¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Procon de MG proíbe a venda do Corolla, da Toyota, a partir de hoje :

.

A Toyota não poderá vender a partir de hoje o modelo Corolla em todo o território de Minas Gerais. A proibição é uma decisão administrativa do Procon estadual, vinculado ao Ministério Público de Minas.

A medida tem relação com os casos de consumidores de Belo Horizonte que tiveram problemas de aceleração repentina e involuntária do Corolla automático. Nos acidentes registrados, em um deles houve perda total do veículo e a condutora sofreu ferimentos leves.

Os problemas em Minas teriam relação com o tapete solto do veículo, que deslizou e travou o acelerador. No recall de 8,5 milhões de veículos nos EUA, na Europa, no Canadá e na China, a Toyota apontou problemas no acelerador (travamento do pedal ou problemas com o tapete) ou no freio.

De acordo com a investigação instaurada pelo Procon Estadual, baseada também nas audiências públicas realizadas pela área de Defesa do Consumidor do Assembleia Legislativa de Minas, os próprios representantes da Toyota alegaram, em audiência, que o problema estaria no tapete.

F - Nem Ki Lask :

Dilma será estrela do programa de TV do PT e irá comparar gestões Lula e FHC :

http://www.blogdotamandua.com.br/images/fotos/noticias/full/1271946457.jpg

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, começou a gravar ontem sua participação nas inserções e no programa partidário do partido na televisão que serão exibidos em maio. No último programa do PT antes do início oficial da campanha eleitoral, Dilma fala sobre ações do governo Lula usando um tom de continuidade.

A petista passou três horas em uma produtora de Brasília ao lado do marqueteiro João Santana.

Segundo o secretário de Comunicações do PT, deputado Andre Vargas (PR), Dilma será a estrela principal do programa que deve voltar a explorar, em tom de ataque, comparações entre os governos Lula e Fernando Henrique Cardoso. "Vamos continuar na linha de comparação entre os dois governos", afirmou.

F - Nem Ki Lask :

A prostituição nas comunidades pobres :

 Vantoen 
Pereira Jr.
Jéssica (Nanda Costa), Sabrina (Kika Farias) e Daiane (Amanda Diniz) enfretam graves problemas familiares e sociais, mas passam uma mensagem positiva.
 
A diretora de "Sonhos Roubados" diz que, nas comunidades carentes, algumas garotas acabam fazendo programa com homens mais velhos e conhecidos para se sustentar e satisfazer desejos de consumo, mas não veem na prostituição uma profissão. Confira a entrevista de Sandra sobre seu novo filme
LAURA LOPES
Sonhos Roubados, que estreia nesta sexta-feira (23), não é sobre garotas que vivem de prostituição. Mas sobre garotas que encontram nesse trabalho uma forma de ganhar dinheiro ou de se tornarem independentes financeiramente. Jéssica (Nanda Costa, conhecida por papéis em seriados e novelas da Globo), Daiane (Amanda Diniz, que fez Narizinho, no Sítio do Pica-Pau Amarelo) e Sabrina (Kika Farias) não são prostitutas profissionais, mas fazem programas com homens mais velhos de sua comunidade para conseguir dinheiro para pagar aluguel, comprar comida ou satisfazerem seus desejos de consumo, como roupas ou tocadores de mp3, como uma forma de inclusão social. O filme, dirgido por Sandra Werneck, é baseado no livro As meninas da esquina – Diário dos sonhos, dores e aventuras de seis adolescentes no Brasil, da jornalista Eliane Trindade e publicado em 2005 (leia entrevista com ela). Sandra leu a obra quando estava lançando o documentário As meninas, sobre a gravidez de adolescentes de baixa renda no Brasil. Desde então, desejava trazer suas histórias para as telas do cinema.
O longa, rodado em seis semanas em Ramos e Curicica, no subúrbio do Rio de Janeiro, conta a história dessas três garotas, sendo Jéssica a mais velha, de 17 anos. Ela vive com o avô, é órfã (a mãe morreu de Aids) e tem uma filha, Britney, cujo pai é filho de uma fanática religiosa evangélica. Daiane mora com a tia e o marido dela, um covarde que abusa da garota, que tem apenas 14 anos. Ela é a personagem mais complexa do filme: sua evolução é impressionante. Numa hora parece uma criança, na outra, uma adolescente tomando atitutes maduras de gente grande. Já Sabrina se envolve com um bandido, larga o emprego e se vê grávida, sozinha e sem onde cair morta.
Tanta tragédia, no entanto, não faz o filme naufragar num dramalhão, nem as personagens se transformarem em vítimas. Pelo contrário, elas são fortes e resignadas. Sonhos Roubados passa uma mensagem positiva e mostra como é a realidade da maioria das garotas que moram em periferias do Brasil, com famílias disfuncionais, gravidez precoce, violência doméstica e privação dos estudos. Não se trata de um filme de denúncia ou que julga a condição das personagens. Ele acompanha suas trajetórias, sem fazer julgamentos. Confira a entrevista com a diretora Sandra Werneck.

