da Coelce, da Assembleia Legislativa, bate na tecla de que o reajuste era para ser zero. “A Coelce ganha muito e faz o absurdo de comprar energia de termelétrica dela mesmo”, diz ele.

F - Nem Ki Lask :

Decepcionado com Lula, Ciro evita contato com PSB há 20 dias, diz jornal :

Ciro Gomes estaria decepcionado com Lula e com o PT, diz jornal

“Magoado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e na iminência de o PSB negar-lhe a candidatura à Presidência, Ciro Gomes decidiu mergulhar no isolamento. Há 20 dias não fala com seus correligionários. O deputado se diz “injustiçado” pelo PSB, pelo PT e por Lula, que agiram para impedir alianças em torno de sua candidatura.”

As informações são do jornal O Estado de São Paulo deste domingo. Segundo a publicação, a visita de Dilma Rousseff, candidata oficla do Planalto nas eleições de outubro, agravou a situação.  Confira o trecho:
A gota d”água para a insatisfação de Ciro foi a visita da pré-candidata petista Dilma Rousseff ao Ceará, no início da semana passada. O Estado é o principal reduto eleitoral do socialista. Coube à ex-mulher de Ciro Gomes, a senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), verbalizar a mágoa do deputado com o governo. “Não havia necessidade de a Dilma ir lá nesse momento. Foi um desrespeito ao Ciro por tudo que ele sacrificou pelo governo Lula.”

Decpeção

O Estadão também informa que Ciro estaria ressentido com ao PT, pelo fato da sigla trabalhar para isolar sua pré-candidatura nos Estados. O deputado também já não esconderia sua instisfação com o presidente Lula. Veja outra passagem do jornal:

Além da interferência nas possíveis alianças, Ciro Gomes também está decepcionado com a falta de qualquer gesto, pelo presidente Lula, de apreço político ou prestígio. Afinal, como o próprio Ciro gosta de lembrar, ele foi um dos mais fiéis aliados de Lula na época do escândalo do mensalão. Mas, até agora, não há sinal do Palácio do Planalto de entendimento com o deputado em troca de sua desistência da candidatura presidencial.

Dúvida

A matéria também fala sobre o silêncio de Lula em relação a Ciro:
De concreto, hoje, no Planalto, a situação é esta: o presidente não sabe o que fazer com o caso Ciro. Lula ainda não chamou Ciro para conversar porque não sabe como agir. Além disso, o presidente, dizem seus assessores, achava que Ciro admitia sair do páreo quando combinou com ele a transferência do título para São Paulo.

Dilma

No final, o Estadão afirma que a atuação Ciro deverá ficar restrita ao Ceará, sem interferência na disputa nacional.
Segundo correligionários, ele [Ciro] não deverá se empenhar na campanha de Dilma Rousseff. Seus amigos mais próximos também não veem chances de ele vir a apoiar a candidatura de Marina Silva (PV) à Presidência da República. E os próprios tucanos reconhecem que é impossível Ciro apoiar Serra, tamanha é a divergência entre ambos.

F - Jangadeiro :

Papa chora com vítimas de pedofilia :

http://agentett.files.wordpress.com/2009/07/papa_bento16.jpg

VALLETTA, MALTA

O papa Bento XVI, que completa hoje cinco anos como líder da Igreja, encontrou-se ontem com vítimas de abusos sexuais em Malta, no sul da Europa. Segundo uma dessas vítimas, o pontífice teria chorado durante a reunião. Foi a terceira vez que Bento XVI recebeu pessoas que sofreram abusos de membros da Igreja.

Nova onda de denúncias de abusos contra menores, iniciada por um relatório que no ano passado revelou mais de 30 mil casos na Irlanda nas últimas décadas, pôs a Igreja em crise. O próprio papa foi atingido, ao ser acusado de ter evitado punir sacerdotes pedófilos quando chefiou a Congregação para a Doutrina da Fé, durante o pontificado de João Paulo II.

A visita do papa a Malta durou apenas 26 horas, e a reunião com oito vítimas de abuso foi o evento mais significativo. "Fiquei muito impressionado com a humildade do papa", afirmou Lawrence Grech, de 37 anos, uma das pessoas que foram abusadas por padres em um orfanato local, durante a década de 1980. Ele também contou que Bento XVI chorou durante o encontro.

