¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

terça-feira, 2 de março de 2010

Brasil vence a Irlanda por 2 a 0 com belo gol de Robinho :

Reuters / Reuters

Amistoso em Londres foi o ultimo da seleção antes da convocação final para a Copa do Mundo.

Uma vitória com o brilho de Robinho. O Brasil não deu show, mas jogou o suficiente para vencer a Irlanda por 2 a 0, nesta terça-feira, no Emirates Stadium, no frio de Londres, na Inglaterra. Foi o último amistoso da seleção antes da convocação para a Copa do Mundo da África do Sul, que vai acontecer em maio, no Rio de Janeiro. Fábio Capello, técnico da Inglaterra, foi ao estádio acompanhar a partida e estudar o Brasil.

De bem com a vida após a volta ao Santos, Robinho foi o principal jogador da seleção brasileira. No primeiro tempo, ele fez a jogada que resultou no primeiro gol, que foi contra do irlandês Keith Andrews. No lance, o atacante brasileiro estava impedido. Já no segundo gol, Robinho tabelou com Grafite e deu um toque de quem sabe no canto esquerdo do goleiro Given.

Agência/Reuters

Robinho comemora o primeiro gol brasileiro contra a Irlanda no amistoso disputado em Londres, na Inglaterra

O amistoso fez parte de uma campanha liderada pelo vocalista do U2, Bono Vox, para o combate da Aids, tuberculose e malária no continente africano. Os jogadores entraram em campo usando cadarços vermelhos nas chuteiras como uma forma de divulgar a ação, que é conhecida mundialmente como RED. Todo o lucro proveniente da venda dos cadarços é doado. Além disso, a bola e as redes dos gols também eram vermelhas. O duelo também marcou a estreia do uniforme que a seleção vai disputar a Copa do Mundo de 2010.

Em três anos e meio de trabalho, a seleção brasileira sob o comando de Dunga atuou 53 vezes, com 37 vitórias, 11 empates e cinco derrotas. O grupo conquistou a Copa América de 2007 e a Copa das Confederações em 2009. O treinador testou 70 jogadores e agora vai escolher os 23 que vão disputar a Copa do Mundo na África do Sul.

Jogada de Robinho dá a vantagem ao Brasil

O primeiro tempo foi muito disputado, com os irlandeses fazendo uma forte marcação. O Brasil demorou a se achar e foi pressionado no início do jogo. Sem nada a perder, a Irlanda buscava o ataque, principalmente com os cruzamentos para a área.

Lucio e Juan tinham dificuldades para ganhar as bolas no alto dos fortes irlandeses. Além disso, a seleção também perdia muito os rebotes. O Brasil só apareceu com perigo aos 12 minutos. Kaká recebeu na intermediária e chutou com força. Mas a bola subiu muito e foi por cima do travessão do goleiro Shay Given.

Aos 16 minutos, Julio César salvou o Brasil de levar o primeiro gol. Após cruzamento para a área, o atacante Doyle cabeceou e o goleiro se esticou todo para espalmar a bola. A torcida tentava empurrar a seleção e esquentar a partida no frio da noite londrina. Durante o primeiro tempo o termômetro marcava cinco graus.

- Vai, Adriano! - gritava um torcedor perto do gramado que usava um chapéu verde e amarelo.

Aos 20 minutos, em um contra-ataque, o Brasil novamente teve uma boa chance. Robinho partiu em velocidade e tocou para Adriano. O Imperador entrou na área, mas foi travado na hora do chute. A bola, então, voltou para Robinho que colocou no cantinho. Mas o toque, que tinha endereço certo, bateu nas costas de Kilbane para o azar dos brasileiros.

Pouco depois, Adriano cobrou falta da entrada da área e o goleiro Given espalmou para escanteio. O gol brasileiro só saiu aos 43 minutos. Kaká partiu em velocidade e tocou para Robinho, que estava impedido. O atacante foi até a linha de fundo pela direita e cruzou rasteiro. Mas o meia irlandês Keith Andrews chegou de carrinho, desviou para o gol e marcou contra. Brasil 1 a 0!

Na comemoração, Robinho deu um soco no ar. Enquanto isso, Kaká discutia com o McShane no meio-campo. O brasileiro reclamava de uma entrada desleal do irlandês. E o primeiro tempo terminava com a seleção em vantagem.

Seleção melhora e Robinho faz um golaço

O Brasil voltou sem alterações para o segundo tempo. E a partida continuou nervosa. Logo aos sete minutos, Kaká novamente se estranhou com um irlandês, agora com Andrews. O árbitro inglês Mike Dean só conversou com os dois jogadores.

A seleção, pelo menos, melhorou na partida. No lance mais bonito do jogo, Robinho pedalou em cima de Kelly dentro da área e rolou para Michel Bastos. O lateral apareceu chutando de primeira e a bola passou muito perto do travessão do goleiro Shay Given.

Dunga começou a fazer alterações na seleção brasileira aos 19 minutos. Daniel Alves e Grafite, o 70º jogador testado pelo treinador desde que assumiu após a Copa de 2006, entraram nos lugares de Ramires e Adriano.

E Daniel Alves, que entrou para jogar mais uma vez no meio-campo, quase marcou o segundo gol brasileiro logo no primeiro toque na bola. Em uma bobeira da defesa irlandesa, o jogador roubou a bola e entrou livre na área. Mas após driblar o goleiro Given, o brasileiro perdeu o equilíbrio e chutou para fora. Em seguida, em um lance muito parecido, Robinho marcou o segundo gol. Mas o atacante estava impedido e o lance foi bem anulado.

Aos 25, Kaká arrancou pela direita e rolou para Robinho. Livre na marca do pênalti, o atacante pegou mal na bola e chutou por cima do travessão perdendo um gol incrível!

Mas quem tem estrela... Nilmar foi chamado por Dunga e se posicionou na lateral do gramado. Ficou ali mais de três minutos esperando a bola sair para entrar em campo. A placa já havia mostrado o escolhido para deixar a partida: número 11, o de Robinho. Só que nada de a partida parar. E aí a seleção brasileira começou a trocar passes, Robinho tabelou com Grafite, que devolveu de calcanhar, e em um toque de pura magia colocou a bola no canto esquerdo do goleiro Shay Given. Brasil 2 a 0! Um golaço. O 22º do atacante com a camisa da seleção.

Nilmar entrou em campo antes de o jogo reiniciar. E atuou por 14 minutos. Neste período, a torcida brasileira aproveitou para gritar olé, feliz da vida. O próximo encontro agora vai ser na África do Sul, rumo ao hexa!.

F - O Globo :


Homem troca porca por meio quilo de maconha no Piauí :

Homem troca porca por meio quilo de maconha em Parnaíba

Paulo José Reis dos Santos, 36 anos, foi preso por volta das 10h de segunda-feira, 01 de março, na conhecida rua do Dudu, bairro Ilha Grande de Santa Izabel em Parnaíba.

Segundo a polícia civil ele estava com 455 gramas de maconha, R$ 38, 00 em dinheiro e uma motocicleta Broz. A prisão foi efetuada por policiais do Grupo Giro sob comandados pelo tenente Valdeci Galeno.

Paulo José disse que a droga veio de Araioses no Maranhão. Ele afirmou que não é traficante sendo apenas usuário. Disse ainda que trocou uma porca pela maconha no valor de R$ 200,00. O acusado está aguardando uma vaga na penitenciária de Parnaíba. A droga e o dinheiro estão na delegacia do 3º Distrito Policial.

F - NKL :

Viciados aplicam golpe com cartão :


Eles usavam informações encontradas no lixo para comprar comida e trocar por droga.

Dois irmãos foram presos em Recife suspeitos de cometer crime de estelionato. Eles usavam informações de cartões de crédito que eram encontradas no lixo de farmácias para comprar refeições por telefone.

O alimento era trocado por crack com traficantes. A polícia não descarta a possibilidade de ter havido conivência de funcionários dos estabelecimentos.

F - NKL :

Ao lado de Serra, Lula afirma que na política se deve fazer o óbvio :


.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que o melhor tipo de governo é que o que faz o óbvio. "Na política, a gente não inventa", afirmou o presidente, durante a inauguração de uma fábrica de tratores em Sorocaba (SP).

O evento contou com a participação do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), os dois principais pré-candidatos à Presidência.

