¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Análise: acordo com Irã ajuda ou atrapalha diplomacia do Brasil? :


Por Raymond Colitt

BRASÍLIA (Reuters)
 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou o Brasil nesta semana sob os holofotes mundiais, com sua atuação decisiva na mediação de um polêmico acordo de intercâmbio de material nuclear do Irã. Mas Lula pode ter irritado os Estados Unidos e outros aliados poderosos com esse acordo, semelhante a um plano anterior da Organização das Nações Unidas (ONU) destinado a impedir que o Irã desenvolva as condições para produzir uma arma nuclear.
"Eu acho que a diplomacia sai vencedora hoje", disse Lula no seu programa de rádio "Café com o Presidente," um dia depois de obter do Irã o compromisso de que o país enviará ao exterior parte do seu estoque de urânio baixamente enriquecido para, em troca, receber combustível para um reator nuclear de pesquisas médicas. Algumas influentes nações ocidentais, junto com Rússia e China, parecem dispostas a recusar o acordo no âmbito do Conselho de Segurança da ONU, a pedido de Washington, que continua negociando uma quarta rodada de sanções à República Islâmica. O Brasil, como uma potência global e regional em ascensão, corre o risco de parecer ingênuo ou, pior ainda, cúmplice das ambições nucleares iranianas, caso Teerã continue violando resoluções do Conselho de Segurança e relute em aceitar inspeções internacionais. "O Brasil ajudou o Irã a voltar à mesa de negociação, e isso é claramente positivo -- Lula pode reivindicar crédito por isso," disse Alcides Costa Vaz, vice-diretor do Instituto de Relações Exteriores da Universidade de Brasília. "Mas é uma aposta arriscada e frágil."

 
 
CILADAS
Mesmo antes do acordo assinado por Lula com os governos do Irã e da Turquia --que também agiu como mediadora--, Teerã já havia deixado claro que não pretendia abandonar suas atividades de enriquecimento de urânio. Potências ocidentais acusam o Irã de tentar desenvolver secretamente armas nucleares, embora a República Islâmica insista que sua intenção é apenas gerar eletricidade para fins civis. "Brasil e Turquia devem ser parabenizados por seus esforços, mas eles cometeram dois enormes enganos. Estão deixando o Irã com urânio enriquecido suficiente para construir uma bomba, e não asseguraram plenas inspeções internacionais", disse Robert Pasto, que foi assessor nacional de segurança dos EUA para temas latino-americanos no governo de Jimmy Carter. "Então a questão é se o Brasil desempenhou um papel construtivo ou se abalou o consenso internacional em torno do Irã," acrescentou Pastor, hoje professor da Universidade Americana, em Washington. O Brasil admite que o acordo é incompleto, mas insiste que ele abre espaço para mais diálogo. "Esse acordo não vai resolver todas as questões que existem na questão nuclear. Mas ele é o passaporte para que possa haver discussões mais amplas que criem a confiança na comunidade internacional e, ao mesmo tempo, permita o Irã exercer o direito legítimo à energia nuclear para fins pacíficos, inclusive com enriquecimento", disse o chanceler Celso Amorim na segunda-feira. Lula está acostumado a negociações difíceis. Ele entrou para a política como sindicalista de oposição ao regime militar (1964-85), e participou ativamente da democratização do país. Nos seus mais de sete anos de governo, o Brasil tornou-se também um ator importante nas negociações comerciais e globais do mundo.

 
 
SANÇÕES
A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, disse na terça-feira a congressistas que as grandes potências, inclusive EUA, Rússia e China, concordaram com uma proposta de resolução, a ser votada pelo Conselho de Segurança da ONU, que instituiria uma quarta rodada de sanções ao Irã. O Brasil, membro não-permanente do Conselho, se opõe a novas sanções ao Irã. Amorim afirmou na terça-feira que o acordo com o Irã é compatível com aquilo que os governos ocidentais exigiam. Assessores do governo admitem que a diplomacia do governo Lula pode indispor o país com Washington a ponto de ameaçar a candidatura brasileira a uma vaga permanente no Conselho de Segurança. "O presidente Lula tem insistido em uma coisa: 'Sei que é uma aposta arriscada ter vindo (ao Irã), vai irritar alguns países e pode ameaçar a ambição de ampliar o Conselho de Segurança'", disse a jornalistas Marco Aurélio Garcia, assessor de política externa do Palácio do Planalto, em Madri. Mas para Lula, que tem colhido elogios por sua defesa dos pobres e deseja apresentar o Brasil como uma potência não-alinhada, com voz independente, o risco pode valer a pena. Kevin Casas-Zamora, pesquisador-sênior do Instituto Brookings, de Washington, e ex-vice-presidente da Costa Rica, disse que a reforma do Conselho de Segurança é uma meta distante sob qualquer cenário, e que os EUA dependem demais do Brasil na América Latina, o que faria com que eventuais atritos se limitassem a uma reprimenda verbal. "O lado negativo para Lula é um atrito temporário com Washington e dar a impressão de que os iranianos lhe passaram a perna," disse ele. "O lado positivo é que eles (brasileiros) estão agora jogando na primeira divisão, o que o Brasil nunca fez antes."
 
 
F - Nem Ki Lask :

Tribunal Regional Eleitoral anula contrato com Iepro :

 

http://www.monolitospost.com/wp-content/woo_custom/1725-pleno_TRE.jpg  


O contrato firmado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o Iepro/Funece para a realização de concurso público para provimento de cargos e cadastro de reserva foi anulado.
Decisão nesse sentido foi tomada, por unanimidade, durante a sessão do pleno da última segunda-feira (17/05).

O Tribunal não desistiu da realização do concurso, mas um novo procedimento licitatório será adotado para a escolha da entidade a ser contratada para realizar o certame, informou o presidente do órgão, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido.

O presidente do TRE não sabe se ainda há condições do concurso acontecer este ano porque depois que a decisão do pleno for publicada no Diário Oficial da Justiça Eleitoral será realizada uma consulta para averiguar se as principais entidades que atuam nessa área estão disponíveis para elaborar e aplicar um certame dessa natureza ainda em 2010.

