¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

segunda-feira, 1 de março de 2010

Conar suspende comercial da cerveja Devassa :


http://www.picturapixel.com/wp-content/uploads/2009/03/gedc0334.jpg

http://luizclaudiomehl.files.wordpress.com/2009/07/devassa1.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2U6BIieYiAfjcXyBf_SFl1_-Z7ewuupq2z3JTKZcO74LfES8Fclsshp_sPixP0KOfTEmUPJTj1rJLqcjI8rZ-9-GHd6fNrUPZVQlp9sylzypFbeZaGQ9Ybqu_RxAIF_rn8FC0S18i4D3G/s400/DEVASSA+2.jpg


“O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) concedeu nesta segunda-feira (1º) uma liminar parcial suspendendo a veiculação da campanha da cerveja Devassa Bem Loura, marca que pertence à Schincariol.

Segundo o órgão, foram suspensos as propagandas na televisão, no rádio, em mídia impressa e na internet, incluindo partes do site da Devassa Bem Loura.

Na quarta-feira (24), o Conar havia aberto três processos contra a campanha, com base em representações que questionam o forte apelo sensual da campanha e também uma promoção no site da Devassa, que, segundo a entidade, poderia estimular o consumo excessivo de álcool. Além disso, uma representação da Secretaria Especial dos Direitos da Mulher diz que o site da cerveja desrespeita a figura da mulher, com o uso de imagens sexistas.

Outro lado

A Schincariol disse em comunicado nesta segunda-feira que foi notificada dos processos do Conar e que “entende que o filme estrelado pela modelo Paris Hilton não ofende, em nenhum aspecto, a qualquer norma ou orientação emitida pelo Conar. Apesar disso, a Schincariol acata a decisão e já trabalha na defesa do caso”.

A empresa disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que a partir de hoje as propagandas não serão mais veiculadas. No entanto, no comunicado, diz que “o filme original pode ser visto na internet e o link no site You Tube já supera os 400 mil acessos”.


F - NKL :

Centenário de nascimento de Tancredo Neves será lembrado pelo Senado :

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/files/2009/09/tancredo-neves-presidente-121-480x312.jpg

“O Senado vai realizar, nesta quarta-feira, sessão solene, a aprtir das 10 horas, para comemorar o centenário de nascimento de Tancredo Neves. Tancredo Neves morreu no dia 21 de abril de 1985. Ele havia sido eleito presidente da República pelo Colégio Eleitoral em janeiro de 1985, mas, na véspera da posse no cargo, foi internado em estado grave e, depois de ser submetido a sete cirurgias, morreu em São Paulo. O vice-presidente eleito José Sarney assumiu o cargo.

A eleição de Tancredo marcou o fim de quase 21 anos de regime militar no país, que teve início em 31 de março de 1964. A chapa Tancredo Neves e José Sarney, denominada Aliança Democrática, foi formada após a rejeição pelo Congresso em 1984 da emenda Dante de Oliveira, que previa eleições diretas para presidente da República.”


VEJAMOS – Há expectativas de que a sessão solene deverá reunir presidenciáveis como os governadores Aécio Neves – neto de Tancredo, José Serra, Dilma Rousseff e Ciro Gomes, além de ex-presidentes como Collor.


F - NKL :

Câmara envia ao STF parecer contrário à intervenção no DF :

Votação do impeachment de Arruda deve ficar para quinta-feira.
Governador afastado tem até segunda votação em plenário para renunciar.

http://www.correiobraziliense.com.br/files/app/foto184/2009/12/09/548/20091209162351802466a.jpg

  • Aspas

    A nomeação de um interventor, além de descumprir a ordem sucessória prevista na Constituição Federal, colocaria na chefia do Poder Executivo um cidadão despido de qualuqer legitimidade para governar o DF"

A Câmara Legislativa do Distrito Federal enviou nesta segunda-feira (1) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer em que pede que não haja intervenção no DF. O documento é parte de um pedido do tribunal para avaliar se intervém ou não na capital.

No documento, a procuradoria diz que a intervenção seria uma “grave lesão ao princípio democrático e à forma republicana”, fazendo menção à linha sucessória. “Vale dizer que no Distrito Federal a ordem sucessória vem sendo obedecida nos estreitos limites da Constituição Federal”, afirma. “A nomeação de um interventor, além de descumprir a ordem sucessória prevista na Constituição Federal, colocaria na chefia do Poder Executivo um cidadão despido de qualuqer legitimidade para governar o DF”, diz o parecer.

O Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, pediu no dia 11 de fevereiro intervenção no DF, por conta da crise política causada pela deflagração da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. Ela investiga um suposto esquema de propina no governo local conhecido como mensalão do DEM de Brasília. De acordo com as apurações da polícia, o comandante do esquema seria o governador afastado José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), e envolveria deputados distritais.

Impeachment

A votação no plenário sobre a aceitação ou não do pedido de impeachment de Arruda será feita somente na quinta-feira (4). A informação é da assessoria do presidente interino da Câmara, Cabo Patrício (PT). Nesta terça (2), será feita somente a leitura do pedido; de acordo com o regimento, é necessário um prazo de 48 horas após essa leitura para votação.


A partir daí, a Câmara tem 24 horas para notificar Arruda, que terá mais 20 dias para apresentar defesa. Na última sexta-feira (26), a Casa aprovou o parecer favorável ao impeachment do governador –preso na Polícia Federal desde o último dia 11. Após esse prazo de 20 dias, a defesa vai para a comissão especial, que julga o mérito.

Uma vez aceito o pedido, o impeachment volta ao plenário e deve ser aprovado por, no mínimo, 2/3 dos votos. Se acatado, Arruda é afastado por 120 dias. Depois disso, uma comissão formada por cinco deputados distritais e cinco desembargadores faz o julgamento final.

Um parecer da Procuradoria da Casa, liberado nesta segunda, diz que o governador afastado tem até o início da segunda sessão plenária para renunciar sem perder os direitos políticos.

Os suplentes dos deputados que estão supostamente envolvidos no esquema de propina que ficou conhecido como mensalão do DEM de Brasília foram convocados e devem participar já da leitura do relatório nesta terça. De acordo com a Câmara, eles vão receber proporcionalmente por sessão –ou seja, a cada participação, embolsarão quase R$ 413.


F - NKL :

Avião com equipe de resgate cai no Chile e mata os 6 tripulantes :

Acidente ocorreu na localidade de Tomé, segundo o governo.
Equipe ia ajudar nos serviços de resgate em Concepción.

http://3.bp.blogspot.com/_9W89CNRUlRw/SHMSMwrikJI/AAAAAAAACYc/fjNf8ZVppM0/s400/aviao.jpg

Mapa localiza Tomé, onde avião caiu nesta segunda-feira no Chile.

Um avião de pequeno porte que ia rumo à cidade chilena de Concepción caiu nesta segunda-feira (1º) matando todos os seis tripulantes, segundo a Direção Geral de Aviação Civil do país.


O acidente ocorreu próximo à localidade de Tomé, a 450 quilômetros ao sul da capital, Santiago. O avião era um modelo Piper PA 31 e havia partido de Santiago às 12h.

A aeronave levava uma equipe que iria participar dos trabalhos de resgate. Eles iriam inspecionar o estado de albergues para abrigar as vítimas que tiveram casas destruídas pelo tremor e pelos tsunamis que se seguiram a ele.

F - NKL :

Preso filmava por baixo de saias :

David Delagrange foi flagrado cometendo o crime em Indianápolis.
Ele também levava um equipamento no bolso para controlar a gravação.

David Delagrange foi flagrado cometendo o crime em Indianápolis.
Ele também levava um equipamento no bolso para controlar a gravação.

David Delagrange usava câmera presa ao sapato para filmar por baixo da saia das mulheres. (Foto: Divulgação)

O norte-americano David Delagrange, de 40 anos, foi preso no último sábado (27) em Indianápolis, em Indiana (EUA), depois de ser flagrado usando uma câmera presa ao sapato para filmar por baixo da saia das mulheres em um shopping.

Conforme o jornal "Indianapolis Star", após o suspeito ser detido, a polícia encontrou uma câmera acoplada ao sapato direito de Delagrange. Ele também levava um equipamento no bolso para controlar a gravação de áudio e de vídeo.