Segundo Lula, a política não se aprende na universidade e que fazer o óbvio pode ser difícil. "A arte de governar é exatamente fazer as coisas simples", disse. Para o presidente, os governos anteriores não agiam com simplicidade. "O Brasil estava naquela época como o time do Corinthians hoje: pesado. Time que ficou assustado com a leveza dos meninos do Santos", afirmou.

F - NKL :


Estudantes com bom desempenho poderão receber adicional ao Bolsa Família :

http://escorpiaonobolso.com/wp-content/uploads/2009/11/estudantes.jpg

A Comissão de Educação do Senado aprovou há pouco benefício adicional ao programa Bolsa Família. Pela proposta, essa nova ajuda será paga a estudantes da rede pública de acordo com o desempenho escolar.

O projeto de lei de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) estabelece que terão direito ao novo benefício crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. O valor a ser pago será regulamentado pelo governo federal. Como tramitou em caráter terminativo, a matéria segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados.

F - Tamanduar :

Acopiara, Tauá e Boa Viagem são as cidades cearenses que mais desmatam a Caatinga :

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/8b/Ceara_Municip_BoaViagem.svg/280px-Ceara_Municip_BoaViagem.svg.png

http://www.vivaterra.org.br/caatinga_34.jpg

Ceará e Bahia desmataram quase 9 mil quilômetros quadrados do bioma, metade do índice registrado em todos os estados.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou nesta terça-feira, 2, que o Ceará e a Bahia foram os dois estados brasileiros que mais desmataram a Caatinga no Brasil nos últimos seis anos. Juntos, eles desmataram quase 9 mil quilômetros quadrados do bioma. No Ceará, os municípios que mais desmataram foram Acopiara, Tauá e Boa Viagem.

Minc também informou que de 2002 a 2008 foram desmatados 16.576 quilômetros quadrados na Caatinga do País, o que equivale a 2% do bioma no Brasil. A área de Caatinga, mapeada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é de 826 mil quilômetros quadrados. Desses, 45,39% não existem mais.

Para o ministro, o número é muito alto. "Podemos dizer que equivale proporcionalmente à área desmatada na Amazônia se considerarmos que a Amazônia é cinco vezes maior que a Caatinga".

De acordo com os dados da pesquisa realizada pelo Ministério do Meio Ambiente, a principal causa da destruição da Caatinga deve-se à extração da mata nativa, que é convertida em lenha e carvão vegetal destinados principalmente aos pólos gesseiro e cerâmico do Nordeste. Outros fatores apontados foram as áreas criadas para biocombustíveis e pecuária bovina. O uso do carvão em indústrias de pequeno e médio porte e em residências também foi indicado.

"Para reverter a situação é importantíssimo pensarmos em uma matriz energética diferente para a região, como energia eólica, gás natural e pequenas centrais hidrelétricas", completou o ministro.

Minc disse que o Banco do Nordeste estuda a criação do Fundo Caatinga, e que o Banco do Brasil tem a intenção de implementar o Fundo contra a Desertificação. O Minstério do Meio Ambiente pretende destinar ao Nordeste cerca de R$500 milhões oriundos do Pré- Sal para o Fundo Clima. O Ibama já planeja 25 grandes operações de combate ao desmatamento e ao carvão vegetal ilegal na região, que devem ocorrer simultaneamente a partir deste mês.

F - O Povo :

Tiroteio durante assalto a banco deixa 7 mortos no Maranhão :

http://www.tvcanal13.com.br/fotos/assalto%20banco%20do%20brasil.jpg

Entre as vítimas, seis eram criminosos e um era funcionário do banco.
Dois assaltantes estão foragidos.

Um assalto a uma agência bancária na cidade de Santa Luzia do Paruá, no Maranhão, terminou com sete mortes, nesta terça-feira (2). De acordo com a Polícia Federal, entre as vítimas, seis eram criminosos e um era funcionário do banco. Ambos morreram no local.

Outro integrante da quadrilha foi ferido durante a troca de tiros entre a polícia e os assaltantes. Um criminoso conseguiu fugir e dois foram presos. Ainda segundo a polícia, uma funcionária do banco foi ferida no tiroteio e está a caminho de São Luís para passar por tratamento.

A PF fazia uma operação na região para investigar outra quadrilha de assaltantes, quando ouviu uma troca de tiros na agência e foi para o local. O assaltante foragido está sendo procurado.

F - NKL :

Deputado da 'oração da propina' renuncia ao mandato no DF ;:

Ele não perde os direitos políticos por não ter sido notificado de processo.
Carta de renúncia foi lida no plenário da Câmara do DF nesta terça-feira.

O deputado distrital Junior Brunelli (PSC), protagonista do que ficou conhecido como “oração da propina” (veja vídeo ao lado), renunciou nesta terça-feira (2) ao mandato. Havia contra ele um processo por quebra de decoro parlamentar. Como não foi notificado, Brunelli não perde os direitos políticos com a saída da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Ele é suspeito de participar do suposto esquema de propina que ficou conhecido como mensalão do DEM de Brasília. Outro suposto envolvido – Leonardo Prudente (sem partido, ex-DEM), chamado de "deputado da meia" – entregou a carta de renúncia na sexta (26) e teve o ato oficializado nesta terça. Outra suposta participante do esquema, a deputada Eurides Brito (PMDB), já disse que não renuncia.

A carta de Brunelli estava pronta desde sexta e foi entregue e lida na sessão plenária desta terça. O documento foi lido pela deputada Jaqueline Roriz (PMN). Brunelli aparece em dois vídeos gravados pelo ex-secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal Durval Barbosa, que delatou à Polícia Federal o suposto esquema de corrupçãp no DF. O primeiro vídeo é o mais famoso, no qual Brunelli (de camisa roxa) aparece rezando com Durval (de camisa vermelha) e Prudente (de camisa branca). Em outro vídeo gravado por Barbosa, Brunelli recebe um maço de dinheiro.

A carta

Na carta, com erros de português, Brunelli diz que foi vítima de uma “conspiração política” e que os vídeos são “apócrifos, manipulados e sem origem”. Ele afirma que oração foi para uma pessoa que “vivia grandes conflitos emocionais.” “O que eu fiz, na companhia de um colega parlamentar [Prudente], foi uma oração que desse ao personagem o reconforto espiritual, o equilíbrio emocional.”

Brunelli diz que o dinheiro que recebe em um dos vídeos “era destinado a um evento de campanha. Isso tão somente. Nada mais.” Ele diz que essa
é “uma prática comum dos partidos políticos brasileiros.” Segundo Brunelli, esse vídeo foi gravado em 2006; o da oração, em setembro de 2009.

Ele termina a carta dizendo que renuncia para “não ser submetido ao julgamento político previamente decidido” e que vai “provar na Justiça” sua inocência. Brunelli ainda pede perdão e diz que perdoa aqueles que o “crucificaram.”


Mensalão do DEM

O escândalo do mensalão do DEM de Brasília começou no dia 27 de novembro, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa de Pandora. No inquérito, o governador afastado, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), é apontado como o comandante de um esquema de distribuição de propina a deputados distritais e aliados.

Arruda está preso na Superintendência da Polícia Federal desde o dia 11 de fevereiro por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acusado de tentar subornar uma testemunha do caso. O vice-governador, Paulo Octávio, que assumiu o cargo interinamente, renunciou na tarde de terça-feira (23). Com a renúncia, o cargo de governador interino do Distrito Federal foi assumido pelo presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima (PR).


F - G1 :

Hillary Clinton é aguardada em Brasília :

http://arrastao.org/ficheiros/hillary_clinton11.jpg

“A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, chega no fim da tarde desta terça-feira a Brasília, depois de visitar o Chile. A agenda da visita oficial começa amanhã. Em Brasília, a secretária visita o Congresso Nacional de manhã e depois participa de reuniões com Lula e com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Na reunião de quarta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de temas como o embargo americano a Cuba e a ajuda humanitária ao Haiti, Hillary buscará vencer a relutância do governo Lula para que apoie a mobilização internacional por novas sanções ao programa nuclear do Irã.

