¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quinta-feira, 4 de março de 2010

Chinês 'dança' por 4h em fios de alta tensão :

Foto: Quirky China/Barcroft Media/Getty Images

Foto: Quirky China/Barcroft Media/Getty Images

Xian Jun subiu na torre para protestar por estar desempregado.
Polícia cortou a energia para que evitar que ele fosse eletrocutado.

O chinês Xian Jun, de 26 anos, provocou um caos na última segunda-feira (1) em Dongguan, na província chinesa de Guangdong. Jun, que está desemprego, subiu em uma torre de alta tensão e ficou agarrado aos cabos por mais de quatro horas.

Segundo a polícia, ele perdeu o emprego no início de fevereiro e estava com dificuldades para se recolocar no mercado. Após beber muito, Jun decidiu protestar subindo na torre de alta tensão.

A polícia chegou a cortar a energia para que o homem não morresse eletrocutado. Apesar dos pedidos dos policiais, ele se recusou a descer e ficou caminhando e dançando sobre os cabos por mais de quatro horas até cair sobre uma espécie de colchão de ar.


F - NKL :



Ibama e Polícia Federal apreendem pássaros em Iguatu :

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/foto/0,,19005157-EX,00.jpg

http://www.correiolageano.com.br/galeria/010694.jpg

Também foi apreendida uma mesa própria para briga de canários em rinha

O Ibama e a Polícia Federal apreenderam 32 canários da terra e um galo campina, além de 34 gaiolas em uma residência no município de Iguatu, na Operação Roleta Russa. Também foi apreendida uma mesa própria para briga de canários em rinha.

Por meio de um mandado de busca e apreensão, os agentes entraram na residência de Jader Matos Cavalcante, onde estava o material. De acordo com o Ibama, ele já esteve preso por quarenta dias em Uberlândia (MG), por abrigar 1000 canários da terra.

O acusado será multado em R$ 500 por cada ave apreendida e responderá pelo crime de manter animais silvestres em cativeiro sem autorização do Ibama. O material será encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Fortaleza.



Operação Térmitas

O Ibama está realizando ainda na região do Cariri, a Operação Térmitas (ou Operação Cupim) a fim de fiscalizar consumidores de madeira oriunda da Amazônia na área da construção civil.

O Ibama solicita às empresas madeireiras e de construção civil na região do Cariri. inscrição no Cadastro Técnico Federal (CTF), a Guia Florestal (GF) ou o Documento de Origem Florestal (DOF) da madeira presente no pátio e, no caso de obras, o seu comprovante de licenciamento ambiental.

No Cariri, a equipe de fiscalização contas com seis agentes, entre eles três analistas formados na área florestal. Desde o início da operação, eles já percorreram mais de 700 Km e vistoriaram 12 serrarias e cinco veículos. Foram lavrados 10 autos de infração e uma notificação e o valor em multas chega a R$ 833.500 reais.

Em uma das vistorias encontraram 45 fornos de queima de carvão com 40 metros cúbicos de lenha em cada e mais 250 metros cúbicos no pátio. O total da aérea corresponde a 111 hectares .


F - NKL :

Triste ... No Exterior, agência vende o Brasil como paraíso do turismo sexual :

A denúncia foi feita pelo blog Síndrome de Estocolmo. A dica é da repórter Verônica Falcão, do blog Ciência e Meio Ambiente.


F - Elimar :

Lula pretende se licenciar do cargo para participar da campanha de Dilma :

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/foto/0,,37133058-FMM,00.jpg


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende se licenciar do cargo nos meses de agosto e setembro para participar ativamente da campanha da petista Dilma Rousseff ao Planalto.

Segundo a reportagem, com a licença, Lula quer evitar problemas com a Justiça Eleitoral. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deve voltar à Presidência durante o período de afastamento de Lula, já que o vice, José Alencar (PRB), também cogita disputar as eleições.