Se houver condições, será nomeada uma comissão e todos os procedimentos serão adotados, inclusive quanto a licitação e publicação do edital com as normas deste concurso.

O contrato com o Iepro, instituto vinculado a Universidade Estadual do Ceará (UECE), foi questionado desde o momento da escolha.

A primeira reação foi do Sindicato dos Servidores da Justiça Eleitoral. O Ministério Público Federal encampou a luta e interpôs uma Ação Civil Pública e uma Ação Popular perante a Justiça Federal que se manifestou pela anulação do contrato.

O procurador regional eleitoral, Alessander Sales, durante a sessão da última segunda-feira defendeu a anulação do contrato e questionou a reputação e capacidade técnica da instituição escolhida pelo TRE.

Lembrou, inclusive, problemas constatados em concursos realizados pelo Iepro para as prefeituras de Caucaia e de Pacajus.

F - Nem Ki Lask :

CCJ do Senado aprova projeto contra candidatos "ficha suja" :

http://www.estadao.com.br/fotos/temer_ficha_suja_dida_sampaio_ae_1732010_600.jpg

O projeto contra "ficha suja", que impede a candidatura de pessoas com problemas na Justiça, foi aprovado nesta quarta-feira, por unanimidade, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. A comissão também aprovou a urgência da tramitação da proposta.

O relator do projeto, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), fez apenas uma emenda de redação que não implica a volta do texto à Câmara. A proposta segue agora para o plenário do Senado, onde pode ser votada ainda hoje, caso a Mesa Diretora acate pedido de realização de uma sessão extraordinária.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), apresentou nove emendas ao projeto, mas aceitou retirá-las para viabilizar a aprovação rápida do texto, que, se aprovado pelo plenário, poderá ir à sanção presidencial sem a necessidade de retornar à Câmara.

"Quero que minhas emendas sejam embriões de um novo projeto para aperfeiçoar o que está sendo votado agora", disse Jucá.

F - Nem Ki Lask :

Marina defende comprometimento ético e critica governos na questão ambiental :

Marina Silva nesta quarta no encontro com prefeitos em Brasília 
(Foto: Wilson Dias/ABr)

A pré-candidata do PV à Presidência, Marina Silva, foi a segunda a ser sabatinada nesta quarta-feira por prefeitos em Brasília após o tucano José Serra. Ela defendeu que o comprometimento do político deve ser ético, e não motivado só pelo período de eleição, e criticou os governos anteriores na questão ambiental.

Rouca de uma gripe recente, Marina abriu sua fala agradecendo a Deus pela sua presença e acionou o mote mais forte da sua campanha, a questão ambiental. Ela criticou todos os governos anteriores, pois "nada foi feito para evitar as catástrofes que vem sendo anunciadas há muito tempo, desde a Rio 92".

Na área de Educação, ela afirmou que, se eleita, ajudará os municípios a cumprir o piso nacional do magistério. "Quando temos o compromisso ético de fazer as coisas, as respostas técnicas a gente encontra." Segundo ela, dinheiro pode vir da diminuição da corrupção. "Se não tivermos um comprometimento das três esferas, não tem como não sobrecarregar os municípios."

A exemplo de Serra, Marina disse que recriação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) só com uma reforma tributária. "Não estamos em período de ficar fazendo "puxadinho" tributário."

Para ela, assim como para o tucano, a discussão sobre os royalties do petróleo tem que ficar para próximo governo para não ser contaminada pelo período eleitoral.


F - Nem Ki Lask :

Vacinação contra gripe suína acaba na sexta :

http://www.blogdotamandua.com.br/images/fotos/noticias/full/1274216308.jpg

A três dias do fim da vacinação contra a gripe A (H1N1) --gripe suína--, a meta de imunização de 80% das pessoas ainda não foi atingida para três dos públicos definidos pelo Ministério da Saúde.

Até esta terça-feira, de acordo com o Ministério da Saúde, foram vacinadas 75% das pessoas de 20 a 29 anos, 66% das grávidas, e 27% dos adultos entre 30 e 39 anos.

Ao todo, contando também idosos, pessoas com doenças crônicas e crianças de seis meses a dois anos, já foram aplicadas 57 milhões de doses. A meta é chegar a 70 milhões.

F - Nem Ki Lask :

Lula alerta que haverá retrocesso se ONU rejeitar negociação com Irã :

http://www.blogdotamandua.com.br/images/fotos/noticias/full/1274281054.jpeg

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva advertiu nesta quarta-feira que haverá um retrocesso na questão nuclear iraniana se o Conselho de Segurança da ONU não tiver disposição para negociar uma saída diplomática.

"Agora depende do Conselho de Segurança da ONU sentar-se com disposição para negociar, pois se você se senta sem vontade de negociar, vai haver um retrocesso", disse Lula, durante uma conferência sobre a economia brasileira em Madri.

As declarações de Lula vêm um dia depois dos Estados Unidos apresentarem ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) uma proposta de sanções contra o programa nuclear do Irã.

F - Nem Ki Lask :

Caixa realizará “Feirão da Casa Própria” no Cariri :

http://www.iguatu.net/novo/wordpress/wp-content/uploads/2010/03/cariri.jpg

Cerca de 50% de incremento nas vendas registrou o 6º Feirão da Casa Própria, se comparado com igual evento de 2009. Eis o cálculo feito pelo  diretor do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, Armando.

O feirão ocorreu no Parque de Feiras do Sebrae, no último fim de semana, em Fortaleza, e ofereceu cerca de 20 mil imóveis.“Foi um sucesso de vendas para a Caixa, construtoras e imobiliárias”, diz.
Armando Cavalcante adiantou que, empolgado pelo saldo positivo, a Superintendência da CEF no Interior decidiu realizar um feirão do gênero em Juazeiro do Norte (Região do cariri). A data já esdtá até acertada: dia 6 de juho próximo.

F - Nem Ki Lask :

Pimentel já fala como o “senador do Lula” :





“Nós temos clareza de que temos lado. E o nosso lado é do presidente Lula.” Assim reagiu o pré-candidato ao Senado pelo PT, o ex-ministro da Previdência Social e deputado federal José Pimentel, ao ser indagado sobre a possível dobradinha entre o tucano Tasso Jereissati e o peemedebista Eunício Oliveira, que alguns prefeitos apregoam em se tratando de Senado.