A secretária de Estado americana vai discutir ainda os preparativos da viagem ao Brasil do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prevista para este ano.Desde que assumiu o cargo, a secretária de Estado tinha a intenção de viajar ao Brasil, mas no ano passado não pôde fazê-lo por problemas de agenda e pelo impasse sobre a nomeação de Thomas Shannon como embaixador. Antes de voltar aos EUA, Hillary fará escalas também na Costa Rica e em Honduras.”

F - NKL :

Senado aprova projeto de Tasso que aumenta valor do Bolsa Família :

tasso

“O Senado Federal aprovou, na manhã desta terça-feira, projeto de lei do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que aumenta o valor do benefício do programa Bolsa Família de acordo com o desempenho escolar das crianças. A proposta foi apreciada em sessão terminativa na Comissão de Educação da Casa, e teve como relatora a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que apresentou parecer pela aprovação da matéria. A matéria segue, agora, para apreciação da Cãmara dos Deputados.

Tasso Jereissati avalia que “o projeto aumenta o valor do benefício, na medida do rendimento das crianças na escola. Nossa idéia é que não basta que os filhos estejam matriculados na escola. È preciso que as famílias acompanhem o desempenho dos filhos, e o incentivo financeiro sem dúvida estimulará a melhora no seu rendime nto escolar. Nunca é demais lembrar aliás, que esse era o espírito do Bolsa Escola, criado nos governos do PSDB e incorporado pelo Bolsa Família”.

VEJAMOS – A líder do PT no Senado, Ideli Salvai (SC), votou contra a matéria.


F - Este Blog com Agência Senado :

Ilário volta a colocar seu nome como governamentável, sera?:

ilarioo

O ex-presidente regional do PT, IlárioMarques, voltou a admitir, nesta terça-feira, uma candidatura a governador do Ceará, caso o PT não consiga fechar acordo político com o PSB do governador Cid Gomes. Ele disse torcer pela união da base aliada, mas deixou claro que isso dependerá do cenário nacional.

“Se o Ciro, que é irmão do governador, entrar no páreo, aí não tem conversa: o PT vai ter candidato ao Governo”, acentua Ilário Marques, destacando ainda também que o partido não abre mão do lançamento do ministro José Pimentel para uma das duas vagas de senador.

Ele destaca que Pimentel tem não somente experiência política para postular, mas “é hoje um dos melhores gestores do governo federal”.

VEJAMOS – Ilário integra o grupo político de Pimentel e, com a saída do ministro da disputa por vaga de deputado federal, assumirá essa condição.


F - NKL :

Nova executiva petista quer vitória da Dilma no Ceará, avisa José Guimarães :

guimmar

O deputado federal José Nobre Guimarães, vice-presidente do PT do Ceará, anunciou, nesta terça-feira, que, agora com o partido com sua executiva formatada, a ordem é começar a fechar estratégias para a futura campanha de Dilma Rousseff no Estado.

Segundo Guimarães, está sendo acertada a vinda da presidenciável ao Estado em abril próximo, podendo a data coincidir com a festa de mais um aniversário de Fortaleza. “Há um trabalho nesse sentido”, adiantou o parlamentar, que assegurou: “O PT fará todo empenho para Dilma ganhar aqui no Ceará”.

Indagado sobre como fica a campanha de Dilma no caso do governador Cid Gomes (PSB) vir a apoiar seu irmão, o deputado federal Ciro Gomes (PSB), para presidente, obserovu: “Nós estamos trabalhando pela unidade da base aliada de Lula. Agora, se não houver condição, o PT terá a governador”.

Guimarães afirmou também a nova executiva dá como fato definido o nome do ministro José Pimentel (Previdência Social) para a disputa por uma das duas vagas de senador. Ressalta que o PT tem condições para reivindicar e que Pimentel “é um dos melhores quadros do partido”.


F - NKL :

Chinesa de 2 anos engorda e pesa 41,5 kg :

Foto: Quirky China / Barcroft Media / Getty Images

Foto: Quirky China/Barcroft Media/Getty Images

Especialistas não sabem explicar motivo de Pang Ya, 2 anos, ter 41,5 kg.
Ela nasceu com 4 kg, mas começou a ganhar peso rápido demais.

A menina chinesa Pang Ya, de dois anos (a esq.), fica ao lado de uma outra criança nesta segunda-feira (1º) em Yuncheng, na província de Shanxi. Pang Ya nasceu com 4 kg, mas desde então começou a engordar numa velocidade alarmante. Aos 8 meses, ela tinha 20 kg, e hoje tem 41,5 kg.


Os médicos não conseguiram descobrir o motivo da doença. Segundo seus pais, Pang Ya come bastante, em comparação com seus colegas.


F - G1 :


Maré avança sobre ruas e casas no litoral do Nordeste :

Água invadiu casas e ruas em Baía da Traição (PB), Recife e São Luís.
Lua cheia aumentou nível do mar nesta semana, segundo especialistas.

No litoral do Nordeste, o mar tem provocado estragos. Em pelo menos três cidades, as ondas avançaram sobre ruas e casas. Em João Pessoa, a onda forte atingiu em cheio as crianças.


Em Baía da Traição, na Paraíba, na tarde de segunda-feira (1º), a maré subiu 2,8 metros acima do nível normal. A água invadiu casas, restaurantes e prédios. Em fevereiro, a prefeitura decretou situação de emergência por causa do avanço do mar.

No Recife, os bares fecharam duas horas mais cedo na segunda. O mar também subiu rápido. Há seis anos, a casa de um casal que sempre quis morar na beira da praia tinha 11 metros de areia na frente do terreno. Agora, o mar já bate no muro.

Em São Luís, construções simples ou edifícios luxuosos, nada escapa da fúria do mar. Pneus, sacos de areia, muros de concreto. Na noite de segunda-feira, foi registrada a maior maré deste ano na capital do Maranhão: 6,5 metros.



Um trecho de uma praia em São Luís está bloqueado, mas não se trata de nenhuma obra pública. Foram os moradores de um condomînio que gastaram mais de R$ 20 mil para comprar pedras. Elas estão sendo usadas para erguer uma barreira de contenção e impedir que a próxima maré alta leve tudo que encontrar pela frente.

Muita gente acredita que o mar está mesmo avançando sobre o litoral do Nordeste, mas os pesquisadores ainda não chegaram a uma conclusão. Eles explicam que, em março e setembro, quando o sol fica alinhado com o Equador, acontecem as maiores marés do ano. Além disso, nesta semana a lua cheia aumentou ainda mais o nível do mar.

F - G1 :

Cliente de lanchonete ganha indenização por ser chamada de 'loirinha peituda' :

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlVT0QVz0C-7jlt7yBUAvbnP4iAEldaoA-LFoI3SKnLp9kBOje_XD3BO6iQxEpw17rv8C6orOwioZYD28d9Z-PE7IT0CjgM07kWJnIayNe9tAmtrYmUpGHrxVn5D2d5Y22FeXOEuWWCQg/s400/peituda.jpg

Empresa, que ainda pode recorrer, é condenada a pagar R$ 1,5 mil.
Desembargadora afirma que queixosa foi exposta a "gracejo indesejável".

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) condenou uma rede de lanchonetes da capital, a Bibi Sucos, a pagar R$ 1,5 mil de indenização a uma cliente que foi chamada de “loirinha peituda”. O caso aconteceu na filial da Zona Norte, e a empresa ainda pode recorrer.

A autora da ação, que tem próteses de silicone nos seios, contou no processo que ficou sem entender porque funcionários da Bibi Sucos riam dela. A reclamante conseguiu provar que sofreu constrangimento através de uma comanda interna da loja, onde estava escrito: “loirinha peituda”, conforme registrou a coluna Gente Boa, do jornal O Globo.

“Tratou-se, evidentemente, de situação em que a autora da ação foi desrespeitada e exposta a gracejo indesejável, que extravasou a seara do mero aborrecimento”, escreveu em sua decisão a desembargadora Vera Maria Van Hombeeck, da 1ª Câmara Cível do TJ-RJ.

Ela continuou cliente, diz sócios da lanchonete

Ouvido pelo G1, um dos sócios da Bibi Sucos, que preferiu se identificar apenas como André, disse que, após o episódio, a cliente continuou frequentando a lanchonete e que, aparentemente, não parecia estar constrangida.

O advogado da autora da ação, Wanderson Pinto de Mesquita, confirmou que ela era frequentava o local com assiduidade por trabalhar como vendedora numa das lojas do shopping onde fica a lanchonete.

“Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ela frequentava porque gostava da lanchonete. Agora, não é aceitável que um estabelecimento faça chacota com os clientes por causa das características físicas. Imagine, então, como seria o tratamento dispensado a uma pessoa que usa óculos, a um obeso ou ainda a quem sofre de calvície”, ponderou o advogado.


F - NKL :

Terror em Niterói: bandidos assaltam motoristas e lançam granada contra PMs :

PMs mostram a granada lançada pelos suspeitos em fuga e também cápsulas deflagradas apreendidas depois do tiroteio no túnel. Foto: Fernando Quevedo / O Globo

Moradores de São Francisco e de Icaraí, bairros da Zona Sul de Niterói, viveram uma madrugada de pânico nesta terça-feira. Dez homens armados promoveram uma onda de assaltos nos locais, segundo a polícia, assaltando motoristas. As vítimas registraram queixa na delegacia. A unidade alertou o 12º BPM (Niterói), que montou um cerco para prender os acusados. Eles foram localizados no túnel que liga São Francisco a Icaraí, quando trafegavam na contramão. Houve troca de tiros. Os suspeitos chegaram a lançar uma granada contra os PMs, mas ninguém ficou ferido. Os acusados fugiram em direção ao Morro do Cavalão, em Icaraí.

Apenas um dos bandidos foi preso. Cristiano Ernesto da Silva, de 21 anos, invadiu uma casa na Rua General Rondon, em São Francisco. A residência foi cercada pela PM, que conseguiu prender o acusado. Cristiano foi reconhecido por um policial militar como o homem que atirou a granada na viatura da PM.

— Nós ouvimos um barulho e avisamos a polícia. Só vimos a correria, pensei que fossemos morrer, mas a polícia foi eficiente. Acho que eles só queriam mesmo fugir, e como o quintal é grande, se esconderam na minha casa — disse a psicóloga Mônica Martine, de 47 anos, moradora da casa.

F - Extra :

Filho de PM é morto a tiros no bairro Granja Portugal :

http://www.hojeemdia.com.br/polopoly_fs/jovem-1.43469!image/4055406738.jpg_gen/derivatives/landscape_550/4055406738.jpg

De acordo com a Polícia, o crime pode ter acontecido por vingança.

O jovem Johnata Batista Ferreira de 18 anos, filho de um policial militar, foi morto a tiros nesta segunda-feira, 1º, no bairro Granja Portugal, em Fortaleza. Johnata estava dentro de um carro com um amigo de 16 anos, que também foi ferido.

De acordo com a Polícia, o crime pode ter acontecido por vingança, já que Johnata tinha envolvimento com o tráfico de drogas e vinha sofrendo ameaças.

F - NKL :

Instituto do Coração com obras paralisadas. Verba emperrada há 11 meses :

http://www.construpaulo.eng.br/images/popup2.jpg

As obras do Instituto do Coração do Ceará, no bairro Rodolfo Teófilo, estão paralisadas desde o fim do ano passado, por falta de recurso. O curioso é que, há 11 meses, R$ 5,3 milhões estão depositados na conta do Instituto, mas não podem ser sacados por um problema burocrático.

Segundo o presidente do Instituto, Carlos Roberto Martins Rodrigues, o Cabeto, os recursos são oriundos do Ministério da Saúde e deveriam ser destinados para a construção do subsolo e do térreo do hospital. Solicitado em 2005, o dinheiro somente chegou no ano passado. Como o hospital também contemplará alunos do curso de Medicina (UFC), o projeto foi apresentado quase dois anos depois ao Ministério da Educação.

Para surpresa, as verbas da Educação foram liberadas antes da Saúde. Foram esses recursos que ergueram parte da estrutura que hoje existe. De acordo ainda com o presidente do Instituto, o Ministério da Saúde agora solicita um novo projeto, dessa feita de ampliação.

O Instituto tem recorrido à bancada cearense em Brasília para a desburocratização dos recursos. A senadora Patrícia Saboya (PDT) atendeu convite para uma visita às obras, na sexta-feira, 26, como ainda se inteirar do impacto do hospital no atendimento ao cearense.

Segundo Carlos Alberto, há um déficit mensal de 12 mil consultas cardiovasculares no Estado. Segundo ainda o médico, o Instituto do Coração do Ceará estaria apto mensalmente a 10 mil consultas ambulatoriais, 20 mil exames, 200 leitos, outros 40 leitos de UTI, como também com capacidade para gerar 800 empregos diretos.

O custo total da obra seria R$ 23 milhões com quatro prédios interligados.

F - NKL :

Hillary Clinton se reúne com Bachelet :

Secretária de Estado dos EUA manteve visita ao país após abalo.
Ela se reuniu com a presidente Michelle Bachelet.

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, chegou no final da manhã desta terça-feira (2) a Santiago do Chile, três dias depois do terremoto que matou 723 pessoas, feriu 500, deixou ao menos 19 desaparecidos e devastou regiões do país.

Hillary foi recebida pelo chanceler chileno, Mariano Fernandez, e pela presidente do país, Michelle Bachelet.

A diplomata americana havia prometido trazer equipamentos de telecomunicações para ajudar o país, cuja infraestrutura foi bastante danificada pelo tremor de magnitude 8,8.

Foto: AP

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, recepciona a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, nesta terça-feira (2) em Santiago.

Ela estava acompanhada do secretário de Estado adjunto para o Hemisfério Ocidental, Arturo Valenzuela.

A agenda de Hillary também incluiria uma reunião com o presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera.

De depois que o governo chileno pediu oficialmente ajuda internacional, o governo dos EUA anunciou nesta segunda-feira o envio de um hospital de campanha, equipamentos de comunicação e sistemas de purificação de água, entre outros itens.

Hillary Clinton faz uma viagem pela América Latina cuja próxima escala é o Brasil. Ela se reunirá nesta quarta-feira com diversas autoridades em Brasília, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

F - G1 :

Movimento de lábios vira voz no PC: são as novidades da Cebit :

PC com tela sensível ao toque e futebol de robôs; veja fotos da Cebit 2010

Maior feira de tecnologia da Europa foi aberta ao público nesta terça (2).
Mais de 4 mil empresas de 68 países participam da feira na Alemanha.


A Cebit 2010 foi aberta ao público nesta terça-feira (2), em Hannover, na Alemanha, com a participação de 4.157 empresas de 68 países, incluindo o Brasil.

No primeiro dia de feira, os visitantes já puderam conferir de perto como funcionam as telas de computadores sensíveis ao toque e assistir às tradicionais exibições de robôs.

Veja fotos do primeiro dia da Cebit 2010

Foto: Jens Schlueter/AFP

Homem testa o EeeTop PC ET2010PNT, no estante da Asus, na Cebit 2010, em Hannovet.

Entre os destaques da edição deste ano, são esperados tablets, smartphones, uma nova geração de netbooks e PCs capazes de exibir imagens em 3D. Uma das novidades apresentadas no primeiro dia foi o "silent sound", dispositivo que transforma movimentos dos lábios em voz no computador.

Foto: AFP

Expositor mostra dispositivo 'silent sound', que transforma movimentos dos lábios em voz no computador para transmissão de telefone.

Com o tema Connected Worlds (Mundos conectados), a Cebit 2010 traz algumas novidades, como o Pavilhão Banda Larga, no qual as empresas mostrarão suas soluções para enfrentar o desafio do rápido crescimento do volume de dados que trafegam pelas redes, e o Cebit Sounds!, que discutir os novos rumos da música com as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologia.

Foto: Daniel Mihailescu/AFP

Visitantes assistem a partida de futebol de robôs durante o primeiro dia da Cebit 2010, em Hannover, na Alemanha.

F - G1 :

Ceará e Bahia são os estados que mais desmatam a Caatinga :

http://mundogeografico.sites.uol.com.br/figuras/caating.jpg

http://www.brazadv.de/images/mapa_biomas.gif

Juntos, eles desmataram quase 9 mil quilômetros quadrados do bioma

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou nesta terça-feira, 2, que o Ceará e a Bahia foram os dois estados brasileiros que mais desmataram a Caatinga no Brasil nos últimos seis anos. Juntos, eles desmataram quase 9 mil quilômetros quadrados do bioma.