F época :

 

Cid justifica acidentes com viaturas do Ronda :



O governador Cid Gomes (PSB) aproveitou a folga no feriado de Tiradentes para responder a perguntas de internautas através pela rede social Twitter.
Indagado pelo seguidor @mpmissao21 sobre as constantes colisões de viaturas do Ronda do Quarteirão, o governador @cidgomes foi direto: “As colisões são notícias pq a viatura chama a atenção ou vc acha que as viaturas anteriores não colidiam?”
Já @cleitonmarinho perguntou: Os professores concursados serão chamados logo? O processo seletivo foi exaustivo! Cid adiantou: Imediatamente, @cleitonmarinho.
O internauta @ricardowalraven quis saber: “Um aquário é mais importante que um médico ou um enfermeiro ou um professor, Governador?” Resposta do governador: “Não vejo esta questão como um maniqueísmo. Saude, Educação são absolutamente importantes. Emprego pelo estímulo ao turismo também”.
Sobre eleições presidenciais, a jornalista da TV Jangadeiro, Kézya Diniz - @Kdniz- perguntou: “O que achou do Ibope? Serra 36, Dilma 29, Marina 8 e Ciro 8? Dá pra sustentar a candidatura? Com bom hummor, Cid mostrou ainda acredita na chances do irmão Ciro Gomes: “Kézya, vou dizer uma novidade: pesquisa é um retrato do momento… rsrs O Ciro já teve zero e foi eleito prefeito de Fortaleza”.
Cid “twitou” por cerca de 4 horas e chamou a atenção de repórteres e colegas de governo, além de admiradores e amigos. Durante esse tempo, foi cumprimentado por @jurandirfilho: “Parabéns pela paciência. Imagino as agressões em 140 caracteres que o sr. deve estar recebendo. Parabéns mesmo!”
O Twitter é um microblog que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos em textos de até 140 caracteres, conhecidos como “tweets”).


F - Nem Ki Lask:

Operação sigilosa da PF traz ´Alemão´ de volta ao Ceará :

http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/img/770504_not_fot.jpg 
http://arquivos.tribunadonorte.com.br/fotos/21809.jpg

Foi tudo sigiloso. Desde a negociação entre a Justiça Federal no Ceará e o Ministério da Justiça, à operação da Polícia Federal de retorno ao Ceará. Mas tudo acabou concretizado. Antônio Jussivan Alves dos Santos, o ´Alemão´, o homem que comandou o maior roubo a banco na história brasileira, está de volta ao Ceará.

Condenado a 49 anos e dez meses de cadeia, pelo furto de R$ 164,8 milhões do Banco Central em Fortaleza, em agosto de 2005,´Alemão´ chegou à Capital cearense há três semanas. Desde então, está recolhido em uma cela isolada numa das três Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPL), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. O Diário do Nordeste conseguiu, com exclusividade, obter a informação, mantida a sete chaves pelos setores de Inteligência do Estado e pela própria Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus).

Transferido

Jussivan estava recolhido no Presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, no Estado do Mato Grosso do Sul, desde 4 de março de 2008, exatamente no mesmo dia em que prestou um longo depoimento à Justiça Federal, em Fortaleza, e confessou ter participado do crime. Sua permanência aqui durou somente 20 horas, desde o seu desembarque, procedente de Brasília, ao voo num jatinho da PF que o levou para Mato Grosso do Sul. A mesma aeronave trouxe o bandido de volta ao Ceará há três semanas. Aqui mesmo ele cumprirá sua pena. Seu próximo endereço deverá ser a penitenciária que está sendo construída no Município de Pacatuba. Mas, até lá, ele é mantido sob rigorosa vigilância, já que, há duas semanas, surgiram indícios que poderia fugir mais uma vez. Um plano para resgatá-lo ainda está sendo investigado, também de forma sigilosa, pelas autoridades policiais.

