¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Lula encontra Fidel Castro em Cuba :

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Fidel Castro em Havana (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência)

Em visita a Cuba, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com Fidel Castro, que está afastado do poder, na tarde desta quarta-feira (24) na capital Havana. O encontrou aconteceu numa casa, e não em um hospital, como da última vez.

O presidente de Cuba, Raúl Castro, e o ministro da Secretaria Especial de Comunicação da Presidência, Franklin Martins, estiveram presentes ao encontro, que teria durado ao menos uma hora. Segundo assessores, Lula teria comentado que Fidel aparenta boa saúde.

F -NKL :

Governistas derrubam convocação de Dilma, coronel protesta

tassojj

O senador Tasso Jereissati (PSDB) criticou duramente, nest quarta-feria, no plenário do Senado, a ministra Dilam Roussef. Tasso disse que Dilma, como pré-candidata à Presidência da República, deveria vir ao Congresso debater temas relevantes à sociedade.

Uma manobra de senadores governistas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) derrubou a convocação da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. A pré-candidata do PT à Presidência havia sido convocada pela oposição a esclarecer pontos polêmicos do terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3).

“A ministra manda uma ordem aos seus subordinados no Senado para desfazer aquilo que foi feito. Que força moral é essa que não tem coragem de vir dialogar aqui nessa Casa?”, disse o senador Tasso Jereissati.”

Os integrantes da CCJ aprovaram nesta quarta-feira (24) um requerimento do líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), que solicitou que o nome da ministra Dilma fosse substituído pelo do ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannucchi.

O Programa Nacional de Direitos Humanos tem causado polêmica em diversos pontos de seu texto como no que se refere à criação da Comissão da Verdade, que serviria para esclarecer fatos ocorridos durante a ditadura. A proposta também tem enfrentado resistência dos ruralistas e dos oposicionistas, que alegam que o documento abre espaço para a censura e a intervenção do Estado no conteúdo de empresas de rádio e TV, além de estimular ocupações de terra.


F - Eliomar :

Sem culpar o mordomo, nós de novo :

demonioo

Datafolha divulga nova pesquisa sobre corrida presidencial no sábado :

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQFilB2is8S8Vg8DitqhYIzyrPDySMdHJ31yg6t2IDnn8kit_tGAHlJsLGTZS1vdSNYJESqDDtV0X1OozWC4p-ZCLkhwcyIIremq0sU9LkbVOFzVmucrUSQe8oEJHMNIWD5R0jI-oNydB-/s400/pesquisa_eleitoral_gaspar.jpg


“O Instituto Datafolha deve divulgar no próximo sábado uma nova pesquisa sobre a sucessão presidencial. A pesquisa foi registrada ontem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pedido da empresa Folha da Manhã, que publica os jornais Folha de S. Paulo e Agora. Foram entrevistadas 2600 pessoas em 144 municípios, distribuídos em 24 estados mais o Distrito Federal. Foram incluídos como candidatos os governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG), ambos do PSDB, a senadora Marina Silva (PV-AC), o deputado federal Ciro Gomes (PSB-SP) e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), do PT.

O Datafolha pesquisou ainda, entre outros assuntos, o nível de conhecimento da candidatura que está sendo apoiada pelo presidente Lula (PT), quais são os candidatos de oposição, o desempenho do Governo Federal e grau de conhecimento de programas federais. ”


F - NKL :

Patrícia diz que não será empecilho para o PDT no apoio ao projeto da reeleição de Cid :

patti

A senadora Patrícia Saboya avisou para a cúpula do seu partido, o PDT, que não será empecilho à sinalização do partido ao apoio à candidatura à reeleição do governador Cid Gomes (PSB). “Pelo contrário, o governador Cid tem feito uma boa gestão e, sem dúvida, é o melhor nome para o Estado dentre todos que já foram colocados até o momento”, destaca a senadora.

Apesar da disposição, Patrícia afirma que ainda é cedo para que o PDT declare o seu apoio ao projeto da reeleição, pois o quadro político nacional ainda é de indefinição. “Não há dúvidas que a construção de alianças ao Palácio do Planalto terá reflexos significativos no Ceará, principalmente com a determinação do Ciro (Gomes / PSB) em sair candidato”, observa.

Sobre o seu futuro político nas eleições de outubro, a senadora ressalta que a definição somente será anunciada em abril. “É quando deveremos ter também uma definição do quadro nacional. Qualquer anúncio por certo será precipitado, mas a minha disposição atual é concorrer à reeleição ao Senado”, aponta a senadora, que teve na Lei da Adoção o projeto mais relevante de 2009 para o Brasil, segundo a escolha dos jornalistas que acompanham o Senado e a Câmara Federal, divulgado no site Congresso em Foco.


F - Eliomar :

Reunião de Hillary Clinton com Lula será na próxima quarta :

http://www.thaindian.com/newsportal/wp-content/uploads/2008/04/hillary-clinton1.jpg

Americana também irá a Chile, Uruguai, Costa Rica e Guatemala.
É a primeira visita dela à América Latina após assumir o cargo.

A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, anunciou nesta quarta-feira (24) que viajará na próxima semana à América Latina e se reunirá com Lula no dia 3 de março em Brasília.


"Vou viajar para a América Latina na semana que vem", disse Hillary durante uma audiência para apresentar o orçamento do Departamento de Estado para 2011.


No Brasil, a secretária de Estado norte-americana se reunirá com o presidente Luis Inácio Lula da Silva e com o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim no dia 3 de março, em Brasília, antes de seguir viagem para Costa Rica e Guatemala, disse o porta-voz do Departamento de Estado Philip Crowley.


Além desses três países, Hillary visitará também Chile e Uruguai.


Será a primeira viagem da chefe da diplomacia norte-americana pela América Latina desde que assumiu o cargo.


F - NKL :

Ciro cutuca Dilma e diz que chance de sair em SP é remota :

Ele discutiu candidatura com representantes partidários nesta manhã.
Deputado reafirma que pretende disputar a Presidência da República.

Ciro disse que precisa ser convencido de que saída da corrida presidencial é melhor para 'sorte' do país. (Foto: Dida Sampaio/AE)

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) afirmou nesta quarta-feira (24) que a possibilidade de ser candidato a governador de São Paulo é remota e improvável. Ele se reuniu durante a manhã com representantes de nove partidos que pedem sua candidatura. Os aliados saíram do encontro com a sensação de que a porta está aberta, mas Ciro minimizou a possibilidade. O deputado reafirma que é candidato à Presidência da República.

“Eu disse para eles que, quando aceitei o apelo do presidente Lula e a orientação do meu partido, abri essa remota possibilidade. Mas a única possibilidade de isso acontecer é eu e meu partido nos convencermos de que é essencial para a sorte do país essa candidatura em São Paulo, mas isto não deve acontecer e fica no campo do improvável”, disse Ciro.


O deputado João Paulo Cunha (PT-SP), que participou da reunião, no entanto, acredita que as chances de Ciro ser candidato em São Paulo existem. “Ele tem muito definido que deseja ser candidato à presidente da República, mas não deixa trancada a porta de disputar em São Paulo. O resto agora é tudo especulação”. O petista disse que seu partido não tomará nenhuma ação relativa à eleição em São Paulo antes de abril.

Ciro, por sua vez, cita junho como limite para a decisão, devido ao prazo para as convenções partidárias. Ele reafirma que sua candidatura à Presidência é necessária. Ele destaca que seu nome poderia promover discussões como a renovação do Congresso Nacional.

“Como a Dilma vai fazer um discurso de renovação do Congresso se há uma aliança com o PMDB? Teve a crise no Senado com o Renan Calheiros (PMDB-AL) e o José Sarney (PMDB-AP), na Câmara você teve a crise e tem ações de deputados como Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ela não tem como fazer este discurso, eu tenho.”