Minc também informou que de 2002 a 2008 foram desmatados 16.576 quilômetros quadrados na Caatinga do País, o que equivale a 2% do bioma no Brasil. A área de Caatinga, mapeada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é de 826 mil quilômetros quadrados. Desses, 45,39% não existem mais.

Para o ministro, o número é muito alto. "Podemos dizer que equivale proporcionalmente à área desmatada na Amazônia se considerarmos que a Amazônia é cinco vezes maior que a Caatinga".

F - NKL :

PMDB começa a elaborar plano de governo a ser fundido com o do PT :

.

O PMDB irá se reunir nesta terça-feira para começar a formular um plano de governo do partido. A proposta, segundo o presidente da Câmara e provável vice na chapa da petista Dilma Rousseff à Presidência, Michel Temer (PMDB-SP), será fundida com o programa do PT.

"Nós vamos fundir os programas do PT e PMDB [mais para frente]", disse ontem o presidente da Câmara. Temer lembrou que os dois partidos têm um compromisso assinado, que garante ao seu partido a vaga de vice-presidente na chapa encabeçada por Dilma.

Ele disse ainda que, por enquanto, só é candidato a deputado e que a escolha do vice deve acontecer no começo de maio. "A vice-presidência é uma questão de circunstância. Depende do momento em que a candidata, já anunciada, indicar o nome mais conveniente."

Participam hoje da reunião do PMDB, além de Temer, o ex-ministro da Fazenda Delfim Netto, o ministro Nelson Jobim (Defesa), o ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos Mangabeira Unger e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

F - NKL :

Coelce condenada a pagar indenização por suspender energia sem aviso prévio :

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMVUtDWpCbjgAveOk3Hn1hK5oOqWvQRUw667nXtjJjTig0xupJkyFBiA1UUiH5VqhF8w_Ic2lyq8djWTxbm6pK4D-idnWdUwuft-e4dEMMB_MISuuH_DeSXWj_f2PB7ogvS2QfBDnZfQLT/s320/superdamasceno+coelce.jpg

“Os membros da Primeira Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado do Ceará, por unanimidade de votos, condenaram a Companhia Energética do Ceará – COELCE, a pagar, em indenização por dano moral, dez salários mínimos, por ter suspendido, sem prévio aviso, o fornecimento de energia elétrica a uma cliente.

A ação fora ajuizada em 2007 pelo advogado Fernando Férrer e, no decorrer deste mês, entendeu a Turma Recursal em negar provimento ao recurso interposto pela Companhia Energética do Estado do Ceará.

Em defesa, a COELCE alegara que houve o referido aviso de suspensão do serviço, sendo que, conforme cabalmente comprovado, a cliente não fora avisada e, deste modo, satisfez-se à tutela do Poder Judiciário.


F – Poder Judiciário do Ceará

Carga roubada de remédios avaliada em mais de meio milhão de reais :

http://cosmo.uol.com.br/multimidia/imagens/2009%5C02%5C12%5C21464221646G.jpg
A Polícia apreendeu na manhã desta terça-feira, no Parque São José, uma carga roubada de medicamentos, avaliada em R$ 600 mil. O flagrante foi feito pelo 30º Distrito Policial, mas deverá ser encaminhado para a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFV).

F - NKL :

Quadrilha explode cofre e caixas eletrônicos de banco no RS :

Foto: Divulgação/Brigada Militar

De acordo com a polícia, o grupo estava com pelo menos uma metralhadora.

Morador foi levado como refém e liberado pouco depois.
Segundo a polícia, quantia roubada não foi divulgada.


Alarme de segurança foi acionado, mas o grupo continuou a ação e explodiu parte do banco (Foto: Divulgação/Brigada Militar)

Uma quadrilha explodiu o cofre e os caixas eletrônicos de uma agência bancária na cidade de Dois Lajeados (RS), na madrugada desta terça-feira (2).

Um homem que estava na rua foi levado como refém pelos assaltantes. Segundo a polícia, o morador foi libertado em seguida, na saída da cidade.

Segundo a Polícia Militar, o alarme de segurança foi acionado, mas o grupo continuou com a ação e explodiu parte do banco.

Moradores que ouviram o barulho chamaram a polícia, mas quando os policiais chegaram a quadrilha já havia fugido.

De acordo com a polícia, o grupo estava com pelo menos uma metralhadora. O valor roubado não foi informado.

F - G1 :


Tranquila, orca nada na praia da Reserva, RJ :

Cetáceo nadava em direção à Praia da Barra da Tijuca.
Surfistas conseguiam ver da areia o animal.

Uma orca foi vista, na manhã desta terça-feira (2), na Praia da Reserva, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Ela nadava em direção à Barra da Tijuca, também Zona Oeste.

O biólogo marinho Marcelo Szpilman, do Instituto Aqualung, ao ver as imagens disse se tratar de uma orca e não uma baleia como dizia o texto original desta reportagem.

Segundo ele, não é habitual o aparecimento dessa espécie em águas brasileiras, mas outras orcas, que são da mesma família dos golfinhos, já foram vistas anteriormente.

"Não é muito habitual ver orcas por aqui, provavelmente ela veio numa corrente de água mais fria e como estava passando, veio junto", explica o especialista.

Ainda segundo o biólogo, o fato da orca bater com a cauda na água indica que ela está tentando se comunicar com outro animal. Szpilman explica também que não há nenhum registro de ataques de orcas que vivem soltas.

"Não há nenhum registro de ataque de orca a seres humanos na natureza. Os acidentes que ocorreram foram todos em cativeiro".De acordo com bombeiros do Grupamento Marítimo (G-Mar) da Barra, o cetáceo podia ser apreciado da areia da praia em seu passeio pela orla carioca.


F - G1 :

Juiz da Espanha acusa Chávez de ajudar ETA :

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEioaxMPkc71Iv7OB3Oz_6Jxgq331oJQDxDb5UQzL-MiB3cHjLq6rMI9IK6zMRbX7YsQO_oKS4IedyMi1rOyI1vqVYeDhTQB3BG-CyFXedp7F0lOooPngRj-MZeQvNqi_Kd0vbx7qd27Eyv7/s800/90728chavez02.jpg

Zapatero pede explicações para líder venezuelano, que classifica denúncias de 'inaceitáveis'

CARACAS
Um juiz do Superior Tribunal espanhol acusou ontem o governo venezuelano de colaborar com membros da organização separatista basca ETA e da guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que teriam tramado um plano para atentar contra a vida do presidente colombiano, Álvaro Uribe, na Espanha.

As acusações causaram mal-estar entre Caracas e Madri. O primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, pediu explicações para o governo venezuelano e o presidente Hugo Chávez, em visita ao Uruguai, qualificou as acusações de "tendenciosas" e "inaceitáveis". "Foram feitas denúncias inaceitáveis contra o governo venezuelano, de natureza e motivação política", disse Chávez, num comunicado. O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, também conversou sobre o tema com o ministro de Relações Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, segundo o embaixador venezuelano em Madri.

As denúncias foram feitas pelo juiz Eloy Velasco, como parte de um processo contra seis membros da ETA e sete das Farc, acusados dos delitos de terrorismo, uso de explosivos e conspiração para cometer homicídios. Segundo o juiz, os dois grupos teriam um plano para atacar na Espanha funcionários do alto escalão do governo colombiano, incluindo Uribe, e Caracas teria colaborado para a sua articulação.

Velasco mencionou o nome do espanhol e suposto membro da ETA Arturo Cubillas, que trabalhou no Escritório de Administração e Serviços do Ministério da Agricultura da Venezuela e é casado com Goizeber Odriozola, que já foi diretora-geral do gabinete da presidência desse país. Segundo o juiz, Cubillas seria o responsável pelas atividades da ETA em território venezuelano e teria feito o contato com as Farc.

Segundo Caracas, Cubillas chegou ao país em 1989, "como produto dos acordos firmados pelos ex-presidentes Carlos Andrés Pérez (da Venezuela) e Felipe González (da Espanha)". Na época, cerca de 80 militantes da ETA foram viver na Venezuela, aproveitando tais acordos para serem tratados como "refugiados políticos".