F - NKL :

Túnel é descoberto no IPPOO I :

http://i2.r7.com/data/files/2C92/94A4/2583/B51F/0125/8D90/E135/2341/tunel-presidio-ms-hg-20091211114.jpg

http://images.ig.com.br/publicador/ultimosegundo/169/169/68/304777.us_tunel__brasil_321_465.jpg

O Serviço de Inteligência da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) descobriu no início da tarde desta quinta-feira (4), no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO I), no bairro Itaperi, um túnel com dois metros de comprimento e com 1,5 metro de profundidade. De acordo com o supervisor do Sistema Penitenciário (Susipe), coronel Taumaturgo Granjeiro, a escavação teve início no antigo refeitório, que foi desativado por causa da terceirização da alimentação.

O supervisor lamentou a atitude dos presos (nenhum foi identificado, até o momento), que poderiam deixar o presídio em caso de trabalho. “O IPPOO I é para presos em regime semiaberto. Para isso, eles precisam de uma Carta de Emprego, que garanta o trabalho. Há um acompanhamento da Justiça sobre a conduta do preso, mas ele não precisa voltar para o presídio. À noite, ele fica submetido à prisão domiciliar”, comentou o supervisor.


F - NKL :

Passageiro registra momento Ondas gigantes atingem cruzeiro :

magens registram o medo dos passageiros de cruzeiro.
Incidente matou duas pessoas e deixou 14 feridos leves.

Um vídeo amador divulgado nesta quinta-feira (4) mostra o momento em que uma onda gigante atinge um navio de cruzeiro no Mar Mediterrâneo. O acidente, ocorrido na véspera, deixou dois mortos e 14 feridos.

As imagens foram feitas por um passageiros e exibidas pela TV espanhola. Elas mostram o instante em que a água atinge o que parece ser um restaurante ou um lounge, batendo na janela e arrancando gritos dos passageiros.

O navio Louis Majesty levava 1.350 passageiros e 580 tripulantes.



Passageiros disseram que as cabines ficaram inundadas. O vídeo mostra membros da tripulação checando a situação dos quartos após a onda. Outros tentavam tirar a água com grandes baldes.

A empresa disse que os mortos foram vítimas de estilhaços de vidros, esquadrias de janelas e móveis. Os 14 feridos estavam em estado leve e foram hospitalizados "por precaução".

Os passageiros foram mandados de volta para casa e podem remarcar sua viagem para o fim do mês.

Grandes ondas não são raras no Mediterrâneo. Mas, com esse tamanho, elas ocorrem só uma ou duas vezes por ano, disse a oceanógrafa Marta de Alfonso, que trabalha para o governo espanhol.


F - G1 :

Alerta sobre o câncer de próstata :

Entidade alerta para o uso do exame de PSA como a única forma de diagnóstico da doença. Segundo estudos, a análise pode produzir resultados falsos positivos



DIAGNÓSTICO
O exame de PSA é uma das maneiras de se detectar o câncer de próstata.

Nesta quarta-feira (3), a Sociedade Americana de Câncer (ACS, em inglês) publicou novas orientações sobre a detecção do câncer de próstata. De acordo com as recomendações, os homens, aos 50 anos, devem conversar com seus médicos para discutir os prós e os contras dos exames que detectam a presença da doença. Essa é a primeira vez, em uma década, que a ACS revê as suas orientações sobre o câncer de próstata.

O rastreio do câncer da próstata consiste, além da análise dos fatores genéticos, étnicos e de idade, na avaliação do PSA (antígeno prostático específico) ou do exame de toque retal.

Segundo a ACS, embora o teste do PSA possa detectar o câncer, ele também pode produzir, resultados falsos positivos que levam à biópsias desnecessárias e desconfortáveis e a tratamentos que produzem efeitos colaterais indesejáveis, tais como impotência e incontinência urinária. Por outro lado, os testes com resultados normais podem negligenciar cânceres existentes.

O objetivo da entidade é inibir o uso do teste de PSA, usado desde a década de 80, para um diagnóstico definitivo sobre a doença.