O deputado do PSB destaca ainda que sua candidatura poderia ajudar os seus correligionários que disputam governos estaduais. Ele destaca ainda que uma postulação à Presidência ajudaria o partido a ter uma identidade nacional. “Ou o partido se afirma colocando a sua posição estratégica para o país ou vai se acomodar como força auxiliar do PT.”

F - G1 :

Lula encontra Raúl Castro na última visita a Cuba no mandato :

Cubano lamentou morte de preso político contrário ao regime.
Ainda nesta quarta, Lula deve se reunir com Fidel Castro.

Foto: Cláudia Bomtempo/TV Globo

Raúl e Lula visitaram obras no Porto de Mariel. (Foto: Cláudia Bomtempo/TV Globo)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta quarta-feira (24) com o presidente de Cuba, Raúl Castro, no Porto de Mariel, a 50 quilômetros a oeste de Havana. Juntos, eles vistoriaram obras que serão financiadas pelo Brasil.

Ao lado de Lula, o líder cubano disse que lamenta a morte de Orlando Zapata, preso político que estava em greve de fome há 82 dias. O presidente brasileiro chegou à ilha na terça-feira (23), poucas horas depois da divulgação da morte, e não quis comentar o assunto.

Raúl defendeu o governo cubano e lembrou que em "meio século" ninguém foi assassinado pelo regime. "Aqui não foi torturado ninguém. Aqui não houve nenhuma execução extrajudicial. Aqui foram torturados em Cuba, sim senhor, é verdade, mas na base naval de Guantánamo, que não é nosso território”.

A Base Naval da Baía de Guantánamo pertence aos Estados Unidos e possui uma prisão militar, para onde foram enviados muitos acusados de terrorismo pelos EUA. Várias denúncias de tortura de prisioneiros da prisão já foram feitas.

O líder cubano pediu respeito e independência. "Aqui não temos uma máxima liberdade de expressão, é certo. Deixem-nos tranquilos, deixem-nos quietos, deixem-nos desenvolver normalmente nossas atividades e poderá haver muito mais facilidade. Essa é a realidade, o resto é história”.

O presidente Lula não quis dar declarações. Apenas disse que não havia recebido a carta de organismos de defesa dos direitos humanos que pedem a atenção de Lula aos casos de presos políticos em Cuba.

Obras vistoriadas

Juntos, Lula e Raúl vistoriaram obras no porto cubano de Mariel, uma remodelação financiada pelo Brasil. Situado 50 quilômetros a oeste de Havana, o local deve ser convertido em um moderno terminal de contêineres.


O governo brasileiro financiará com cerca de US$ 450 milhões a modernização das estradas, vias ferroviárias e depósitos de Mariel. As obras ocorrerão por conta da construtora brasileira Odebrecht, que prevê começar a execução no primeiro trimestre deste ano.

F - G1 :

Mãe de aluna teria agredido professora :

Mãe teria reagido agressivamente ao não encontrar filha.
Segundo polícia, criança estava brincando no pátio da escola.

Professora diz que foi agredida por mãe de aluna em escola estadual em SC (Foto: Agência RBS)

Uma discussão entre professora e mãe de aluna em escola foi parar na delegacia em São José (SC). O caso aconteceu no dia 18 de fevereiro em uma escola estadual de São José (SC).

Segundo a delegada responsável pelo caso, Sandra Mara Pereira, a mãe chegou atrasada para buscar a filha na escola. A mulher teria perguntado pela filha para a professora, que não conseguiu dizer imediatamente onde estava a criança.

“A professora disse que não sabia onde a criança estava, mas que, provavelmente, a menina estaria no pátio da escola brincando com outros alunos”, disse a delegada ao G1.

A mãe teria reagido agressivamente ao perceber que a professora não sabia onde estava a filha. Segundo a delegada, a mulher agrediu a professora, jogou objetos na direção dos alunos e chegou a ameaçar o diretor da escola. “A própria mãe procurou a delegacia para registrar um boletim de ocorrência, dizendo que tinha agredido uma pessoa. No momento em que ela estava aqui, a professora também chegou para registrar a ocorrência sobre a agressão. A mãe ficou agitada e começou a ofender e ameaçar os policiais”, disse a delegada.

Procurada pela reportagem do G1, a professora disse que está muito abalada com o que aconteceu e prefere não comentar o assunto.


A mãe foi detida por causa da briga na delegacia. Foi feito um termo circunstanciado contra ela, que foi liberada logo depois. De acordo com a delegada, a mulher vai responder por agressão, ameaça e desacato aos policiais.

“Ela só será presa se praticar algum ato que justifique sua prisão, como voltar a ameaçar a professora, o diretor da escola ou testemunhas do caso. Ou seja, algo que ela faça contra as pessoas envolvidas no caso no decorrer da investigação”, afirma a delegada.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, esse é um caso policial e o órgão não vai se manifestar sobre a questão.


F - G1 :

Base governista derruba convocação de Dilma ao Senado :

Ministra iria falar sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos.
Oposição se retirou da votação ao perceber que seria derrotada.

Romero Jucá durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (Foto: José Cruz/Ag. Senado)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado decidiu nesta quarta-feira (24) trocar a convocação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pela presença do secretário de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi. O tema da convocação é o 3º Programa Nacional de Direitos Humanos.

A convocação de Dilma foi aprovada pelos integrantes da oposição na CCJ do Senado no dia 10 de fevereiro, depois de um cochilo da base governista.


A troca de Dilma por Vannuchi foi comandada pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Ele apresentou um requerimento pedindo a substituição. A oposição deixou a sala da comissão antes de a votação ser realizada ao perceber que seria derrotada. Com isso, a ministra foi dispensada e Vannuchi virá em seu lugar. Não há data prevista para a audiência acontecer.


O programa gerou críticas de vários setores da sociedade por trazer temas polêmicos como a proposta de criação de uma comissão da Verdade para investigar crimes cometidos pela ditadura. Estão ainda no programa temas como a retirada de símbolos religiosos das repartições públicas e maiores dificuldades para a reintegração de posse de terras invadidas.

PNDH

O Programa Nacional de Direitos Humanos prevê a aprovação de 27 leis no Congresso Nacional. Deputados e senadores da oposição dizem que vão rejeitar as propostas. E governistas dizem que há necessidade de mais discussão.


Os pontos do programa estão no decreto 7.037, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 21 de dezembro de 2009. O PNDH acabou se tornando a primeira grande polêmica do ano na política depois que pontos previstos no decreto passaram a ser criticados por ministros do próprio governo e entidades como militares, OAB e igreja.

O programa traça "diretrizes" e "objetivos estratégicos" do governo que incluem, entre outros, a defesa da descriminalização do aborto, da união civil homossexual, da revisão da Lei da Anistia, da mudança de regras na reintegração de posse em invasões de terras e da instituição de "critérios de acompanhamento editorial" de meios de comunicação. (Clique aqui e leia a íntegra do PNDH no site do Ministério da Justiça.)

Composto de 73 páginas, o plano foi elaborado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que nesta sexta-feira (8) divulgou nota em defesa dele (leia a íntegra).

O decreto teve o aval de 17 ministérios. Para colocar em prática as medidas sugeridas, o documento prevê a edição de 27 leis nos próximos 11 meses. Algumas, já apresentadas por parlamentares, simplesmente teriam a tramitação apoiada pelo governo, enquanto as propostas inéditas seriam encaminhadas pelo próprio Executivo. Todas as leis precisam da aprovação do Congresso.