De acordo com a polícia, o suspeito se aproximava das mulheres e deixava seu pé em uma posição que permitia a ele filmar por baixo das saias delas.

Ele foi levado para a cadeia do Condado de Marion. A Justiça estipulou uma fiança de US$ 15 mil.


F - G1 :

Brasil vai enviar ao Chile hospital de campanha e equipes :

Governo não anunciou plano para resgatar mais de 600 brasileiros no país.
Equipes de busca e salvamento também irão à região do terremoto.

Para auxiliar no socorro às vítimas do terremoto que devastou a região central do Chile na madrugada de sábado (27), o governo brasileiro irá enviar um hospital de campanha da Marinha ao centro da tragédia. A operação será deflagrada em data a ser definida pelo governo chileno.

Terremoto no Chile: cobertura completa

Além do hospital, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República informou que serão enviadas equipes de busca e salvamento em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Essas equipes serão mobilizadas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

A estratégia de auxílio ao Chile foi divulgada pelo GSI quase três dias após o terremoto de 8,8 graus de magnitude ter causado destruição no país e provocado pelo menos 700 mortes.


Aguardada com expectativa por brasileiros isolados no Chile, uma possível operação de resgate não foi anunciada pelo governo brasileiro

Aguardada com expectativa por brasileiros isolados no Chile, uma possível operação de resgate aos mais de 600 brasileiros isolados no país não foi anunciada pelo governo brasileiro.

A reunião desta segunda-feira (1) foi articulada pelo Gabinete de Crise do Governo Federal, criado para atuar em catástrofes como a que devastou o Haiti no começo de janeiro.

Participaram da reunião, o embaixador do Chile, Álvaro Diaz, o ministro-chefe do GSI, General Jorge Felix, e representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, Defesa, Integração Nacional, e dos Comandos da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

Lista de pedidos inclui ponte móvel

O embaixador chileno também entregou ao governo brasileiro uma lista de equipamentos de infraestrutura que poderão ajudar o país nesse momento de catástrofe. Segundo o G1 apurou com o porta-voz do GSI, a lista tem pontes móveis, telefones via satélite, geradores de energia, sistema de avaliação de danos, centros de diálise, sistemas de potabilização de águas salinas, cozinhas e albergues de campanha.

Todos os componentes da lista estão disponíveis no Brasil. O GSI diz que já trabalha para providenciar os equipamentos.

Auxílio a brasileiros

Até a noite deste domingo (28), a diplomacia brasileira cadastrou e prestou auxílio a mais de 600 brasileiros isolados no Chile pelo terremoto de 8,8 graus de magnitude que devastou o país na madrugada de sábado (27). O G1 conversou, por telefone, com o Consulado-Geral do Brasil que fica em Santiago, capital do Chile. Um diplomata do órgão deu detalhes do trabalho desempenhado pelo órgão desde a ocorrência do tremor.

“Estamos cadastrando os brasileiros e aguardamos informações de Brasília para ver se vai ter voo da FAB (Força Aérea Brasileira) para buscar o pessoal. Há muitos brasileiros com pouco recurso financeiro. Estamos suprindo dificuldades de alimentação, negociando estadias de brasileiros em hotéis e conseguindo até medicamentos”, relatou o diplomata.

A partir de telefonemas de familiares, o Itamaraty informou já ter uma lista de 800 nomes de brasileiros que estão no Chile e ainda não entraram em contato com parentes no Brasil. Eles ainda não são considerados desaparecidos, porque são significativas as dificuldades de comunicação com o Chile.

  • Aspas

    Estamos cadastrando os brasileiros e aguardamos informações de Brasília para ver se vai ter voo da FAB (Força Aérea Brasileira) para buscar o pessoal. Há muitos brasileiros com pouco recurso financeiro. Estamos suprindo dificuldades de alimentação, negociando estadias de brasileiros em hotéis e conseguindo até medicamentos"

Com 20 funcionários atuando diretamente no auxílio aos brasileiros, o consulado teve sua sede atingida pelos tremores e, por conta disso, vai transferir as atividades para a embaixada brasileira, que também fica na capital do chilena. “Apenas quatro funcionários vão ficar no consulado para orientar os brasileiros a procurarem a embaixada”, diz o diplomata.

O consulado está instalado no 15º andar do Edifício Banco Exterior, no centro da cidade, e chegou a ser interditado pela Defesa Civil chilena. O prédio foi liberado para funcionamento nesta segunda.

De acordo com a embaixada brasileira, será o consulado-geral o órgão responsável por monitorar a contagem de vítimas e a possível existência de brasileiros entre feridos ou mortos pela catástrofe que já vitimou 700, pelos números oficiais do governo chileno.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil estima em 12 mil o número de brasileiros que vivem ou estão de passagem pelo Chile. Segundo a embaixada, ainda não há previsão de voos para o Brasil. “O governo chileno deu previsão para quarta-feira. Mas não é garantido”, relatou um diplomata da embaixada.

Embaixador não descarta vítimas

Embaixador do Brasil em Santiago, capital do Chile, Mário Vilalva conversou na manhã deste domingo (28), por telefone, com o G1 e disse trabalhar com a possibilidade de existência de brasileiros entre as vítimas do terremoto de 8,8 graus de magnitude, que atingiu a região central do país na madrugada deste sábado (27).

"Os números estão subindo. É possível ter brasileiros entre as vítimas. Não descartamos essa hipótese. Mas, felizmente, até o momento não registramos nada", afirmou Vilalva.

  • Aspas

    Os números estão subindo. É possível ter brasileiros entre as vítimas. Não descartamos essa hipótese. Mas, felizmente, até o momento não registramos nada"

O embaixador classificou o tremor de sábado como "o maior terremoto da história". "É uma situação delicada. Foi o maior terremoto da história, muito maior que o registrado em 1985", avaliou.

O Itamaraty estima em 12 mil o número de brasileiros residentes ou em passagem pelo Chile. Questionado sobre a orientação do momento, Vilalva aconselhou brasileiros a não se deslocar pelo país e observar as orientações repassadas pelo governo chileno. "Sigam as orientações do governo. Não saiam de hotéis, casas e não tentem viajar", disse.

Segundo o embaixador, "há muitos pontos de estrangulamento na infraestrutura do país" e a tentativa de alguns brasileiros em tentar viajar por território chileno pode ser perigosa.

Mapa localiza o tremor principal, ocorrido no sábado, e o tremor secundário que assustou a população de Santiago na manhã deste domingo (28). (Foto: Arte G1)


Vilalva disse não existir previsão de envio de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para fazer o resgate dos brasileiros no país. Sobre a aeronave da FAB que chegou a Brasília na manhã deste domingo, o diplomata explicou que os 12 brasileiros seriam integrantes do governo: "Eram alguns funcionários da Presidência da República."

Só neste sábado (27), a embaixada brasileira recebeu 200 chamados de brasileiros pedindo para deixar o Chile. "Desse grupo, 50 médicos, que estavam em um congresso, estão presos em um hotel e o telefone não para", disse o diplomata.

Pelo menos 12 turistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Pará estão alojados no saguão de um hotel em Santiago. Eles estocam comida e água porque não há previsão de voos para retornar ao Brasil. “Quando ficamos sabendo do avião da FAB, cinco de nós correram para a embaixada. Mas fomos proibidos de entrar”, relata um dos turistas do grupo brasileiro.

Santiago

A capital do Chile foi sacudida por um forte terremoto secundário na manhã deste domingo (28). O Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA registrou um tremor de magnitude 6,2, depois revisada para 6,1, às 8h25 locais (mesmo horário de Brasília), na região de Maule, a 184 km ao sul de Santiago. O tremor, ocorrido no continente, foi localizado a uma profundidade de 32 km.

Apesar do susto, não há informações sobre novos danos ou vítimas com o tremor desta manhã. A região já teve mais de cem réplicas do tremor inicial, muitas delas com magnitude superior a 5, que podem provocar danos, segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA. Essas réplicas devem continuar ao longo dos próximos dias, segundo os sismólogos.

O embaixador brasileiro disse que saiu neste sábado para dar uma volta de carro pela capital do Chile. Em Santiago, segundo Vilalva, o terremoto chegou a 7,7 graus de magnitude. Com estrutura mais frágil, a periferia da cidade foi a mais abalada. "Na área central, vi algumas rachaduras e alguns danos nos prédios, mas nada grave. O pior ocorreu na periferia, onde a estrutura é pior: tudo veio abaixo", relata Vilalva.