A entidade diz que os homens que optarem pelo exame de PSA devem fazer o rastreio anualmente se o seu nível do antígeno for igual ou superior a 2,5 nanogramas por mililitro (ng / mL) Os homens cujo PSA esteja abaixo de 2,5 ng/mL podem fazer o exame a cada dois anos. Os homens com um nível de PSA igual ou superior a 4,0 ng / mL devem considerar uma avaliação adicional, como uma biópsia. Orientações anteriores sugeriam que os homens com uma PSA de menos de 4,0 ng / mL deviam testar o PSA anualmente.

As orientações atualizadas da Sociedade Americana de Câncer também recomendam que os homens de risco médio devem procurar informações sobre os riscos e benefícios dos exames aos 50 anos.

Os homens com maior risco - incluindo negros e com um pai ou irmão que foram diagnosticados com a doença – consultem um médico aos 45 anos.

Para aqueles homens com vários membros da família com diagnóstico de câncer de próstata antes dos 65 anos, a orientação é que a consulta com o médico seja feita aos 40 anos de idade.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que os homens comecem a prevenção do câncer de próstata aos 45 anos. No caso de haver casos da doença na família, a recomendação é de que o controle comece antes, aos 40. A entidade também alerta para o crescimento benigno da próstata - depois dos 40 anos – que pode fechar ou apertar o canal da uretra, dificultando a eliminação total da urina.

A Sociedade Americana de Câncer estima que 192.000 homens foram diagnosticados com câncer no ano passado. O câncer de próstata é a segunda causa da doença em homens, matando cerca de 27.000 em 2009.

F - Época :

Sarney descarta assumir a Presidência em eventual licença de Lula :

.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), descartou nesta quinta-feira a possibilidade de assumir a Presidência da República caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva peça licença do cargo para se dedicar à campanha da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) ao Palácio do Planalto.

Sarney disse que a possibilidade "não existe", até mesmo porque, como ex-presidente, não lutaria para assumir interinamente o cargo. "Quem foi presidente da República vai lutar para ser presidente interino? Isso é procurar cabelo em casca de ovo", afirmou.

Sarney disse que nunca foi procurado por Lula para conversar sobre a possibilidade de assumir a Presidência da República. "Isso não existe, não tem fundamento. Se o presidente não se licenciou para a candidatura dele [em 2006], por que vai se licenciar para a candidatura de uma outra pessoa?", questionou, ao lembrar a reeleição de Lula, quando o presidente se manteve no cargo mesmo candidato.

F - NKL :

Anatel adia pela quarta vez decisão sobre desbloqueio de celular :



Pela quarta vez, o conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) adiou a decisão sobre bloqueio e desbloqueio de celulares. O assunto está sob análise da área técnica da agência reguladora desde junho de 2009. A medida, que incomoda algumas vertentes do mercado de telefonia móvel, permite que um aparelho seja usado com chips de várias operadoras. A agência reguladora não definiu data para que a votação seja retomada.

Há divergências de interpretação sobre a possibilidade de desbloqueio de celular a qualquer tempo, sem custo para o cliente. Um segmento do mercado defende o direito do consumidor, e que o bloqueio não é compatível com os princípios de liberdade de escolha e da livre concorrência.

Outros atores entendem que o desbloqueio, quando feito em prazo inferior a doze meses, deve ser acompanhado de cobrança de multa rescisória. Algumas empresas defendem que o bloqueio é uma garantia para a prestadora, principalmente no ramo dos planos pré-pagos.

F - NKL :

Seca verde atinge 63 municípios cearenses :

Clique para Ampliar

LAVOURA DE MILHO - começa a murchar no cultivo feito em Umari, pelo agricultor Luís Freitas

Clique para Ampliar


Mesmo sem dados oficiais, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário confirma grande prejuízo nos primeiros plantios.

Crato O espectro da seca começa a rondar os lares pobres do sertão como ave de mau agouro, antevendo um período de dificuldades. No campo, onde o agricultor plantou, junto com as sementes de arroz, feijão e milho, a esperança de uma boa safra, o quadro é desolador. O feijão está morrendo antes da colheita das primeiras vagens. O milho, soltando o pendão, está murchando. O arroz morre de sede e sol. Conforme levantamento feito pelas Sucursais no Interior, já são 63 municípios que registram veranicos e plantios comprometidos devido a seca verde. Equivale a 34,23% do total de cidades no Estado.

