¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quinta-feira, 25 de março de 2010

Nos Jogos Sul-Americanos de Medelin, atleta do Ceará conquista prata :

thaismoura
Thais e o abraço dos pais no desembarque.


A atleta Tháis Moura (18) desembarcou, nesta tarde de quinta-feira, em Fortaleza trazendo no peito a medalha de prata, conquistada na modalidade tiro esportivo, durante os IX Jogos Sul-Americanos de Medelin (Colômbia), que se estendem até o próximo dia 30. Ela conquistou a medalha por equipe.
“É uma emoção muito grande. A gente treina muito, sacrifica até namoro (está sem ningué), mas compensa. Vale o sacrifício”, disse, ainda no Aeroporto Internacional Pinto Martins, a atleta, que ganhou abraço e beijos dos seus pais, Célia Leite e Geraldo Eustáquio Moura.
Thais contou que essa medalha é mais uma que conquista em eventos internacionais. Em 2007, ela participou dos Jogos Sul-Americanos de Buenos Aires (Argentina), de onde trouxe duas medalhas de ouro: uma em tiro esportivo e outro em tiro de pistola de ar comprimido em 10 metros. Também esteve no Chile, em 2008, de onde trouxe prata. Ano passado, contou, foi ao Mundial de Tiro na Alemanha, mas não trouxe medalha. “A experiência foi boa!”, acentuou.
Embora tenha nascido em Minas, ela conta que veio para Fortaleza ainda criança e que  se sente “cearense de coração”. Thais treina na Academia Skipper, mas sempre viaja para o Rio, onde aprimora o tiro com apoio do Comitê Olímpico Basileiiro. “Ainda sou jovem e quero ir muito mais além. Tenho que me aprimorar”, avisou a atleta.

F - NKL :

Em evento com Serra, Lula lembra dia em que perdeu dedo :

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula em cerimônia na cidade de Osasco (SP), nesta quinta-feira (25).

‘Podia ter deixado o cotó para eu poder coçar o nariz’, afirmou.
Presidente entregou ambulâncias em cidade do interior de São Paulo.

O presidente Luiz Inácio Lula Silva lembrou nesta quinta-feira (25), durante cerimônia de entrega de 650 ambulâncias em Tatuí (SP), o dia em que teve o dedo amputado e brincou com o fato. “Eu era um peão. Cheguei ao hospital com o macacão fedendo a graxa às 3h da manhã. O médico olhou para minha cara e disse: ‘Pra que esse peãozinho quer esse dedo? Vou logo tirar’. E tirou o cotozinho. Podia ter deixado o cotó para eu poder coçar o nariz”, afirmou, arrancando risos da plateia.

O presidente disse que, se o acidente tivesse acontecido hoje, não teria perdido o dedo. “Até faria um implante. Colocaria um dedo maior do que esse”, brincou.


  • Aspas Eu era um peão. Cheguei ao hospital com o macacão fedendo a graxa às 3h da manhã. O médico olhou para minha cara e disse: ‘Pra que esse peãozinho quer esse dedo? Vou logo tirar’. E tirou o cotozinho. Podia ter deixado o cotó para eu poder coçar o nariz"
Lula disse que se considera um portador de deficiência e contou que, apesar de lidar bem com o assunto, teve, por muito tempo, vergonha da mão. Ele disse que, quando entrava em um ônibus, por exemplo, colocava a mão no bolso ou enrolada numa toalha para que ninguém visse.

“Tinha dificuldade quando ia lavar o rosto. Eu colocava a mão assim [como se unisse as duas mãos próximas ao rosto] e, antes da água chegar ao rosto, ela caía”, afirmou.

Estavam presentes na cerimônia a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), além de outros representantes do governo.

F - G1 :

Aniversário de Padre Cícero atrai romeiros e esportistas :

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Na missa, realizada ontem pela manhã, mais de duas mil pessoas celebraram o aniversário do Padim. Antes, às 5 horas, houve uma salva de fogos para acordar a cidade
Clique para Ampliar
A CORRIDA PADRE Cícero, já tradicional, teve a largada da Avenida Duque de Caxias, localizada no Crato

 As comemorações foram iniciadas com a abertura de uma exposição de fotos do Padim

Juazeiro do Norte. Uma missa em comemoração aos 166 anos do Padre Cícero foi celebrada no início da manhã de ontem, na praça da Capela do Socorro, onde estão depositados os restos mortais do sacerdote. Uma salva de fogos, às 5 horas, acordou a cidade para o aniversário do seu fundador. Mais de duas mil pessoas participaram da celebração, caracterizada pela presença de juazeirenses.

As comemorações foram iniciadas com abertura de Exposição, no Memorial Padre Cícero, no último dia 18. No Crato, milhares de jovens e adultos, de várias categorias, se preparavam, às 8 horas, para a XVIII Corrida Padre Cícero, em direção ao Juazeiro.

Show pirotécnico

À meia-noite houve show pirotécnico e canto de parabéns. Foi realizada no Socorro, a tradicional seresta e o corte do bolo comunitário, coordenado pela Mãe Cicinha, além da distribuição do "Caldo da Nair". Os 22 anos da festa, contou com a presença de 30 atrações de artistas locais.

No fim da tarde, foi realizada a procissão das flores, saindo da Sociedade Padre Cícero. A homenagem acontece todos os anos, na data de aniversário do sacerdote. Este ano, o apelo dos organizadores foi que, além das flores, os participantes levassem, também, imagens e fotos do Padre Cícero.

A 465 dias da festa do centenário da cidade, as festividades este ano tiveram como tema "Rumo do Centenário".

O relógio remissivo foi afixado na Praça Padre Cícero, na esquina do cruzamento entre as ruas São Pedro e São Francisco, com direito a inauguração, no início da noite do último dia 23. Uma forma, conforme o secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, da população também acompanhar o momento da grande festa.