Todo o atendimento a brasileiros no Chile está sendo realizado na sede da embaixada, que chegou a ser interditada para avaliação de estragos causados pelo tremor. O consulado brasileiro, que fica no 15º andar de um edifício em Santiago foi fechado e o trabalho transferido para a embaixada.

Aeroporto

Vilalva afirmou que o aeroporto de Santiago, fechado desde a ocorrência dos tremores, pode voltar a operar nas próximas 72 horas. O diplomata disse que o governo chileno realiza testes na torre de controle do aeroporto para retomar o serviço de pousos e decolagens no país.

Avião da FAB

Neste domingo, a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que levou autoridades chilenas ao país neste sábado (27), chegou à Base Aérea de Brasília com 12 brasileiros que estavam em Santiago, capital do Chile, por volta de 5h15 deste domingo (28).

Em nota divulgada mais cedo, o comando da FAB relatou o sentimento dos passageiros do VC-99 B Legacy. A estudante brasileira Rafaela Link morava havia dois meses em Santiago. Na noite de sábado, ela e amigos divertiam-se em um bar karaokê quando viu tudo tremer. “Parecia que tudo ia cair. Foi um pânico generalizado. Vi a morte bem de perto”, disse a estudante. “Quando o avião pousou, eu chorei. Fiquei muito emocionada por estar de volta”, complementou Rafaela, segundo a nota da FAB.

Amiga de Rafaela, a turista Alexia Moecke teve sensação parecida ao desembarcar na Base Aérea de Brasília. “Uma maravilha. Eu estou em casa”, disse. No momento do terremoto, ela estava dormindo no hotel em que estava hospedada e viu tudo tremer.

A primeira a desembarcar do avião da FAB foi Tatiana Soares. “Muito bom voltar ao nosso país maravilhoso. O que passamos lá foi uma situação muito ruim”.

A enfermeira Petra Rangel estava em Santiago para um congresso que aconteceria no sábado e, devido ao terremoto, foi cancelado. Também estava dormindo no hotel quando ocorreu o terremoto: “Fiquei superfeliz em voltar”.

A aeronave brasileira que trouxe os 12 brasileiros é a mesma que havia decolado de Brasília na tarde do sábado com o ministro da Justiça, Jorge Toledo, e com o procurador-geral da República, Chahuán Sabas. Eles estavam no Brasil e retornaram ao Chile para participar das coordenações governamentais depois do terremoto que atingiu o país.

A aeronave brasileira pousou no pátio militar em Santiago. Foi o primeiro avião estrangeiro a chegar depois da catástrofe. Segundo os pilotos, a pista e o controle de tráfego aéreo estão perfeitas em condições operacionais. O abalo se deu na infraestrutura do aeroporto. Segundo a FAB, “no retorno a Brasília da aeronave, a embaixada solicitou o traslado de brasileiros interessados em voltar ao País”.

Terremoto

Ainda na noite deste sábado, a diretora do Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol), Carmen Fernández, informou que o terremoto no Chile fez 300 vítimas. Durante o dia, a presidente chilena Michelle Bachelet já havia dito que o desastre afetou de alguma maneira 2 milhões de pessoas. “As forças da natureza golpearam duramente nossa pátria e mais uma vez põem à prova nossa capacidade de enfrentar adversidades e ficarmos de pé”, declarou a presidente em um pronunciamento transmitido em cadeia de rádio e TVs.

Segundo Bachelet, que sobrevoou de helicóptero as áreas atingidas neste sábado, o terremoto afetou 80% do país, e há pelo menos 1 milhão de casas danificadas. A presidente mandou condolência e solidariedade às vítimas e pediu "força" aos cidadãos. "Todas as autoridades do governo vão colocar toda energia para a volta à normalidade. Temos adiante uma árdua tarefa, não será fácil, requer muito tempo e recursos, mas sobretudo a generosidade e voluntarismo de todos nós", disse a presidente.

Foto: AFP

Homem observa na madruga deste domingo (28) estragos provocados pelo tremor em sua casa, em bairro de imigrantes peruanos em Santiago do Chile. (Foto: AFP)

F - Globo :

Defensoria Pública do Ceará ganhará nova sede :

http://www.pnud.org.br/public/imgc1401.jpg

A defensora-pública-geral do Estado, Francilene Gomes, anuncia: em abril, o órgão ganhará nova sede, que está prontinha na avenida Nelson Studart, no bairro Água Fria. “São cinco mil metros quadrados, com três mil metros de área consruída”, adianta Francilene, observando que o novo prédio dará condições de trabalho para os defensores.

Por conta dessa nova sede, ela adianta estar abrindo licitação para a contrataçaõ de pessoal terceirizado. Não precisou quantos vão ser contratados, mas disse ser necessario.

F - NKL :

Câmara Municipal debaterá projeto do estaleiro :

joalafredo

O caso da construção de um estaleiro na Praia do Titanzinho voltará a ser debatida na Câmara Municipal. Isso, a partir das 14h30min desta terça-eira, no auditório da Casa, atendendo a um requerimento do vereador João Alfredo (PSOL), subscrito pelo vereador Guilherme Sampaio (PT).

A audiência vai girar mais precisamente em torno da polêmica em torno do local do futuro estaleiro. O governador Cid Gomes (PSB) quer na praia do Titanzinho, mas a prefeita Luizianne Lins (PT) está contra, alegando impactos ambientais.

A ordem é promover um debate entre representantes do governo estadual, municipal, ambientalistas, urbanistas, surfistas e moradores, principalmente, do bairro Serviluz, mas também de toda a cidade, sobre o projeto. Essa será a segunda audiência pública que irá discutir o tema no Legislativo. A primeira aconteceu em setembro de 2009.


F - NKL :

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSnVpfvCYesyamreW63nniJRGd_b7Ujc68U8C_jF3a7CZW6pMYtWKr_rb5FLrZ8GMy3bsLTqCfIhCUH82gLDacElKn5lxxmxjPnNMuOIeh4zPKdsjETqQOEX71xprdBSNsUJ9FTsmfxVg/s320/Ciro+Gomes+4.jpg

O presidenciável do PSB e deputado federal Ciro Gomes encontra-se, nesta segunda-feira, em João Pessoa (PB), onde faz palestra duante o chamado “Encontrão das Oposições” político coodenado pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB). Do evento, participam também o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o senador Efraim Morais (DEM).

O encontro também conta com a presença do ex-senador Ney Suassuna, que após um hiato na política paraibana reaparece nesta reunião. Ciro ali está na condição de presidenciável que tenta abrir espaços para seu nome nesse Estado.

Ele prossegue assim seu roteiro de contatos pelo País, devendo estar em Brasília só nessa terça-feira. Ciro não viaja em avião de carreira.


F - NKL :

Número de mortos no Chile sobe para 723 :

Foto: AFP


Foto: AFP

Pelo menos 19 pessoas continuam desaparecidas após tremor de sábado.
Por intermédio da ONU, governo do país pediu ajuda internacional.

O número de mortos pelo terremoto e pelos tsunamis da madrugada de sábado no Chile subiu de 711 para 723, segundo o Escritório Nacional de Emergência do país. A maioria dos mortos, 544, está na região de Maule.

Também há 19 desaparecidos. Ainda não há notícias sobre brasileiros entre as vítimas.

Atingido por vários tremores secundários na casa da magnitude 5, o Chile tentava nesta segunda se recuperar após o tremor, que destruiu ou isolou povoados inteiros e obrigou o governo a colocar militares nas ruas para combater os saques. O governo do país recuou da posição inicial e apelou à ONU por ajuda internacional.


F - G1 :

Novo presidente. Ex-guerrilheiro José Mujica toma posse no Uruguai :

Diante do Congresso, ex-guerrilheiro prometeu cumprir Constituição.
Ele foi eleito em novembro passado com 52,3% dos votos.

O ex-guerrilheiro José Mujica tomou posse nesta segunda-feira (1º) como 52º presidente do Uruguai. Diante do Congresso, ele jurou cumprir a Constituição.

O esquerdista assumiu com a promessa de manter as políticas moderadas do atual governo, em uma cerimônia que contou com a presença de vários líderes estrangeiros e da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.