Na região de Porteiras e Brejo Santo, a perda é quase total. O pouco legume que sobreviveu, não tem sustentabilidade. Mesmo com a continuidade das chuvas, a colheita está comprometida, lamenta o agricultor Osvaldo Moraes, residente na Vila Palmeirinha, distrito de Ponta da Serra.

A paisagem do Cariri está verde. Os grandes açudes estão com mais da metade de sua capacidade, mas não existe perspectiva de safra. Por enquanto, não tem faltado pasto e água para o gado. É a "seca verde" que dá impressão de que há chuvas, diante da paisagem verde, mas as plantações não apresentam sustentabilidade, devido aos veranicos registrados na região. Esta realidade é confirmada pelo coordenador regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Francisco Alves. Ele explica que ainda não foi feito um levantamento do índice de perda mesmo porque, segundo avalia, a maioria dos agricultores nem sequer plantou. Porém, quem já se antecipou com o cultivo das primeiras lavouras, perdeu tudo. Muitos, entretanto, ainda estão esperando o início do inverno.

Prejuízo grande

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recurso Hídricos (Funceme), as chuvas registradas no Cariri estão abaixo da média. No mês de fevereiro, por exemplo, foi 67,5% abaixo da média que é de 183mm. Um dos menores índices ocorreu no município de Lavras da Mangabeira, apenas 13mm. No posto de coleta do Sítio Cuncas, em Barro, a Funceme anotou 15 milímetros.

O coordenador do Programa Hora de Plantar, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Itamar Lemos, informou que ainda não tem uma avaliação do índice de perda, mas admite que o prejuízo seja grande. O índice de chuva no Ceará no mês de fevereiro, segundo Itamar, ficou 77% abaixo da média. "Porém, só o governador e o secretário têm condições de anunciar que é uma seca verde ou pior ainda", arrematou.

Quem acreditou nas primeiras chuvas, perdeu tempo e dinheiro. É o caso do pequeno produtor Edval Jerônimo da Silva, que plantou cinco hectares de arroz no Sítio Malhada. Ele diz que o prejuízo só não foi maior porque procurou alternativa. Ao lado da roça de arroz, plantou pimentão, que está sendo irrigado com as águas do Rio Carás, com o auxílio de um motor bomba. Edival explica que o pimentão tem mercado e preço.

Os trabalhadores sem terra, que ganham uma diária de R$ 20,00 estão antevendo o agravamento da crise a partir do dia 19 de março, dia de São José. Se não chover nesta data, a seca está caracterizada. A observação é feita pelo agricultor Osvaldo Moraes, esclarecendo que, até o momento, não existe perspectiva de safra.

É a repetição do mesmo drama do passado, quando multidão de nordestinos deixava o torrão natal em busca da sobrevivência no Sul do País, uma odisséia nordestina descrita pelo poeta Patativa do Assaré na letra da música "A Triste Partida", interpretada por Luiz Gonzaga. A diferença, segundo o secretário do Sindicato dos trabalhadores Rurais do Crato (STR), Zilcélio Ferreira, é que eles agora viajam de ônibus com emprego certo e data marcada para voltar. "Mas o sistema de escravidão é o mesmo".

Ele defende a implantação de políticas agrícolas para fixação do homem na terra. Uma delas é a construção de agrovilas na zona rural, com assistência médica e hospitalar. Esta, segundo ele, é a sugestão dos sindicatos rurais para a convivência com a seca no semiárido. "Do contrário, vamos morrer sem aprender a conviver com um fenômeno que desafia os governos".

F - DN :

CHARGE :

Charge

"Não adianta empurrar, empurrado eu não vou", diz Aécio sobre vice de Serra :

Aécio Neves

Em meio à pressão de partidos de oposição para lançar o seu nome à vice-presidência da República na chapa do governador José Serra (PSDB-SP), o governador Aécio Neves (PSDB-MG) disse nesta quarta-feira que não vai "empurrado" atender aos apelos dos oposicionistas. Lembrando uma frase do avô, o ex-presidente Tancredo Neves, Aécio demonstrou não ser suscetível a pressões para integrar a chapa "puro-sangue" com Serra.