Nele, além dos números digitais, está uma espécie de urna conjugada no totem para que as pessoas possam depositar seu recado ou mensagem a serem divulgados por ocasião do Centenário. O relógio foi feito pelo técnico barbalhense, Gessimar Soares Mota, que ganhou elogios do secretário de Turismo e Romarias, a exemplo da arquiteta Gisele Nunes, responsável pelo projeto, bem como as obras estruturantes do Complexo do Centenário.

Corrida

A Corrida Padre Cícero é hoje um dos grandes eventos esportivos da região, envolvendo a participação de mais de 1.500 atletas de 15 estados. O evento é uma realização da Secretaria de Esportes, com apoio do Sistema Verdes Mares. A largada aconteceu da Avenida Duque de Caxias, no Crato, com a participação dos homens. No contorno da Petrobras, no Bairro Muriti, foi a vez das mulheres. A categoria infanto-juvenil saiu do Ginásio Poliesportivo, em Juazeiro do Norte. Também houve a participação dos portadores de necessidades especiais. Foram entregues medalhas aos participantes que chegaram a completar o percurso e distribuídos R$ 20 mil em prêmios.

Os vencedores este ano das categorias masculino e feminino, respectivamente, foram Adelson Alves Rodrigues, de 28 anos, da cidade de Barão Grajaú (MA), e Ednalva Laureando da Silva, de 33 anos, de Campina Grande (PB). Ambos receberam como prêmio R$ 1.200,00.

Após a missa, pela manhã, celebrada pelo padre Paulo Lemos, administrador da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, a multidão cantou os parabéns para o Padre Cícero. Grupos de tradição popular se revezaram na Praça do Socorro.

O aniversário, mesmo não tendo a tradição das grandes romarias de Juazeiro, reúne pessoas em torno da alegria da comemoração, que acontece desde o período que Padre Cícero, ainda em vida, realizava a festa em sua residência.

F - DN :

Ibicuitinga-Ce: Operação policial prende motos roubadas e armas :


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
De acordo com a Polícia, no Município de Ibicuitinga (distante 189Km de Fortaleza) nove pessoas foram detidas e 31 motocicletas com placas clonadas apreendidas, além de três revólveres municiados.

A operação no Município, comandada pelo delegado Luciano Barreto, titular da Delegacia Regional de Russas, foi desencadeada a partir de uma investigação de um homicídio ocorrido no último dia 21, naquela cidade. Além da execução, os policiais descobriram que o grupo estava envolvido com assaltos e crimes de estelionato.

Parte das 31 motos apreendidas foi encontrada com alguns dos acusados. O restante estava em poder de moradores, que compravam os veículos sem saber que os mesmos estavam com placas clonadas.

A polícia vai investigar agora como as motos chegaram até a cidade de Ibicuitinga e as ramificações da quadrilha aqui na capital. A polícia pede que os donos de motos em todo o Ceará verifiquem se não estão na lista.

O delegado Luciano Barreto pede que os proprietários das motos informadas entrem em contato com a Delegacia Regional de Russas através do telefone: (88) 3411.8567 para marcar um dia para serem ouvidas.

Confira rlação das Motos clonadas apreendidas:
Modelo / Cor / Placa

Moto Titan 125 Vermelha/ HVX 9945
Moto Titan 125 Azul/ HWH 0232
Moto Titan 125 Vermelha/ HXN 7179
Moto Titan 125 Verde/ MVJ 6871
Moto Titan 125 Preto/ HVG 8372
Moto Titan 125 Vermelho/ HXP 1239
Moto Titan 125 Prata/ HXC 1059
Moto Titan 125 Azul/ HVT 5031
Moto Titan 125 Verde/ HXB 5483
Moto Titan 125 Azul/ HXA 6836
Moto Titan 125 Prata/ HWR 0596
Moto Titan 125 Azul/ HXA 8106
Moto Titan 125 Verde/ Hyn 0941
Moto Fan 125 Preta/ HYG 4213
Moto Fan 125 Prata/ HYM 9887
Moto Fan 125 Vermelha/ HWI 2304
Moto Fan 125 Vermelha/ HWZ 4323
Moto Fan 125 Preta/ HXM 5193
Moto Fan 125 Preta/ HXR 1966
Moto Fan 125 Preta/ HWV 9606
Moto Fan 125 Preta/ HXN 3656
Moto Fan 125 Preta/ HXY 9422
Moto Fan 125 Preta/ HWX 9465
Moto Fan Preta/ HYK 9813
Moto Fan 125 Preta/ HYP 2607
XL 125 Branca/ HUZ 4630
YBR 125/ HYB 8215
Moto Broz Azul/ HWH 3659
Moto Broz Vermelha/ HXM 7882

FORTALEZA-CE: carro tenta fazer ultrapassagem perigosa e colide em carreta :


 
Um acidente chamou a atenção no Anel Viário, em um trecho da BR-116 em Fortaleza, durante a noite desta quarta-feira (24). O motorista do veículo Polo tentou ultrapassar três carros de uma vez e acabou batendo em uma carreta que vinha no sentido contrário. Apesar da gravidade do acidente, ninguém morreu.
De acordo com o motorista do caminhão, Carlos Alberto, o acidente só não foi mais grave porque ele conseguiu colocar a carreta no acostamento, evitando, desta forma, um choque frontal.