Sem querer polemizar, Pimentel lembrou que sua pré-candidatura é uma decisão fruto de resolução da cúpula nacional petista e conta com o apoio do presidente, da prefeita Luizianne Lins e dos militantes do partido que a definem como “irreversível”. Ele disse que continua trabalhando para concretizar seu objetivo, sem deixar de frisar que seu compromisso é com o projeto implantado por Lula e que se diferencia em muito do modelo do PSDB.

Pimentel considerou “excelente” o desempenho de Dilma Rousseff nas últimas pesquisas, onde ela passa de Serra, e admite que todo esforço será feito para que o PT ganhe logo no primeiro turno.

F - Nem Ki Lask :

Agricultores protestam em frente a prefeitura de Quixeramobim :


Agricultores protestam em frente a prefeitura de Quixeramobim

Cerca de trezentos agricultores amanheceram nesta terça-feira, 18, em frente à Prefeitura Municipal de Quixeramobim, para reivindicar uma audiência com o Prefeito Municipal Edmilson Junior.
Durante todo o dia tratores interditaram a Rua Álvaro Fernandes e no decorrer da manifestação mais agricultores aderiram ao movimento.

Segundo Evandro Quirino representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais nas negociações, o que os agricultores reivindicavam era uma atenção em especial do poder publico municipal para com o homem do campo neste período de estiagem, “neste momento conseguimos nosso objetivo inicial que é marcar uma audiência com o Prefeito para quinta-feira, 20, onde será solicitado a decretação de estado de emergência do nosso município devido a seca verde que castiga nossos trabalhadores rurais, outra grande conquista do dia de hoje foi o pagamento da parcela do seguro safra que se encontrava em atraso” assegura Evandro.

Próximo das 14hs foi autorizado à distribuição de 300 cestas básicas. Segundo José Garcia, 33, que há quatro anos coordena o MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), as cestas básicas serão de grande ajuda mais não o suficiente, pois são milhares de famílias do nosso município que neste momento passam por dificuldade, “Hoje foi só o primeiro passo, pois todos aqueles que dependem do cultivo de plantações e  delas tiram seu alimento e o sustento da sua família  se encontram em uma situação crítica devido à seca verde que atinge o nosso município como também não dizer nosso estado, esperamos que o Prefeito decrete nesta quinta situação de emergência, pois só desta forma  é que virá frentes de serviço, continuaremos unidos e se necessário na próxima semana mais de 1000 agricultores acamparão novamente  em frente a prefeitura  e desta vez só nos retiraremos quando resolverem nossa situação”.

No final da tarde, ao terem suas reivindicações atendidas para esse momento, o Ex vereador e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixeramobim, Militão, falou para os agricultores que se encontravam no movimento que o que eles queriam era trabalho e não apenas uma cesta básica que logo acabaria, “Todos os companheiros tem que procurar os movimentos e não devemos trocar um trabalho por uma cesta básica, na próxima semana temos que continuar mobilizados  para quando o sindicato chamar a gente se unir novamente  e em uma maior quantidade de companheiros, pois o mais importante  é um plano pra garantir a sustentabilidade no campo e não migalhas  na porta da Prefeitura”.

O Prefeito Edmilson Junior não se encontrava no município e toda negociação foi feita por seus assessores que mantinham contato com o mesmo por telefone. Os lideres do movimento saíram esperançosos para aguardar a audiência com o Prefeito, mas prometerem que se não forem atendidos realizarão um movimento maior na sede do Município.

F - Nem Ki lask :

FGV identifica os 99 mocinhos da queda da inflação em 2010 :


A inflação poderia estar em patamar superior ao atual, cerca de 4%, sem a influência desses 99 produtos e serviços. A Fundação Getulio Vargas (FGV) identificou 99 dos 456 componentes do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) como os “mocinhos” da economia brasileira nos primeiros meses deste ano. 
 
Os itens que mais influenciaram na queda foram: passagem aérea (-21,55%), óleo de soja (-7,25%), IPVA (-2,78%), álcool combustível (-2,03%), automóvel usado (-1,92%), tênis masculino (-1,12%). De acordo com o economista André Braz, que coordenou a pesquisa, a inflação poderia estar em patamar superior ao atual, cerca de 4%, sem a influência desses 99 produtos e serviços. “Nem tudo sobe de preço. 
 
Existem produtos que são comuns às famílias que apresentaram recuo apesar da tendência maior ao aumento de preço. Esses itens estão em número menor, porque a economia está aquecida e a população está com maior poder aquisitivo, entre outros fatores. Mas esse grupo deve crescer agora com a regularização da oferta, principalmente no preço dos alimentos”. A variação média dos preços em queda foi de -2,80% e, de acordo com a FGV, a variação acumulada entre janeiro e maio ficou em 3,89%. Fonte: Agência Brasil.
 
 
F - Nem Ki Lask :

MEC diz que concurso para professores da rede pública será em 2011 :

A idéia do concurso surgiu no ano passado e, segundo o Ministério da Educação, é uma demanda das próprias redes de ensino estaduais e municipais Ministério da Educação (MEC) planeja um concurso nacional para selecionar professores que desejam atuar na rede pública.

A prova será em 2011 e, no primeiro momento, será destinada a docentes que tenham interesse em trabalhar com alunos dos primeiros anos do ensino fundamental e da educação infantil. A ideia do concurso surgiu no ano passado e, segundo o Ministério da Educação, é uma demanda das próprias redes de ensino estaduais e municipais.

A seleção funcionará nos moldes do atual Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): o professor faz a prova e depois poderá utilizá-la para ingressar em diferentes redes que aderirem ao processo seletivo. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) será responsável pelo exame. Conteúdos a serem cobrados.

A matriz dos conteúdos que serão cobrados na prova estará disponível para consulta pública ainda essa semana. Professores, universidades, estados e municípios vão poder opinar sobre o modelo da prova durante 45 dias. Logo depois, terá início o período de adesão das redes de ensino. A ideia é que o professor, antes de fazer a prova, possa consultar quais localidades vão utilizar a nota do concurso nacional para selecionar seus profissionais.