"Não adianta empurrar, empurrado eu não vou", disse. Aécio disse que a frase foi usada por Tancredo em 1985, quando foi pressionado pelo então deputado João Amazonas para assumir "posições radicais" para a época. "O Tancredo respondeu com a frase. Então, vou repetir Tancredo: não adiante empurrar, empurrado eu não vou."

Aécio disse que o seu momento como pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto terminou em dezembro, por isso cabe ao comando do partido o "controle" sobre a escolha do nome que vai representar o partido em outubro.

F - NKL :

Ciro critica chapa puro-sangue e diz que Aécio tem força para ser candidato :

cirogom

“Pré-candidato do PSB à Presidência da República, o deputado Ciro Gomes (CE) criticou nesta quarta-feira a chapa puro-sangue do PSDB, caso o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), aceite sair candidato à vice-presidência da República na chapa do governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Na opinião de Ciro, Aécio tem força suficiente para se lançar candidato à Presidência, e não à vice.

“A turma de São Paulo quer resolver esse problema no gabinete. Querem tirar a política do povo. O Aécio tem delegação para ser presidente, não para ser vice de um cara [Serra] que impede ele de ser presidente”, afirmou.

Sem poupar críticas ao pré-candidato tucano, Ciro disse que Serra não pensa no partido, mas em um projeto pessoal de se tornar presidente da República. “Para o Serra não existe partido, mas opção particular da carreira dele.”

Ciro disse ser “improvável” sair candidato à vice na chapa de Aécio, caso o governador mineiro volte atrás na decisão de não disputar o Palácio do Planalto. “Não é provável”, afirmou.

O deputado reiterou que será candidato à Presidência da República, mesmo com as pesquisas apontando a probabilidade de segundo turno entre Serra a pré-candidata do PT, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).

“A minha candidatura não tem essa miudice de motivação [provocar o segundo turno]. Nunca uma pesquisa nessa data foi o [resultado] que aconteceu lá na frente”, afirmou.

Ciro declarou que, se depender da sua vontade, leva a sua candidatura ao Palácio do Planalto até o dia 3 de outubro –data das eleições. O parlamentar, porém, não descarta desistir da corrida presidencial se reavaliar as condições da disputa.”

F - Folha :

Estaleiro – Cid pede racionalidade :

cidgom

“O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), cobrou ontem, em Brasília, uma análise mais racional sobre a questão da construção do estaleiro Promar Ceará na Praia do Titanzinho. “Temos informações demais. Temos que analisar tudo o que tem de positivo e tudo o que tem de negativo. Temos que ser racionais, não podemos ser passionais”, afirmou Cid Gomes que participou de encontro com o presidente Lula da Silva, para apresentar o andamento das obras da Ferrovia Transnordestina.

Ainda sobre a questão do estaleiro, Cid afirmou que assim que voltar ao Estado vai buscar se encontrar com a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, para discutir o projeto. “Levar as coisas de forma extrema é ruim. Vamos conversar. O projeto de construção do quebra-mar aproveita a obra de ampliação do Mucuripe. A engenharia do quebra-mar já existe”, ponderou Cid Gomes.

Possível adaptação

Conforme o governador, a área onde se pretende construir o estaleiro não é uma zona residencial ou faixa de praia e, portanto, pode ser adaptada. “O projeto não interfere em projetos já existentes. Lá não tem moradia, é uma faixa de aterro”.

O governador afirmou que Ceará e Fortaleza precisam de duas coisas: empregos e melhorias habitacionais. “Eu acredito que o projeto do estaleiro vai trazer os empregos. Eu acho que é uma coisa boa”, concluiu.”

F - DN :

Em SP, Hillary critica Venezuela e Irã e elogia o Brasil :

Em entrevista, americana qualificou democracia brasileira de 'vibrante'.
Ela voltou a dizer que EUA e Brasil coincidem nos objetivos quanto ao Irã.

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, criticou nesta quarta-feira (3) a falta de liberdade de imprensa na Venezuela.