SOBRAL-CE: ALUNO É BALEADO DENTRO DA SALA DE AULA :


 
ESTUDANTE BALEADO DENTRO DO COLEGIO ANTENOR NASPOLINI
Na noite desta quarta-feira, 24/03/2010, o colégio Antenor Naspolini ,foi palco de uma saraivada de balas, um individuo de agnome Rafael, armado com um revólver, invadiu a sala de aula do colégio e efetuou vários disparos no estudante, Alan Ferreira de Sousa, 15 anos,residente no Bairro Dom José.
A PM informou que o adolescente, estava na sala de aula, quando foi alvejado na clavícula, e altura do peito esquerdo, após a prática do delito, o acusado fugiu e não foi localizado pela policia militar, diligencias foram realizadas, mas o meliante não foi localizado.
O estudante foi atendido na Santa Casa de Sobral e não corre risco de morte. De acordo com testemunhas, tudo aconteceu devido uma rixa entre a vitima e um colega de classe de agonme Rafael, eles discutiram um dia anterior na praça, ontem, antes do inicio da aula os dois discutiram novamente, o acusado foi em casa apanhou uma arma e chegou no colégio e efetuou vários disparos e depois fugiu para um local ignorado.
 O caso deve ser investigado pela policia civil de Sobral. No momento do tiroteio houve pânico e desespero por parte de professores e alunos do estabelecimento de ensino.

Ritmo do desmatamento mundial retrocede pela primeira vez em 10 anos :

  http://www.blogdotamandua.com.br/images/fotos/noticias/full/1269541309.jpg

O ritmo do desmatamento, fundamentalmente a conversão de florestas tropicais em terras agrícolas, retrocedeu pela primeira vez nos últimos 10 anos no mundo, mas alguns países mantêm taxas alarmantes, sobretudo na África e América do Sul, anunciou a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Um dos dados mais importantes do estudo é o de que o Brasil, com uma superfície de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, grande parte deles cobertos pela floresta amazônica, perdeu uma média de 2,6 milhões de hectares de floresta anuais nos últimos 10 anos, contra 2,9 milhões de hectares nos anos 90.

"Pela primeira vez, estamos em condições de demonstrar que a taxa mundial de desmatamento registrou uma regressão graças aos esforços mobilizados de forma coordenada", declarou Eduardo Rojas, subdiretor geral da FAO, ao apresentar à imprensa a "Avaliação dos Recursos Florestais Mundiais 2010", um relatório quinquenal.

F - NKL :

Patrícia Saboya discute temas sociais, ambientais e de segurança em Bangkok :

Patrícia é representante latino-americana

Patrícia é representante latino-americana
A senadora Patrícia Saboya (PDT) seguiu para Bangkok, na Tailândia (sudeste asiático), onde participa no próximo sábado (27) da 15ª Reunião de Mulheres Parlamentares. O evento se estende até a próxima quinta-feira (1) e discutirá temas como a violência contra mulheres detentas, democracia e direitos humanos, responsabilidade compartilhada na luta mundial contra o crime organizado, como ainda a preservação dos oceanos. Os debates serão abertos pela princesa Bajrakitiyabha, no Centro de Conferências da capital tailandesa. Patrícia Saboya foi convidada para a reunião como representante latino-americana.

F - NKL :

Ex-presidente do PSDB de Fortaleza quer reeleição de Cid Gomes :

taniaa


A ex-presidente do PSDB de Fortaleza, Tânia Gurgel, está em Brasília participando de reunião do PSDB Mulher. O objetivo é mobilizar as mulheres da legenda de olho na disputa eleitoral.
Tânia Gurgel confirmou que vai disputar mandato de deputada estadual e foi mais além. Voz sempre contrária à ideia de o partido não a´presentar candidato ao Governo, aquietou-se.
Ela agora aprova o apoio à reeleição do governador, lamentando que o partido não tenha mais tempo hábil para encontrar um nome em condições de entrar no embate. “Não é por falta de nome, mas é porque o PSDB perdeu tempo nesse processo”, explica Tânia Gurgel.

F - NKL :

Tem coisa mais difícil do que o desapego? :

. 

Tem coisa mais difícil do que o desapego? O sentimento de ter, de possuir coisas é muito gostoso... Mas você já experimentou se desapegar? A gente sofre pra se livrar de roupas, de sapatos. Passa anos olhando para aquele vestido no armário, achando que, um dia, vai surgir um evento.

É, pode até ser... Mas enquanto a festa não acontece, porque não deixar as coisas fluírem?
Dá o vestido pra alguém, vende, sei lá. Quando chegar a festa, um novo vestido vai te deixar mais bonita ainda.

Olhe em volta e veja quantas coisas você possui hoje e não usa... Ou há anos nem vê.
Sabe aquelas caixas fechadas que a gente só lembra que tem quando se muda?

O desapego "ventila" a vida e abre espaço pra coisas novas. Limpar armários, prateleiras e gavetas dão mais leveza pra casa e pra cabeça da gente...

O mesmo acontece com o amor. Às vezes a gente está envolvida numa relação com o namorado, o marido e até o amigo. Aí a gente fica achando que está tudo pesado, que a troca não está sendo justa. Ou que o outro fica longe demais, dá menos do que a gente espera... Enfim, você descobre que merece mais, que quer mais de um amor. Aí bate aquele medão de deixar ele ir embora. É verdade: a gente se apega até aos amores errados.

Às vezes a gente nem ama mais, mas tem pena de se desapegar daquilo que sentiu um dia.
Aí é só tomar coragem, deixar o amor errado ir e esperar.

Acredite: Outros amores virão, mais leves, mais bonitos, mais parecidos com você. Não tenha medo de fazer uma faxina na sua casa e no seu coração de vez em quando. Não dizem que deus, quando esvazia as mãos da gente, é pra poder encher de novo?

Pensa nisso...

F - NKL :

Desemprego sobe pelo segundo mês seguido e vai a 7,4%, mostra IBGE :

 
A taxa de desemprego média no Brasil em fevereiro foi de 7,4%, acelerando frente aos 7,2% registrados em janeiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Trata-se do menor índice para o mês desde o início da série histórica, iniciada em março de 2002.