RELATÓRIO NOS EUA

Ainda ontem, o relatório anual da luta antinarcóticos do Departamento de Estado dos EUA denunciou a existência de "fortes evidências" de que membros das forças de segurança oficiais venezuelanas cooperariam com a guerrilha colombiana. Segundo o relatório, o governo Chávez "não cooperou com os EUA e outros países para reduzir o fluxo de cocaína na Venezuela".AP, EFE E AFP

F - NKL :

Ser chique é uma questão de atitude :

http://www.armariodasamigas.com.br/images/pearlfoverever.jpg

Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como atualmente. A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão a venda. Elegância é uma delas. Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupas recheado de grifes importadas. Muito mais que um belo carro alemão.

O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta. Chique mesmo é quem fala baixo. Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes. Mas que, sem querer, atrai todos os olhares, porque tem brilho próprio.

Chique mesmo é quem é discreto, não faz perguntas inoportunas, nem procura saber o que não é da sua conta. Chique mesmo é parar na faixa de pedestre e abominar a mania de jogar lixo na rua. Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e as pessoas que estão no elevador. É lembrar do aniversário dos amigos.

Chique mesmo é não se exceder nunca. Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir. Chique mesmo é olhar no olho do seu interlocutor. É "desligar o radar" quando estiverem sentados a mesa do restaurante e prestar verdadeira atenção à sua companhia. Chique mesmo é honrar a sua palavra. É ser grato a quem lhe ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.

Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, mas ficar feliz ao ser prestigiado. Mas para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre do quanto que a vida é breve e de que vamos todos para o mesmo lugar.

Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se cruzar e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não lhe faça bem. Porque, no final das contas, chique mesmo é ser feliz!

F - Tamanduar :

Chile estende toque de recolher, mas saques e violência aumentam :

Pessoas recolhem objetos que sobreviveram ao terremoto nas ruas de Talcahuano, no Chile

Esporádicos a princípio, os saques se intensificaram e ficaram mais violentos nas últimas horas, apesar do toque de recolher e do reforço do patrulhamento pelas tropas chilenas nas regiões mais atingidas pelo terremoto de magnitude 8,8 do último sábado (27), que matou ao menos 723.

A violência aumenta os temores da população, já angustiada com a falta de alimentos e a situação de abandono em várias localidades. Em Concepción, 500 km ao sul da capital e epicentro da tragédia, a situação era crítica: ainda não foi implementado um canal de distribuição de alimentos e, apesar da forte presença militar nas ruas, os saques prosseguiam.

O Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol) estimou nesta terça-feira que 2 milhões de chilenos foram afetados de alguma forma pelo terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o centro-sul do país no último sábado (27). O tremor, um dos fortes do país e do mundo, deixou ainda 723 mortos, mais de 500 feridos e outros 19 desaparecidos.

F - NKL :

SBT anuncia volta de Hebe Camargo com grande produção :

Hebe Camargo volta ao comando de seu programa no SBT na próxima segunda, dia de seu aniversário Começou a circular nesta semana a chamada do programa que marcará o retorno de Hebe Camargo à TV, após a apresentadora ser diagnosticada com um um câncer no peritônio em janeiro.

Hebe volta ao comando de seu programa no SBT na próxima segunda-feira (8), dia em que completa 81 anos. Nomes como Ivete Sangalo, Roberto Carlos e Maria Rita já estão confirmados na atração. Com imagens de reportagens de jornais e revistas sobre a doença de Hebe ao fundo, a chamada começa recapitulando o noticiário e a repercussão do caso. "Em janeiro o país parou, se preocupou com as notícias, acompanhou e se emocionou."

Em seguida, o vídeo mostra imagens de Hebe sorridente no cenário de seu programa. "Mais linda de viver do que nunca, a rainha da televisão brasileira está de volta... Hebe Camargo. Você vai ter o encontro mais esperado de todos os tempos."

"Hebe" vai ao ar pelo SBT a partir das 23h.

F - NKL :

após visita a cuba, Fidel elogia postura de Lula em caso de morte de preso :

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência

Oposicionista morreu na semana passada após greve de fome.
Ex-líder negou que exista tortura na ilha.


O ex-presidente cubano Fidel Castro defendeu na segunda-feira (1º) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acusado de ignorar, durante sua recente visita a Havana, o caso do prisioneiro político Orlando Zapata, que morreu na terça-feira passada após 85 dias em greve de fome.


"Pessoas que têm inveja de seu prestígio e de sua glória, e pior ainda, os que estão ao serviço do império (Estados Unidos), o criticaram por visitar Cuba. Utilizaram para isso as calúnias que há meio século são usadas contra Cuba", escreveu o ex-líder em artigo de suas "Reflexiones" ("Reflexões"), publicadas pela imprensa oficial da ilha.


"Lula sabe há muitos anos que em nosso país jamais houve tortura, jamais houve ordens para assassinatos de adversários, jamais mentimos ao povo. Sabe que a verdade é companheira inseparável de seus amigos cubanos", acrescentou Fidel.


Lula se reuniu na quarta-feira passada em Havana com Fidel - que ocupa o cargo de primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba - e com seu irmão mais novo e sucessor na Presidência, Raúl, que junto ao presidente brasileiro fez os primeiros comentários sobre o perante ele as primeiras palavras sobre o caso Zapata.


"Não houve torturados, não houve execução. Isso acontece na base de Guantánamo", disse o Raúl, em declarações que não foram divulgadas pelos veículos de imprensa cubanos, todos oficiais.

Fidel fez muitos elogios a Lula em seu artigo, e destacou a importância da cúpula latino-americana e caribenha realizada recentemente em Playa del Cármen, México.


F - G1 :

eo Casas são invadidas pelo mar na Paraíba :

Maré chegou a 2,80 metros em Baía da Traição.
Prefeitura e estado decretaram situação de emergência.

Uma pequena cidade ao norte de João Pessoa está perdendo uma guerra contra o mar.


Um espetáculo impressionante para os turistas e assustador para os moradores da Baía da Traição, no litoral norte da Paraíba. Na batalha do mar contra a cidade, o resultado quase sempre é de destruição.


Às 17h40 desta segunda-feira (01), a maré chegou a 2,80 metros, um dos maiores níveis do ano. A água invadiu casas. Segundo a Defesa Civil, a força do mar comprometeu a estrutura de pelo menos 55 casas nos últimos meses. Prédios públicos e até pontos turísticos também foram atingidos. No mês de fevereiro, prefeitura e estado decretaram situação de emergência.


"Acionamos o governo estadual e o governo federal para que olhem para o nosso município, para conter o avanço do mar", afirma o coordenador da Defesa Civil, Luiz Pedro Nascimento.


O pesquisador e biólogo Paulo Rosas, da Universidade Federal da Paraíba, contraria a tese de que o mar estaria avançando. "Eu faço o processo inverso. São as casas invadindo o mar. Então, como é uma área baixa, se torna muito vulnerável. O mar sempre subiu aqui", explica.

F - G1 :

Hillary aceita incentivar diálogo sobre as Malvinas :

http://www.the-american-interest.com/images/issues/v3/n2/Falcoff2-LG.jpg


Na Argentina, secretária de Estado se prontificou a facilitar diálogo entre Londres e Buenos Aires.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse, nesta segunda-feira, que os EUA podem "encaminhar as negociações" e "estimular o diálogo" entre Argentina e Grã Bretanha pela soberania das Ilhas Malvinas (Falklands, para os ingleses).


"Esta é a forma correta de resolver os conflitos", disse Hillary durante entrevista à imprensa, em Buenos Aires, ao lado da presidente argentina Cristina Kirchner.


A secretária disse ainda que "gostaria de ver os dois países conversando", mas que os Estados Unidos não podem "obrigar" a realização deste diálogo.


As declarações de Hillary foram feitas após Cristina Kirchner ter pedido uma intervenção dos EUA diante da Grã-Bretanha para que se possa discutir sobre as Malvinas.


"Nós só queremos sentar para conversar, diálogo e isso não parece muito", afirmou a presidente.


Na última semana, o ministro das Relações Exteriores argentino, Jorge Taiana, se encontrou com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em Nova York, para pedir a ajuda da entidade para convencer a Grã-Bretanha a rediscutir a soberania sobre as Ilhas Malvinas.


Taiana voltou a afirmar que o governo argentino considera a decisão da Grã-Bretanha de explorar petróleo nas ilhas Malvinas como "ilegal e contrária às leis internacionais".