"Tenho certeza de que muitos de vocês se lembram quando o presidente Obama foi à Cúpula das Américas, ele deu a mão ao presidente [Hugo] Chávez, falou algumas palavras. Ele estendeu a mão ao presidente Chávez", disse.

"Hoje em Brasília, aqui nessa universidade, vejo a imprensa livre que tem o Brasil. O presidente Chávez procura coibir a imprensa. Se dizem coisas negativas dele, procura reprimi-la", disse Hillary em São Paulo. "Não é assim que a democracia funciona."

Hillary também elogiou a democracia brasileira. "Temos confiança na democracia brasileira, que é vital, vibrante. Vou acompanhar a eleição lá dos EUA", disse.


As declarações da diplomata foram feitas durante programa de auditório na faculdade Unipalmares, em São Paulo, em que ela respondeu a 21 perguntas da plateia local e a dos internautas do G1. O evento foi transmitido ao vivo pelo G1 e vai ser transmitido na íntegra pela Globo News, no programa Globo News Especial, às 21h05 desta quinta-feira (4).

A entrevista começou às 20h33 e terminou às 21h30 -Hillary chegou atrasada quase uma hora porque pegou trânsito na Marginal Tietê. Ela foi uma "townterview" (uma mistura de town hall meeting -encontro em que autoridades dos EUA se aproximam da população e prestam contas- e uma entrevista convencional.)

Foto: AFP

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, responde a pergunta de estudante nesta quarta-feira (3) em universidade em São Paulo.

Hillary disse que estava feliz em estar em uma universidade afrobrasileira e se disse "à vontade", antes de começar a ser sabatinada.

Irã

A diplomata também voltou a dizer que EUA e Brasil têm os mesmos objetivos em relação à questão nuclear iraniana.

Segundo ela, Brasil e EUA "concordam absolutamente" em relação ao Irã. Ela disse que acredita que a negociação e a diplomacia são melhores que "outra aproximação", mas que às vezes é necessário colocar pressão.

Ela disse que teve "encontros excelentes" sobre o assunto com o presidente Lula e o chanceler Celso Amorim sobre o tema.

América Latina

Hillary também disse que o presidente Obama e ela estão comprometidos em mudar a relação dos EUA com a América Latina.

A secretária também respondeu sobre mudança climática. Ela disse que temos de ser mais cautelosos no uso da terra e na extração de materiais.

Questionada sobre o tema, ela disse que os EUA querem ter uma relação saudável com a Venezuela, mas, além da crítica à falta de liberdade de imprensa, falou sobre a crise energética venezuelana.

"infelizmente, ele [Chávez] tomou algumas empresas lá e tirou os bens dessas empresas. Isso não se faz. A carência energética na Venezuela, um país com tanto petróleo. Isso não é certo. Nós vemos um futuro melhor para o povo venezuelano", disse.

"Nós esperávamos que o governo venezuelano governasse no interesse do povo venezuelano. Nós gostaríamos que houvesse menos retórica, menos ameaças provenientes da Venezuela, mas não é uma escolha que possamos fazer. É uma escollha que só a Venezuela pode fazer", disse.

Ela disse que repetia as palavras do presidente Obama sobre o tema: "queremos ter uma relação positiva com a Venezuela, mas, nas atuais condições, isso é difícil".

Veja ao lado o vídeo com a íntegra do encontro

Vistos

Questionada sobre a dificuldade dos brasileiros em conseguir visto para os EUA, ela admitiu a dificuldade que há pelo fato de só haver a Embaixada e três consulados americanos no país (em Rio, São Paulo e Recife). Ela disse que, em conjunto com a Embaixada, vai trabalhar para tornar a concessão de vistos mais fácil.

Educação

Hillary também disse que quer ampliar os intercâmbios estudantis entre EUA e Brasil e que quer ver "milhares de estudantes americanos indo para o Brasil e milhares de estudantes brasileiros indo para os EUA". Ela disse que teve encontros com empresários para viabilizar isso.

A diplomata também afirmou que acredita que governo e empresariado devem trabalhar juntos no estímulo à educação.