O retorno do bandido ao Ceará vinha sendo pleiteado desde 2008 pelos seus advogados de defesa. A advogada criminalista Erbênia Rodrigues, em entrevista ao Diário no dia 5 de março daquele ano, já falava que a transferência de ´Alemão´ para o Mato Grosso do Sul "dificultava bastante o trabalho da defesa". Ela então, requereu ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife (PE), o retorno de seu cliente para o Ceará.

Desde então, a Justiça Federal analisava os pedidos da defesa. A volta do bandido para o seu Estado de origem passou também pelo crivo da Polícia Federal, já que a instituição não negava sua preocupação diante da fragilidade do sistema penitenciário do Ceará. Para prender ´Alemão", a PF levou quase três anos de investigações, até, finalmente, capturá-lo, em Brasília, no dia 26 de fevereiro de 2008. Antes, ele foi ´rastreado´ pela PF em vários Estados por onde passou, até, finalmente, ser detido no Distrito Federal.

Mas ´Alemão´ já era fugitivo do Ceará desde 1999, quando foi acusado de ter participado do assalto contra a sede de uma empresa de segurança privada, de onde foram roubados cerca de R$ 9 milhões, até então, considerado o maior roubo (em valores) ocorrido no Estado.

Ao ser trazido de Brasília, em 2008, o bandido veio acompanhado de dois homens considerados pela PF seus ´laranjas´.

ISOLADO NA CELA
Recolhido na CPPL III, em Itaitinga

´Alemão´ está recolhido na Casa de Privação Provisória da Liberdade III, em Itaitinga. Trata-se da mais nova unidade prisional do Estado do Ceará, com capacidade para 950 presos, mas que, atualmente, tem cerca de 600. Este fato teria sido um dos motivos que levou as autoridades a decidir por mantê-lo ali.

Mesmo assim, os riscos de uma fuga não foram descartados, diante dos indícios de que ´Alemão´, assim como os demais integrantes da quadrilha que atacou o BC de Fortaleza, em 2005, seria integrante da organização criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) que tem protagonizado pelo Brasil afora fugas espetaculares de bandidos considerados de altíssima periculosidade.

Isolado

As autoridades confirmam que, o acusado foi trazido de volta para o Ceará também por ter expirado o prazo de sua permanência legal no Presídio Federal de Segurança Máxima do Mato Grosso do Sul. Normalmente, o Conselho Penitenciário Nacional (Copen) tem recomendado o ´isolamento´ dos presos por apenas um ano, com exceção para chefes de quadrilhas que representam perigo para a Segurança Pública de seus Estados de origem, como no caso o traficante carioca ´Fernandinho Beira-Mar´ e outros delinquentes da mesma periculosidade.

"Ele já está condenado pela Justiça Federal e, portanto, pode cumprir a pena em seu Estado de origem", explicou, ontem, à Reportagem, o coordenador adjunto do Sistema Penal cearense, coronel PM Taumaturgo Granjeiro. Segundo ele, a volta do bandido ao Ceará nada tem a ver com a ´Operação Retorno´, anunciada, recentemente, pelo Ministério da Justiça (MJ). Segundo o oficial, outros delinquentes que haviam sido transferidos do Ceará para outros Estados já voltaram para Fortaleza e estão recolhidos em unidades prisionais diferentes, como o Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (o IPPOO II) e as três Casas de Custódia (Casas de Privação Provisória da Liberdade).

Entre os bandidos que retornaram ao Ceará destacam-se o português Luís Miguel Melitão (autor de chacina) e o assaltante ´Fabinho da Pavuna´.

Cadeia forte

24 meses foi o tempo que ´Alemão´ passou detido no Presídio Federal de Segurança Máxima no Mato Grosso do Sul. Ali estão bandidos famosos como ´Fernandinho Beira-Mar´

DEPOIMENTO
Assaltante confessou o crime diante da Justiça

"Participei do crime". Com estas palavras Antônio Jussivan Alves dos Santos, o ´Alemão´, confessou, no dia 4 de março de 2008, seu envolvimento no ataque ao cofre-forte do Banco Central, em Fortaleza, em agosto de 2005. A confissão aconteceu durante audiência realizada na Justiça Federal, nesta Capital.

A audiência foi comandada pelo juiz federal Danilo Fontenelle, que presidiu o processo em torno do fato. Mas, como já era esperado, e foi antecipado pelo Diário do Nordeste, Jussivan não apontou nenhum comparsa e, além disso, negou ser membro da facção PCC.