A posse foi marcada por gestos de solidariedade ao Chile, após o terremoto devastador que atingiu o país no fim de semana e deixou mais de 700 mortos, além de enormes danos materiais. A presidente do Chile, Michelle Bachelet, não compareceu.

Antes de assumir, Mujica encontrou-se com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e teve reunião com Hillary.

Foto: AFP
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, é recebida pelo presidente eleito do Uruguai, José Mujica, e por seu vice, Danilo Astori, nesta segunda-feira (1) em Montevidéu. (Foto: AFP)

Mujica, que foi membro da guerrilha urbana Tupanamaros e passou mais de uma década preso durante a ditadura que governou o Uruguai na década de 1970 até os anos 1980, ganhou as eleições de novembro com 52,3% dos votos, no segundo triunfo eleitoral consecutivo da esquerda no país.


Considerado um político mais radical que o presidente Tabaré Vázquez, Mujica moderou seu discurso durante a campanha e disse sentir-se mais próximo a governos como o do Brasil e do Chile do que do modelo socialista da Venezuela. Ele se comprometeu a manter políticas econômicas que permitiram ao Uruguai escapar da crise econômica mundial.


F - G1 :

Hora de pegar as malas. Por mais mercado, Azul aposta em voos a preço de ônibus :

Presidente da empresa ao G1 falou sobre os desafios do setor.
Pedro Janot diz que infraestrutura de aeroportos deve melhorar em breve.

A guerra de tarifas entre as companhias aéreas derrubou os preços das passagens e fez crescer em quase 20% a procura por voos domésticos no ano passado. A expectativa do setor é de que o número de passageiros dobre nos próximos cinco anos – e, para a Azul, parte desse crescimento deve vir da conquista dos brasileiros que hoje viajam de ônibus.

“São 100 milhões de viagens de ônibus por ano [no país]. Então nosso objetivo é capturar uma parte dessas pessoas para os nossos aviões”, afirmou em entrevista ao G1 o presidente da empresa, Pedro Janot. Para ganhar passageiros do ônibus, a empresa também aposta em preços semelhantes: “A ideia é manter [o preço] próximo ao ônibus”, disse o executivo.

Quase uma “estreante” no mercado nacional, a Azul – que começou a operar em 2008 – encerrou janeiro como a quarta maior companhia aérea do país, ultrapassando a concorrentes Ocean Air em participação de mercado. Ainda assim, sua fatia 4,99% do mercado é bem menor que a das duas grandes: TAM e Gol concentram, juntas, 83,83% da aviação doméstica.

Nos próximos anos, dois eventos devem movimentar esse mercado e trazer grandes desafios para o setor: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Parte importante desse desafio será adequar a deficitária infraestrura aeroportuária brasileira a um número bem maior de passageiros. Há hoje planos de obras para sete grandes aeroportos brasileiros – mas o cronograma de obras prevê que parte dos projetos será encerrada apenas em 2014.

Janot diz acreditar, no entanto, que o país terá capacidade de resposta e não terá do que se envergonhar diante dos milhares de turistas esperados por aqui: “[O setor aéreo] tem gargalos realmente sérios, seja de infraestrutura aeroportuária, seja de navegação aérea, seja de regulamentação. [Mas], no curto prazo, se a Infraero fosse capaz de responder às demandas, com baixo investimento e mais decisão você pode aliviar essa estrutura em uns 20%."

F - G1 :

Justiça é só morosidade em seis Estados. O Ceará escapa

http://www.guianet.com.br/ce/mapace.gif

“O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou o resultado final da Meta 2, desafio proposto ao Judiciário no início de 2009 de julgar todos os processos e recursos ajuizados até 2005. Dados da Meta 2 revelam que morosidade do Judiciário brasileiro está concentrada nos Tribunais de Justiça de seis Estados: Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

Desde o estabelecimento da Meta 2 do Judiciário, 2,72 milhões de processos anteriores a 31 de dezembro de 2005 foram julgados. Estendendo a meta até fevereiro de 2010, foram julgados 2,7 milhões de processos, o equivalente a 60,7% dos cerca de 4,5 milhões de processos pendentes. O número inicial de processos a serem vencidos para que se cumprisse a Meta 2, inicialmente era de cerca de 40 milhões.”


VEJAMOS : O Ceará conseguiu não fiar entre os morosos, mas, mesmo assim, foi recomendado a investir mais em melhoria de condições de trabalho para gerar celeridade.


F - NKL :


Deputado diz que Serra não tem como desistir de eleição :

http://parlatube.com.br/seyretfiles/localvideos/ParlaTube/_thumbs/11022009-DEP-RONALDO-CAIADO-GO_1.jpg

Ronaldo Caiado fala no Twitter que o pré-candidato do PSDB à Presidência "está na pista"

O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), ex-líder do partido na Câmara, disse nesta segunda-feira (1) no seu Twitter que o noticiário está em torno do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), “em velocidade para decolar". Serra é pré-candidato tucano à Presidência , mas ainda não se colocou oficialmente na disputa. Para Caiado, não “tem como mais desistir”.

Se frear, é acidente.

No final de semana, pesquisa Datafolha mostrou que a pré-candidata à presidência pelo PT e ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.atingiu 28% das intenções de voto e reduziu de 14 para quatro pontos percentuais a distância que a separava do seu principal rival, o governador José Serra.

Líderes do PSDB consideraram no último domingo (28) "natural" e "previsível" o crescimento das intenções de voto na petista.
Na avaliação dos tucanos, o bom desempenho da ministra é fruto da superexposição de sua candidatura, que foi lançada oficialmente pelo PT, a sua aparição ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no programa do partido no horário eleitoral gratuito de rádio e TV, além de sua presença constante em viagens para inaugurar obras pelo país.

F - NKL :

"Ficha Limpa precisa de pressão popular"

Relator do projeto que prevê inelegibilidade de candidatos condenados pela Justiça diz em entrevista a ÉPOCA que, sem a participação da população, a aprovação corre risco
José Antonio Lima
Agência Câmara

DEBATE
O deputado Índio da Costa (DEM-RJ), durante audiência pública sobre o Ficha Limpa na Câmara dos Deputados

Dois meses depois de receber um abaixo-assinado com 1,3 milhão de assinaturas que pede a inelegibilidade de condenados pela Justiça, a Câmara começou a avaliar o texto em fevereiro. Um grupo de trabalho foi criado para avaliar a proposta popular, bem como outros textos sobre o mesmo tema, e criar um projeto de lei definitivo.

A discussão está evoluindo por meio de audiências públicas realizadas na Câmara com a participação de diversos grupos, em especial do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que reúne 43 entidades e organizou a coleta das assinaturas. Nesta semana, o relator do projeto, o deputado federal Índio da Costa (DEM-RJ), deve apresentar um texto para ser votado no grupo de trabalho. Uma vez aprovado, seguirá para as mãos do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP).

Nesta entrevista a ÉPOCA, o deputado Índio da Costa descreve detalhes que estarão no texto final e diz que, para ser aprovado, o Ficha Limpa depende de forte pressão popular pois um acordo no Congresso parece improvável.

ÉPOCA – O que é preciso para que o projeto Ficha Limpa seja aprovado neste ano?
Índio da Costa
– O pressão popular é fundamental para aprovar o Ficha Limpa. Se não for a população, será muito difícil um acordo, tanto na Câmara quanto no Senado. O meu projeto é de 2008, mas há um de 1996, outro de 1993... São 13 propostas similares que preveem a proibição da candidatura para pessoas condenadas e que estão parados no Congresso.

ÉPOCA – O que impede a aprovação?
Índio da Costa
– Há um interesse de manter as coisas correndo frouxas. Tem muita gente, um percentual que nem é muito alto – mas eu diria que enquanto uma pessoa estiver fazendo isso já é muita gente – indo para o Congresso para se proteger de algum crime passado. Para não ser preso, o sujeito vai para a política para ter imunidade parlamentar. O projeto serviria como um filtro.