Temas polêmicos

As leis que serão editadas a partir do programa serão enviadas primeiro para a Câmara. Algumas matérias, como a que prevê a descriminalização do aborto, já tramitam na Casa e até hoje são alvo de críticas de entidades como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e correntes partidárias ligadas à bancada católica na Casa.

A exemplo da questão em torno do aborto, o plano prevê outras propostas polêmicas como a criação de uma comissão da verdade para investigar crimes cometidos durante a ditadura e a revogação de leis feitas durante o período de 1964 a 1985 que sejam consideradas contrárias aos direitos humanos.

Essa medida provocou a primeira crise dentro do governo, levando o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os comandantes das três Forças Armadas a ameaçar pedir demissão conjunta ao presidente Lula. A principal crítica dos militares é que o plano não prevê a investigação de excessos por grupos de esquerda que combateram o regime. Lula deve rever esta parte do decreto.

Agronegócio

No campo, o decreto não foi bem recebido pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que chegou a classificar a proposta como um “preconceito” com o agronegócio. Aos olhos do ministro da Agricultura, o documento gera “insegurança jurídica” por flexibilizar as regras para reintegração de posse de propriedades invadidas: “Ele (o decreto) aumenta a insegurança jurídica no campo. Da forma que está colocado, ele traz esse preconceito implícito em relação à agricultura comercial ou ao agronegócio, como também aumenta a insegurança jurídica que nós já temos em função de várias outras questões."

F - G1:

Ciro dirá a aliados que só disputa Presidência :

Ciro Gomes Pressionado pelo Palácio do Planalto a abandonar a corrida presidencial, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) afirmou que comunicará hoje oficialmente a dirigentes de nove partidos em São Paulo que será candidato ao Planalto, segundo reportagem publicada hoje pela Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Segundo a reportagem publicada hoje pela Folha, questionado se a reunião poderia resultar numa resposta final, o deputado respondeu: "A de sempre: sou candidato a presidente da República". A reunião, realizada na sede do PSB em Brasília, foi marcada a pedido dos dirigentes partidários paulistas. No cenário sem Ciro em São Paulo, o PSB e outros partidos podem lançar candidaturas próprias.

Ciro transferiu o seu domicílio eleitoral para São Paulo a pedido do presidente Lula, que quer vê-lo como o candidato de sua base ao governo.

A pressão do Planalto pela candidatura de Ciro ao governo de São Paulo tem como objetivo declarado a tentativa de unir a base lulista no Estado e permitir, no cenário nacional, uma disputa plebiscitária entre Dilma Rousseff (PT) e o governador José Serra (PSDB).

F - NKL :

Fifa ataca atraso nos estádios do Brasil para Copa-2014 :

Interior do estádio do Morumbi, segundo o projeto de Ruy Ohtake Insatisfeita com o projeto do Morumbi, a Fifa agora demonstra ceticismo com o cronograma de todos os estádios da Copa do Mundo de 2014. O secretário-geral Jérôme Valcke disse ontem que "não há tempo a perder" se o Brasil quiser entregar o que prometeu à entidade que controla o futebol mundial: estádios prontos dois anos antes, em 2012.

"O Brasil não deve desperdiçar tempo nenhum. Disseram-me no Brasil que tudo estará pronto em 2012. E 2012 é amanhã. Então, há muito trabalho a ser feito", afirmou ele, durante seminário da entidade com as 32 delegações participantes do Mundial da África do Sul, no resort de Sun City, a 200 km da cidade de Johannesburgo.

O próprio governo brasileiro admite preocupação. Há duas semanas, o ministro Orlando Silva Jr. (Esporte) afirmou que acendeu uma "luz amarela" no cronograma de construção e reforma das arenas.

F - NKL :

Paulo Octávio transmite cargo a distrital e diz que continuará trabalhando por Brasília :

. O então governador interino do Distrito Federal, Paulo Octávio (sem partido), que renunciou ontem, transmitiu nesta quarta-feira o cargo ao deputado Wilson Lima (PR), presidente da Câmara Legislativa local e aliado do governador afastado José Roberto Arruda (sem partido).

A transmissão de cargo ocorreu na residência oficial da vice-governadoria, no no Lago Sul, em Brasília. Ao deixar o local, Paulo Octávio, que é citado no inquérito que investiga o esquema de corrupção no DF, disse que vai fazer o possível para garantir a governabilidade no DF para o interino Wilson Lima.

"Sou apenas um cidadão a partir de hoje. Espero que ele [Wilson Lima] faça um bom governo. Volto à minha rotina normal, mas vou continuar trabalhando por Brasília."

F - Tamaduar :

Lula terá encontro com Fidel :

http://imgs.sapo.pt/gfx/446246.gif


“Esta quinta-feira (24) deve marcar uma despedida na vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele vai se encontrar pela última vez – pelo menos como chefe do executivo – com o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro. A conversa deve ser sobre política na América Latina e a sucessão presidencial no Brasil. O encontro é o principal compromisso do presidente brasileiro na ilha, onde chegou na noite de ontem (23).

Nesta amanhã, Lula deve visitar as obras de um novo porto nas proximidades de Havana, cuja construção é feita pela empresa brasileira Odebrecht, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de cerca de US$ 300 milhões.

Pouco antes da chegada de Lula a Cuba, pousou no Aeroporto José Marti um avião da Força Aérea Venezuelana com o presidente Hugo Chávez. Ele disse que também vai participar da reunião com Fidel Castro.

A visita do presidente brasileiro coincide com a morte de Osvaldo Zapata, preso em Havana desde 2003 por fazer oposição ao governo cubano. Ele morreu nessa terça-feira, depois de quase três meses de greve de fome em protesto por sua detenção arbitrária. A chancelaria cubana não quis comentar o assunto.”


F - NKL :

Lúcio só pensa naquilo: Ser deputado federal :

deputadsofe

O presidente regional do Partido da República e ex-governador Lúcio Alcântara encontra-se em Brasília para reuniões com a cúpula nacional. Ali, ele expõe a situação do PR cearense e a decisão do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, de postular o Governo do Estado.

Lúcio disse que o PR vai com Roberto Pessoa como forma de dar uma opção a um quadro onde se trabalha para que o governador não tenha adversário e não possa ter sua gestão questionada. O ex-governador diz não ver tantos avanços na atual administração e que a área da segurança pública virou um problema dos mais graves.

Ele reiterou que vai disputar uma cadeira de deputado federal nas próximas eleições, apesar de segmentos do seu partido e do PPS, este um parceiro, apelaram para que tente uma vaga de senador. Lúcio disse que, nas pesquisas eleitorais feitas por partidos, aparece bem, mas reitera: “Mantenho minha candidatura a deputado federal!”

F - Eliomar :

Juro de empréstimo a pessoa física vai a 43% ao ano, diz BC :



Juros médios dos bancos avançam para 35,1% ao ano em janeiro.
Taxa sobe para pessoas físicas e também para empresas, diz BC.

Os juros médios cobrados pelos bancos em todas as suas operações, quer seja para pessoas físicas ou empresas, iniciaram o ano de 2010 em alta, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (24) pelo Banco Central.

Em janeiro deste ano, a taxa média de todas as operações de empréstimo bancárias avançou para 35,1% ao ano, contra 34,3% ao ano em dezembro do ano passado, de acordo com dados da autoridade monetária.

Pessoas físicas e empresas

A taxa de juros subiu nas operações dos bancos com pessoas físicas, que somou 43% ao ano em janeiro, na comparação com 42,7% ao ano em dezembro do ano passado, e também no crédito ofertado para as empresas. Para as pessoas jurídicas, os juros médios cobrados pelos bancos somaram 26,5% ao ano em janeiro, contra 25,5% ao ano no fim do ano passado.