As oito vítimas, acompanhadas por bispos de Malta e de Gozzo (a segunda maior ilha do arquipélago), foram recebidos por cerca de 20 minutos na capela da nunciatura apostólica (uma espécie de embaixada do Vaticano) local, na vila de Rabat, aonde chegaram de barco.

"Houve um momento de oração silenciosa, de joelhos, e logo o Santo Padre os recebeu um por um", contou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

Grech disse que a demonstração de solidariedade do papa o impediu de exigir um pedido de desculpas, como havia planejado. "Antes eu disse que queria desculpas porque estava enojado. Agora minha cólera passou e estou satisfeito pelo meu encontro com o papa. Continuarei com minha batalha, não contra a Igreja, mas contra a pedofilia."

Vergonha. Após o encontro, o terceiro de Bento XVI com vítimas de abusos ? os outros ocorreram na Austrália e nos Estados Unidos ?, o pontífice voltou a dizer que lamentava e que sentia "vergonha" pelos atos de pedofilia em instituições da Igreja, afirmou o Vaticano. "A Igreja faz e continuará fazendo tudo o que está em seu poder" para investigar os casos, levar os responsáveis a julgamento e "proteger os jovens", completou o papa.

Há um mês, em carta aos irlandeses, o papa já havia expressado a "vergonha" e o "remorso" da Igreja. Desde então, novas denúncias ? como a de que dezenas de padres pedófilos foram transferidos para outros países, em vez de serem julgados e punidos ? e declarações polêmicas de autoridades da Igreja ? como a do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, que associou os casos de pedofilia à homossexualidade e os desvinculou do celibato ? voltaram a constranger os católicos.

Em missa celebrada em Floriana, povoado na periferia da capital Valletta, o papa convidou os malteses a continuar "defendendo os valores cristãos" ? que classificou como "contracultura", frente às evoluções da sociedade europeia ? e felicitou a população por suas posições contra o divórcio e o aborto ? ambos são proibidos no arquipélago, com 95% de habitantes católicos..

F - Nem Ki Lask :

Ibaretama agora tem sinal de celular :

http://jangadeiroonline.com.br/uploads/2009/11/1258904551280pxcearamunicipibaretamasvg.png

http://www.meionorte.com/imagens/COL462Beneditinos-recebe-sinal-de-celular.jpg

Os habitantes do município de Ibaretama, no sertão central do Ceará, desfrutam, desde o último final de semana, do sinal da operadora Claro na sede do Município.

O prefeito Edson Morais disse estar muito satisfeito pois, segundo ele, Ibaretama agora sai do isolamento porque centenas de pessoas poderão utilizar os serviços da operadora de celular.

A Claro tinha, como prazo fixado pela Anatel, até o final do mês para que o serviço fosse disponibilizado a população, porém, desde sexta-feira, dia 16, que a operadora liberou o sinal para a comunidade.

F - Nem Ki Lask :

Governo Cid Gomes inicia obras da Policlínica da Região Norte :

http://www.monolitospost.com/wp-content/woo_custom/1308-polic%C3%ADnica_de_sobral.jpg


O governador Cid Gomes autorizou o início das obras da Policlínica Regional de Sobral.

O equipamento garantirá que população do município, e de mais 23 cidades que compõem a Região Norte, tenham acesso a um serviço de qualidade ligada a área da saúde e, principalmente, evitará o deslocamento dessas pessoas para Fortaleza para a realização de consultas e exames.

A unidade, com prazo para ser entregue em 240 dias, funcionará com serviços ligados a 13 especialidades médicas. “Um dos maiores problemas ligados a saúde pública no Ceará é o atendimento com médicos especialistas, essa obra permitirá que ele seja solucionado. Além disso, a população dessa região não irá mais precisar procurar os grandes hospitais para realizar consultas e exames médicos”, explicou Cid Gomes.

Na construção Policlínica da Região Norte, o Governo do Estado, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), investirá cerca de R$ 10,4 milhões, sendo R$ 5,15 milhões na construção do prédio e R$ 5,2 milhões na aquisição de equipamentos.