ÉPOCA – O projeto popular prevê que condenados em primeira instância não possam ser candidatos. Mas há uma possibilidade de o texto final determinar que ficarão inelegíveis os condenados em segunda instância. Qual o motivo da mudança?
Índio da Costa
– Muitas pessoas, como o presidente da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil], Ophir Cavalcante, defendem a inelegibilidade a partir de uma condenação em segunda instância porque na maior parte das primeiras instâncias não há órgão colegiado e a decisão é tomada por uma única pessoa. Eventualmente, todos podem errar, e você colocar a decisão nas mãos de um só magistrado pode tornar as coisas complicadas. Há uma outra ideia, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que está sendo estudada. Ela prevê que o candidato que tem uma condenação em primeira instância possa acelerar a ida desta ação para a segunda instância.

ÉPOCA – Então hoje a visão majoritária é de que a previsão de condenação em segunda instância é mais razoável?
Índio da Costa
– Do ponto de vista da aprovação do projeto certamente é. E do ponto de vista jurídico também. O presidente da OAB deu o seguinte exemplo: se for aprovada a condenação em primeira instância, é possível que um pré-candidato à Presidência da República seja condenado por uma besteira qualquer, por um juiz que não vai sofrer nenhuma penalidade. Três meses depois, o caso vai para o colegiado, que analisa com mais calma e diz que não havia nenhum problema. Fazer isso seria jogar a eleição para dentro do Judiciário, o que é muito ruim. É preciso tomar cuidado para não judicializarmos a política. Assim, a princípio, o projeto não vai falar em primeira ou segunda instância, mas sim de um órgão colegiado.


ÉPOCA – O senhor acha que essa mudança fazer com que a aprovação do Ficha Limpa perca o impacto diante da opinião pública?
Índio da Costa
– Não, porque até os movimentos sociais estão a favor. O [secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil] Dom Dimas disse que, na opinião dele, segunda instância é mais sólido, mais sério. Quando um deputado apresenta um projeto ele pode usar aquele recurso do “bode na sala”, de sugerir algo bem radical para que, com o processo legislativo, pequenos ajustes sejam feitos e o essencial continue valendo. Quando é um projeto popular, você pode colocar três bodes na sala.

ÉPOCA – O relatório final vai incluir a tipificação de crimes?
Índio da Costa
– O que se quer com o projeto é que uma pessoa que tem uma condenação vinculada a alguma questão pública ou moral, como envolvimento com milícias, narcotráfico, crime de abuso econômico, estupro, não possa se candidatar. Se a pessoa chegou ao poder de maneira torpe tem que ser penalizada, bem como as que tiveram comportamento condenado por todas as pessoas. Se a pessoa sofreu um acidente, derrubou um poste e não fez nenhuma vítima é uma coisa, mas se estava dirigindo bêbado e matou 15 pessoas, é outra. O projeto não foi feito para ‘jogar pedra na Geni’, mas para melhorar o processo político-democrático do país. Hoje há muita gente boa, muitos técnicos brilhantes que poderiam entrar na vida pública, mas acham que é o mundo da fantasia. O que não queremos aqui são bandidos.

ÉPOCA – O projeto pode valer para as eleições deste ano?
Índio da Costa
– Vamos votar a partir de agora e, se conseguirmos aprovar neste semestre, pretendo que comece a valer a partir de 2010. E é uma pena que não pode valer a partir de 2008. Eu tive uma reunião com o [presidente da Câmara] Michel Temer (PMDB-SP) e com o presidente da OAB, os dois são constitucionalistas e têm dúvida sobre a questão. Se for um projeto que mexe na legislação eleitoral não poderá valer para 2010 porque é preciso estar um ano em vigor. Se não for, pode valer e eu vou fazer de tudo para que comece a valer agora. Mas se só conseguirmos para 2012 será um grande avanço mesmo assim. O pior cenário é o projeto não ser aprovado.

ÉPOCA – Há uma percepção na população brasileira que muitos parlamentares legislam em causa própria. O senhor acha que a aprovação deste projeto vai melhorar a imagem do Congresso?
Índio da Costa
– A minha preocupação não é essa. Uma vez que o Ficha Limpa vire lei, o sujeito que quer entrar no Congresso para se proteger de algum crime passado não poderá mais fazer isso. Assim o Congresso vai melhorar e a opinião pública vai acompanhar tudo.

F - Época :

Colírio do Blog :


Ainda ñ comprei a minha !!!

Países da América Latina estão percebendo que precisam olhar mais para si, diz Lula :

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCRgxSIZY0Utg8hLA7xzZWO7O6vBCJkPxVTK73WYCATJsXZR8oeNSRIGRVZxA60YM6zYInLpOMNhBOZo7Tb1GHiOdP4Q0-fjF3qBk6ZcAWdaz6dWNO1ZtfvNeLXmcWAW1-08ub7FNmCB0/s400/mapa_amlat.gif

Ao comentar as visitas que fez a países da América Latina na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o giro contribuiu para uma integração mais forte da região.

"Antigamente esses países todos estavam olhando muito para os Estados Unidos e para a Europa. Agora, estamos percebendo que temos muitas coisas para fazer entre nós, muitos acertos, muito comércio e muita democracia para exercitar."

No programa semanal "Café com o Presidente", Lula destacou ainda a reunião entre Brasil e México. Segundo ele, ambos os países têm potencial para atingir uma balança comercial de US$ 20 bilhões e não apenas dos atuais US$ 7 bilhões.

"A cada país que visitamos, levamos um grupo de empresários e tudo isso vai criando condições de a gente aumentar a nossa relação comercial."

F - NKL :

Lula mantém viagem ao Chile na próxima semana :


http://g1.globo.com/Noticias/Politica/foto/0,,29598148-EX,00.jpg

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve viajar para o Chile na próxima quinta-feira (10), onde pretende ficar até sexta-feira (11). Lula participa da cerimônia de posse do presidente eleito chileno, Sebastián Piñera. A assessoria da Presidência da República informou que a viagem está mantida e só será cancelada, se houver um pedido ou orientação do governo chileno. O presidente ficará apenas em Santiago (capital) que foi parcialmente atingida pelo terremoto do último sábado (27).

Lula disse hoje (1º) no programa semanal de rádio Café com Presidente que o governo brasileiro se dispõe a ajudar o Chile no que for necessário. O presidente tentou conversar por telefone com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, mas não conseguiu por enquanto. Segundo Lula, o Chile é um país bem estruturado e capaz de vencer mais esse desafio.

Ontem (28), um grupo de 12 brasileiros – nove civis e três militares – chegaram a Brasília depois de serem trazidos do Chile em uma aeronave da Força Aérea Brasileiras (FAB). Os brasileiros afirmaram que a sensação causada pelos tremores que atingiram 8,8 pontos de magnitude matando pelo menos 711 pessoas é de pânico.

Lula havia confirmado presença na cerimônia de Piñera, que é o primeiro presidente eleito de centro-direita no Chile depois de 20 anos da esquerda no poder. Para o presidente Lula, a relação Brasil e Chile é histórica e deverá ser ampliada, segundo afirmações do ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, que esteve no começo do mês passado com Piñera.

No último sábado (27) houve um dos maiores terremos da história dos últimos 50 anos do Chile. Os abalos atingiram principalmente o Sul do país provocando mortes, desaparecidos e desabrigados, além da destruição de estradas e edifícios.”


F - NKL :

temporais. França declara 'desastre nacional' após 47 mortes :

http://www.abril.com.br/imagem/casas-redor-barro-blumenau-2g.jpg

Governo libera fundos para reconstrução de comunidades atingidas no oeste do país.

A França declarou como "desastre nacional" a forte tempestade que atingiu o país e outras nações europeias durante o fim de semana, deixando um rastro de morte e destruição.


O primeiro-ministro francês, François Fillon, disse que, com a decisão, o governo pode liberar fundos para a reconstrução de casas e outros prédios afetados.

Assista ao vídeo


"A prioridade agora é fazer com que todos os desabrigados fiquem em segurança, todas as pessoas que ainda estão sendo ameaçadas pelas águas, que seguem subindo", afirmou.


Muitos dos pelo menos 47 mortos franceses se afogaram enquanto dormiam, e sobreviventes tiveram que ser resgatados com helicópteros e botes.

Ventos fortes

Na manhã desta segunda-feira, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, visitou regiões da costa oeste do país.


O ministro do Interior, Brice Hortefeux, disse que quase 10 mil funcionários dos serviços de emergência estão trabalhando ainda nesta segunda-feira para tentar encontrar sobreviventes.