Segundo Gabriela, as secretarias de educação têm mostrado bastante interesse nesse modelo de seleção. Fonte: Redação Jangadeiro Online com informações da Agência Brasil.

F - Nem Ki Lask :

e  Henrique Junior :

Polícia Federal anuncia paralisação de 24 horas :


Categoria quer reestruturação da carreira e da tabela salarial. Policiais Federais de todo o Brasil cruzam os braços por 24 horas nesta quarta-feira (19). Os policiais pedem a reestruturação de sua carreira e da tabela salarial da categoria. Nas Assembléias Gerais Extraordinárias realizadas nos estados pelos sindicatos ficou definida a realização de operações padrões em aeroportos, portos e fronteiras. 
 
Além da paralisação nacional, os policiais irão também às urnas para avaliar as atuais administrações do diretor-geral, superintendentes e chefes de delegacia. O pleito será realizado em nível nacional em todas as unidades da Polícia Federal e os resultados divulgados pelo site da Fenapef. Fonte: Agência Fenapef.
 
F - Nem Ki Lask :

População idosa cresce, gera renda e recebe mais atenção das prefeituras :


A pesquisa não compara os dados com a faixa etária das populações locais, mas a coordenadora da Munic, Vera Pacheco, acredita que o resultado guarda relação com o envelhecimento da população e a renda de pensões e aposentadorias, importante para a economia de muitos municípios brasileiros, especialmente os menores. Entre as ações de defesa dos direitos humanos, políticas e programas de atendimento a pessoas idosas são as mais comuns nos municípios brasileiros. 60% das 5.565 cidades do país têm alguma ação voltada para esse segmento da população, informa a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic.) divulgada no Rio de Janeiro pelo Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE). 
 
O percentual é superior ao das políticas e programas voltados para outros grupos referenciais. O atendimento socioeducativo para crianças e adolescentes, por exemplo, só é ofertado em 27,8% dos municípios; combate ao sub-registro civil em 24,8%; erradicação do trabalho forçado em 16,1%; plano de direitos humanos em 11,9%; políticas para egressos do sistema prisional em 5,1%; e programas voltados a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em apenas 2,3% das cidades. A pesquisa não compara os dados com a faixa etária das populações locais, mas a coordenadora da Munic, Vera Pacheco, acredita que o resultado guarda relação com o envelhecimento da população e a renda de pensões e aposentadorias, importante para a economia de muitos municípios brasileiros, especialmente os menores. 
 
O fato da população com mais idade estar aumentando no Brasil e o fato dessa população participar da geração de renda do próprio município implica, sim, em políticas voltadas para o idoso, disse a coordenadora, salientando que as políticas visam não só a manter os idosos em atividade com garantir boa saúde para esse grupo populacional. O idoso que mantém a saúde em mínimas condições traz benefícios para o município. Além de economizar com atendimento hospitalar também participam da economia municipal. “Pessoas com saúde geram renda e trabalham para o próprio município”, explica a coordenadora da pesquisa.
 
A Munic também levantou dados referentes à acessibilidade nas sede dos governos municipais, aspecto que interessa também aos portadores de deficiência. “A possibilidade de acesso à sede do poder Público Municipal é pré-requisito para a participação, em igualdade de condições, na administração pública”, ressalta o relatório da pesquisa. Segundo a pesquisa, nenhuma prefeitura municipal no Brasil conta com todos os equipamentos de acessibilidade medidos pelo IBGE, como rampa, elevadores, portas largas, sanitários acessíveis, telefone adaptado e pessoal capacitado para atendimento aos portadores de necessidades especiais. 
 
Em mais da metade das prefeituras municipais (2.954) não há nenhum item de acessibilidade. Só há rampas de acesso para cadeirantes, por exemplo, em 1.426 sedes; calçadas rebaixadas em apenas 1.290 prefeituras; e sanitários acessíveis em 896. Para Pedro Pontual, gerente de Indicadores da Secretaria de Direitos Humanos, a falta de acessibilidade nas sedes das prefeituras é uma barreira descriminatória e tem a ver com a “invisibilidade” da demanda das pessoas portadoras de deficiência. A acessibilidade sempre foi um problema invisível no Brasil porque essas pessoas não saem de casa. E não saem de casa por quê? Porque não conseguem sair. Fonte: Agência Brasil.
 
F - Nem Ki Lask :
e  Henrique Junior :

PREFEITURAS PODEM SER EXECUTADAS CASO SEU CARRO SEJA DANIFICADO OU ROUBADO NA ZONA AZUL :


Agora as Prefeituras pensarão duas vezes antes de licitar Zonas Azuis. O TALONÁRIO DE ZONA AZUL

Dever de Vigilância – Quem paga Zona Azul tem direito à segurança do carro. ‘Optando o Poder Público pela cobrança de remuneração de estacionamentos em vias públicas, de uso comum do povo, tem o dever de vigiá-los, com responsabilidade pelos danos ali ocorridos’.

E foi assim, que a empresa que administra a Zona Azul de São Carlos, foi condenada a pagar indenização no valor de R$ 18,5 mil ao motorista Irineu Camargo de Souza de Itirapina/SP, que teve o carro furtado quando ocupava uma das vagas do sistema de Zona Azul da cidade de São Carlos, serviço explorado pela empresa.

A decisão é da 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmando sentença da comarca de Itirapina. Agora já existe jurisprudência firmada! Para se exercer a plena cidadania, é imprescindível a informação. Fique ciente!

INDEPENDENTEMENTE DO SEGURO PARTICULAR, AGORA PODEREMOS EXECUTAR AS PREFEITURAS!



F - Nem Ki lask :

Sanfoneira Cearense vai se apresentar no Show do Tom na TV Record :


A sanfoneira Josefa Almeida Medeiros do Nascimento, 52 anos, mais conhecida como "Zefinha da Sanfona de Ouro", natural de Cedro, Ceará, vai se apresentar no Show do Tom, da TV Record, no próximo mês. Zefinha começou a tocar sanfona desde menina esteve em Juazeiro do Norte no início do ano passado, foi noticia no site Miseria e também foi destaque no programa A Tarde é Nossa, da TV Verde Vale, apresentado por Marleide Duarte.