Depois de concluído, o equipamento beneficiará mais de 598 mil habitantes dos municípios de Sobral, Alcântaras, Cariré, Catunda, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ipu, Irauçuba, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Senador Sá, Uruoca e Varjota.

Assim como em mais nove municípios do Estado, a Policlínica que será construída em Sobral é do Tipo II, oferecendo consultas e exames ligados as especialidades médicas de oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cirurgia geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, endocrinologia, neurologia e angiologia.

Já em outros 12 municípios o Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde (Sesa), entregará Policlínicas do Tipo I, com 10 especialidades médicas. Depois de entregues, serão 21 unidades de saúde beneficiando a população de todas as regiões do Estado.

Durante a solenidade, o governador Cid Gomes participou da inauguração do Centro de Reabilitação de Sobral. O equipamento, construído pela Prefeitura do município em parceria com o Governo Federal, também contou com investimentos do Governo do Estado da ordem de R$ 180 mil. O Centro também recebeu do Estado um veículo adaptado para pessoas com necessidades especiais. “Os dois equipamentos se completam, e assim como a Policlínica, o Centro de Reabilitação beneficiará a população de toda a Região Norte”, finalizou Cid Gomes.


F - Nem Ki Lask :

Falta de cadeirinha em carro vai render multa :

http://www.blogdotamandua.com.br/images/fotos/noticias/full/1271680179.jpg

Pode parecer carinhosa a imagem do bebê acolhido nos braços da mãe no banco traseiro ou até divertida a da criança inquieta, que pula para lá e para cá no carro em movimento. Quem não imagina os riscos nessas cenas falsamente amistosas irá cometer uma infração gravíssima, com multa de R$ 191,54 e sete pontos na CNH.

A partir do dia 9 de junho não haverá mais discussão: será obrigatória, e não só recomendável, a utilização do dispositivo de retenção adequado para transportar as crianças de até sete anos e meio no automóvel. Conforme a idade, bebê conforto, cadeirinha ou "booster".

F - Nem Ki Lask :

Infraero confirma 15 voos cancelados da Europa para o Brasil :

Aviões parados no aeroporto de Duesseldorf, na Alemanha; Marinha 
vai resgatar britânicos retidos na Europa

Em decorrência da fumaça do vulcão na Islândia, cerca de sete milhões de passageiros foram afetados e mais de 63 mil voos foram cancelados no continente europeu nos últimos quatro dias, informou a Eurocontrol, agência reguladora da segurança aérea na Europa.

O caos aéreo também impacta os voos para o Brasil, e segundo a Infraero, estatal encarregada dos aeroportos brasileiros, nesta segunda-feira já são 15 chegadas da Europa canceladas até o presente momento.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Infraero em São Paulo, às 8h20 de hoje o aeroporto de Guarulhos já confirma 11 voos cancelados que chegariam da Europa hoje. No aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, seriam quatro cancelamentos.

De acordo com a Infraero as saídas do Brasil para a Europa ocorrem normalmente a partir da tarde, e no momento não há informações confimadas sobre cancelamentos.

F - Nem Ki Lask : 

MST ocupa área em frente ao Palácio Iracema :

http://www.fortalezanocentro.com.br/wp-content/uploads/2009/10/mst-em-marcha.jpg

O MST está ocupando, nesta manhã de segunda-feira, com cerca de 500 agricultores, a área da frente do Palácio Iracema. O objetivo é cobrar assentamento de 90 mil pessoas em todo o País e apoio para sustentabilidade dos assentamentos no Ceará, que sofrem com a seca.

A ocupação feita em terreno do Conjunto José Walter pelo MST, na última semama, estão saindo em marcha mais 50 trabalhadores rurais. Eles vão reforçar o protesto em frente ao Palácio Iracema.

F - Nem Ki Lask :

Governo estima que 355 mil tenham HIV e não saibam :

http://www.meiobit.com/files/meiobit-hiv.jpg

  Se os números seguirem a tendência da última década, em 2010 pelo menos 11 mil brasileiros vão morrer por causa da Aids. O país é considerado um lugar onde a doença é bem controlada, mas desde o final da década de 1990, quando houve uma redução drástica nas mortes por causa da introdução de novos medicamentos, os casos de morte vêm subindo lentamente.