Principais linhas de crédito

O BC informou que as taxas cobradas pelos bancos nas operações com o cheque especial somaram 161,1% ao ano em janeiro deste ano, com crescimento de dois pontos percentuais na comparação com dezembro do ano passado (159,1% ao ano). Com isso, os juros do cheque especial ainda estão muito acima de outras linhas de crédito.

Para as operações de crédito pessoal com pessoas físicas, a taxa média cobrada pelas instituições financeiras somou 44,8% em janeiro, contra 44,4% em dezembro de 2009. Para a compra de automóveis, porém, os juros caíram para 25,2% ao ano em janeiro, na comparação com 25,4% ao ano em dezembro do ano passado.

No caso das linhas de crédito de empresas, a taxa para desconto de duplicata somou de 36,8% em janeiro, contra 36% ao ano em dezembro. Para capital de giro, os juros médios dos bancos totalizaram de 30,1% em janeiro deste ano, na comparação com 27,9% ao ano em dezembro.

Spread bancário

Segundo números do BC, a alta dos juros bancários em janeiro deste ano está relacionada, principalmente, com o aumento do chamado "spread bancário", que é a diferença entre a taxa de captação dos bancos (o que pagam pelos recursos) e o valor cobrado do tomador final do crédito.

No mês passado, o spread bancário subiu para 25,1 pontos percentuais, contra 24,4 pontos percentuais em dezembro do ano passado. Ou seja, foi observado um crescimento de 0,7 ponto percentual no spread dos bancos no início de 2010. Estudo do BC revela que o lucro dos bancos é uma "parcela relevante" do spread bancário.

F - NKL :

Homem não paga conta de motel e acaba preso em Parnaíba :




Um homem foi preso por volta das 16h30 desta terça-feira em um motel no bairro Ceará em Parnaíba. Ele informou a polícia militar que seu nome é Rafael Ferraz Filho sendo de Sobral no Ceará.

Filho estava com uma mulher e entrou no motel por volta de 01h30 da madrugada. Depois de quinze horas a conta saiu por R$ 120,00. Ele desfrutou dos serviços, bebeu, comeu e queria sair sem pagar. O gerente, que pediu para não ser identificado, chamou a polícia. Sem condições de pagar o caloteiro foi levado para a delegacia.

O sargento Edvaldo questionou sobre sua profissão, o acusado disse que era músico. O policial fez perguntas sobre técnicas de música e Rafael não soube responder, alegou que era cantor. Mas não tinha boa voz. Segundo o sargento Edvaldo existe a suspeita de que ele seja criminoso devido a seu comportamento, mas nada ainda foi provado.

Quando cobrado o dinheiro, afirmou que ainda ia pedir emprestado. A mulher que o acompanhava informou que apenas fazia programa. A tentativa de dar o golpe não deu certo. Se a idéia era não pagar a conta, ele conseguiu; mas foi levado preso para a Central de Flagrantes.

F - NKL :

Colírio do Blog :

Valesca diz que já teve 150 homens

STJ concede habeas corpus a acusado de envolvimento no furto do Banco Central :



Daniel será liberado ainda nesta quarta-feira, 24, do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), onde está preso desde agosto de 2008.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu, nesta terça-feira, 23, habeas corpus a Daniel Pinheiro Rodrigues, acusado de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro no furto do Banco Central de Fortaleza.

Daniel será liberado ainda nesta quarta-feira, 24, do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), onde está preso desde agosto de 2008. A decisão foi tomada depois de votação unânime nos termos da ministra relatora Laurita Vaz.

O crime ficou conhecido como o maior furto a banco da história do País e ocorreu entre os dias 5 e 6 de agosto de 2005, na sede do Banco Central. Foram levados, ao todo, R$ 164,8 milhões em cédulas de R$ 50.

F - NKL :

Absurdo, Brasil tem maior tarifa de celular entre 159 países, diz pesquisa :

http://c4blog.files.wordpress.com/2007/06/noka_aeon.jpg

União Internacional de Telecomunicações comparou 159 países.
Custos elevados representam 'sério obstáculo' ao desenvolvimento.

O consumidor brasileiro continua a pagar a fatura mais cara do mundo pelo uso do telefone celular, de acordo com o índice de Paridade de Poder de Compra (PPP), apesar de estar gastando menos de sua renda com esse serviço. É o que mostra a União Internacional de Telecomunicações (UIT) numa comparação entre 159 países.

De 2008 para 2009, p preço da tarifa do celular no Brasil caiu 25%, da banda larga 52% e da telefonia fixa 63%, levando em conta a renda per capita, que aumentou. Mas o relatório da UIT mostra que esses custos continuam elevados e representam "sério obstáculo" ao acesso e desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no país. A utilização de TIC aumenta no mundo, enquanto os preços caem. A demanda é mais forte nos países em desenvolvimento, onde as operadoras devem continuar investindo.

Segundo a entidade, o custo de uso de banda larga caiu 42% no mundo, comparado a 25% para celular e 20% para telefonia fixa. A UIT calcula que 57% das pessoas nos países em desenvolvimento tenham agora acesso a celular, comparado a 23% há cinco anos. Os usuários de celular chegarão a 5 bilhões no fim do ano, segundo a entidade. Nos países desenvolvidos, a penetração é de mais de 100%.

Sem surpresa, a população dos países ricos gasta menos de sua renda, em percentual, para ter acesso a tecnologia, do que os consumidores dos países em desenvolvimento. O índice coloca a Suécia como o país mais desenvolvido em termos de acesso, uso e conhecimento de TIC, seguido por Luxemburgo, Coreia do Sul, Dinamarca e Holanda. Os Estados Unidos ficam na 19ª posição, atrás da França. O Brasil continua em 60º lugar no Índice de Desenvolvimento de TIC. A classificação é a mesma do ano passado.

O brasileiro continua a pagar mais na comparação internacional, apesar de desde o ano passado destinar menos de sua renda para os serviços de telecomunicações. Um preço-chave, para a UIT, é o uso de internet veloz, que continua a ser um luxo reservado a poucos. No Brasil, o preço do pacote de banda larga leva em conta o custo da assinatura e ficaria em média em US$ 34 em paridade de poder de compra (PPC), comparado a US$ 7 em Israel e US$ 20 nos EUA. A PPC corresponde a taxa de câmbio entre duas moedas, calculada conforme a quantidade de cada moeda que é necessária para comprar um determinado produto e serviço idêntico no país.

No caso do telefone celular, o Brasil fica em 121º lugar entre os 159 países no custo dos serviços. Mas levando em conta a paridade de poder de compra, fica em último. O custo por um pacote de 25 chamadas e 30 torpedos é estimado em US$ 42 por mês, comparado a US$ 1 em Hong Kong, US$ 9,8 na Suíça e US$ 14,6 no México.A taxa de penetração de celular no Brasil está próxima da taxa de oito anos atrás na Suécia, por exemplo.

Para a UIT, isso está claramente ligado aos custos dos serviços no país, apesar da redução na tarifa em 2009. O estudo revela diferenças enormes nos preços entre países. No caso da telefonia fixa, o pacote básico no Brasil custa US$ 13,4 pela assinatura, enquanto no Irã seria de apenas US$ 0,20. A média é de US$ 9 nos países em desenvolvimento.

F - NKL :

Nova embaixada dos EUA, 'cubo de vidro' é à prova de atentados :

Escritório da Filadélfia venceu concurso para escolher projeto.
Construção em Londres vai custar cerca de US$ 1 bilhão.