Na comparação com fevereiro de 2009, por sua vez, a taxa recuou 1,1 ponto percentual -- naquele mês, estava em 8,5%.

A população ocupada média em fevereiro foi de 21,7 milhões de trabalhadores, com leve expansão de 0,3% ante janeiro (63 mil vagas a mais) . Na comparação com fevereiro de 2009, houve incremento de 3,5%, o que representa acréscimo de 725 mil postos.

O IBGE mede a situação do mercado de trabalho nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre. 
 
F - Tamanduar :

Confusão em trem deixa uma pessoa ferida, dizem bombeiros :

Depois de confirmar incêndio, Supervia nega fogo em trem.
Empresa diz que situação já foi normalizada na estação de Saracuruna.


Uma pessoa ficou ferida depois de uma confusão dentro de um trem na estação de Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na manhã desta quarta-feira (25). A informação é do Corpo de Bombeiros, que afirma ter sido chamado ao local para combater o fogo dentro de um vagão.

De acordo com a assessoria de imprensa dos bombeiros, Sônia Gonçalves Machado, que sofreu escoriações, foi atendida no local.

Mais cedo, a SuperVia chegou a confirmar que passageiros revoltados com problemas nas composições haviam ateado fogo a um vagão, mas em seguida, a empresa negou a informação. Imagens, no entanto, mostram um veículo do Corpo de Bombeiros com uma mangueira dentro de um vagão.

Na nova versão, a SuperVia afirma que a circulação de trens no ramal de Saracuruna teve de ser suspensa porque passageiros teriam invadidos os trilhos para protestar contra o atraso dos trens. Segundo a empresa, dois trens que partiriam às 6h31 e às 6h58 apresentaram problemas e não puderam sair da estação. A situação já foi normalizada no local.

Com isso, a estação de Saracuruna ficou lotada e a a circulação do ramal passou a ser feita entre a Central e a estação de Campos Elíseos, nos dois sentidos. Segundo a SuperVia, a PM foi chamada para liberar a linha férrea.

Investigação
 
Em nota, a Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro) diz que, assim que ficou sabendo do episódio, deslocou uma equipe para o local.

Ainda de acordo com a agência, será aberto um processo regulatório para apontar responsabilidade e aplicar as penalidades cabíveis.

F - G1 :

Palestina quer que Lula seja chefe da ONU :

Clique para Ampliar
 
 
Lula se reuniu com o rei da Jordânia, Abdullah II; antes, ele foi aplaudido de pé pela população da Cisjordânia Porta-voz da ANP defendeu o nome do presidente para secretário-geral das Nações Unidas

Amã, Jordânia. O comando da Autoridade Nacional Palestina (ANP) defendeu, ontem, o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para futuro secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em substituição ao sul-coreano Ban Ki-moon. O porta-voz da ANP, Mohamed Edwan, afirmou que esta é a expectativa dos palestinos. O comentário ocorreu depois da visita de Lula à Cisjordânia. Na ocasião, o presidente brasileiro disse que era "irmão" do povo palestino.

"Ele poderia ser um ótimo secretário-geral da ONU, pois é um homem de paz e de diálogo e sabe negociar de maneira inteligente e admirável", afirmou Edwan. "O próprio presidente Abbas também pensa assim", acrescentou o porta-voz.

O assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, informou que a proposta dos palestinos já foi citada anteriormente. Segundo ele, um dos que defendeu a ideia de Lula ser nomeado para a ONU foi o presidente da França, Nicolas Sarkozy.

Durante a inauguração da Rua Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, os palestinos presentes aplaudiram de pé o brasileiro e gritaram "Viva Lula!". "Eu acredito que os palestinos e os israelenses vão dividir a terra de seus antecessores", afirmou o presidente do Brasil.

Lula discutiu, ontem, com o rei da Jordânia, Abdullah II, meios para retomar as negociações de paz entre palestinos e israelenses, atualmente estagnadas. Em seguida, houve uma reunião com as delegações dos dois países para discutir as relações econômicas bilaterais, principalmente em relação a energias renováveis e água.

O presidente brasileiro ainda afirmou que a recente desavença entre Israel e os Estados Unidos pode ser a "mágica que faltava" para um acordo de paz no Oriente Médio. "O que parecia impossível aconteceu: os Estados Unidos tendo divergência com Israel. Isso era uma coisa praticamente impossível e, quem sabe, essa divergência era a coisa mágica que faltava para que se chegasse ao acordo", afirmou Lula.

"Acredito que uma desavença inesperada entre dois aliados pode ser a chave do sucesso do acordo que precisa ser construído", acrescentou o presidente, que também esteve em Israel.

F - NKL :

As chuvas no Ceará :

chuuvv

Choveu em 87 municípios cearneses, nas últimas horas, segundo boletim da Funceme. A maior chuva foi registrada em Viçosa do Ceará, com 80.6. Ainda choveu bem em:

Granja – 60 mm
Jijoca de Jericoacoara – 47 mm
Tianguá – 36.5
Pires Ferreira – 34 mm
Beberibe – 33.1 mm
Ibiapina – 30 mm

VEJAMOS – O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas registrou raios em 16 municípios.

F - NKL :

Faltam 150 delegados de Polícia no Ceará :

 
Divisão de Homicídios e Narcóticos, em construção no Bairro de Fátima, aumentará demanda por delegados(Foto: GEORGIA SANTIAGO)

Delegados aprovados em concurso da Polícia Civil mostram dados que indicam que a carência de delegados no Estado é de 150 profissionais.

 Dados de fevereiro deste ano apontam: a carência de delegados da Polícia Civil no Estado é de 150 profissionais. A lotação ideal nas delegacias inclui, com variações, delegados titulares, adjuntos e plantonistas. Em grande parte das delegacias regionais do Interior, o déficit chega a seis delegados.