Na mesma semana, o o secretário para a América Latina e Europa do ministério das Relações Exteriores britânico, Chrys Bryant, disse que a soberania das ilhas Malvinas "é indiscutível" para o governo britânico.


As Malvinas pertencem à Grã-Bretanha, mas elas ficam geograficamente próximas do litoral da Argentina, que reivindica a soberania sobre a região desde o século 19.


A Argentina invadiu o arquipélago em abril de 1982, iniciando uma guerra com a Grã-Bretanha. A vitória britânica, em junho do mesmo ano, não impediu Buenos Aires de continuar aspirando ao controle sobre as ilhas.



Reunião

Para Cristina Kirchner, o encontro com Clinton foi "frutífero".


Segundo ela, as duas discutiram assuntos como o "compromisso de não proliferação de armas nucleares e o combate ao terrorismo".


A presidente argentina disse ainda que agradeceu a Clinton a abertura dos arquivos da ditadura militar do seu país (1976-1983) do Departamento de Estado dos Estados Unidos - aprovado recentemente no Parlamento americano.


Cristina e Hillary se reuniram, acompanhadas de vários assessores americanos e ministros argentinos, na sede da Presidência. A secretária americana chegou em Buenos Aires após participar da posse do presidente do Uruguai, José 'Pepe' Mujica.


A expectativa é que ela embarque, nesta terça-feira, para Santiago, no Chile, onde deverá se reunir com a presidente, Michelle Bachelet, e seu sucessor, Sebastián Piñera.


O encontro será num momento em que o país ainda contabiliza mortes e estragos do terremoto e tsunami que afetou várias áreas do território chileno.

F - NKL :

Prefeitura articulou comunidade contra estaleiro no Serviluz :

http://1.bp.blogspot.com/_YIyDfHxgyyc/RtcFS6Cg1gI/AAAAAAAAAKc/ZGklQD8CyH0/S760/37899944.titanzinho.jpeg

“Era para ser a manifestação dos moradores sobre as demandas do Serviluz, mas acabou se transformando em debate sobre a construção do estaleiro no local, apoiada pelo Governo do Estado. A Prefeitura de Fortaleza, que é contra o empreendimento, reagiu às articulações dos setores favoráveis à obra para persuadir os moradores da área e mandou uma tropa para convencer a população de que o equipamento é prejudicial.

Durante o seminário “O Serviluz que queremos“, ocorrido no último sábado, o coordenador de Planejamento da Secretaria do Planejamento de Fortaleza, José Meneleu, buscou desfazer o argumento dos 1,2 mil empregos a serem gerados com o estaleiro. Ele alegou que a cidade produziu 118 mil empregos formais de 2005 a 2008, “sem o estaleiro“. -Turismo, lazer, cultura, educação e comércio são os grandes geradores de emprego em Fortaleza. Esse argumento é no mínimo inconsequente“.

Já o líder da prefeita Luizianne Lins na Câmara Municipal, Acrísio Sena (PT), rechaçou a tese de que o projeto da Prefeitura – chamado Aldeia da Praia – é compatível com o estaleiro, como foi levantado pela ala favorável à obra. “Poderia se dizer que é uma mistura heterogênea: água e óleo. Não se misturam“.

O vereador defendeu que o Porto do Pecém tem condições técnicas para abrigar o equipamento. “A discussão é que seria a impossibilidade econômica da empresa instalar lá“.

Já o secretário do Meio Ambiente do Município, Deodato Ramalho, afirmou que não há licença ambiental para o projeto. No entanto, disse caber ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) conceder tal permissão.

Representante do Movimento dos Conselhos Populares (MCP), do Serviluz, Lucimeire Calandrini, negou que o debate fosse sobre o estaleiro, mas reconheceu que o assunto tem sido o “foco“ no local.

Salmito
Munido de um mapa com a delimitação das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), Acrísio ironizou as palavras do presidente da Câmara, Salmito Filho (PT), de que o Titanzinho não configura uma Zeis – área exclusiva para regularização fundiária, construção de moradias e equipamentos sociais. “Não daria para a gente botar o mar como Zeis. Até porque só está sendo habitado pelos peixes“, provocou Acrísio. Opositor da prefeita, o vereador João Alfredo (Psol), também reclamou do “peso da pressão“ de Salmito. “Mas para se construir o estaleiro aqui, tem de se mudar o Plano Diretor“.


F -NKL :

PSOL deve lançar Plínio de Arruda Sampaio para presidente da República :

http://genesis.brasilportais.com.br/webroot/img/materias/imagem_5fd3b83401.jpg

“O ex-deputado e promotor aposentado Plínio de Arruda Sampaio deve ser indicado pelo PSOL candidato à Presidência da República. Nesta segunda-feira, a maioria dos deputados da sigla participou em São Paulo de um ato em defesa de sua candidatura.

Plínio ainda conta com o voto de 35 dos 61 integrantes do Diretório Nacional e de seis das nove tendências internas. O partido espera que o nome de Plínio traga o apoio do PSTU e o PCB, que participaram da candidatura à Presidência da vereadora e ex-senadora Heloisa Helena (AL) em 2006.

O PSOL irá escolher seu candidato no dia 11 de abril. Também disputam a indicação do partido o presidente do PSOL em Goiás, Martiniano Cavalcanti, e o ex-deputado João Batista Araújo, o Babá. Heloisa Helena quer a indicação do Cavalcanti.

Segundo o partido, Plínio também tem o apoio de intelectuais como Fábio Konder Comparato, Aziz Ab’Saber, Chico de Oliveira, Milton Temer, Leandro Konder, Carlos Nelson Coutinho e Alfredo Bosi, e dos bispos dom Luiz Flávio Cappio e dom Tomás Balduíno. Em julho, ele completa 80 anos de idade.

Em janeiro, a Executiva Nacional do PSOL decidiu encerrar as conversas com o PV para o apoio à candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC). Segundo a direção do partido, o principal motivo do rompimento é a decisão do PV de se coligar com o PSDB na disputa para o governo do Rio de Janeiro.

“Não queremos relações próximas com candidaturas conservadoras. Queremos uma candidatura autônoma, independente, não satélite das que estão aí”, disse o secretário-geral do PSOL, Afrânio Boppré, após reunião da executiva.

Heloísa Helena, que disputou a Presidência pelo PSOL em 2006, ficando em terceiro lugar, deve tentar neste ano a volta ao Senado por Alagoas.”

F - NKL :

Dilma ganha agora jingle sertanejo :


Avião da FAB que acompanhava Lula traz 30 brasileiros do Chile :

Lula ao lado de Bachelet em aeroporto; avião de reserva da FAB traz 30 brasileiros que estavam no Chile de volta ao país

Um avião reserva da FAB (Força Aérea Brasiliera) que acompanhava a aeronave do presidente Luiz Inácio Lula da Silva trouxe 30 brasileiros que estavam no Chile de volta ao Brasil, informou a assessoria de imprensa do Itamaraty na noite desta segunda-feira.

Segundo o Itamaraty, após verificar-se que havia lugares vagos no voo, foi decidido que o grupo de brasileiros poderia embarcar na aeronave. Segundo o Itamaraty, foi dada prioridade a idosos, gestantes e crianças. Escritores que participavam de um congresso de literatura no Chile também embarcaram no avião da FAB.

A assessoria do Ministério não soube informar o horário de chegada do voo, que deve chegar na madrugada desta terça-feira ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP).

Lula, que chegou ao Chile após assistir à posse de José Mujica em Montevidéu, teve um rápido encontro com a presidente chilena, Michelle Bachelet, para expressar suas condolências e a solidariedade das autoridades e do povo brasileiro, além de ajudar na coordenação da ajuda humanitária.

F - NKL :

Ônibus sai da pista e tomba na BR-222 :

http://saojoaquimonline.com.br/wp-content/uploads/2009/02/onibus-uruguaios.jpg
Passageiros foram socorridos e levados à Santa Casa de Misericórdia, onde receberam atendimento.