Foto: AP

Modelo vencedor do concurso para a construção do novo prédio da Embaixada dos EUA no Reino Unido. O projeto é de autoria do escritório de arquitetura Kieran Timberlake, da Filadélfia. Ele deve ser construído em Battersea, no sul de Londres, próximo ao Rio Tâmisa. Trata-se de um cubo de cristal de 12 andares, à prova de atentados, ecológico e rodeado por um fosso como o dos castelos medivais. O custo de sua construção está orçado em US$ 1 bilhão. O projeto recebeu crítica de arquitetos ingleses. (Foto: AP)

F - G1 :

Apreensões de cocaína aumentam e de maconha caem no Brasil, diz ONU :

Apreensão de maconha feita em Ponta Porã: 32 quilos

Relatório adverte ainda para aumento da produção de ecstasy em países da América do Sul.

As apreensões de cocaína no Brasil vêm aumentando consideravelmente nos últimos anos e mais do que dobraram desde o início da década, segundo informa um relatório divulgado nesta quarta-feira (24) pela Organização das Nações Unidas (ONU).


O documento da Junta Internacional Fiscalizadora de Entorpecentes (Jife) indica que as apreensões de cocaína no Brasil totalizaram 19,7 toneladas em 2008, um aumento de cerca de 15% em relação ao ano anterior.


As apreensões de maconha no Brasil, por outro lado, tiveram uma pequena queda em 2008, segundo o relatório da Jife. Naquele ano, o Brasil apreendeu 187,1 toneladas da droga, contra 199 toneladas no ano anterior.


A quantidade de cocaína apreendida pelo Brasil mais do que dobrou em relação a 2001, o primeiro ano com estatísticas disponíveis. Naquele ano, foram apreendidos pelo país 8,3 toneladas da droga.


No mesmo período, as apreensões de cocaína no México, país com perfil semelhante ao do Brasil (ambos são países utilizados para o trânsito da droga entre os países produtores e consumidores, mas também têm um mercado consumidor interno), teve uma queda de 30 toneladas apreendidas em 2001 para 19,3 toneladas em 2008.


O relatório da Jife afirma que "as fronteiras permeáveis e longas áreas costeiras na América do Sul são um desafio para as autoridades de controle do tráfico de drogas na região".


Segundo o documento, em toda a região houve "um aumento no uso de aeronaves leves com números de registro falsos ou roubados, operando em pistas de pouso pequenas e privadas, em áreas remotas, para transportar cocaína".


Segundo o documento, cerca de metade da cocaína apreendida pelo Brasil em 2008 havia sido traficada por rotas aéreas.


A Jife também relata um aumento no uso das chamadas "mulas" (pessoas que transportam a droga no próprio corpo) e do transporte da cocaína dissolvida em líquidos.

Diversificação

O relatório da ONU adverte ainda para a "diversificação" verificada nos negócios das organizações criminosas dedicadas ao tráfico de drogas na América do Sul.


Segundo a Jife, essas organizações "parecem estar se expandindo para áreas de atividade ilícita não previamente associadas aos problemas com drogas na região".


A organização afirma ter verificado em vários países da região tentativas de desviar substâncias utilizadas para a fabricação de estimulantes do tipo anfetamina, como o ecstasy.


Em 2008, foram registrados os primeiros desmantelamentos de laboratórios ilegais para a fabricação de ecstasy na região, na Argentina e no Brasil.


Após o fechamento de um laboratório e a apreensão recorde de 132 mil unidades de ecstasy no Brasil em 2008, um novo laboratório foi localizado e fechado no país no ano passado.


Para a Jife, a América do Sul, que já era considerada uma das grandes áreas de destino do ecstasy produzido principalmente na Europa e na América do Norte, está se tornando também uma grande produtora da droga.


"Segundo o último relatório da Organização Mundial Alfandegária, em 2008 foram registradas apreensões de ecstasy originário do Brasil, do Chile e do Suriname na Holanda e na Suécia", afirma o relatório.

F - NKL :

Ciro reafirma candidatura e diz que PSB não será “sublegenda” do PT :

cico

Reprodução da TV Rede Vida :

O presidenciável do PSB e deputado federal Ciro Gomes reafirmou, durante entrevista ao programa “Tribuna Independente”, da Rede Vida, nesta noite de terça-feira, que seu partido, em hipótese alguma, será “sublegenda do PT”. Ciro lamentou que o PT não saiba conviver com aliados independentes, deixando claro que continua postulante a presidente da República.

Ciro aproveitou para bater no ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que, conforme disse, era uma “grande promessa” que, no entanto, levou o País a ficar mais atrasado, mais fisiológico e mais corrupto. Ao contrário, aparece o sindicalista Lula e faz com que o País ganhe prestígio internacional.

Ciro, durante a entrevista, enalteceu o governo do presidente Lula eaproveitou para bater em José Serra, presidenciável do PSDB, como algo do passado. Ele também fez criticas à Previdência Social do País, que teria rombo de R$ 46 bilhões.

“Está faltando engenheiro no Brasil!”, insistiu durante o programa o presidenciável, observando que o País precisa ter avanços no campo tecnológico. “Hoje não temos uma bandeira automobilística!”, lamentou, observando que a China já ultrapassou o Brasil.

Falou também que é preciso reformar o setor de saúde no País. Elogiou o ministro José Temporão, do PMDB, mas lamentou que o brasileiro tenha que pagar dobrado, pois precisa de plano de saúde. Ciro também considerou fundamental investimento em educação. Nesse aspecto, elogiou Lula por aplicar em ensino profissionalizante.

Ele disse que entre suas propostas está a reforma tributária. Indagado sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), acen tuou ser um avanço” num cenário onde, por exemplo, estavam abandonadas as rodovias federais, hoje em recuperação.


VEJAMOS : Sabemos que o pre-candidato a presindente Ciro Gomes é o mais completo e competente para assumir a presidencia do Brasil:


F - NKL :

Preso político morre em Cuba após 85 dias em greve de fome :

http://www.martinoticias.com/MartiMedia/Image/zapatatamayo_100223.jpg

Orlando Zapata morreu nesta terça (23) em um hospital de Havana.
Cubano pedia para ser tratado como "prisioneiro de consciência".

O preso político Orlando Zapata Tamayo morreu nesta terça-feira (23) em um hospital de Havana após 85 dias em greve de fome, informaram membros da dissidência cubana.


O cubano, que pedia para ser tratado como "prisioneiro de consciência", morreu por volta das 16 horas locais (18h de Brasília) no hospital Amejeiras, para onde havia sido levado na noite desta segunda.

Zapata, de 42 anos, havia sido trasladado na noite de segunda do hospital do presídio Combinado del Este, de Havana, ao Hermanos Ameijeiras, devido a seu estado de saúde "muito grave", segundo a Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN).

Preso desde março de 2003, realizou a greve de fome em protesto pelas condições carcerárias, que deterioram sua saúde, afirmava.

Segundo a CCDHRN ele é o primeiro preso político cubano a morrer na prisão desde a década de 70.

Zapata, um dos 75 cubanos considerados presos de consciência pela Anistia Internacional, havia sido inicialmente setenciado a três anos de prisão, mas sucessivas condenações, por outros motivos, elevaram a pena a mais de 25 anos, disseram fontes da dissidência.

O governo cubano não reconhece a existência de presos políticos no país - uns 200, segundo a dissidência - pois os considera "mercenários" a serviço dos Estados Unidos.

Elizardo Sánchez, da Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN), disse que a morte do preso é uma "péssima notícia para todo o movimento cubano de direitos humanos e também para o governo".

Para ele, a morte do dissidente terá "graves consequências porque ele era um preso de consciência adotado pela Anistia Internacional (AI)".