As informações fazem parte de um dossiê elaborado por delegados aprovados no último concurso da Polícia Civil, realizado em 2006. O estudo aponta também que, embora a maior parte dos delegados convocados no ano passado tenha ido para o Interior, ainda há 89 municípios cearenses sem delegados - nem titulares nem adjuntos.

De acordo com eles, que não foram convocados ainda, o documento foi preparado a partir das informações repassadas pela Superintendência da Polícia Civil. O órgão não confirma os dados. Segundo o relatório, na Delegacia Regional de Itapipoca, por exemplo, que cobre 17 municípios, há um delegado titular e um adjunto. A lotação necessária seria um titular, um adjunto, dois assistentes e quatro plantonistas. O déficit é de seis delegados, cita o documento.

Na Delegacia Regional de Baturité, responsável por 14 municípios, há um titular. O ideal seria também um adjunto e quatro plantonistas. As metropolitanas, em geral, não têm delegados adjuntos, conforme a pesquisa. Nas especializadas, não há déficit, com exceção da Delegacia de Defraudações e Falsificações, cuja lotação atual inclui um delegado titular, um adjunto e um assistente. O necessário seria mais cinco assistentes.

O relatório indica que, em nenhuma das 45 delegacias municipais do Interior, há delegados adjuntos. Quanto à situação de Fortaleza e Região Metropolitana, a carência é de delegados plantonistas, cita o documento.

Um dos aprovados no concurso de 2006, Paulo Cid Torres, que disponibilizou o documento, ressalta que a convocação dos concursados restantes seria uma forma de investir mais na segurança pública do Estado. ``Os índices de violência estão muito altos na Cidade e a gente está querendo trabalhar, ajudar a sociedade. Nós poderíamos estar trabalhando em prol da segurança pública para diminuir esses índices``, comenta.

Outro aprovado, Victor Timbó Lima, ressalta que um dos fatores que dificultam as ações da Polícia Civil é a falta de efetivo nas delegacias. ``Não precisamos da criação de novas delegacias para sermos nomeados. Já existe delegacia com falta de delegados. E há pessoas altamente qualificadas, com formação muito boa, que ainda não foram chamadas``, cita. Paulo Cid, Victor Timbó e outros candidatos remanescentes do concurso público criaram uma comissão para incentivar o Governo a serem chamados logo.

SAIBA MAIS

> Candidatos remanescentes do último concurso da Polícia Civil do Estado pedem para ser chamados. Um deles é o advogado Paulo Cid Torres. Ele passou por todas as fases, inclusive o curso de formação profissional, que exigia dedicação exclusiva, já que as aulas ocorriam em tempo integral.

> O advogado ressalta que não há nenhuma perspectiva de chamada.

> De acordo com o advogado, o curso de formação, uma das últimas fases do processo seletivo, era em tempo integral. E muita gente precisou se afastar de seu trabalho para ir ao curso. Uma deles foi a advogada Lorna de Aguiar. Ela atuava como procuradora de São Benedito e teve de pedir afastamento: ``Como o concurso tem validade de dois anos, temos até 4 de agosto de 2011 para sermos convocados. Acho muito difícil sermos chamados antes. Só um milagre mesmo``.

> Outro aprovado, Victor Timbó de Lima, acrescenta que o Governo tem feito muito investimento na área da segurança pública e, portanto, considera ``oportuna`` a nomeação dos demais delegados.

> Ele foi aprovado na 1ª fase de um concurso para promotor de justiça de Pernambuco. Parou no meio do caminho. ``Desisti para me dedicar a ser delegado de polícia do Estado do Ceará, porque não tenho intenções de deixar meu Estado``, considerou Victor. Na época em que foi chamado para participar do curso de formação, ele precisou deixar a advocacia e o magistério. Lecionava em vários cursinhos preparatórios para concursos.


F - O Povo :

Ciro acusa Dirceu de tentar coagir Cid a anunciar apoio a Dilma :

 

Segundo o pré-candidato a presidente, o ex-ministro da Casa Civil teria dito ao governador do Ceará que se Ciro saísse candidato "ia fazer o PT ir contra ele (Cid)".

O deputado federal e pré-candidato a presidente pelo PSB, Ciro Gomes, disse que o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, atua fortemente nos bastidores da pré-campanha à sucessão do presidente Lula e que, inclusive, tem ameaçado alguns governadores & entre eles, seu irmão, o governador do Ceará, Cid Gomes - caso não apoiem a candidatura de Dilma Rousseff.

"Dirceu não está fora (das articulações). Ele foi visitar o governador do Ceará e disse com toda a delicadeza que se o irmão dele (Ciro) fosse candidato a presidente do Brasil, ia fazer o PT ir contra ele (Cid) no Ceará. (Dirceu) Teve ainda o desplante de fazer a mesma coisa com o Eduardo Campos em Pernambuco``, afirmou Ciro.

Petistas cearenses têm admitido que na hipótese de Ciro Gomes sair candidato - o que atrairia o apoio do irmão governador -, a tendência seria o PT lançar um nome ao Palácio Iracema, justamente para garantir palanque para Dilma no Estado.

As acusações do parlamentar do PSB foram feitas durante o programa 3 a 1, da TV Brasil, que foi ao ar ontem, às 23 horas. José Dirceu não quis comentar as afirmações de Ciro Gomes.

Durante quase uma hora de entrevista, Ciro criticou tucanos e petistas e apresentou as mudanças que faria, principalmente na condução da economia, caso fosse eleito. Mas o tema acabou dividindo as atenções do deputado com o PT.

O pré-candidato criticou a forma como o Partido dos Trabalhadores trata seus aliados. ``Sou um aliado do PT. Agora, sou um aliado que exige respeito. O PT está acostumado a tratar seus aliados como se fossem seus empregados e a destratá-los, como faz com o PCdoB``, disse Ciro. Segundo ele, prova disso é a forma como o José Dirceu atua nos bastidores, quando encontra-se com governadores.