Sua participação na TV foi parar na internet, onde mais de 7 mil acessos já foram registrados. Zefinha que já compôs mais de 20 músicas, todas no rítimo auténtico do baião e forró, caiu nas graças do Tom Cavalcante, que a convidou para participar do seu programa. Em sua recente viagem a São Paulo, o jornalista Roberto Bulhões esteve pessoalmente com Tom Cavalcante, na TV Record e este lhe pediu que conseguisse algumas pessoas folcloricas no Cariri, para se aprensetar no seu programa.

De cara estão aprovados para o programa do Tom a "Zefinha Sanfoneira" da cidade de Cedro e o "Dr. Caititu", de Juazeiro do Norte, este último com data de viagem a ser definida pela produção do Show do Tom. Bulhões apresentou ainda a Tom Cavalcante o clipe da "Bicha Muda", que, provavelmente será chamada em breve. Outras pessoas estão sendo escolhidas no Cariri e até em estados vizinhos. Todas podem ter alguns minutos de fama ao lado de Tom Cavalcante, humorista cearense que tem dado oportunidade a dezenas de profissionais que viviam praticamente no anonimato.

Veja abaixo o clipe da Sanfoneira Zefinha que faz sucessso no YOUTUBE.





F - Nem Ki Lask :

Governo vai permitir que travesti use ‘nome social’ em documentos oficiais :

http://cosmo.uol.com.br/multimidia/imagens/2009%5C01%5C29%5C20189083705G.jpg

A diretora de Promoção de Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência, Lena Peres, afirmou há pouco na Câmara que o Ministério do Planejamento vai publicar no Diário Oficial nos próximos dias uma portaria que obriga os órgãos da administração pública federal a aceitar o uso do “nome social” de travestis e transexuais em documentos oficiais. O nome social é aquele escolhido pelo próprio travesti ou transexual.

A declaração foi dada na abertura do 7º Seminário de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (LGBT), promovido pelas comissões de Legislação Participativa; de Direitos Humanos e Minorias; e de Educação e Cultura. O seminário discute temas como a situação dos direitos humanos de homossexuais e transexuais e união estável.

Nome social
A terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) recomenda aos estados, Distrito Federal e municípios a promoção de ações que garantam a possibilidade de uso do nome social de travestis e transexuais, caso eles queiram. Conforme o plano, essa seria uma das ações estratégicas para promover o respeito à livre orientação sexual.

Decreto do governo de São Paulo de março assegura aos transexuais e travestis o direito de escolher o nome com o qual quer ser identificado em atos da administração direta e indireta do estado. Segundo o decreto, os servidores públicos deverão tratar a pessoa pelo prenome indicado, que constará nos atos escritos.

Decreto da Prefeitura de São Paulo de 14 de janeiro também determinou que órgãos e entidades da administração municipal direta e indireta usem o nome escolhido pelos travestis e transexuais em todos os registros de serviços públicos, como fichas de cadastro, formulários, prontuários, registros escolares e outros.

F - Nem Ki Lask :

Apresentador Raul Gil troca a Band pelo SBT :

http://www.monolitospost.com/wp-content/woo_custom/1729-Raul_GIl.jpg

Publicação diz que já está tudo certo entre o apresentador e a emissora de Silvio Santos

O contrato ainda não foi assinado, mas uma coisa é certa: Raul Gil acaba de trocar a Band pelo SBT. De acordo com a coluna Zapping, do jornal Agora São Paulo, o apresentador, de 72 anos, gravou na terça-feira (18) seu último programa na emissora do Morumbi.

A publicação diz que já está tudo certo entre o apresentador e a emissora de Silvio Santos e que só falta assinar o contrato. Raul ganhará um programa semelhante ao que costuma comandar e entrará na grade, provavelmente, nas tardes de sábado. A estreia ainda não é certa, mas especula-se ser depois da Copa do Mundo.

F - Nem Ki Lask :

CVT oferece cursos para a população jovem de Massapê :

http://www.monolitospost.com/wp-content/woo_custom/1728-CVT_de_massap%C3%AA.jpg

O Centro Vocacional Tecnológico, de Massapê, com seu programa de inclusão digital – CDC iniciou mais duas turmas, uma no turno da manhã e outra a tarde.

Os cursos irão do dia 15 de março de 2010, com término previsto para 29 de junho de 2010, com uma carga horária de 240h/a aulas.

Serão beneficiados 40 alunos, jovens de 16 a 24 anos, muitos da zona rural.
Os módulos são de Introdução a informática (Word, Excel, PowerPoint, Access, HTML, Internet, Empreendedorismo) e vários temas transversais.

É o CVT de Massapé compartilhando o conhecimento e fazendo o seu papel social e disponibilizando ferramentas de hardware e software, possibilitando a melhoria da qualidade de vida, na medida em que proporciona acesso ao conhecimento necessário para ampliar as oportunidades, a empregabilidade e a renda das pessoas e principalmente a possibilidade de acesso ao conhecimento em favor da produção.

F - Nem Ki Lask :

e  M N :

LÚCIO DIZ QUE PR AGUARDA DEFINIÇÃO ENTRE PT E PSB PARA LANÇAR CANDIDATURA :

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0NJ9kRr7s12hRz3EbEADvIYeE8e3niNDYRuVeQ7fu2pKjuCosZvkLfimHsV8F3Q4Sz8qqA7JKyD84tbERP0vKNZVSjTkTCdwYR4WwDPRu2bOg2vdUMM3N9sZPeU_JYO4W6uEF6vE_itI/s400/lucianoi.jpg


O ex-governador Lúcio Alcântara voltou a falar em entrevista ao jornal Alerta Geral, nesta quarta-feira (19), que o Partido da República (PR) não se exclui de lançar candidatura única ao Governo do Estado.

Segundo Lúcio, o partido aguarda definição das conversas entre o PT e o PSB para definir os rumos para as próximas eleições.
Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo.





F - Nem Ki Lask : 

Chefe de quadrilha de assaltantes é assassinado em Tauá :



http://www.blogdomarcelo.com.br/v2/wp-content/uploads/criminoso_morto.jpg

Um homem, acusado de chefiar uma quadrilha de assaltantes, foi assassinado na madrugada desta quarta-feira (19), no município de Tauá, no Sertão dos Inhamuns. A vítima foi identificada como Willame Coutinho, de 22 anos, que havia sido preso, com outros quatro comparsas, por suposto envolvimento na tentativa de furto de um caixa eletrônico em Quiterianópolis, no dia 12 de janeiro. Em liberdade, foi executado.