Obama no Brasil

Hillary também foi questionada sobre uma provável visita do presidente Obama ao país.

“Eu posso lhes dizer que o presidente Obama está sendo muito convidado para vir ao Brasil. O presidente Lula disse a mesma coisa, você está fazendo o mesmo convite. Eu vou lhe comunicar esse convite. Ele está trabalhando muito duro para fazer aprovar essa reforma do setor de saúde dos EUA. Eu fui senadora, portanto eu entendo quais as dificuldades para fazer aprovar esse projeto de lei. Talvez isso se faça, ele tenha êxito e então ele possa vir ao Brasil.”

Brasília
Mais cedo, em Brasília, Hillary encontrou-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o chanceler Celso Amorim, com quem discutiu a questão do apoio brasileiro a sanções internacionais ao Irã por seu programa nuclear.

Em entrevista, americana qualificou democracia brasileira de 'vibrante'.
Ela voltou a dizer que EUA e Brasil coincidem nos objetivos quanto ao Irã.

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, criticou nesta quarta-feira (3) a falta de liberdade de imprensa na Venezuela.

"Tenho certeza de que muitos de vocês se lembram quando o presidente Obama foi à Cúpula das Américas, ele deu a mão ao presidente [Hugo] Chávez, falou algumas palavras. Ele estendeu a mão ao presidente Chávez", disse.

"Hoje em Brasília, aqui nessa universidade, vejo a imprensa livre que tem o Brasil. O presidente Chávez procura coibir a imprensa. Se dizem coisas negativas dele, procura reprimi-la", disse Hillary em São Paulo. "Não é assim que a democracia funciona."

Hillary também elogiou a democracia brasileira. "Temos confiança na democracia brasileira, que é vital, vibrante. Vou acompanhar a eleição lá dos EUA", disse.


As declarações da diplomata foram feitas durante programa de auditório na faculdade Unipalmares, em São Paulo, em que ela respondeu a 21 perguntas da plateia local e a dos internautas do G1. O evento foi transmitido ao vivo pelo G1 e vai ser transmitido na íntegra pela Globo News, no programa Globo News Especial, às 21h05 desta quinta-feira (4).

A entrevista começou às 20h33 e terminou às 21h30 -Hillary chegou atrasada quase uma hora porque pegou trânsito na Marginal Tietê. Ela foi uma "townterview" (uma mistura de town hall meeting -encontro em que autoridades dos EUA se aproximam da população e prestam contas- e uma entrevista convencional.)

Foto: AFP

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, responde a pergunta de estudante nesta quarta-feira (3) em universidade em São Paulo.

Hillary disse que estava feliz em estar em uma universidade afrobrasileira e se disse "à vontade", antes de começar a ser sabatinada.

Irã

A diplomata também voltou a dizer que EUA e Brasil têm os mesmos objetivos em relação à questão nuclear iraniana.

Segundo ela, Brasil e EUA "concordam absolutamente" em relação ao Irã. Ela disse que acredita que a negociação e a diplomacia são melhores que "outra aproximação", mas que às vezes é necessário colocar pressão.

Ela disse que teve "encontros excelentes" sobre o assunto com o presidente Lula e o chanceler Celso Amorim sobre o tema.

América Latina

Hillary também disse que o presidente Obama e ela estão comprometidos em mudar a relação dos EUA com a América Latina.

A secretária também respondeu sobre mudança climática. Ela disse que temos de ser mais cautelosos no uso da terra e na extração de materiais.

Questionada sobre o tema, ela disse que os EUA querem ter uma relação saudável com a Venezuela, mas, além da crítica à falta de liberdade de imprensa, falou sobre a crise energética venezuelana.

"infelizmente, ele [Chávez] tomou algumas empresas lá e tirou os bens dessas empresas. Isso não se faz. A carência energética na Venezuela, um país com tanto petróleo. Isso não é certo. Nós vemos um futuro melhor para o povo venezuelano", disse.

"Nós esperávamos que o governo venezuelano governasse no interesse do povo venezuelano. Nós gostaríamos que houvesse menos retórica, menos ameaças provenientes da Venezuela, mas não é uma escolha que possamos fazer. É uma escollha que só a Venezuela pode fazer", disse.