Em entrevista à rádio France-info, ele afirmou que o número de mortos vai aumentar "indubitavelmente" quando for realizada a busca casa a casa.


Acredita-se que pelo menos 30 pessoas estejam desaparecidas.


Mais de 1 milhão de casas estão sem eletricidade.


Nos principais aeroportos de Paris, centenas de voos foram cancelados. O sistema ferroviário francês está operando com atrasos.


A tempestade atlântica, batizada de Xynthia, chegou com chuvas torrenciais e ventos de até 147 km/h, e ainda deixou mortos em Portugal, Espanha, Bélgica e Alemanha.


A Suíça e a Holanda também foram atingidas.


Os serviços de meteorologia dizem que agora a tempestade está se dirigindo para a Dinamarca.


F - NKL :

Economia Balança comercial tem superávit de US$ 394 milhões em fevereiro :



Valor representa queda de 77,6% frente ao mesmo mês de 2009.
No bimestre, saldo comercial recuou 81,5%, para US$ 228 milhões.

A balança comercial brasileira registrou um superávit de US$ 394 milhões em todo mês de fevereiro, o que representa uma queda de 77,6% frente ao mesmo período do ano passado, quando o saldo positivo somou US$ 1,76 bilhão, informou nesta segunda-feira (1º) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

No primeiro bimestre de 2010, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, a balança comercial registrou um superávit de US$ 228 milhões, fruto de um déficit de US$ 166 milhões do mês de janeiro. O valor dos dois primeiros meses do ano representa uma redução de 81,5% frente ao saldo registrado em igual período do ano passado (US$ 1,23 bilhão).

O desempenho mais modesto da balança comercial, no início de 2010, é explicado pelo governo como fruto da economia aquecida e do dólar barato, que têm impulsionado as compras do exterior. Além disso, as vendas externas de produtos básicos também são tradicionalmente baixas nesta época do ano, pois os embarques da safra brasileira ainda não tiveram início.

Exportações e importações

Em fevereiro deste ano, as exportações brasileiras somaram US$ 12,19 bilhões, com média diária de US$ 677 milhões, enquanto as compras do exterior totalizaram US$ 11,8 bilhões, com média de US$ 655 milhões por dia útil.

Na comparação com janeiro deste ano, as exportações cresceram 19,9%, e as importações avançaram 14,3%. Já contra fevereiro do ano passado, as vendas ao exterior subiram 27,2%, enquanto as importações aumentaram 50,8%.

Previsões para 2010 e 2011
Em 2010, com um crescimento econômico acima de 5% e com dólar barato, as importações deverão crescer, segundo estimativa dos economistas, o que levará a balança comercial deverá sofrer nova deterioração.

Analistas de bancos esperam um saldo de US$ 10 bilhões para a balança comercial em 2010. Para 2011, a estimativa dos economistas é de um superávit comercial ainda menor, de US$ 2,8 bihões.

F - NKL :


EUA: droga pelo correio chega a destino errado :

Pacote com a droga estava avaliado em US$ 35 mil.
Ele foi enviado do Texas e tinha como destino outro endereço.

Chefe de polícia de Salisbury, Rodney Harris, com a droga. (Foto: Reprodução/Salisbury Post)

A norte-americana Sarah Howell Leach levou um susto quando recebeu uma encomenda pelo correio na semana passada. Ela pensava que era seu novo computador, mas, em vez do aparelho, encontrou 20,4 quilos de maconha dentro da caixa, segundo o jornal "Salisbury Post".

De acordo com Rodney Harris, chefe do Departamento de Polícia Salisbury, no estado da Carolina do Norte (EUA), a caixa com a droga, que estava avaliada em US$ 35 mil (cerca de R$ 64,2 mil), foi enviada de McAllen, no estado do Texas, e tinha como destino outro endereço.

Os policiais levaram a encomenda até o local de destino da droga e ficaram vigiando para ver se o destinatário iria buscá-lo, já que o endereço estava aparentemente vazio. Porém ninguém apareceu para pegar a maconha.

Segundo o jornal, a mulher recebeu naquele mesmo dia seu novo computador.


F - G1 :

Chile declara toque de recolher em cidades atingidas por tremor que matou 711 :

Parentes e bombeiros buscam por sobreviventes entre os escombros na cidade de Concepción

O governo do Chile enfrenta nesta segunda-feira o desafio de levar ajuda a milhares de desabrigados nas cidades costeiras devastadas pelo terremoto de magnitude 8,8 de sábado (27), seguido de tsunamis, que matou ao menos 711. Cerca de 10 mil militares foram alocados nas regiões mais atingidas e impuseram toque de recolher na noite deste domingo e madrugada desta segunda-feira para evitar roubos e saques a lojas.

O toque de recolher foi aplicado na região de Maule e na cidade de Concepcion, das 21h às 6h, onde centenas de pessoas saquearam lojas não apenas por comida e água, mas por eletrodomésticos e outros bens. Os roubos também ocorreram em partes da capital, Santiago.

F - NKL :

Sede do PCdoB de Fortaleza é arrombada :

pcdob

A sede municipal do PC doB, situada na esquina da rua Senador Pompeu com Meton de Alencar, situada no Centro de Fortaleza, amanheceu arrombada nesta segunda-feira.

Segundo o deputado estadual Lula Morais, que se encontra no local, nada foi levado, mas todas as janelas da sede foram quebradas com pedras de cerca de cinco quilos. O Partido decidiu fazer um boletim de oorrência no 34º Distrito Policial, informou para o Blog o deputado estadual Lula Morais.

Lula Morais espera que a polícia investigue o caso e defina se foi algum tipo de atentado ou vandalismo.


F - NKL:

Homem mata ex-companheira e depois comete suicídio em Alto Santo :

http://www.carcaranews.com/v2/images/stories/FOTOS_06/homicidio_thumbnail.jpg

Segundo o Comando do Policiamento do Interior (CPI), o agricultor chegou embriagado à casa da ex-mulher e começou uma discussão com a vítima

Em Alto Santo (Vale Jaguaribano), o agricultor Antônio Gomes da Silva, 37, matou a golpes de faca sua ex-companheira, Maria de Fátima Ferreira, 37, e depois cometeu o suicídio, na noite deste domingo, 28.

Segundo o Comando do Policiamento do Interior (CPI), o agricultor chegou embriagado à casa da ex-mulher e começou uma discussão com a vítima. A polícia admite a hipótese de crime passional.


F - NKL :

Mala direta – De Lúcio para Ciro :

lucioalcanta

O ex-governador Lúcio Alcântara escreve em seu Blog neste fim de semana: um tópico sobre Ciro Gomes. Bem interessante o questionamento que faz sobre tanta falação do presidenciável. Confira:

“O deputdo federla Ciro Gomes (PSB-SP? CE?) diz que há muita corrupção no governo federal. Mais, afirma já ter indicado a Lula os poleiros dos corruptos.

Continua dizendo que a aliança PT/PMDB é um roçado de mal feitos. Ceará incluso?

Toda acusação genérica, feita com frases de efeito, causa impacto. Depois, se esvazia como um balão furado quando não é seguida pelo anúncio de casos concretos.

Uma boa pergunta a ser feita ao deputado é sobre a reação de Lula quando ele apontou os casos de corrupção.

F - Eliomar :

O coronel Tasso é mesmo alternativa para vice de Serra :

tassojj

“A redução da vantagem de 14 para 4 pontos sobre a ministra Dilma Rousseff (PT), registrada pelo último Datafolha, reforça a pressão do PSDB sobre o governador José Serra para que manifeste o quanto antes sua candidatura à Presidência.

Os números amplificam o assédio ao governador de Minas, Aécio Neves, para que aceite ocupar a vice de Serra, mas estimulam um plano B saído do Nordeste -o senador Tasso Jereissati (CE)- para a chapa.
Para os tucanos, Tasso é alternativa adequada a Aécio. Vendo em Serra sua única chance de vitória, o comando do PSDB espera que o governador avise logo que é candidato.

No sábado, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que a escolha de Tasso atrairia votos no Nordeste -onde Dilma, que tinha 3 pontos de vantagem em dezembro, agora tem 14- e neutralizaria os ataques de Ciro Gomes. Em 2002, Tasso abriu uma ferida no PSDB ao apoiar Ciro Gomes (então no PPS) em vez de Serra para presidente. Na época, justificou que sua prioridade era o Ceará, onde PPS e PSDB se aliaram para eleger Lucio Alcântara ao governo.