No momento do crime, Willame estava na casa dos pais, na localidade de Ferrão, há 18 quilômetros de Tauá. Duas pessoas estão detidas na Delegacia de Tauá, acusadas de homicídio: um advogado e um homem que seria da mesma quadrilha da vítima. Segundo informações da Polícia, Willame era acusado de ter cometido outros assaltos na região.

Depois da tentativa de assalto ocorrida em janeiro, quando a quadrilha foi presa com várias armas, incluindo uma metralhadora, a vítima ficou 90 dias detida em Independência e depois foi solta pela Justiça, sem julgamento. A notícia é do correspondente Alverne Lacerda, exibida no Jornal Alerta Geral desta quarta-feira (19). Clique no ícone abaixo para ouvir.


F - Nem Ki Lask :

Márcio Dornelles :

As consequências do Incêndio no Instituto Butantan :

Imagine um edifício afastado de residências e de área comercial. Dentro dele, salas repletas de prateleiras de metal e estantes de madeira. Sobre elas, milhares de animais imersos em vidros com álcool ou com formol.

Qualquer faísca poderia causar um desastre. Esse era o cenário do prédio que abrigava as coleções de cobras, aranhas e escorpiões do Instituto Butantan, incendiado no sábado (15). Agora, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da capital paulista apuram as causas do fogo. Independente do resultado, pesquisadores afirmam que o que foi perdido jamais poderá ser recuperado. Era o maior acervo de cobras do mundo, cerca de 85 mil exemplares.

"O que desapareceu ali seria correspondente à queima de livros de várias bibliotecas grandes. Só que muito pior. Um livro poderia ser reimpresso, no Butantan cada indivíduo era único", lamenta Miguel Trefaut Rodrigues, pesquisador do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). A coleção foi iniciada há 120 anos. Além das cobras, contava com cerca de 450 mil aranhas e escorpiões. "É provável que animais já extintos ou em via de extinção estivessem catalogados lá.

Com certeza, havia animais muito raros no prédio", afirma Rui Seabra Ferreira Junior, pesquisador do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Rodrigues, que começou a estagiar no Butantan em 1970, aos 16 anos, acompanhou o crescimento do acervo. "Conforme aumentavam as fazendas no Estado de São Paulo, mais pessoas eram picadas por cobras", contextualiza o pesquisador. Para cada cobra, aranha ou escorpião vivo levado ao Instituto, era entregue uma ou duas ampolas de soro antiofídico. "No começo do século 20, o interior não tinha a estrutura de saúde de hoje em dia", explica. Assim, existiam animais coletados há mais 100 anos no prédio.

"Era um testemunho do Brasil que desapareceu, não conseguiremos trazer de volta aquela fauna de um século atrás", diz Rodrigues. Pesquisadores de outras partes do mundo também cediam exemplares para o Butantan. E, até hoje, animais recolhidos por bombeiros ou apreendidos pela Polícia Florestal e pelo Ibama eram levados para aquele setor.


F - Nem Ki Lask :

Grupos ambientalistas processam Governo dos EUA por derramamento de óleo :


Washington -

18 mai (EFE).- Grupos ambientalistas processaram hoje o Departamento do Interior americano com o argumento de que a agência deu carta branca à British Petroleum (BP) e outras companhias para que evitassem regulações, contribuindo, assim, com o desastre no Golfo do México.

Os grupos Sierra Club e a organização Gulf Restoration Network acusam o Serviço de Gestão de Minerais (MMS, na sigla em inglês), parte do Departamento do Interior, de permitir que as companhias evitassem os requisitos de segurança ambiental nas permissões concedidas para as explorações de petróleo e gás em alto-mar no Golfo do México. Os grupos asseguram que o MMS outorgou isenções à BP e a outras companhias petrolíferas como parte do processo que levou à concessão de permissões para realizar perfurações a 1.600 metros de profundidade

Segundo as organizações, isso eximiu às companhias de terem de fornecer informações sobre quais tipos de acidentes poderiam ocorrer em águas profundas e quais eram seus planos para fazer frente às possibilidades. Os grupos pediram que um tribunal do estado americano de Louisiana dite uma ordem judicial que bloqueie todas as permissões emitidas para companhias que obtiveram as isenções. "O Serviço de Gestão de Minerais do Departamento do Interior fracassou em nos proteger do desastre que estamos presenciando", disse, em comunicado, o diretor-executivo da Sierra Club, Michael Brune.

O diretor afirmou que a catástrofe evidenciou que a BP não tinha planos de emergência. Ele acrescentou que a resposta ao acidente incluiu "medidas desesperadas", como a queima de combustível na superfície marinha e o uso de "potentes químicos" nas águas. "Se esse é o plano de emergência, precisamos nos replanejar", destacou Brune, que afirmou que se as empresas petrolíferas não são capazes de responder a um acidente, também não deveriam poder realizar explorações.


F - Nem Ki Lask :

Barbalha homenageia Trezena de Santo Antônio :

IGREJA DO Rosário de Barbalha decorada com cores da Copa do Mundo e de Portugal - ANTÔNIO VICELMO - As cores vermelha e verde fazem parte da decoração das ruas, dos muros e dos prédios públicos de Barbalha

Barbalha. Esta cidade se veste com as cores da bandeira de Portugal com o objetivo de homenagear os portugueses no âmbito das comemorações dos 300 anos da Trezena de Santo Antônio, padroeiro da cidade, que nasceu em Lisboa em 1195 e chegou ao Cariri, na época da colonização, trazido pelos portugueses, no século XVIII. As cores vermelha e verde foram fazem parte da decoração das ruas centrais e dos muros da periferia e dos prédios públicos.