Ela disse que repetia as palavras do presidente Obama sobre o tema: "queremos ter uma relação positiva com a Venezuela, mas, nas atuais condições, isso é difícil".

Veja ao lado o vídeo com a íntegra do encontro

Vistos

Questionada sobre a dificuldade dos brasileiros em conseguir visto para os EUA, ela admitiu a dificuldade que há pelo fato de só haver a Embaixada e três consulados americanos no país (em Rio, São Paulo e Recife). Ela disse que, em conjunto com a Embaixada, vai trabalhar para tornar a concessão de vistos mais fácil.

Educação

Hillary também disse que quer ampliar os intercâmbios estudantis entre EUA e Brasil e que quer ver "milhares de estudantes americanos indo para o Brasil e milhares de estudantes brasileiros indo para os EUA". Ela disse que teve encontros com empresários para viabilizar isso.

A diplomata também afirmou que acredita que governo e empresariado devem trabalhar juntos no estímulo à educação.

Obama no Brasil

Hillary também foi questionada sobre uma provável visita do presidente Obama ao país.

“Eu posso lhes dizer que o presidente Obama está sendo muito convidado para vir ao Brasil. O presidente Lula disse a mesma coisa, você está fazendo o mesmo convite. Eu vou lhe comunicar esse convite. Ele está trabalhando muito duro para fazer aprovar essa reforma do setor de saúde dos EUA. Eu fui senadora, portanto eu entendo quais as dificuldades para fazer aprovar esse projeto de lei. Talvez isso se faça, ele tenha êxito e então ele possa vir ao Brasil.”

Brasília
Mais cedo, em Brasília, Hillary encontrou-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o chanceler Celso Amorim, com quem discutiu a questão do apoio brasileiro a sanções internacionais ao Irã por seu programa nuclear.

Primeira visita
Em sua primeira visita À América Latina no cargo, Hillary participou da posse do presidente José Mujica, no Uruguai, e esteve no Chile, devastado por um terremoto no sábado passado. Depois do Brasil, ela segue para Costa Rica e Guatemala.


Primeira visita
Em sua primeira visita À América Latina no cargo, Hillary participou da posse do presidente José Mujica, no Uruguai, e esteve no Chile, devastado por um terremoto no sábado passado. Depois do Brasil, ela segue para Costa Rica e Guatemala.


Magnitude 6,4 Terremoto atinge Taiwan, danifica escolas e deixa oito feridos :

Foto: Reuters

Foto: Reuters

Terremoto feriu oito pessoas.
Presidente taiuanês criou grupo especial para ajudar os afetados.

O terremoto de 6,4 de magnitude que atingiu Taiwan nesta quarta-feira (3) feriu oito pessoas e atingiu 100 escolas, indicam as autoridades locais. O forte tremor provocou pânico na população. Há regiões que ficaram sem energia elétrica.

O tremor ocorreu às 8h18 de quinta (pelo horário local), ou 9h18 de quarta em Brasília. O epicentro localizou-se 70 km da principal cidade do sul da ilha Kaohsiung, e a 35 km de profundidade, precisou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O tremor foi sentido na capital Taipei, onde edifícios tremeram por vários minutos. Os serviços ferroviários de alta velocidade entre Taipei e outras cidades do sul foram suspensos. O serviço do metrô em Kaohsiung e de trem de Alta Velocidade no sul da ilha chegaram a ser suspensos, mas já voltaram à normalidade.

Taiwan é vítima frequente de terremotos, pois fica no limite entre duas placas tectônicas.

Por enquanto não há notícias de mortes. Mas segundo dados do Ministério da Educação, pelo menos 100 escolas foram total ou parcialmente destruídas. Também foram registrados danos graves em pelo menos três edifícios e uma ponte no distrito de Kaohsiung (sul).

O presidente taiuanês, Ma Ying-jeou, criou um grupo especial para ajudar os afetados. Helicópteros e soldados estão nas áreas atingidas prestando socorro às vítimas.

F - G1 :