¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Transnordestina terá 70% da obra concluída ainda este ano, diz Coutinho :

Mapa da ferrovia Transnordestina

A obra terá extensão de 1.730 quilômetros e ligará os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.

A ferrovia Transnordestina – que ligará centros produtivos do semiárido nordestino aos portos de Supae (PE) e Pecém (CE) – deverá ter até 70% da obra concluída neste ano. A conclusão está prevista para 2011.

A informação foi dada nesta quinta-feira, 18, pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, que acredita que a construção da ferrovia entrará num ritmo mais veloz este ano.

A obra terá extensão de 1.730 quilômetros e ligará os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. Seu custo está estimado em R$ 5,4 bilhões. O BNDES acompanha a obra, participando de um comitê criado pelos investidores para fiscalizá-la.

“Já há toda uma contratação de construtoras, todo o equacionamento de fontes de recursos. E o que se espera é ver deslanchar várias frentes de construção, de maneira a acelerar o projeto ao longo de 2010”, disse Coutinho.

A expectativa é que a obra resulte na criação de até 7 mil empregos diretos.

F - NKL :

Colírio do Blog :


. Belissima ...

Ronda vai atuar em 16 novas áreas :

Clique para Ampliar

Municípios cobertos: atualmente, 23 cidades contam com a cobertura pelo programa Ronda do Quarteirão

A partir de hoje à noite, Fortaleza e o município de Maracanaú, na Região Metropolitana, receberão atendimento do programa Ronda do Quarteirão em 16 novas áreas. São 15 pontos na Capital e um em Maracanaú.

As solenidades de oficialização das novas áreas acontecem no bairro Vila Velha, a partir das 19 horas de hoje e no Conjunto Ceará, logo em seguida. Os dois eventos contarão com a presença do governador do Estado, Cid Gomes, e do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Monteiro.

As novas áreas foram criadas a partir da análise de atendimentos prestados nos antigos setores. De acordo com a SSPDS, os registros variavam de furtos e roubos e brigas de vizinhos. Com a mudança, uma equipe que antes cobria uma área de aproximadamente três quilômetros quadrados, agora passa a contar com o apoio de outra, cada uma ficando com aproximadamente 1,5 quilômetro quadrado.

De acordo com a SSPDS, panfletos ajudarão a divulgar as novas áreas. Atualmente, 2.627 homens, entre praças e oficiais, compõem o programa Ronda do Quarteirão em 23 municípios do Estado. Em Fortaleza, 106 áreas recebem atendimento deste tipo de policiamento. Em todo o Estado, são 209 áreas cobertas.

O programa foi implantado em dezembro de 2007, inicialmente, em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. Dois anos depois, a Região Metropolitana de Fortaleza estava 100% coberta pelo novo policiamento. Atualmente, 23 municípios já estão sendo atendidos pelo programa.

Desde que foi criado, o programa vem recebendo diversas críticas, especialmente no que se refere à ocorrência de acidentes envolvendo viaturas. Mais recentemente, outro problema foi enfrentado por policiais que compõem o quadro do Ronda. Em 24 de janeiro último, três soldados foram assaltados quando faziam patrulhamento na praça do Conjunto Polar, na Barra do Ceará. Os PMs foram surpreendidos por dois ladrões disfarçados de mendigos. Um dos bandidos sacou uma pistola que estava num saco e rendeu os PMs, levando armas e colete.

F - DN :

CHARGE :

Charge

Petrobras importa gasolina e nega impacto no preço :

Em nota, estatal disse que medida é 'esporádica'.
Petrobras diz que não haverá impacto no preço nas refinarias.

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (18) a importação de 1,2 milhão de barris de gasolina em fevereiro. De acordo com a estatal do petróleo, a medida responde ao aumento da demanda por gasolina, mas não tem impacto no preço praticado nas refinarias – preço que acaba por afetar o valor pago pelos consumidores nos postos. As importações de gasolina voltaram a ocorrer neste início de 2010 depois de pelo menos três décadas de autossuficiência.

O total de 1,2 milhão de barris equivale a três dias de consumo no Brasil, "nas condições atuais de demanda aquecida", segundo nota oficial da empresa. Esse aumento de demanda, ainda segundo a empresa, deve-se à menor oferta de etanol e à redução de 25% para 20% da mistura de etanol anidro à gasolina. Nos dois primeiros meses de 2010, houve um crescimento entre 15% e 20% no consumo de gasolina em relação ao mesmo período de 2009.


O diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou ao jornal Estado de São Paulo que o ritmo de consumo da gasolina é que vai ditar os volumes de importação do combustível. Ele explicou que as importações respondem a uma estratégia de reduzir a dependência de diesel, mais caro do que a gasolina no mercado internacional.

Costa negou que as cargas de gasolina importadas venham da Venezuela. Ele confirma que a estatal tenha comprado duas cargas lá, com um total de 900 mil barris, mas diz que serão destinados à América Central. A gasolina importada para o Brasil, disse, virá da Europa e dos Estados Unidos.

F - G1 :

Passagens aéreas atingem menor preço dos últimos oito anos :

Queda foi de quase 28% em relação a 2008.
Viajar de avião está mais barato e atrai classe média.

Viajar de avião está mais barato. Os preços das passagens aéreas em 2009 foram os menores em oito anos. Muita gente está aproveitando para voar pela primeira vez.


A manicure Maria Isabel não esconde a expectativa. É a primeira vez que ela vai viajar de avião. “Antes achava que era mais caro, mais difícil. Hoje (consegue viajar de avião) sim”, afirmou.

Essa é uma cena cada vez mais comum nos aeroportos. Maria Emília, que mora no interior de São Paulo, atualmente tem visitado a família com mais frequência. “Antes eu viajava de ônibus”, disse.

Tem até quem virou veterano em poucos meses. “Estou viajando já pela quarta vez. Estou gostando e vou viajar mais vezes”, afirmou uma passageira. “Comprando com antecedência paga bem mais barato”, observou um rapaz.

Os passageiros têm razão. Viajar de avião está realmente mais barato. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nesta quinta-feira (18) que o preço médio das passagens aéreas no ano passado foi o mais baixo desde 2002.

A queda de preço foi de quase 28% em relação a 2008, impulsionada principalmente pelas promoções.

“A Anac acredita que o aumento da concorrência tem levado a uma diminuição do preço das passagens. Isso beneficia o passageiro em última instancia”, afirmou Juliano Noman, superintendente de regulação econômica da Anac.

Classe média

Preços mais baixos atraíram mais clientes: 2009 teve crescimento de 17% no número de passageiros. A parcela da classe média que não tinha o hábito de voar virou o filão para as companhias aéreas.


Para a segunda maior empresa do mercado representou 35% do total de vendas no ano passado. “A nova classe média é composta de aproximadamente 100 milhões de brasileiros. Desses, em torno de 30 milhões já são clientes com potencial de consumir o transporte aéreo imediatamente”, afirmou o diretor comercial Eduardo Bernardes.

Os consumidores estão prontos para comprar, mas eles não dispensam a negociação. “O preço é até bom, mas se caísse mais seria melhor”, disse a dona-de-casa Georgina Rosa.

F - G1 :

PV quer popularizar Marina Silva :

marinna

“Em busca de tornar sua pré-candidata à Presidência da República mais conhecida, o Partido Verde (PV) vai formatar uma estratégia de exposição da senadora Marina Silva (AC) em todo o País. O assunto será tema de reunião do comitê de campanha na segunda-feira, em São Paulo.

“Há um número grande de pedidos para que a senadora participe de eventos, queremos fazer uma agenda mais organizada”, afirma Luciano Zica, responsável pela definição dos compromissos da senadora. De acordo com pesquisa do Ibope para a Associação Comercial de São Paulo, já divulgada, Marina é a pré-candidata menos conhecida entre os eleitores: 31% deles disseram nunca ter ouvido falar da senadora.”

(Agência Estado)

Asa partida – Mais um tucano descarta disputar o Governo :

amarilio

“Mais um nome do ninho tucano descarta qualquer possibilidade de entrar na disputa pelo Governo do Ceará contra Cid Gomes. O empresário Amarílio Macedo, diretor do Grupo J. Macedo, alegando ter compromissos com sua vida profissional e morar em São Paulo, descartou a possibilidade de entrar na disputa.

Amarílio, no entanto, defende que o PSDB tenha candidato a governador como forma de assegurar palanque pró-José Serra. “Defendo candidatura única e acho que a melhor opção é termos o -galeguim do zói azul- como candidato“, observou para esta Vertical o empresário, referindo-se ao senador Tasso Jereissati.

Tasso, que já foi governador por três vezes, afasta esse cálice. O PSDB, pelo visto, continua seu dilema. ”


F - NKL :