A ornamentação lembra ainda a Copa do Mundo que será aberta dia 10 de junho, no encerramento da festa do padroeiro da cidade, que ocorre no dia 13. O secretário de Cultura do Município, Dorivan Amaro, justifica que Barbalha tem uma forte ligação com o futebol. Ele lembra que a primeira avenida por onde passará o cortejo do pau da bandeira tem o nome de Jules Rimet, desportista idealizador da Copa do Mundo que deu o nome à taça conquistada definitivamente pelo Brasil em 1970.

O secretário esclareceu que será mantida a decoração tradicional, que vai mostrar a cultura do Município. Na manhã do dia 30, antes do carregamento do pau da bandeira, acontece um desfile com a participação de mais de 50 grupos folclóricos. Ele esclarece que a festa não é só o pau da bandeira. São duas semanas, de 30 de maio a 13 de junho, de quermesses, comidas típicas, trezenas, apresentações folclóricas e festas populares, com artistas regionais e nacionais no Parque da Cidade, um espaço destinado só à eventos.

Este ano, segundo ele, a responsabilidade é maior porque o evento está sendo acompanhado por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com a finalidade de promover o tombamento da festa como patrimônio imaterial do povo brasileiro. Essa conquista inclui também a preocupação com o meio ambiente. Na semana passada, a Fundação SOS Chapada do Araripe promoveu Seminário, no qual foram analisados os aspectos culturais, legais e ambientais do pau da bandeira. Na mesma linha, o curso de Geografia da Urca promove estudo mais abrangente, visando interação da tradição, a religiosidade popular, manifestações folclóricas e o meio ambiente com a festa do pau da bandeira.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Cultura de Barbalha
Rua Pinto Madeira, 149, centro
(88) 3532.1708/ (88) 2101.1919.

F - Nem Ki Lask :

SECA NO CEARÁ - Emergência deve ser decretada em junho :


Os agricultores estão desolados com a seca. O pequeno produtor Manoel da Silva, em Quixadá, perdeu 100% do plantio - ALEX PIMENTEL - NO CARIRI, GADO foi colocado na roça de milho e feijão para aproveitar o pouco pasto que resta - ANTÔNIO VICELMO

Em todo o Ceará já se contabiliza as perdas na agricultura, em alguns casos supera 70%, devido a falta de chuvas. Fortaleza. Com uma quadra chuvosa considerada muito abaixo da média na distribuição dos meses de abril até maio, e uma estimativa de perda que cresce a cada dia que não chove, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) não pretende ceder às pressões para adiantar a liberação do Garantia Safra, no entanto não nega para até a primeira semana de junho a previsão mais concreta para o decreto de situação de Emergência. Prefeituras municipais e a Ematerce correm contra o tempo para a conclusão do relatório de perdas nas lavouras do Interior, que em alguns casos supera 70%.

De 1 de janeiro até ontem, as chuvas registradas em todas as macrorregiões do Estado ficaram 53% abaixo da média histórica, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). E para os próximos três dias a previsão é de muito sol e parcas pancadas de chuva, especialmente no litoral de Fortaleza e Pecém. 
 
Não só a ausência de chuvas, mas, principalmente, a irregularidade das poucas precipitações, ocasionando os veranicos, têm prejudicado a lavoura cearense, num quadro cada vez mais claro de "seca verde", ou mesmo seca propriamente dita - caso dos Inhamuns. "A situação é realmente de muitas perdas", afirma com menos dúvida - que no início do mês -, o secretário executivo Wilson Brandão, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

A mais recente informação do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LPSA), divulgado no fim de abril, já apontava para uma perda significativa em pelo menos 14 de 46 produtos pesquisados. A variação negativa inclui algodão herbáceo, arroz de sequeiro, feijão, milho e mandioca. O problema já é sentido na mesa do consumidor, que está pagando mais caro por esses produtos ou mesmo cozinhando menos vezes - caso do feijão. No total contabilizado pelo IBGE, a estimativa era de produção, em abril deste ano, 23,82% menos do que se esperava no início do ano e 20,48% em relação ao mesmo período do ano passado. 
 
De 1 a 23 de abril, o desvio negativo da quadra chuvosa foi maior na região do Litoral Norte, com 26,1% negativos. Esse levantamento do IBGE será atualizado até o início do mês de junho. Será também na primeira semana do mês de junho que a Funceme apresentará novo prognóstico de chuvas.

 
PREJUÍZO NO CAMPO

Perdas na safra chegam a ser total

Crato. Antes mesmo do posicionamento oficial do governo, os agricultores do Cariri já "decretaram" o quadro de seca verde, colocando o gado dentro das roças de milho e feijão para aproveitar, pelo menos, a pastagem do pouco que sobrou do inverno deste ano. Nos municípios de Missão Velha, Brejo Santo e Crato, de acordo com informações dos líderes sindicais, a perda foi superior a 70%. 
 
O secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, Zilcélio Ferreira, orienta os pequenos produtores a não transformarem o plantio em pasto, tendo em vista que os técnicos da Ematerce ainda estão fazendo a avaliação dos prejuízos no Estado. Quem acreditou nas chuvas de março, depois do dia 19, dia de São José, perdeu o plantio. O agropecuarista Joaquim Rubens Arrais, do Sítio Cana Brava, em Missão Velha, perdeu o primeiro plantio. Só aproveitou a palha para o gado. 
 
No segundo plantio, ao invés de soltar o gado na área, resolveu irrigar o milho que já estava soltando pendão. Quem não teve condições de irrigar, vendeu o pasto para os criadores de gado. A chefe do escritório da Ematerce do Crato, Elcileide Mendonça, informou que o resultado oficial do índice de perda só será divulgado na próxima semana. Os escritórios da Ematerce já enviaram o resultado do levantamento feito em campo, mas não tem autorização para divulgar por enquanto. 


F - Nem Ki lask :

Anatel poderá criar cartão de celular com prazo de uso ilimitado :

http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2008/08/vivo-tim-claro-oi-operadoras-celular-brasil1.jpg

O gerente de Comunicações Pessoais Terrestres da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Nelson Mitsuo, disse nesta terça-feira que a agência está estudando a criação de um cartão telefônico que não esteja associado a nenhum aparelho de celular para ser usado para ligações móveis.

Segundo ele, o cartão poderia ser usado em qualquer aparelho e teria prazo ilimitado de validade dos créditos. Essa solução resolveria o problema da validade dos créditos de celular pré-pago, que vem sendo questionada por órgãos de defesa do consumidor e pelo Ministério da Justiça.