No último domingo, 50 dissidentes cubanos presos pediram em carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que interceda por sua liberdade no encontro previsto para esta quarta-feira (24) com o presidente cubano, Raúl Castro, e seu irmão e antecessor, Fidel.

F - NKL :

Lula critica ONU e pede debate sobre Ilhas Malvinas :

Presidente questiona soberania inglesa e silêncio das Nações Unidas.
Conselho representa interesses políticos da 2ª Guerra Mundial, diz Lula.

Em encontro no México, Lula abraça a presidente do Chile Michelle Bachelet e o presidente do México, Felipe Calderón. (Foto: Ronaldo Schemidt/AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta terça-feira (23) o início de um debate na Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a polêmica envolvendo a exploração petroleira nas Ilhas Malvinas por uma empresa britânica, criticada pela Argentina.

Lula fez a declaração na Cúpula do Grupo do Rio, no México, evento no qual representantes de 32 países da América Latina e do Caribe estiveram reunidos. No encontro, os líderes aprovaram por unanimidade a reivindicação da Argentina pela soberania sobre as ilhas.

Os argentinos não aceitam a ação da empresa Desire Petroleum na região e se baseiam em uma resolução da ONU de que nada poderia ser feito nas ilhas sem o consentimento dos dois países, que entraram em guerra em 1982 pela posse das ilhas.


'Qual explicação?'

Durante a cúpula, Lula disse não ser possível que a Argentina não tenha soberania sobre as Malvinas e que esse direito seja exercido por um país a 14 mil quilômetros de distância.

"Qual é a explicação política das Nações Unidas para que não tenham tomado uma decisão? Será o fato de a Inglaterra participar como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas a razão para que eles podem tudo e os outros não podem nada?", indagou Lula. "É necessário que comecemos a lutar para que o secretário-geral das Nações Unidas reabra este debate com muita força dentro das Nações Unidas", afirmou.


"Não é possível que as Nações Unidas continuem com um Conselho de Segurança que seja representado pelos interesses políticos da Segunda Guerra Mundial, que não levem em conta todas as mudanças que ocorreram no mundo", disse Lula. "A ONU se distancia e os países individualmente se ocupam de seus assuntos, porque a ONU perdeu representatividade", afirmou.


F - G 1 :

Novo governador interino do DF afirma que não será 'empecilho' :

Ampliar Foto Foto: Valter Campanato/ABr

Presidente da Câmara assume governo após renúncia de Paulo Octávio.
Ele diz querer ser instrumento de transição entre governos eleitos.

O novo governador interino do Distrito Federal, Wilson Lima (PR), divulgou nota nesta terça-feira (23) em que diz que não fará “mudanças bruscas” e que não vai aceitar “ingerências políticas” em sua gestão. Lima afirma que assume no “momento mais delicado” da história política do DF.

O deputado assumiu o governo local automaticamente após a renúncia do vice-governador Paulo Octávio (sem partido, ex-DEM) na tarde desta terça. Nesta quarta (24), o Diário da Câmara traz publicada a renúncia de Paulo Octávio e o empossamento de Lima no cargo de govenador interino.

Lima diz que quer ser um “instrumento para uma transição democrática entre um governo eleito e outro governo eleito”, em uma referência à possível intervenção pedida pelo Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel. Lima afirma que não será “empecilho à volta da normalidade”.

  • Aspas

    Assumo interinamente o governo do Distrito Federal no momento mais delicado de nossa ainda curta história política. Não escolhi estar nessa posição não a almejei, mas não posso fugir à responsabilidade e ao dever de assumi-la"

No lugar de Lima, que ocupava a presidência da Câmara Legislativa, assume interinamente o deputado Cabo Patrício (PT), que já esteve no cargo durante as licenças de Leonardo Prudente (sem partido, ex-DEM), que ficou conhecido como “deputado da meia” após ser flagrado escondendo nas roupas dinheiro do suposto esquema de propina no governo local, que ficou conhecido como mensalão do DEM de Brasília.

Aliado de primeira hora de Arruda, Wilson Lima já foi vendedor de picolés, frentista, mecânico, lanterneiro, pintor, balconista e cobrador de ônibus. Também foi sócio de uma rede de supermercados. Está no terceiro mandato.

Sua chegada ao cargo se dá após a sucessão de escândalos de corrupção no governo do Distrito Federal. O caso veio à tona no dia 27 de novembro quando a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa de Pandora, que investigava um suposto esquema de distribuição de propina.

O caso foi denunciado por Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais do governador José Roberto Arruda, que foi afastado e preso por determinação do Superio Tribunal de Justiça (STJ). O inquérito que tramita no STJ envolve o governador do DF, Paulo Octávio, deputados distritais, empresários e membros do governo.

Nesta terça, Arruda disse que não pensa em renunciar ao cargo. O aviso foi feito por intermédio do secretário de Transportes do Distrito Federal, Alberto Fraga, que visitou o governador afastado nesta tarde, na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. “Em nenhum momento se falou em renunciar. Ele disse que está preparado para ir até o fim", disse.

Veja a nota de Wilson Lima

"Assumo interinamente o governo do Distrito Federal no momento mais delicado de nossa ainda curta história política. Não escolhi estar nessa posição, não a almejei, mas não posso fugir à responsabilidade e ao dever de assumi-la.

F - G1 :

SP: sete estudantes são vítimas de queimadura durante trote :

Eles sofreram intoxicação e queimaduras de 1º grau.
Santa Casa da cidade atendeu jovens na noite desta segunda.

Estudante sofreu queimaduras no rosto após trote violento no interior de SP. (Foto: Silva Júnior/Folha Imagem )

Sete calouros do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), no interior de São Paulo, foram alvo de um trote violento na noite desta segunda-feira (22), primeiro dia de aula. Eles foram atingidos por um líquido, ainda não identificado, jogado por veteranos, que causou queimaduras e náusea.

Os jovens foram atendidos pela Santa Casa de Misericórdia de Barretos, em São Paulo, vítimas de intoxicação e queimaduras de 1º grau. De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa, os estudantes foram liberados na noite de ontem.

Os jovens são moradores da cidade de Jaborandi e foram atingidos quando desceram do ônibus que os deixou perto da faculdade. "As brincadeiras começaram dentro do ônibus, com tinta e corte de cabelo, mas, até aí, estava tudo bem", conta Patrick Adriano Pereira dos Santos, 23 anos, calouro do curso de engenharia civil.


"Quando saímos do ônibus, jogaram o produto na gente. Entramos na faculdade e fomos lavar com água, mas queimava muito e dava tontura. Tivemos que ir até o hospital."

A universidade, em nota, lamentou o fato e informou que a agressão aos alunos aconteceu fora do campus da instituição. Ainda conforme o comunicado, a instituição diz que seguranças e monitores foram contratados para coibir trotes violentos e depredação de patrimônio por parte dos alunos. De acordo com a nota, "dentro do campus, as brincadeiras e trotes transcorreram com tranquilidade e segurança, sem excessos".

A instituição informou, também, que pedirá o reforço do patrulhamento da Policia Militar fora das dependências do centro universitário para garantir a segurança dos cerca de 4 mil alunos.

Um boletim de ocorrência foi registrado no 2º Distrito Policial de Barretos, que vai apurar o caso.

VEJAMOS : Isso é decepcionante para o nosso pais :


F - G1 :

Na BA, mais de 100 são presos em aniversário de traficante :

Consumo de cocaína, crack e maconha era liberado, diz investigação.
Entre os detidos estão 70 homens, 26 mulheres e dez adolescentes.

Polícia prende convidados em festa de aniversário de suposto traficante (Foto: Reprodução/TV Bahia)

A Polícia Civil prendeu mais de cem pessoas que estavam em uma casa em Feira de Santana (BA), na tarde desta terça-feira (23). Segundo a investigação, 70 homens, 26 mulheres e 10 adolescentes participavam da festa de aniversário de um homem suspeito de ser traficante na região.