Ciro disse, ainda, que o PT teme que a pré-candidata Dilma Rousseff seja ultrapassada por ele, no decorrer da campanha. "Eu tento dizer aos companheiros do PT que se o Lula, com a força legítima e a popularidade extraordinária e merecida que tem, não tiver segurança de que a Dilma ganha as eleições de mim, que estou trabalhando apenas com as unhas, é porque ela vai perder para o Serra. E aí será uma tragédia. O Brasil vai voltar aos anos do FHC."

Afirmou ainda que não abrirá mão da disputa pelo Palácio do Planalto neste ano mesmo na hipótese de o presidente Lula o convidar para ser vice na chapa da petista Dima Rousseff. ``Sou candidato a presidente, não a vice".

A utilização da mídia, pelo PSDB, para atingir a candidatura de Dilma também foi enfaticamente citada pelo pré-candidato durante o programa exibido ontem. "Isso já começou. Vocês vão ver na grande mídia. Vai ser uma pancada por semana na Dilma``.

F - NKL :

Suíça bloqueia conta de filho de Sarney :

http://lh6.ggpht.com/_HZm55lfyLqs/SYM7y3QbHdI/AAAAAAAAfak/JI-ioXFoS7Y/s800/90130sarneyrenan.jpg

O governo da Suíça encontrou e bloqueou conta de US$ 13 milhões controlada por Fernando Sarney, filho mais velho de José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado.

Segundo reportagem publicada hoje na Folha, os depósitos foram rastreados a pedido da Justiça brasileira. O dinheiro não está declarado à Receita. O bloqueio ocorreu quando Fernando tentava enviar recursos da Suíça para Liechtenstein, paraíso fiscal.

A medida é administrativa; se comprovado que o dinheiro tem origem ilícita, o bloqueio passará a ter caráter criminal, e os recursos poderão ser repatriados.

Fernando Sarney disse que soube do assunto pelo Jornal e afirmou que não falaria do que não conhece. Procurada, sua defesa não ligou de volta. Segundo o senador Sarney, "Fernando é maior de idade e tem advogado constituído".

F - NKL :

Menina de cinco anos violentada em Caucaia :

 http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2007/11/prisao.jpg

Os moradores da comunidade indígena Tapeba, em Caucaia, estão revoltados com um crime ocorrido ali, no último dia 15, contra uma criança de cinco anos. Segundo exames realizados por peritos da Coordenadoria de Medicina Legal (CML), da Perícia Forense, a menina foi vítima de violência sexual. O acusado do crime é o padrasto da menina, que está foragido desde a descoberta do fato.

Ontem, a reportagem esteve na casa da criança e conversou com a mãe da menina e com vizinhos. Segundo a mãe, a criança está debilitada devido à gravidade das lesões causadas pelo abuso.

Conselheiros tutelares de Caucaia afirmaram que, na manhã de hoje, a criança será encaminhada ao médico. O caso já foi comunicado a Polícia e será levado também à Justiça.

F - NKL :

60 PMs são investigados por falsificar documentos :

Clique para Ampliar
Tropa extra: reforço mandado para o Interior durante o Carnaval acabou sofrendo com muitas horas de trabalho. O Comando agora quer saber quem apresentou atestado médico falso
Clique para Ampliar
P. Queiroz diz que PMs estão doentes, gerando centenas de licenças 

 Sessenta policiais militares estão sendo alvo de uma investigação interna na Corporação e correm o risco de serem processados por crimes graves como falsificação de documentos e falsidade ideológica, podendo ser condenados à prisão comum e até excluídos da PM. Os 60 militares são suspeitas de terem apresentado atestados médicos forjados, durante o Carnaval passado, para não trabalharem.

Um Inquérito Policial Militar (IPM) deverá ser instaurado ainda esta semana. A investigação foi determinada pelo comandante-geral adjunto e chefe do Estado-Maior da PM, coronel Hélio Severiano. A reportagem descobriu que os atestados suspeitos foram apresentados em apenas dois dias de fevereiro, 15 e 16 (segunda e terça-feira de Carnaval, respectivamente), por 60 dos 250 homens enviados da Capital ao Município de Beberibe (Litoral Leste do Estado) para reforçar o policiamento no período Momino.

Estranhou

Os atestados foram entregues ao oficial que comandava o policiamento em Beberibe e este, por não ser uma autoridade médica, não teve contestar a veracidade dos documentos. Por conta disso, os policiais acabaram sendo tirados da escala, desfalcando, assim, o efetivo deslocado como reforço para o Município. Os atestados liberavam os PMs para ´descanso´, apontando doenças diversas, sendo as mais comuns dores nas pernas e braços e lombalgias.

Mas, para surpresa do Comando-Geral, vários dos 60 atestados sequer citavam qual o tipo de doença que o militar apresentava. Além disso, a maioria não estava acompanhada de um diagnóstico da enfermidade. Não havia o relato da doença nem sequer os supostos médicos que assinam os documentos preencheram o campo destinado a colocar o número (do tirpo da enfermidade) de acordo com o Código Internacional de Doença (CID). O fato causou estranheza ao Comando-Geral, que decidiu instaurar o IPM. Segundo a Assessoria de Comunicação da corporação, os atestados teriam sido, supostamente, obtidos pelos policiais junto ao Hospital Municipal de Beberibe.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, na tarde passada, o chefe da Comunicação Social do Comando-Geral da PM, major Marcus Costa, explicou que. "a quantidade de atestados chamou a nossa atenção. Muitos documentos não têm qualquer clareza em relação ao que poderia justificar a retirada dos policiais da escala de serviço. Simplesmente recomendava que o PM deveria ser encaminhado ao repouso. Acreditamos que pode ter havido algo de irregular. As suspeitas são de fraude documental e falsidade ideológica, mas isto será devidamente esclarecido no decorrer do IPM", reforçou o oficial.