 Para o médico infectologista Esper Kallás, pesquisador da Faculdade de Medicina da USP, menos pessoas poderiam morrer se fizessem mais cedo o exame para detectar HIV, o vírus causador da Aids. "De cada cem pessoas que fazem o diagnóstico, 16 morrem no primeiro ano", afirma. O problema, segundo o médico, é que a descoberta da infecção é feita muito tarde, quando doenças graves já se instalaram por causa da baixa imunidade causada pela Aids.

F - Nem Ki Lask :

ONGs pressionam por 'ficha limpa' :

http://www.sindifiscopb.org.br/img/not/lan%C3%A7amento%20campanha%20Ficha%20Limpa.jpg

O futuro do chamado projeto ficha limpa, em apreciação no Congresso, foi o principal tema discutido em debate promovido pelo Estado, na sexta-feira. Sete Organizações Não-Governamentais (ONGs) da área de fiscalização da atividade política e o Ministério Público Federal (MPF) debateram o controle da sociedade sobre parlamentares e chefes de Executivo. A importância de votar o projeto a tempo de valer para as eleições deste ano - em maio, antes das convenções de junho - e de ser mantido o texto original, sem emendas que o descaracterizem, foi consenso do encontro das ONGs.
Durante a discussão, mediada pelo jornalista Roberto Godoy, os participantes foram questionados se consideram que o Congresso vai votar o projeto e o que ocorrerá se isso não acontecer. As entidades pressionam os deputados para que a proposta, considerada um marco no combate pela transparência e contra a criminalização da política, seja aprovada logo.
Apesar de apoiado por 1,6 milhão de eleitores de todo o País por meio de assinaturas entregues ao Congresso, o projeto não teve aprovado o seu pedido de urgência urgentíssima para tramitação e está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) até o fim deste mês, sob o compromisso de que retornará ao plenário em 5 de maio para votação.
Pressão via web. Pela internet, as entidades já estão pressionando os parlamentares para evitar emendas que descaracterizem o texto negociado na Casa. "Se vai ser aprovado e a tempo não sabemos, mas o mais importante é que a discussão está posta e é irreversível a mudança na cultura da sociedade. Estamos criando um círculo virtuoso para que as pessoas de bem passem a se interessar por política", defendeu Jorge Donizeti Sanchéz, da Amarribo.
Luciano Santos, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), afirmou não ter dúvida de que o projeto ficha limpa será aprovado. "Nossa expectativa não é se vai passar. É que tem que passar. Não há outra resposta que o Congresso possa dar a essa questão", avaliou. "O que nos parece é que o presidente da Câmara (Michel Temer, do PMDB) está efetivamente interessado na aprovação. Mas as manobras regimentais que foram feitas para atrasá-lo demonstraram que há muitos interesses contrários ao projeto." Acrescentou: "O PV baixou resolução que só admite candidato que tenha ficha limpa. Isso demonstra que esse debate está surtindo efeito. O PDT de Brasília também determinou que só aceitará postulantes a cargos públicos com passado sem problemas com a Justiça."
Contra o relógio. Claudio Abramo, da Transparência Brasil, discordou dos colegas sobre a apreciação rápida do projeto. "Não será tranquila a aprovação, ou que seja aplicável nesta eleição", declarou. "Aqueles que se oporão irão ao STF (Supremo Tribunal Federal) para contestar", continuou. "O princípio da inocência até prova em contrário, que é o trânsito em julgado, vai ser aventado para combater a proposta."
Chico Whitaker, da Articulação Brasileira de Combate à Corrupção e à Impunidade (Abracci), contestou: "A indignação do cidadão tem crescido. Conversei com a deputada federal Luíza Erundina (PSB-SP), condenada em última instância por assunto que não tem a ver com improbidade e ela me disse para ficar despreocupado, que ela pagaria o preço de não poder participar da eleição se fosse o caso. Achei isso uma enorme demonstração de ética da parte dela."
O procurador eleitoral Pedro Barbosa Neto lembrou que a questão do ficha limpa, embora seja uma discussão nova na sociedade, já está prevista na legislação. "É possível que tenha confrontos no STF e isso faz parte. O que os senhores estão fazendo é corrigir uma mora do Judiciário. No artigo 14 inciso 9º da Constituição já se fala em vida pregressa do candidato. Este é um preceito constitucional desde 1994."
Presunção de inocência. Barbosa Neto esclareceu, ainda, a preocupação de Abramo, da presunção de inocência, frequentemente usada pelos adversários do ficha limpa para desqualificá-lo: "De vez em quando, há a banalização de direitos fundamentais. A presunção de inocência está ligada ao direito penal e nós estamos falando de legislação eleitoral. A questão é relacionada à precaução do cidadão".
Para Maurício Broinizi, do Movimento Nossa São Paulo, o projeto oferece um marco político fundamental à política brasileira. "O ficha limpa constitui um questionamento profundo dessa política que se instalou no Brasil a ponto de precisarmos que o candidato ao poder político demonstre judicialmente que não tem currículo que o desabone."
Rosângela Giembinsky, do Voto Consciente, disse que os parlamentares precisam lembrar-se bem de suas responsabilidades ao votar a lei. "Nossos parlamentares estão perdendo a oportunidade de escrever a história desse País." Gilberto Palma, do Instituto Ágora em defesa do Eleitor e da Democracia, afirmou que espera a aprovação o mais rápido possível do projeto.
Se o projeto não passar e, portanto, não valer para as eleições de outubro, Santos, do MCCE, afirmou que as entidades farão listas de candidatos que têm problemas com a Justiça para evitar que os eleitores votem neles.