Segundo a pesquisa publicada ontem pela Folha, Serra caiu de 37% para 32% com relação ao último levantamento, em dezembro. A candidata do PT cresceu de 23% para 28%. Ciro Gomes (12%) e Marina Silva (8%) ficaram estagnados. O vice-governador Alberto Goldman chamou de “heroico” o desempenho de Serra, enfatizando que o levantamento ocorreu depois do lançamento da candidatura de Dilma.

“É surpreendente, é heroico que Serra tenha mais de 30% depois da exposição de Dilma.” O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE), se vale do mesmo argumento. “Serra não tem campanha nem a exposição de Dilma. Foi o tempo deles. Haverá o nosso.”

Para o deputado Jutahy Magalhães, Serra voltará a crescer a partir do lançamento de sua candidatura. “Este período, até abril, é o mais difícil”, admitiu. Mas, a um mês do prazo fatal para o anúncio de sua candidatura, Serra expõe a aliados angústia acerca de sua decisão.

Ao mesmo tempo em que atua como candidato -patrocinando alianças estaduais e avalizando a montagem de uma estrutura de pré-campanha-, consulta conselheiros sobre a conveniência de abrir mão das chances de reeleição para concorrer à Presidência. De um colaborador, ouviu que é preferível tentar a reeleição. Pela lei, Serra tem até 3 de abril para se afastar do governo para concorrer a outro cargo eletivo que não a reeleição.

No ano passado, Serra pediu ao PSDB suporte eleitoral nos Estados como condição para uma vitória em outubro. Mas, até hoje, o partido não definiu candidatos nem onde estão os seus principais líderes, como Ceará e Amazonas.

E sinais -como o fato de o deputado Ciro Gomes e Dilma terem sido convidados para a comemoração, organizada pelo governo mineiro, do centenário de Tancredo Neves, quinta-feira, em Belo Horizonte- só alimentam essa insegurança.

Enquanto o PT sacrifica seus candidatos em nome de uma aliança com o PMDB, a governadora Yeda Crusius não desiste da reeleição por um acordo com o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB).

Além da fragilidade dos palanques, Serra não esconde sua preocupação com a comunicação do partido. Com menor tempo na TV, ele não vê como o PSDB pode blindá-lo de boatos disseminados pelos petistas.
Outro alvo de apreensão é o risco de explosão de gastos do governo federal no próximo mandato. No PSDB, há quem defenda como ideal que Dilma assuma a conta para que o tucanato volte ao poder em 2014.”

F - Folha :

Pimentel já admite Senado e diz que Ciro está “muito estressado” :

pimentellm

O ministro José Pimetel (PT) afirmou, nesta segunda-feira, que vai seguir a determinação que seu partido recomendar no que diz respeito a uma candidatura nas próximas eleições. Essa foi sua reação ao ser indagado se poderia disputar uma cadeira de senador, dentro do objetivo dos petistas de ampliarem sua participação no processo eleitoral, mantendo também o direito de indicar o vice do governador Cid Gomes (PSB). “Eu sou um militante do partido e o que determinar eu acato”, avisou.

José Pimentel confirmou que no dia 2 de abril próximo – data final para desincompatizações, deixará o ministério e que, em princípio, reassumirá a cadeira de deputado federal, no que poderia tentar um quinto mandato. Quanto a disputar o Senado, como querem setores do partido como a prefeita Luizianne Lins e parlamentares federais como Eudes Xavier e José Nobre Guimarães, ele reiterou que essa decisão ficará com o partido.

Sobre a crítica do deputado federal e presidenciável Ciro Gomes (PSB) de que o PT “não está com essa bola toda” para reivindicar a vice e uma vaga de senador, o ministro ironizou: “Eu tenho o maior respeito pelo deputado Ciro Gomes, mas ele está muito tensionado, muito estressado por conta desse processo nacional e cabe a nós relevermos”.

Pimentel avaliou que as críticas de Ciro não causarão prejuízos à aliança no Estado entre o PT e o PSB do governador Cid Gomes. “O Partido dos Trabalhadores tem muita maturidade pra saber o que quer. Já recebemos outras palavras bastante ásperas iguais a essas em épocas anteriores e o partido continua tranquilo. É só ver as matérias da imprensa de 2002 pra ter uma idéia como era que o PT era tratado.”

José Pimentel reiterou que o partido considera ” importante” para a estratégia política em torno da presidenciável Dilma Roussef que o PT faça o maior número de senadores. ”O Senado Federal precisa melhorar e não basta apenas ficar criticando. É preciso que cada partido apresente quadros políticos para fazer essa mudança”, acentuou.

Ele lembrou também que a renovação no Senado é necessária e reivindicada pela população: “Basta ver o vexame que o Senado passou em 2009, as justas críticas que a sociedade fez. Ele é composto de pessoas e cabe a nós do PT dar contribuição para melhorar”.

O ministro encontra-se, nesta segunda-feira, em Teresina. Ali, dá palestra sobre aposentadoria rural dentro de encontro promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Deve retornar nas próximas horas para Fortaleza pois, como disse, quer acompanhar a eelição para escolha da nova executiva estadual petista que tem como presidente a prefeita Luizainne Lins.



F - Eliomar :

Deputada distrital diz que dinheiro colocado na bolsa veio de Roriz :

http://www.blogdapaola.com.br/wp-content/uploads/2009/05/eurides-2-300x283.jpg

Eurides Brito (PMDB-DF) nega possibilidade de renúncia.
Ex-governador do DF afirma que versão é 'fantasiosa'.

Em texto publicado na noite deste sábado (27) em seu blog, a deputada distrital Eurides Brito (PMDB) diz que o dinheiro que colocou na bolsa em um vídeo gravado pelo ex-secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal Durval Barbosa em 2006 tinha como origem o ex-governador Joaquim Roriz (PSC). O vídeo é um dos muitos que foram divulgados do escândalo do mensalão do DEM de Brasília. Por meio de sua assessoria, Roriz nega que tenha mandado entregar dinheiro a Eurides e chama a acusação de “fantasiosa”.

O escândalo do mensalão do DEM de Brasília começou no dia 27 de novembro de 2009, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa de Pandora. No inquérito, o governador José Roberto Arruda, preso atualmente na Superintendência da PF em Brasília, é apontado como o comandante de um esquema de distribuição de propina a deputados distritais e aliados. Eurides responde na Câmara Legislativa a um processo por quebra de decoro parlamentar e nega a possibilidade de renúncia.

Segundo o blog da deputada, o texto faz parte de um “bate-papo” que ela teve com uma repórter de um jornal local de Brasília. No meio da conversa, a deputada revela sua versão sobre o vídeo.

Eurides conta que procurou Roriz no primeiro semestre de 2006 cobrando do ex-governador uma posição sobre sua sucessão. Naquele momento, a base aliada de Roriz se dividia entre o apoio a Arruda e Maria Abadia (PSDB), que assumiu o posto de Roriz quando ele se desincompatibilizou para disputar o Senado.

A deputada conta que após algumas conversas, e sem ter uma posição definitiva do ex-governador, disse a ele que precisava organizar sua campanha e teria acertado com Roriz a realização de alguns encontros com “lideranças” que seriam de sua base eleitoral. Segundo a deputada, ficou acertado que nestas conversas ela pediria votos para a candidatura de Roriz ao Senado e deixaria em aberto a escolha do candidato ao governo.

Eurides afirma ter realizado 12 destes encontros entre maio e junho de 2006. As reuniões, de acordo com a deputada, tiveram aspectos de confraternização, como café da manhã, almoço ou jantar. Ela disse ter combinado que Roriz arcaria com essas despesas.

“Eu não poderia fazer isso sozinha e ele me falou para fazer, pois ele arcaria com as despesas. Entre maio e junho fiz 12 reuniões. Tenho endereços e nomes dos líderes que organizaram as reuniões e vou apresentá-las como testemunhas”, diz ela no texto publicado no blog.

A deputada diz que o pagamento não foi feito por Roriz de maneira imediata. Somente em uma conversa futura ela “cobrou” o ex-governador pela falta de pagamento quando este lhe pediu ajuda para a campanha ao Senado em seu material de campanha.