Inquérito

O major explicou ainda que, o comandante-geral adjunto já encaminhou ao chefe da Diretoria de Pessoal (DP), coronel PM Sérgio Costa, documento solicitando que este aponte um oficial que será o responsável pela presidência do IPM.

Policiais que estão no rol dos investigados alegam agora que, por conta do fato, estão sofrendo represálias por parte de seus comandantes operacionais e estão sendo transferidos dos batalhões e companhias da Capital (5º e 6º BPMs) para os presídios IPPOO (I e II) e para o Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), para fazerem parte da guarda responsável pelo policiamento externo das cadeias.

Mas, segundo o porta-voz da PM, essa argumentação não tem fundamento. "Desde o ano passado estamos fazendo remanejamentos para renovar as guardas dos presídios e, dos 60 policiais que apresentaram os atestados (em Beberibe), somente 10 foram transferidos para os presídios. Isto é uma medida apenas administrativa."

Reforço
250 policiais militares da Capital foram enviados ao Município de Beberibe para manter a segurança durante o Carnaval, mas 60 deles acabaram ficando doentes

Modo de apurar

Inquérito na caserna
O episódio ocorrido no Município de Beberibe, durante o último Carnaval, levou o Comando da PM a determinar a instauração de um Inquérito Policial Militar. O procedimento tem prazo inicial de 30 dias para sua conclusão, podendo ser prorrogado por mais 20. Neste período, o oficial responsável tem que ouvir todas as partes envolvidas no caso. Ao final, dependendo de sua conclusão, o caso é remetido à Corregedoria Geral dos Órgãos da Segurança Pública ou diretamente à Auditoria Militar do Estado. Em caso de ser constatado um crime, no lugar de uma simples infração disciplinar, o Ministério Público Militar denuncia os acusados e estes, se condenados, podem ser expulsos da Corporação. Em caso de transgressão ao Estatuto da Polícia Militar, os acusados recebem sanção que vai desde advertência à prisão disciplinar. O princípio da "ampla defesa e do contraditório" deve ser obedecido na apuração

DEBILITADOS

Associação dos militares aponta carga excessiva
A Associação dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Ceará (Aspramece), através do seu departamento jurídico, já está acompanhando o desenrolar do fato. Segundo seu presidente, subtenente Pedro Queiroz, "os policiais militares estão, atualmente, sofrendo no corpo e na mente o resultado de uma escala de serviço excessiva".

Segundo levantamentos feitos pelo militar, em menos de 12 meses, cerca de 1.500 policiais requereram Licença para Tratamento de Saúde (LTS). "Posso provar e comprovar isto. Todas as licenças são publicadas no Boletim da corporação."

Sobre o episódio ocorrido durante o Carnaval, em Beberibe, P. Queiroz informa que os militares já chegaram ali exaustos das jornadas a que são obrigados cumprirem em seus respectivos batalhões e companhias.

"Isso acabou irritando o comando do CPI (Comando do Policiamento do Interior), que mandou apurar o caso." 

F - DN :

CHARGE :

Charge

Bush limpa a mão em Clinton após cumprimentar haitiano :

Gafe foi flagrada no Haiti.
Ex-presidentes dos EUA discutem formas de ajuda ao Haiti.

Dois ex-presidentes dos Estados Unidos que visitaram o Haiti essa semana chamaram a atenção por uma gafe flagrada só por uma câmera.


George W. Bush acompanhava Bill Clinton na viagem para avaliar as necessidades para a reconstrução do Haiti. Depois de cumprimentar um haitiano, Bush disfarça e limpa a mão na camisa de Clinton.

Clinton até esboça uma reação, mas a indiscrição de Bush já havia sido registrada. Mais uma para lista de gafes do ex-presidente americano.

F - G1 :

Estaleiro – Cid e Luizianne acertam encontro :

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5QWlER6i2V-lVYNmUl5sJdi8uxP77mSCoG3UA833nhRUiuMyhDIVB3OJk8U4RPkPh6M9TY13-uecemr2XZa16M_FUru7t5oo-wzme2rgJovL_JoUWe9LbhEbGy2QkNbDNZPccEzAf8LMt/s320/Luiziane+e+Cid.bmp

O governador Cid Gomes (PSB) e a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), vão se reunir agora no dia 5, no Paço Municipal, para tratar sobre o projeto do estaleiro Promar. Esse encontro ocorreria dia 29, mas na data os dois conferirão Lula lançar o PAC 2, em Brasília.
Cid e Luizianne sentarão à mesa para fechar acordo e garantir a instalação do estaleiro não mais na praia do Titanzinho, segundo fontes, mas em área próxima ao estaleiro da Inace ou no Grande Pirambu.
A polêmica dura várias semanas e o grupo empreendedor chegou a ameaçar mudança para outro Estado. Nesse período, Cid e Luizianne travaram pelejas na mídia e o projeto, de impacto econômico, acabou ganhando ares de disputa política. A expectativa agora é de que um acordo seja sacramentado.

F - NKL :

FHC confirma ter recebido Roriz para tratar de eleições no DF :

 http://sanssoleil.files.wordpress.com/2009/04/fhc.jpg

“O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) confirmou nesta quarta-feira ter recebido em sua casa, em São Paulo, o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC). “Ele bateu na porta de casa, como eu vou fechar a porta para ele?”, disse FHC na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), onde deu palestra.
Roriz foi comunicar a FHC sua disposição em concorrer ao governo do DF nas eleições de outubro. Segundo reportagem publicada pelo jornal “O Estado de S.Paulo*, defensores da candidatura do governador José Serra (PSDB) querem vê-lo coligado com o PSC na eleição presidencial, mas não querem nem ouvir falar em aliança com Roriz.
“Nosso acordo com o PSC é nacional e não diz respeito às eleições estaduais”, disse o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, ao saber da visita de Roriz a FHC. De acordo com a reportagem, tucanos querem distância do ex-governador após o escândalo de corrupção que atingiu o DF e o governo do sucessor de Roriz, José Roberto Arruda (sem partido).”


