¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

sexta-feira, 12 de março de 2010

Forquilha-CE: Corpo encontrado estava sendo devorado por urubus :

http://www.sobralportaldenoticias.com/images/noticias/iml_sobral.jpg

O corpo de um homem de identidade ainda desconhecida foi encontrado pela polícia da cidade de Forquilha na tarde de ontem(10/03). O corpo que já estava em adiantado estado de decomposição vinha sendo devorado por urubus, preso a uma cerca de arame farpado, na localidade de Rasteira, zona rural desta cidade.
A situação em que o corpo se encontrava completamente desfigurado está dificultando sua identificação e a 'causa mortis'. O cadáver se encontra em uma das gavetas do IML de Sobral.

Lula volta a criticar a imprensa :

lulla
“No discurso de abertura da 2 Conferência Nacional de Cultura, ontem à noite, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a atacar a imprensa.
Dessa vez, afirmou que os editoriais dos jornais refletem opiniões de “falsos democratas”, que se consideram “a única voz pensante do mundo”.
O presidente aconselhou os participantes da conferência a acompanhar de perto o noticiário político em época de eleições:
— Comecem a prestar atenção no noticiário. Política e eleição também é cultura, sobretudo o resultado. Prestem muita atenção, fiquem atentos aos editoriais dos jornais. De vez em quando é bom ler para a gente ver o comportamento dos falsos democratas, que dizem que são democratas, mas acham que seus editoriais são a única voz pensante do mundo — afirmou Lula.
Em seguida, Lula também sugeriu a quem estava no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, a também avaliar os editoriais de 1953, quando se debatia a criação da Petrobras. O presidente disse que, já naquela época, a imprensa era contra a criação da estatal, alegando que não havia petróleo no Brasil.”

F - Eliomar :

Ciro critica PT por impor alianças :


cirogloo
“O deputado federal e ex-ministro Ciro Gomes (PSB-CE), pré-candidato a presidente, criticou ontem o PT por impor alianças a seus diretórios estaduais por conta do acordo nacional do partido com o PMDB.
Ciro citou os casos da senadora Roseana Sarney (MA) e do ministro e senador Hélio Costa (MG), ambos do PMDB. “O pessoal está mandando o PT votar na Roseana Sarney no Maranhão. Olha que eu sou amigo deles (da família Sarney), mas a política é outra coisa. O pessoal está mandando o PT votar no Hélio Costa aqui em Minas Gerais. O que é isso? Não concordo–, disse Ciro, em palestra a empresários mineiros promovida pela revista Viver Brasil, com apoio do grupo Usiminas. Ciro considera que a coalizão PT-PMDB não ocorre por “governabilidade, mas por tráfico de minutos de televisão para conservar o poder e despolitizar–.
Ele disse que nem Dilma, nem o governador José Serra (SP), pré-candidato do PSDB a presidente, mudarão isso. “Ao contrário, esses dois botam isso de barato no centro do poder. Nem sequer se aproveitará a oportunidade das eleições gerais para deixar o povo dar uma renovada: ampliar a bancada do PDT, do PCdoB, do PT, do PSB, ampliar a bancada das pessoas corretas do PMDB. Hoje está o inverso.“
Ciro disse que considera “fundamental– a realização de alianças e que, com elas, podem até aparecer aliados “problemáticos–, mas que é preciso haver critérios. “Quando eu fizer uma aliança, vou anunciar o código de procedimento e o programa. Aí tudo bem, as contradições se diluem nisso.–
São Paulo
Na palestra, Ciro também defendeu a candidatura do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, ao Governo de São Paulo, apesar da intensificação das negociações entre PT e PSB para colocar o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) como cabeça de chapa. “Se depender de mim, Paulo Skaf é o candidato a governador e as alianças, como eu defendo na questão nacional, seriam para o segundo turno“, afirmou.”

F - NKL :

CHARGE :

Charge

Economia do CE cresceu 3,1%, mesmo na crise :

Clique para Ampliar

O PIB brasileiro registrou um decréscimo de 0,2%. Já a economia do Ceará avançou 3,1%, em 2009 ante 2008.
Em meio à crise internacional, que afetou o País e o Estado no ano passado, a economia cearense surpreendeu e manteve a trajetória de crescimento verificada nos últimos anos. Enquanto o Brasil registrou um decréscimo de 0,2%, em sentido oposto, o Produto Interno Bruto (PIB) estadual avançou 3,1%, em 2009 ante 2008.

No Ceará, a soma das riquezas geradas pelo conjunto dos mais diversos setores chegou a aproximadamente R$ 60,8 bilhões, fazendo com que o Estado superasse, pela primeira vez na história, a casa dos 2% de participação em relação ao indicador nacional.

