O consórcio Norte Energia venceu o leilão para a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, realizado nesta terça-feira (20). O consórcio tem participação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), subsidiária da Eletrobras, da Construtora Queiroz Galvão, da Galvão Engenharia e de outras seis empresas.
A disputa, que se arrastava há décadas, foi marcada por uma guerra de liminares nas últimas semanas. Logo depois do fim do leilão, que começou às 13h20 e terminou 10 minutos depois, a Justiça Federal no Pará concedeu liminar contra a publicação de seus resultados. Mas o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) suspendeu a decisão do juiz federal Antonio Carlos Almeida Campelo, o mesmo que já havia determinado por duas vezes a suspensão do leilão.
A hidrelétrica de Belo Monte será instalada no Rio Xingu (PA) e, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, terá capacidade instalada de 11.233,1 MW, com geração de 4.571 MW médios de garantia física. Esse valor corresponde à quantidade máxima de energia e de potência que poderá ser utilizada para comprovação de atendimento de carga ou comercialização de contratos.
O preço-teto estipulado pelo Ministério de Minas e Energia foi de R$ 83 por megawatt-hora. De acordo com as regras da Aneel, para que o leilão fosse encerrado na primeira fase, a diferença entre os lances ofertados pelos consórcios deveria ser superior a 5%, definindo como vencedor aquele que fizer a menor oferta.
O início da geração está previsto para fevereiro de 2015, quando entra em operação comercial a primeira máquina da casa de força complementar (Sítio Pimental). A conclusão está prevista para 2019, com a entrada em operação da última unidade geradora da casa de força principal (Sítio Belo Monte).
Quem disputou a construção da hidrelétrica:
1) CONSÓRCIO Norte Energia (9 empresas)
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), com 49,98%
Construtora Queiroz Galvão S/A, com 10,02%
Galvão Engenharia S/A, com 3,75%
Mendes Junior Trading Engenharia S/A, com 3,75%
Serveng-Civilsan S/A, com 3,75%
J Malucelli Construtora de Obras S/A, com 9,98%
Contern Construções e Comércio Ltda, com 3,75%
Cetenco Engenharia S/A, com 5%
Gaia Energia e Participações, com 10,02%
2) CONSÓRCIO Belo Monte Energia (6 empresas)
Andrade Gutierrez Participações S/A, com 12,75%
Vale S/A, com 12,75%
Neoenergia S/A, com 12,75%
Companhia Brasileira de Alumínio, com 12,75%
Furnas Centrais Elétricas S/A, com 24,5%
Eletrosul Centrais Elétricas S/A, com 24,5%
3) CONSÓRCIO Belo Monte Energia (6 empresas)
Andrade Gutierrez Participações S/A, com 12,75%
Vale S/A, com 12,75%
Neoenergia S/A, com 12,75%
Companhia Brasileira de Alumínio, com 12,75%
Furnas Centrais Elétricas S/A, com 24,5%
Eletrosul Centrais Elétricas S/A, com 24,5%
F - Época :