F - NKL :

Ciro reafirma que é candidato a Presidente :

cirook


“O deputado federa Ciro Gomes (PSB/CE) afirmou, nesta quarta-feira, que não abrirá mão da disputa pelo Palácio do Planalto neste ano mesmo na hipótese de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o convidar para ser vice na chapa da petista Dima Rousseff. “Sou candidato a presidente, não a vice”, disse, em entrevista ao programa 3 a 1, da TV Brasil, que vai ao ar hoje às 23 horas.
Ciro afirmou também que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu continua atuando nos bastidores das próximas eleições e que, inclusive, tem ameaçado alguns governadores – entre eles, seu irmão Cid Gomes, do Ceará – caso não apóiem a candidatura de Dilma Rousseff. Ele ainda criticou a forma como o Partido dos Trabalhadores trata seus aliados. José Dirceu não quis comentar as afirmações de Ciro Gomes.
Durante quase uma hora de entrevista à TV Brasil, Ciro criticou tucanos e petistas e apresentou as mudanças que faria, caso fosse eleito, principalmente na condução da economia.
“Sou um aliado do PT. Agora, sou um aliado que exige respeito. O PT está acostumado a tratar seus aliados como se fossem seus empregados e a destratá-los, como faz com o PCdoB”, disse Ciro. Segundo ele, prova disso é a forma como o José Dirceu atua nos bastidores, quando encontra-se com governadores.
“Dirceu não está fora [do jogo político]. Ele foi visitar o governador do Ceará [Cid Gomes, irmão de Ciro] e disse com toda a delicadeza que se o irmão dele fosse candidato a presidente do Brasil, ia fazer o PT ir contra a ele [Cid] no Ceará. [Dirceu] Teve ainda o desplante de fazer a mesma coisa com o Eduardo Campos em Pernambuco”, afirmou. “Não é assim que se trata um amigo, parceiro ou companheiro.”
Ciro disse, ainda, que o PT teme que a pré-candidata Dilma Rousseff seja ultrapassada por ele, no decorrer da campanha.”

F - NKL :

Luizianne quer ajudar a reconstruir o Haiti :

luizianne

“A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), está empenhada no desafio de reconstruir o Haiti, país atingido em fevereiro por um terremoto. Ontem, a petista entregou ao primeiro-ministro do Haiti, Jean-Max Bellerive, um plano de ações para as cidades haitianas elaborado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Luizianne é 1ª Vice-Presidente de Relações Internacionais da entidade.
Segundo informações do site da prefeitura, a proposta “inclui serviços técnicos nas áreas de limpeza urbana, construção de habitações, autoconstrução e gestão de resíduos sólidos na construção civil, além de geração de trabalho e renda”.
Enquanto isso, na cidade de Fortaleza…”

F - NKL :

Lobby real para os caças suecos :

  

Durante almoço com o presidente Lula, o rei da Suécia, Carl XVI Gustaf, disse que deseja ampliar parcerias de cooperação dos setores de defesa militar entre os dois países.

 Nesta quarta-feira (24), em um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio Itamaraty, o rei da Suécia, Carl XVI Gustaf, afirmou que deseja ampliar as parcerias de cooperação dos setores de defesa militar, tecnologia, educação e meio ambiente entre os dois países. Atualmente, o governo brasileiro analisa a proposta sueca para a venda de aviões de 36 caças.

“Eu estou confiante na parceria estratégia entre a Suécia e o Brasil”, disse o rei, durante almoço com presidente Lula em Brasília. O assunto dos aviões não foi diretamente mencionado.

Nesta quinta-feira (25), os reis Carl XVI Gustaf, que veio ao Brasil acompanhado da rainha Silvia, estarão em São Paulo onde visitam a sede da Embraer. Eles também têm um encontro com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e empresários da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Vale Soluções em Energia.
Os reis encerram a visita ao Brasil no próximo fim de semana, quando irão a São Gabriel da Cachoeira, São Joaquim e Manaus – no Amazonas.


O presidente Lula afirmou nesta quarta-feira (24), após encontro com o rei e a rainha da Suécia, Carl XVI Gustaf e Silvia, no Palácio Itamaraty, que ainda não se decidiu sobre a compra dos 36 aviões de caça, cuja disputa envolve empresas suecas, francesas e norte-americanas. O presidente disse que sua preocupação é escolher sem pressa, nem traumas, pois este ano é eleitoral e, portanto, “atípico”.

“Temos apenas de ter o cuidado necessário porque estamos em ano eleitoral e uma coisa desta envergadura não pode ser especulação política, vamos ter de conversar com todos os setores da sociedade. Depois, vamos tomar a decisão”, afirmou o presidente.

Lula confirmou que vai convocar o Conselho de Defesa Nacional para discutir o assunto e só depois tomará a decisão. No governo, não há consenso sobre qual das três propostas seria a ideal. Para setores das Forças Armadas, a transferência tecnológica a transferência tecnológica dos franceses supera a apresentada pelos demais concorrentes. Porém, o relatório da Força Aérea Brasileira (FAB) confirma que os três fabricantes têm níveis semelhantes.

Em abril, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, deve concluir um relatório técnico sobre a compra dos 36 caças. O Ministério da Defesa analisa as propostas apresentadas pelas três empresas finalistas: a sueca Saab, fabricante do modelo Gripen NG; a norte-americana Boeing, responsável pelo caça F-18 Super Hornet; e o consórcio Rafale International, liderado pela francesa Dassault.


F - NKL :