Sobral. Um ônibus da empresa Expresso Guanabara, de placas HYM 5716 que fazia o trecho Camocim/Fortaleza, tombou na madrugada de ontem no Km173 da BR-222 com 42 passageiros. O acidente aconteceu por volta das 2h20, próximo à entrada que dá acesso ao distrito de Aracatiaçu, no Município de Sobral, na Região Norte do Estado. Segundo as primeiras informações, um furgão parado no acostamento teria contribuído para que acidente acontecesse. O motorista teria tentando desviar do veículo quando foi surpreendido por outro que seguia em sentido contrário. Para não haver um choque frontal, o ônibus foi guiado para o acostamento e acabou saindo da pista e tombando logo em seguida.

No acidente, 12 dos 42 passageiros a bordo sofreram ferimentos e foram encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Dos feridos, três têm suspeita de traumatismo crânio-encefálico: Maria Inês da Silva, Francisca Furtado e Francisca Soares Monteiro. Além delas, Antônio Emílio Sampaio Barros foi internado com possível trauma abdominal e já foi submetido a exames. Em nota, a Expresso Guanabara informou que foi prestado atendimento aos 42 passageiros a bordo, além de toda assistência necessária aos feridos. Um dos passageiros do coletivo acredita que o motorista tenha cochilado ao volante, mas segundo a empresa, o profissional que dirigia o veículo cumpria sua primeira viagem da jornada de trabalho após 41 horas de descanso.

Os outros passageiros encaminhados à Santa Casa de Sobral tiveram apenas ferimentos leves: José Oliveira Veras, Francisco de Assis Carneiro, Maria Elionete Barbosa, Francisco de Assis Viçosa de Almeida, Elida Maiara Albuquerque do Nascimento, Eliane Barbosa de Lima, Francisco Nascimento de Oliveira e Raquel Barbosa.

Caso semelhante

Em dezembro do ano passado, no quilômetro 180 da mesma rodovia, um ônibus da mesma empresa causou a morte de três pessoas e ferimentos em outras 37. Desgovernado, o veículo virou no meio da pista, matando na hora um dos passageiros. Os feridos também foram para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. No hospital, faleceram uma criança de cinco anos e, dias depois, uma mulher. Ambas não resistiram aos ferimentos do acidente.


Gravidade


4 passageiros sofreram ferimentos mais complexos. Três mulheres têm suspeita de traumatismo crânio-encefálico e um homem apresenta quadro de possível trauma abdominal

F - NKL :

CHARGE :

Charge

Unicamp cria o 'caça-piratas' :

Isso é possível por meio da composição química de cada produto.

Pesquisadores da Unicamp (Universidade de Campinas), no interior de São Paulo, desenvolveram um equipamento que consegue descobrir se um produto é falsificado. Isso é possível por meio da composição química de cada produto.

Marcos Eberlin, coordenador da pesquisa, lembra que o equipamento poderá ser usado para identificar diversos tipos de produtos, entre eles, perfumes e até mesmo notas de dinheiro.



F - R7 :

Brasil pega Irlanda hoje antes da Copa :

Dunga testa possível time da estreia no Mundial nesta terça-feira (2)


O Brasil encara a Irlanda nesta terça-feira (2), 17h05 (de Brasília), no Emirates Stadium, em Londres, para testar o provável time que estará em campo na estreia da Copa do Mundo da África do Sul - exceto pela ausência de Luis Fabiano, machucado.

A equipe de Dunga vai se sentir em casa no estádio inglês, já que o Emirates foi palco de quatro partidas da seleção após a Copa de 2006. No estádio do Arsenal, a seleção brasileira venceu a Argentina em 2006 (3 a 0), perdeu para Portugal no ano seguinte (2 a 0), bateu a Suécia em 2008 (1 a 0) e derrotou a Itália no ano passado (2 a 0).

Nesta terça, à exceção de Luis Fabiano, artilheiro da equipe desde que Dunga assumiu o comando, mas cortado do amistoso por contusão, o time titular terá uma formação bastante conhecida, com nomes garantidos na África do Sul, como Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Gilberto Silva, Kaká e Robinho.

Correndo por fora por um lugar entre os titulares, o polivalente Daniel Alves, do Barcelona, é outro que já carimbou o passaporte. Porém, o lateral disse que não pode cochilar na disputa por uma vaga no Mundial.

- O grupo está praticamente fechado, mas é bom estar atento, pois uma oportunidade na seleção tem sempre de ser bem aproveitada.

F - R7 :

Mantega descarta aumento dos juros :

http://independenciasulamericana.com.br/wp-content/uploads/2009/11/GuidoMantega3.jpg

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, elogiou a atuação do Banco Central na gestão da política monetária e diz que Selic só aumenta se meta de inflação estiver ameaçada.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, elogiou nesta segunda-feira (1) a atuação do Banco Central na gestão da política monetária. Ele lembrou que o BC é a autoridade que responde pela gestão da taxa Selic (juro básico da economia) e que apenas aumentará os juros "se houver risco de descumprimento da meta" (de inflação).

O ministro salientou que o BC, até agora, não fez nenhuma manifestação de que vá aumentar os juros no curto prazo. Embora ele tenha destacado que, se o BC observar em suas análises técnicas que é necessário um aumento da Selic, isso será feito sem problemas. O ministro afirmou que o presidente da instituição, Henrique Meirelles, fez um comentário correto e adequado na última sexta-feira, segundo o qual a autoridade monetária não vai ser influenciada pelo calendário cívico, ou seja, pelo evento das eleições, para tomar decisões relativas à política monetária.

Mantega apontou que há especialistas de mercado que expressam uma grande preocupação com a inflação no curto prazo e apontam que o BC pode aumentar a Selic no dia 28 de abril ou em duas semanas (17 de março), quando ocorrerá o próximo encontro do Comitê de Política Monetária (Copom).

O ministro, entretanto, citou que, se por exemplo a economia começar a crescer a uma velocidade muito alta, de 6,5% a 7%, e isso estiver causando elevação forte da inflação, o Copom agirá com a sua independência técnica.

"Não haverá pressão de demanda por esse lado (sobre a indústria), não há ameaça iminente de alta dos juros", declarou. Mantega destacou que não está dizendo que o BC vá aumentar ou baixar juros pois esta é uma faculdade do BC. "Na semana passada, o Banco Central aumentou o compulsório, uma medida para reduzir a liquidez da economia" (em R$ 71 bilhões até abril). Ele ressaltou que essa foi uma medida que atua em consonância com as ações de política monetária e, com bom humor, afirmou: "torço para que não tome (outra medida)".

O ministro da Fazenda reafirmou que o governo vai cumprir a meta fiscal de 2010, que é atingir um superávit primário de 3,3% do PIB. "Nossa prioridade é atingir esta meta e vamos cumpri-la como já fizemos nos outros anos", afirmou.

Mantega disse que o projeto de desoneração da folha de pagamento, defendido pelo governo, somente deverá avançar neste ano se as condições das contas públicas antes disso garantirem a poupança do orçamento de 3,3% do PIB. "Não há dúvidas de que vamos atingir a meta", afirmou, ressaltando que é equivocada a avaliação de alguns analistas segundo a qual o ano eleitoral levará o governo a gastar mais do que o previsto, o que o levará a não atingir aquele objetivo.

Inflação de demanda


O ministro da Fazenda afirmou que "estão afastadas as possibilidades de inflação de demanda" na indústria em 2010. Mantega questionou dirigentes de empresas de grande porte em almoço na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), entre as quais Cutrale, Coteminas, Odebrecht e Moinho Pacífico, a fim de saber se elas têm condições de atender o avanço do consumo no Brasil neste ano, cujas expectativas de crescimento do PIB são de pelo menos 5%.

O ministro manifestou-se "satisfeito" com a resposta unânime segundo a qual o setor manufatureiro tem plenas condições de incremento do nível de atividade mais acelerado neste ano, baseado em aumento dos investimentos e confortável nível de utilização da capacidade instalada (Nuci).

Mantega ressaltou que a inflação neste ano deve fechar ao redor de 4,5%. "Portanto, o cumprimento da meta é exequível", afirmou. O ministro ressaltou que a inflação apresentou um movimento de alta que já era previsto há alguns meses, em janeiro e fevereiro, em função de alguns fatos como a alta da tarifa de ônibus em São Paulo, os impactos das excessivas chuvas sobre produtos alimentícios e elevação de tarifas escolares. "O IPCA em janeiro atingiu 0,75%, mas em março deve ficar em um patamar entre 0,30% e 0,35%", comentou.

F - NKL :