Segundo Mistuo, que participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre o preço da telefonia no país, a ideia vem sendo discutida pela Anatel desde a criação do sistema de pré-pago, mas ainda falta definir questões técnicas, como a plataforma de cobrança do serviço. O presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, disse hoje que a agência está trabalhando em conjunto com o Ministério da Justiça para encontrar soluções viáveis para o consumidor.

"Há um entendimento entre os dois órgãos e disposição para encontrar uma solução técnica melhor para o consumidor", disse.

F - Nem Ki lask :

TSE multa instituto Sensus em R$ 53 mil por divulgar pesquisa eleitoral fora do prazo :


Nome do contratante foi alterado quatro dias antes da divulgação do levantamento


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) condenou nesta terça-feira (18) o instituto de pesquisa Sensus a pagar multa de R$ 53.205 por divulgar pesquisa de intenção de votos para presidente fora do prazo legal.

A decisão se baseou em representação apresentada pelo PSDB. De acordo com a legislação eleitoral, uma pesquisa só pode ser divulgada cinco dias depois de ser registrada. Na representação, o PSDB acusou o Sensus de ter divulgada a pesquisa no dia 13 de abril, após ter alterado o nome de quem contratou o levantamento no dia 09 daquele mês. O outro registro, com o nome do antigo contratante, aconteceu no dia 05.

O instituto alegou um “erro material” para pedir a alteração do contratante de Sindecrep (Sindicato dos Empregados nas Empresas Concessionárias no Ramo de Rodovias e Estradas em Geral do Estado de São Paulo) para Sintrapav Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado de São Paulo).

Em decisão no início de maio, o relator do caso, ministro Joelson Dias, havia dito que a alteração do nome do contratante não alterava os dados da pesquisa, negando a representação. Ele manteve seu voto na sessão de hoje, mas foi vencido pelos outros seis ministros, que consideraram que houve desrespeito aos prazos legais.


F - Nem Ki lask :

Prefeitos vão pedir igualdade na distribuição de responsabilidades entre as três esferas de governo :


Brasília –

Começa amanhã (18) a 13ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, com uma pauta de discussões que prossegue até a próxima quinta-feira (19), quando o encontro será encerrado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mais de 4 mil representantes das 5.563 cidades brasileiras vão cobrar mais apoio dos governos federal e estadual na distribuição equitativa das responsabilidades públicas, de acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski. Hoje (17), ao detalhar as reivindicações dos prefeitos, ele disse que a saúde pública no Brasil está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) por falta de empenho da União e dos estados, que não cumprem a obrigatoriedade expressa na Emenda Constitucional 29, promulgada no ano 2000, que vinculou recursos públicos para o financiamento da saúde. Segundo Ziulkoski, 12% do orçamento dos estados seriam destinados ao financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), os municípios participariam com 15% de seus orçamentos e a União teria que ter investido, em 2000, o mesmo valor gasto com saúde em 1999, acrescido de 5%. Nos quatro anos seguintes, a destinação federal para o SUS deveria ser corrigida pela variação do Produto Interno Bruto (PIB) do ano anterior.

O presidente da CNM sustenta que “só os municípios têm cumprido integralmente a parte que lhes cabe e muito mais”. Para compensar as perdas no financiamento da saúde, Ziulkoski acrescentou que o conjunto dos municípios tem sido obrigado a investir cada vez mais. Segundo ele, nas contas de 2008, ficou evidenciado que, em vez de 15%, as prefeituras tiveram que gastar 22% dos orçamentos municipais com ações de saúde. Ele afirmou que “a União não tem cumprido o que determina a legislação” e, por conta disso, já subtraiu mais de R$ 11,7 bilhões que seriam do SUS, dos quais R$ 8,8 bilhões foram desviados, entre 2004 e 2008, para custear o programa Bolsa Família e obrigações previdenciárias dos servidores federais.

Os estados, segundo ele, têm cumprido a determinação, só que computam as ações de saneamento também como saúde, o que ele considera uma distorção. Ele criticou ainda a Câmara dos Deputados. Ziulkoski disse que a Emenda Constitucional 29 estipulou revisões do financiamento a cada cinco anos. Mas, de acordo com ele, desde 2003, há proposta de regulamentação nesse sentido para ser apreciada pelos deputados federais e sua tramitação está lenta. Para o presidente da CNM, os parlamentares tentam cuidar do tema saúde, “mas os compromissos políticos são maiores e os interesses pessoais mais importantes, Stênio Ribeiro Repórter da Agência Brasil.


F - Nem Ki lask :

São Gonçalo do Amarante faz passeata contra abuso sexual :







Crianças e adolescentes de São Gonçalo do Amarante (Região Metropolitana de Fortaleza) realizaram, nesta terça-feira, uma passeata com faixas e cartazes pelas principais ruas da cidade para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “É preciso que os jovens e as crianças saibam identificar um ato de abuso sexual, para que eles mesmos possam denunciar esse tipo de violência. Por esse motivo que há seis anos nós realizamos esta passeata para marcar essa data tão importante”, explicou a secretária da Ação Social, Magnólia Rocha.

Após a passeata, os estudantes se reuniram em frente a Secretaria Municipal da Educação (Seduc) para prestigiarem apresentações artísticas e culturais, como a Banda de Música Municipal Aldenor Barbosa, a Banda Hits, o Grupo de Flauta Doce da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Cultura (Sejec), a encenação teatral do artista Osmildo Oz e a apresentação musical do padre Marcílio.

F - Nem Ki lask :

e  Noblet :

Vem aí o IX Tejubode :




Vem aí a nona edição da tradicional festa do Tejubode. De 21 a 23 deste mês, no Parque Joãozão. A Feira de Ovinos e Caprinos é oportunidade de negócios e parcerias para os produtores locais e continua sendo a razão de ser do evento, mas a programação cresce a cada ano.

Em 2010 haverá a segunda edição do Festival de Gastronomia, exposição e venda de artesanato, desfiles de moda, apresentações culturais e shows de forró em todas as noites.

F - Nem Ki Lask :

e  Eliomar :