No local, drogas como cocaína, crack e maconha eram oferecidas aos convidados. Todas as pessoas foram levadas, em ônibus, para o Complexo Policial de Feira de Santana. Cerca de 50 policiais participaram da escolta dos veículos durante a transferência dos detidos.

Os investigadores chegaram ao local após receberem uma denúncia anônima que tratava da festa. Os policiais já apuravam a existência de festas com distribuição de drogas desde que fotos de outros eventos foram divulgadas na internet.

F - G1 :

Advogado é preso sob suspeita de assaltos :

Clique para Ampliar

Cerco policial: um dos acusados de envolvimento com a quadrilha foi detido quando tentava escapar em um carro importado. O grupo portava várias armas de grosso calibre
MARÍLIA CAMELO

Clique para Ampliar

José Roberto acabou preso por policiais do Raio na Avenida Expedicionários
KELLY FREITAS

Além dele, a Polícia deteve outras seis pessoas. O grupo iria assaltar um comerciante, mas foi descoberto antes

Uma operação realizada na tarde de ontem e que se estendeu pela noite, por uma equipe de inspetores do 15º DP (Cidade 2000), culminou com a prisão de sete pessoas, entre elas, um advogado de Brasília e um homem foragido da Justiça de Belém do Pará, por assalto.

Com os acusados foram apreendidos três pistolas, sendo uma de calibre Ponto 40 (0.40), de uso exclusivo das forças policiais, e duas 380, além de três revólveres 38 e duas camisas com inscrição da Polícia Cívil. A Polícia acredita que os bando estavam se preparando para realizar um grande assalto em Fortaleza. "Conseguimos apurar que eles se dirigiam para uma reunião para planejar um assalto na casa de um comerciante de Fortaleza", contou o inspetor Adams Rolim.

De acordo com o inspetor, a primeira abordagem ocorreu na Praia do Futuro, quando os inspetores se depararam com quatro homens em um veículo Honda Civic, de placas com inscrição da Paraíba, MOU-1221 (PB), o que chamou a atenção da equipe. "Resolvemos abordar e eles empreenderam fuga por várias ruas da Praia do Futuro e do bairro Dunas", revelou o inspetor.

Após tentar despistar os policiais, eles foram encurralados na Rua Nicácio Pinto, na Praia do Futuro. Lá, os acusados tentaram fugir a pé, mas foram detidos. Além do advogado brasiliense, os policiais informaram que o paraense Paulo Leandro Oliveira,39, é foragido da Justiça daquele Estado, com mandado de prisão expedido pela Justiça. O Diário opta por não revelar os nomes dos outros três acusados, pois eles ainda não haviam sido autuado em flagrante até o fechamento desta edição.

Em uma rápida entrevista, o advogado contou que já mora em Fortaleza há dez anos, é casado e têm três filhos. Ele confirmou que já foi preso por assalto, em Brasília, na década de 1990, mas já cumpriu a sua pena. "Meu único erro foi dar carona para uma pessoa", disse.

Já, os policiais afirmaram que o advogado é o ´cabeça´ da quadrilha. "Ele é que estava coletando informações sobre o comerciante e planejando toda a ação, que deveria ocorrer ainda essa semana", informou Adams.

As buscas para localizar outros integrantes do bando se estendeu pela noite e, em uma residência no Mondubim, os inspetores encontraram outros três homens. Com eles, os policiais civis encontraram mais duas pistolas 380 e três revólveres 38. "Achamos também duas camisas com inscrição da Polícia Civil, que deveriam ser usadas por eles durante a ação criminosa", afirmou o inspetor.

ITAPERI
Perseguição policial após roubo de carro

O roubo de um carro terminou em intensa perseguição policial e na prisão de dois homens, ontem pela manhã. A dupla - José Roberto de Oliveira Filho,23, e Leonardo Teixeira Vasconcelos, 21 - tomou de assalto o Cross Fox preto de placa NQL-7739, no Itaperi, por volta das 10 horas. A Polícia foi acionada e em poucos minutos descobriu que os bandidos tinham deixado o carro roubado no estacionamento de um supermercado no Montese.

"Cada um dos assaltantes foi pra um canto. Saímos em perseguição e conseguimos prender os dois", contou o tenente PM Hawlison Freire, oficial do grupo Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio).

Prisões

A equipe do Raio capturou José Roberto, na Avenida Expedicionários. Outra equipe, do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), sob o comando do cabo Marcione Sousa, prendeu Leonardo Teixeira na Avenida Borges de Melo. Com ele foi encontrado um revólver de calibre 38. O veículo também foi recuperado.

A partir das prisões, foi iniciada uma verdadeira saga dos policiais militares na tentativa de entregar os bandidos em uma delegacia de Polícia. Como as prisões aconteceram na área do 25º DP, na Vila União, as equipes levaram os homens presos para aquela distrital. O delegado encaminhou as viaturas para o 5º DP, na Parangaba, porque o roubo do carro ocorrera naquela área.

A equipe de reportagem acompanhou a trajetória dos policiais até a segunda delegacia e, no 5º DP, os presos também não foram recebidos. A delegada titular mandou os policiais seguirem para a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC). Até as 15 horas, as equipes de policiais militares permaneciam paradas, com os presos, e o flagrante ainda nem tinha sido iniciado.

Julgamento

A Justiça vai julgar hoje, em Fortaleza, o pistoleiro Enilson Couras, o ´Courinha´, acusado de vários assassinatos, na década de 80, nos Estados do Ceará e Piauí. Nesta quarta-feira ele sentará no banco dos réus, juntamente com Salvador dos Santos. Os dois são acusados de terem assassinado Sinval Correia Braga, crime ocorrido em abril de 1986, no Município de Iguatu.

Segundo o Ministério Público Estadual, a vítima era tio de ´Courinha´ e havia feito, em nome do acusado, um seguro.


F -DN :

CE acima da média nacional :

http://www.atribunamt.com.br/wp-content/images/imagens_do_dia/28-09-07/Transplante%20de%20orgaos%20-%2026-01-06.jpg


O Brasil atingiu um recorde de doações de órgãos em 2009. O Ceará é responsável por esse crescimento

O Ceará está acima da média nacional em número de doadores de órgãos. Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Estado registrou, somente no ano passado, uma média de 11,2 doadores por cada milhão de habitantes contra 10,1 de 2008. Enquanto que, no Brasil, a média foi de 8,7 doadores, em 2009.

No ano passado, em todo o Estado, 107 pessoas doaram órgãos, enquanto que, em 2008, foram 83 doações.

No Brasil, o ano de 2009 registrou um aumento de 25,8% no número de doadores de órgãos. Em números absolutos, os doadores efetivos passaram de 1.317, em 2008, para 1.658.

Umas das razões para esse crescimento, segundo a ABTO, foi o aumento da taxa de efetivação de 22% em 2008 para 25,5% no ano passado. Isso significa que dentre os potenciais doadores, 25,5% tornaram-se doadores efetivos, o que elevou o número final de doadores.

Em número de transplantes, com base no balanço divulgado ontem pela ABTO, o Ceará também se destacou, ficando em 5º lugar, com 767 cirurgias realizadas. Está atrás só de Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado, em 2008 foram realizas 739 intervenções, representando acréscimo de 3,79%.

O presidente da Associação, Ben-Hur Ferraz, revela que a atuação do Ceará contribuiu para que o Brasil alcançasse o recorde, na história de transplantes realizados no País. "Até porque, em 2009, ocorreram 5.998 intervenções em todo o Estado. Um acréscimo de 12%, em relação ao ano anterior (2008), quando foram realizadas 5.373", diz Ferraz.