´Alemão´ disse ainda que, dos R$ 164,8 milhões furtados dos cofres do BC, ficou com ´apenas´ R$ 5 milhões. Parte desse dinheiro foi utilizado para a compra de casas, fazendas, veículos e gado em Estados como o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.

F - Nem Ki Lask :

Justiça apura desvio de mais de R$ 1 mi do TRT de Crateús :

http://www.oabce.org.br/imagens/noticias/14220080708050602.jpg

Crateús. Um processo iniciado em fevereiro deste ano poderá levar a Justiça do Trabalho, neste município, a descobrir a autoria de um desvio de mais de R$ 1 milhão. O caso está em fase de investigação e envolve um servidor da própria Justiça do Trabalho, Ernando Veras Leitão.

De acordo com o que foi apurado até agora pelo juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT), Robério Maia de Oliveira, os valores desviados eram destinados ao recolhimento de custas judiciais, imposto de renda e contribuição previdenciária. O esquema, de acordo com magistrado, funcionava da seguinte maneira: Ernando Veras Leitão, que exercia a função de confiança, era o responsável pela expedição de alvará para movimentação das contas judiciais, que servia para pagamentos de custas processuais, imposto de renda e contribuição previdenciária.

O servidor, ao apresentar a documentação nas agências bancárias, substituía a Guia da Previdência Social (GPS) e o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), usando os dados de sua própria empresa, a Motos Crateús. Segundo relato do diretor de Secretaria da Vara do TRT neste município, Fernando Freitas de Lima, o esquema começou a ser aplicado nos processos julgados a partir de 2005. "O servidor emitia alvarás judiciais de transferência de valores de contas judiciais para contas bancárias de advogados e pessoas estranhas aos processos, emitindo os alvarás para recolhimentos de previdência social e custas ou imposto de renda", disse.

Fernando Freitas explica que nas duas primeiras vias constava como beneficiários o INSS e a União Federal, e nas duas últimas vias constavam como beneficiárias as pessoas estranhas ao processo. "A constatação da irregularidade ficava difícil, uma vez que geralmente o exame dos alvarás se faz apenas na primeira via", esclarece o diretor Freitas.

"As pessoas que tiveram seus nomes citados no esquema fraudulento já prestaram depoimentos e afirmaram que o servidor Ernando Leitão pedia as contas bancárias dos mesmos para recebimentos de depósitos, sem informar que se tratavam de valores judiciais", revelou o juiz Robério Maia. Ele acrescenta que os beneficiários sacavam o dinheiro em espécie e entregavam ao servidor, ou transferiam os valores para a conta da Empresa Moto Crateús. O juiz Robério Maia, que assumiu a Comarca em agosto de 2008, afirmou que o servidor foi afastado das atribuições relativas à emissão de alvarás judiciais em março do ano passado, no entanto, que somente agora é que o esquema foi descoberto.

"A fraude só foi descoberta em razão de uma reclamação apresentada em um processo judicial promovido por um ex-empregado contra o Banco do Brasil", disse ele.

O magistrado adiantou que um processo criminal já foi aberto na Procuradoria da República em Sobral e o servidor deverá responder por crimes de peculato, falsificação de alvarás e de documento público, como também por prática de atos de improbidade.

Em contanto por telefone, ontem de manhã, com a empresa Motos Crateús, de propriedade de Ernando Veras Leitão, um funcionário informou que o empresário havia viajado para a Capital cearense. Ao atender o telefone celular, Ernando Leitão disse que falasse com seu advogado Paulo Quezado. Segundo Quezado, o processo ainda está em fase inicial. No momento oportuno, apresentará a defesa de seu cliente.

"Trata-se de um processo administrativo e, até agora, nenhuma prova que possa incriminar Ernando Leitão foi apresentada", disse ele.




F - Nem Ki Lask :

APRECE promove encontro de prefeitos do certão central em Pedra Branca :

 

A Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (APRECE) realizou no município de Pedra Branca neste inicio de semana um encontro com os prefeitos da região com o objetivo de informar e discutir as ações do órgão no estado. 

O evento foi realizado no auditório do Hospital Municipal São Sebastião. Além da presença de prefeitos e representantes da região estiveram presentes no evento, vereadores e secretários municipais. O prefeito Antonio Góis parabenizou o trabalho da APRECE em nome da presidente da instituição, Eliene Brasileiro, prefeita de General Sampaio.

F - Nem Ki Lask :