“Ele me disse para não me esquecer de colocar o seu nome. Daí o lembrei que ele não havia pagado ainda o dinheiro das reuniões de esclarecimento das candidaturas ao governo. E que estava me fazendo falta. Ele brincou dizendo que a culpa era minha por não ter lembrado a ele e afirmou que no dia seguinte me pagaria. No dia seguinte, ele mandou me dizer para eu passar no Durval e eu passei e recebi. Todos viram eu entrando no gabinete do Durval e depois voltando para fechar a porta”, afirma a deputada.

Eurides afirma ainda que poderá chamar o ex-governador como sua testemunha no processo de cassação a que responde. “Se necessário, sim. Não só ele como as pessoas organizadoras do evento. Creio que ninguém se furtaria”.

Por meio de sua assessoria, o ex-governador do Distrito Federal afirmou que a acusação é “fantasiosa”. Roriz diz ainda que não acreditava que Eurides apresentasse uma “versão tão farsante”.

Renúncia


No texto publicado no blog da deputada, ela nega a possibilidade de renúncia para escapar da cassação de mandato e poder disputar a eleição em outubro.

“Se eu renunciar, pensando em concorrer a uma eleição, estarei traindo a mim, a minha história. A minha honra é mais importante do que qualquer coisa. Ela não tem preço. Meus netos são jovens, frequentam universidades, um ainda está no início do ensino fundamental. Eles sempre serão questionados e precisam saber a verdadeira história. Se for cassada, eles terão as duas versões, mas não terão uma avó covarde”, diz Eurides.

Ela nega que tenha recebido qualquer tipo de propina durante sua carreira política. “Existem duas coisas que as pessoas não fazem comigo graças a Deus: ninguém fala palavrão na minha frente e nunca ninguém apareceu para tentar me subornar. Por isso, posso ir a qualquer lugar e dizer sem medo que, se aparecer algum empresário dizendo que me pediu para apresentar projeto, eu o levarei imediatamente à Justiça”.

F - G1 :

Tsunami destrói ilha chilena :

Destroços bóiam no mar


F - G1 :

Chile convoca Exército para conter onda de saques :

Número de mortos no terremoto passa de 708 para 711.

Leo La Valle/Efe


Veja mais fotos do terremoto chilenoSoldados chilenos patrulam a cidade de Concepción

O Governo do Chile enviou neste domingo (28) 10.000 soldados do Exército para as regiões de Maule e Biobio, com a missão de conter os saques aos supermercados após o terremoto que atingiu o país na madrugada do último sábado (27).

Um novo número de mortos foi divulgado no fim da noite deste domingo. Passou de 708 para 711. As autoridades do país informaram que novos corpos devem ser encontrados com o avanço das equipes de resgate a regiões ainda não alcançadas.

Um desses lugares é a aldeia de pescadores Dichato, que fica próximo ao epicentro do terremoto. Testemunhas informam que o local, com cerca de 7.000 habitantes, foi totalmente devastada por ondas gigantes.

- Mais de 75% da aldeia foi destruída, está em ruínas, relatou David Merino, que mora na área devastada.


A presidente Michelle Bachelet decretou neste domingo o "estado de exceção de catástrofe" para as zonas de Maule e Biobio, por 30 dias, para "garantir a ordem pública e acelerar a entrega de ajuda".

Bachelet também determinou a distribuição gratuita de alimentos e gêneros de primeira necessidade à população nas zonas devastadas, onde tem ocorrido saques a supermercados.

A polícia agiu neste domingo para evitar saques em Concepción, incluindo ao supermercado Líder, em pleno centro da cidade. A TV estatal exibiu imagens de policiais utilizando jatos d'água para dispersar centenas de pessoas que tentavam saquear o supermercado.

Em Concepción, o comércio não funciona desde o terremoto, e a população começa a sentir os efeitos do desabastecimento de água e alimentos. Segundo a prefeita da cidade, Jacqueline Van Rysselberghe, "se não conseguirmos resolver hoje (domingo) o problema da comida, teremos uma situação muito complicada".

F - R7 :

Vantagem de Serra sobre Dilma baixa para 4 pontos :

.

Pesquisa Datafolha mostra que a pré-candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, atingiu 28% das intenções de voto e reduziu de 14 para 4 pontos percentuais a distância que a separa do principal rival, José Serra (PSDB), que tem 32%.

A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos --ou seja, só haveria empate técnico, em 30%, na hipótese de o tucano estar no limite mínimo, e a petista, no máximo.

O crescimento da ministra da Casa Civil foi verificado em todos os cenários do levantamento. A pesquisa mostra estagnação nos índices de Ciro Gomes (PSB) e de Marina Silva (PV).

F - NKL :

CHARGE :

Charge

Ônibus tomba na Zona Norte e deixa 13 feridos :

http://oglobo.globo.com/fotos/2007/04/16/16_MHG_pais_onibus16c.jpg

Um ônibus da Expresso Guanabara (placas HYM – 5716) envolveu-se em acidente por volta das 3 horas da madrugada desta segunda-feira na Zona Norte do Ceará. O ônibus tentou ultrapassar um outro veículo que estava no acostamento da BR-222, mas acabou descendo o aterro e tombando.

O ônibus fazia a linha Camocim-Fortaleza e o acidente ocorreu a cerca de 20 quilòmetros de Sobral (Zona Norte0), segundo a Polícia Rodoviária Estadual.

Dos 35 passageiros, 13 sairam com escoriações e foram levados para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

F - NKL :

G1 presencia saques na capital do Chile :

Situação na periferia é diferente do centro da cidade.
G1 presenciou roubo de mercadorias em mercado de Quilicura.

Moradores de Santiago tentam saquear mercado (Foto: Giovana Sanchez/G1)

A aparente calma que pode ser vista nas ruas do centro de Santiago do Chile - que têm energia, ônibus circulando e não sofreu grandes estragos - muda bastante quando se toma a rota da periferia da cidade, dois dias após o forte terremoto que abalou o país. Bairros afastados como Pudahuel e Quilicura estão sem energia, concentram entulho e agrupam dezenas de desabrigados acampados em praças.

Mas, em ambos os locais é possível ver tentativas e saques e filas em mercearias e farmácias. Numa volta de cerca de três horas pela cidade na noite deste domingo (28), a reportagem do G1 presenciou um roubo ao supermercado Ekono de Quilicura. As pessoas corriam com sacos de mantimentos nas mãos quando a polícia chegou e bloqueou a rua, gerando confusão e correria.

Na avenida Americo Vespucio, na região de Pudahuel, dois elevados cederam e levaram carros na hora do tremor. Apesar da quantidade de desvios manejada pela polícia, o trânsito está tranquilo.

F - G1 :

Prazo para declarar Imposto de Renda 2010 começa hoje :

Veja as principais regras e mudanças na declaração deste ano.
Período de declaração se estende até o dia 30 de abril.

O prazo para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2010, ano-base 2009, começa nesta segunda-feira (1º), a partir das 8h, horário em que a Receita Federal vai liberar o programa de computador para a declaração na internet.

O prazo de entrega se estende até o dia 30 de abril. Quem perder o prazo está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74.

A declaração poderá ser enviada pela internet, disquete (nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal) ou em formulário (nas agências e lojas franqueadas dos Correios). Neste último caso, o custo é de R$ 5, a ser pago pelo contribuinte.


Obrigatoriedade

Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 17.215,08 em 2009.

Também estão obrigados a apresentar o documento os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte cuja soma foi superior a R$ 40 mil no ano passado.

Quem obteve, em qualquer mês de 2009, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores e de mercadorias, também está obrigado a acertar as contas do Leão.

A regra para obrigatoriedade de declarar o IR por conta da posse de bens mudou em 2010: antes, a obrigação era para quem tinha bens ou direitos acima de R$ 80 mil; agora, o limite subiu para pelo menos R$ 300 mil.

A declaração também deve ser feita por aqueles contribuintes que passaram à condição de residente no Brasil, em qualquer mês do ano passado, e nesta condição se encontravam em 31 de dezembro.

Entre os que exercem atividade rural, é obrigatória a entrega da declaração de IR 2010 para quem teve, em 2009, receita bruta em valor superior a R$ 86.075,40 oriunda de atividade rural.

Para mais detalhes sobre a declaração do IR, veja o infográfico acima.


F - G1 :