F - Nem K i Lask :

Em turnê nos EUA, Roberto Carlos volta hoje ao Brasil para enterro da mãe :

http://www.blogdotamandua.com.br/images/fotos/noticias/full/1271610563.jpg

O cantor Roberto Carlos deve chegar ao Brasil na noite deste domingo para acompanhar o velório de sua mãe, Laura Moreira Braga, conhecida como Lady Laura, que morreu neste sábado (17) às 18h20.

O cantor chega ao Brasil às 20h30, em um voo fretado, para então decidir o que será feito. O enterro de Lady Laura deve acontecer amanhã, no dia em que o cantor completa 69 anos. O cemitério escolhido foi o Gethsêmani, no Morumbi, o mesmo em que se encontra o corpo de Maria Rita, ex-mulher do cantor, que morreu vítima de câncer em dezembro de 1999.

Roberto Carlos estava em turnê nos Estados Unidos, e ficou sabendo da morte da mãe após o final de um show no Radio City Music Hall, em Nova York. Segundo sua assessora, Ivone Kassu, o cantor chorou muito ao saber da morte da mãe e não voltou para o tradicional bis.

F - Nem Ki Lask :

Autoridades reabrem parcialmente aeroportos na França, Alemanha e Espanha :

Passageiros aguardavam a reabertura do aeroporto Prat Llobregat, 
em Barcelona. (Foto: AP)

Após o anúncio de que até 20 mil voos podem ser cancelados hoje na Europa, feito pela Eurocontrol, agência responsável pela segurança aérea do continente, três países anunciaram reabertura parcial e limitada a certos horários e destinos em alguns de seus aeroportos. No Reino Unido, no entanto, os cinco aeroportos de Londres seguem fechados no mínimo até segunda-feira.

Na França, O governo anunciou a reabertura do tráfego aéreo comercial em vários aeroportos do sul do país, entre eles os de Nice e Marselha, mas mantém fechados os de Paris. Na Alemanha, O país levantou hoje o bloqueio de seis aeroportos do país somente para voos em direção ao leste da Alemanha.

Na Espanha, os aeroportos espanhóis que tinham sido fechados no início do dia reataram suas operações às 15h30 (10h30 no horário de Brasília). Os aeroportos são os de Barcelona, Girona, Reus, Sabadell, Palma de Mallorca, Menorca, San Bonet, Astúrias, Santander, Bilbao, San Sebastián, Vitoria, Pamplona, Logroño, Huesca e Zaragoza. O aeroporto de Madri também continua aberto.

F - Nem Ki Lask :