Busca obstinada

"O Ceará tem que buscar obstinadamente um crescimento sempre maior que o do Brasil. Isso porque contamos com cerca de 4% da população brasileira e o PIB ainda está aquém do que deveria ser. Mas, felizmente, graças aos investimentos que visam o desenvolvimento do Estado, conseguimos superar, pela primeira vez na história, a casa dos 2% em relação ao PIB nacional. Isso é um avanço que demonstra que estamos indo no caminho certo para reduzir diferenças econômicas e sociais históricas", comentou o governador Cid Gomes, ao avaliar o desempenho.

Os números do PIB estadual, calculados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), foram divulgados na tarde de ontem pela secretária de Planejamento e Gestão, Desirée Mota, pela diretora geral do Ipece, Eveline Barbosa, e pela economista Eloísa Bezerra. Também participou da coletiva o secretário da Fazenda, Mauro Benevides Filho.

Crescimento contínuo

"O resultado alcançado em 2009 revela que o Ceará vem mantendo um crescimento sustentável nos últimos anos, puxado pelo consumo interno", diz, acrescentando que como o Estado não tem um grande eixo exportador, ele sofreu com menos intensidade os efeitos da crise, obtendo esse crescimento", destacou Desirée Mota.

Serviços se destacaram

Representando pouco mais de 70% do PIB do Estado, o setor de serviços, mais uma vez foi o sustentáculo da economia cearense, ao apresentar crescimento de 5,6%, na comparação com o ano anterior. Em seguida veio a Indústria, com 1,1% de expansão. Por outro lado, a agropecuária fechou o ano com queda de 9% sobre 2008.

Peso do comércio

No que se refere aos serviços, o destaque fica para o comércio, que avançou 10,9% no ano passado, influenciado, destacou Desirée Mota, pela conjuntura favorável, como a ampliação do crédito, os salários com ganho real, uma política monetária flexível (redução da Selic), e ainda as medidas anti-crise do governo federal, com a diminuição de impostos, que direta ou indiretamente, contribuíram para alavancar as vendas do varejo.

Redução de impostos

"Foram decisivas ainda para o desempenho do comércio as ações do governo estadual, também por meio da redução de impostos e outros incentivos", disse. Em 2009, explicou Mauro Filho, o governo cearense desonerou produtos como medicamentos, gêneros alimentícios, bebidas quentes, material escolar, higiene pessoal, material de limpeza e da agricultura familiar. "Nós reduzimos a carga tributária e isso se refletiu sobre a renda, aumentando o poder de compra das pessoas. Aliás, trata-se de uma política pública e não de uma medida pontual por conta da crise. Desde 2007, nós estamos reduzindo impostos, o que potencializa esse resultado. Ao mesmo tempo, parcelamos também o ICMS para as empresa, melhorando seu fluxo de caixa", justificou o secretário.

Ainda em relação aos serviços também merecem destaque as atividades de alojamento e alimentação, cujo PIB cresceu 3,4%, revelando o bom desempenho do turismo estadual. Ao mesmo tempo, transportes (+5,6%) e as atividades imobiliárias, aluguéis, finanças e serviços (+ 5,8%) às empresas também apresentaram alta.

No último trimestre

O quarto trimestre de 2009 foi decisivo para que o PIB estadual obtivesse taxa anual de crescimento de 3,1%.

Nos três últimos meses do ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, a economia cearense cresceu 3,8%, também impulsionada pelos serviços (5,8%) e pela indústria (1,3%). Já a agropecuária registrou a segunda maior taxa negativa do ano (-10,1%).

As atividades que mais se destacaram no 4º trimestre de 2009 foram comércio (14,8%); eletricidade, gás, água (9,1%); e alojamento e alimentação (3,9%), citando as mais expressivas.

DESEMPENHO
Indústria de transformação impediu maior avanço

O desempenho da indústria em relação ao PIB estadual em 2009 (+1,1%) só não foi melhor, por conta da indústria de transformação que registrou variação negativa em relação a 2008 de 3,6%. Os maiores avanços identificados no setor industrial como um todo foram em eletricidade, gás, água e esgoto (+7,7%), sobretudo no consumo de energia elétrica, verificado em todas as categorias de consumidores; e na construção civil, cuja expansão foi de 4,4%.

As maiores contribuições para o recuo da indústria de transformação no Estado foram nos segmentos de alimentos e bebidas (-16,1%), metalurgia básica (-29,1%) e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-19,3%). Já os segmentos têxtil (+6,7%) e de calçados e artigos de couro (+8%), por outro lado, avançaram em 2009.

Agropecuária

Único setor da economia cearense a registrar desempenho negativo no ano passado (-9%), a agropecuária deve à queda, principalmente, à produção de feijão, milho e arroz, que despencou, respectivamente, em 48,6%, 29% e 4,5%. Vale salientar que essas culturas responderam por 97% do total de grãos do Ceará, em 2009. Porém, fruticultura e produção animal, com destaque para o leite (+22,3%), subiram. (ADJ).

F - DN :