Ainda segundo ele, o Ceará vem demonstrando avanços, principalmente no número de transplantes de córneas. No ano passado, foram 420 cirurgias, enquanto que em 2008, chegou a 391, representando um aumento de 7,41%. Apesar do crescimento de transplantes no Ceará, a fila dos que aguardam um órgão continua grande, com 1.280 pessoas, segundo dados da Central de Transplantes.

Desse total, 748 pacientes estão à espera de córnea; 304 doentes esperam um rim e 191 tentam um fígado. Também estão na fila oito pessoas que precisam de um novo coração; dois de pâncreas; e 27 doentes aguardam o transplante de medula.

Para a diretora médica do Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza, Marineuza Rocha Memória, o mais importante não é o número de pessoas na fila à espera de uma córnea e sim o tempo que ela aguarda para realizar o transplante. Segundo ela, em 2006, Ano de Criança do Banco de Olhos no Estado a espera era de quatro anos para realização de um transplante, atualmente o tempo máximo é de um ano. "A expectativa é que até o fim deste ano conseguimos atingir um prazo de três meses", frisa.

Equipamentos

A realização do transplante depende órgãos depende do diagnóstico da morte encefálica do doador. Esse é uma das maiores dificuldades, pois além de profissionais capacitados, o hospital precisa de equipamentos de alta tecnologia. Mas, isso não será mais problema nos hospitais públicos do Ceará. Pelo menos é o que garante a Secretaria da Saúde do Estado, que promete instalar, até o próximo mês, cinco novas maquinas capazes de detectar a morte encefálica.

Segundo informações do secretário executivo da Sesa, Arruda Bastos, os novos equipamentos irão facilitar o diagnóstico precoce de morte encefálica e, consequentemente, aumentar o número de doações. "Desde o ano de 2007, o Ceará ampliou as Centrais de Transplantes, capacitou dezenas de profissionais da saúde, e realizou campanhas", ressaltou.

Ainda neste semestre, o Hospital de Messejana Carlos Alberto Studart irá realizar transplantes de pulmão, o que irá colaborar para o aumento no número de intervenções no Estado.

SOLIDARIEDADE

1.280 pessoas esperam, no Ceará, na fila de espera por transplante de órgãos. Desse total, 748 aguardam córnea, 304 precisam de rim, 191 de um fígado e oito dependem de um novo coração

5.998 transplantes foram realizados, no ano passado, em todo o País, segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, divulgados, ontem, em São Paulo

DOE DE CORAÇÃO
Campanha estimula a solidariedade dos cearenses

Pacientes à espera de um transplante de órgão, em geral, precisam lutar diariamente contra um inimigo implacável: o tempo. A espera média por um rim, no Brasil, fica na casa dos 600 dias. No caso de uma córnea, o paciente passa cerca de 550 dias aguardando a cirurgia na fila.

Com o objetivo de conscientizar e promover a sensibilização das pessoas em favor da doação de órgãos, desde 2003, a Fundação Edson Queiroz promove a campanha Doe de Coração. A ideia do movimento é quebrar a barreira do preconceito e reduzir a desinformação em grande parte da população.

Em reconhecimento a esse trabalho, a presidente do Grupo Edson Queiroz, Dona Yolanda Queiroz, recebeu, em janeiro do ano passado, em São Paulo, o Prêmio Amigo do Transplante. A homenagem, criada pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), é destinada às pessoas ou instituições que contribuem para o aumento de transplantes de órgãos e tecidos no Brasil.

Se o Ceará ocupa, hoje, uma posição de destaque entre os Estados com melhor desempenho na doação de órgãos, grande parte do mérito é dessa iniciativa. Somente no ano passado, foram realizados, no Ceará, quase 770 transplantes de córneas, rins, coração e fígado.

A campanha faz uso de múltiplos meios de comunicação para atingir os mais diversos públicos. Cartazes, adesivos e anúncios levam a mensagem do movimento a milhares de pessoas.

F - NKL :

CHARGE :

Charge

Vendas do varejo cresceram 5,9% em 2009, mostra IBGE :

. As vendas no comércio no país em 2009 cresceram 5,9% em relação a 2008, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em dezembro, as vendas no varejo caíram 0,4% frente a novembro. Trata-se da primeira queda depois de sete altas consecutivas na comparação mês a mês. Em relação a dezembro de 2008, houve alta de 9,1%.

A receita nominal de vendas no comércio teve expansão de 10% ao longo de 2009, na comparação com o ano anterior. Em dezembro, foi observado recuo de 0,4% frente a novembro, com destaque para o setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,5%). Na comparação com dezembro de 2008, houve avanço de 11,9%.

As vendas no comércio varejista ampliado --que inclui ainda o desempenho das vendas de veículos e motos, partes e peças e material de construção apenas no varejo-- registraram alta de 6,9% em 2009. Em dezembro, houve expansão de 0,6% em relação a novembro e de 14,3% sobre dezembro de 2008.

F - NKL :

Com a renúncia de Paulo Octávio (sem partido) nesta terça-feira, o presidente da Câmara Distrital, deputado Wilson Lima (PR), deve assumir o governo i

. A Caixa Econômica Federal informou, nesta terça-feira (23), que as lotéricas de todo o país estão proibidas de organizar bolões de apostas. No Rio Grande do Sul, 13 pessoas já registraram queixa contra a lotérica que teria vendido o bolão para um grupo de apostadores. Os números foram sorteados, mas a Caixa informou que não houve aposta premiada.

O estabelecimento, que fica em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, não abriu nesta terça-feira (23). O sistema de apostas da casa foi suspenso pela Caixa Econômica Federal. O dono do estabelecimento ainda não apareceu. O advogado dele, Marcelo Dias, disse que pode ter acontecido uma falha humana na hora de emitir o bilhete da Mega-Sena.

A polícia vai conversar com apostadores que participaram do bolão. O delegado responsável pelo caso disse que os responsáveis devem responder por crime de estelionato.

F - Tamaduar :

Com renúncia de Paulo Octávio, deputado Wilson Lima deve assumir governo do DF :

Com a renúncia de Paulo Octávio (sem partido) nesta terça-feira, o presidente da Câmara Distrital, deputado Wilson Lima (PR), deve assumir o governo interino do Distrito Federal.

Paulo Octávio havia assumido o governo do DF após a prisão do governador licenciado José Roberto Arruda (sem partido), mas resolveu renunciar já que estava sem apoio político e com o nome envolvido no escândalo que atinge o DF.

Lima disse que não vê problema em assumir o cargo. "Não trabalho com hipótese, trabalho com fatos, mas não vejo empecilho em assumir."

VEJAMOS : O DF tem o terceiro governador em menos de um més, um belo banho de corrupção em Brasilia .


F - NKL :

Câmara aprova texto-base de projeto que cria fundo com recursos do pré-sal :



A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (23) com 330 votos a favor e somente um contra o texto-base do projeto que cria um fundo social para a aplicação de recursos provenientes da exploração de petróleo na camada pré-sal. A votação surpreender o próprio líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), que chegou a dizer que a deliberação ficaria para quarta-feira (24). Resta ainda a votação dos destaques, que será realizada apenas na quarta.

Vaccarezza comemorou a aprovação do texto-base e destacou a votação mesmo com a obstrução capitaneada pelo DEM. "A oposição rompeu o acordo e continuou em obstrução. Nós derrotamos a oposição hoje e mostramos que temos base". Na votação do mérito, a base ganhou o reforço ainda do PSDB e do PPS, que votaram a favor do texto-base.
F - NKL :