¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Policiais civis e militares trocam tiros na frente do IML :





Policiais grevistas estão na frente do IML em conflito com policiais militares por causa da greve. Foram feridos o policial civil Sávio Araujo e o tenente Alves, da Rone. Também foi ferida com gás de pimenta Jacinta Maria dos Santos.

Neste instante, a tropa de choque da Policia Militar está de frente a frente com civis. Policiais civis derrubaram a comida que seria levada para presos no IML.

A tropa de choque da Policia Militar está impedindo a entrada do carro tumba do IML e os civis querem que o carro entre. PMS continuam jogando gás de pimenta nos grevistas.

F - NKL :

Menores armados rendem policiais e tentam fugir do CEM






Dois menores de iniciais R e L, 17 anos, tentaram fugiram na manhã desta terça-feira (23) do Centro Educacional Masculino (CEM), na zona Norte de Teresina. Eles estavam portando armas de fabricação caseira, espetos e barras de ferros.

O plano de fuga foi abortado quando os infratores tentaram render os inspetores e policiais. Após serem rendidos, eles foram levados para a Central de Flagrantes.

Atualmente o CEM abriga 50 menores infratores, alguns considerados de alta periculosidade.

F - NKL :

Embarcação parte de Mundaú e desaparece com quatro tripulantes :


Fotos de vendo embarcação de vela ligeira

A canoa, chamada "Samara II", partiu da praia de Mundaú no dia 15 de fevereiro e sua previsão de retorno era no último dia 19

Uma embarcação com quatro tripulantes a bordo desapareceu após partir da praia de Mundaú (Litoral Leste), no município de Trairi. Segundo o comandante Euller Carvalho Braga, da Capitania dos Portos, a canoa, chamada “Samara II”, partiu da praia de Mundaú no dia 15 de fevereiro e sua previsão de retorno era no último dia 19.

Estão desaparecidos Francisco Rosa da Conceição, Ednaldo Fortunato dos Santos, Plácido Alves e Francisco Valdo Paiva dos Santos.

A Capitania dos Portos foi avisada do desaparecimento nesta segunda-feira, 22, por meio da Colônia de Pescadores de Mundaú. A última posição da embarcação foi observada a cerca de 25 milhas náuticas (50 quilômetros) da costa de Mundaú.

A Marinha do Brasil disseminou o fato para as colônias de pescadores da área e para as embarcações de apoio marítimo que operam na bacia petrolífera do Ceará. O Centro de Hidrografia da Marinha também lançou "aviso aos navegantes" sobre o sumiço da canoa.

Por volta das 20 horas desta segunda-feira, o navio-patrulha Guaíba partiu do 3º Distrito Naval, em Natal, para auxiliar nas buscas. Segundo o comandante Euller, o Guaíba deve retornar à base na noite desta terça-feira, 23.

O “Samara II” mede seis metros e meio de comprimento e tem cor marrom e verde-clara e vela de cor branca.

F - NKL :

Lupi cumpre agenda em Fortaleza :




O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e seu secretário-executivo, André Figueiredo, participam, a partir das 13 horas desta terça-feira, de uma reunião na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) com a titular da pasta, Fátima Catunda. Na ocasião, estarão prefeitos de 84 municípios e entidades executoras do Projovem Trabalhador em todo o Estado, que vão definir sobre novas turmas. Ao todo, serão beneficiados mais 6.500 jovens nesses municípios.

Ainda nesta terça-feira, às 16 horas, no Senai – Parangaba, o MTE, STDS, Senai e o Sindicato da Indústria Têxtil (Sinditêxtil) promovem aula inaugural do Plano Setorial de Qualificação ( Planseq) para o setor têxtil e cadeia produtiva da confecção,visando a formação de dois mil trabalhadores nos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Frecheirinha e Itapajé.

VEJAMOS – Carlos Lupi também terá agenda política com o PDT, seu partido.

F - NKL :

DEM quer CPI sobre Dirceu na Telebrás :


'Desde que foi cassado no STF, ele só faz lobby em negócios escusos', afirma deputado Paulo Bornhausen:

BRASÍLIA - O líder do DEM na Câmara, deputado Paulo Bornhausen (SC), disse hoje que vai propor a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a reativação da Telebrás, ainda em estudo pelo governo. Segundo ele, o colegiado irá investigar também as denúncias publicadas hoje pelo jornal Folha de S.Paulo, de favorecimento ao ex-ministro José Dirceu e amigos com a utilização da rede Eletronet no Plano Nacional de Banda Larga.

"A velocidade que se imprimiu a esse processo já era de se desconfiar. Nesse momento, você encontra a verdadeira razão. São os interesses de José Dirceu que, desde que foi cassado e denunciado por formação de quadrilha no Supremo Tribunal Federal (STF), só faz lobby em negócios escusos, como esses que estão aparecendo aí." De acordo com Bornhausen, esse negócios irão lesar o contribuinte.

O líder do DEM disse que pretende conversar com partidos da oposição, principalmente o PPS e o PSDB, para que a CPI seja aberta rapidamente. "É preciso abrir uma investigação. A reativação da Telebrás é um jogo de negócios", afirmou. Ele disse que não faz sentido colocar a Telebrás para ser operadora do Plano Nacional de Banda Larga e negar participação à iniciativa privada.

Afirmou ainda que Comissão de Valores Mobiliários (CVM) precisa se manifestar sobre a valorização "absurda" que as ações da Telebrás tem sofrido nos últimos meses. "A CVM precisa se manifestar sobre essa manipulação que está caracterizada agora com agentes do governo fazendo lobby para que isso aconteça. Há um grande cheiro de negociata." Bornhausen deu tais declarações ao chegar ao seminário Desafios da Banda Larga, em Brasília.

F- NKL :

Cristina Kirchner agradece apoio da América Latina na questão sobre as Malvinas :

Presidente descartou uso de medidas de força no caso e pediu mudança de atitude às 'potências mundiais'

Kirchner e presidente do México, Felipe Calderón

Eduardo Verdugo/AP

Kirchner e presidente do México, Felipe Calderón

CANCÚN - A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, agradeceu nesta segunda-feira, 22, o apoio da região a seu país no conflito com o Reino Unido pela exploração petrolífera nas águas das ilhas Malvinas e garantiu que só recorrerá ao direito internacional para resolver o impasse.


A Argentina disputa a soberania das Malvinas com o Reino Unido desde 1833, mas o conflito, que causou uma guerra entre os dois países em 1982, ganhou um novo impulso devido ao começo de operações de prospecção britânicas nesta segunda na plataforma petroleira Ocean Guardian, no arquipélago.

"Creio que o importante é haver alcançado um apoio muito, muito forte a legitimidade de nossos pedidos e fundamentalmente também ao que é a nova atividade petrolífera a partir da nova plataforma que foi instalada", disse Kirchner aos jornalistas durante um intervalo da Cúpula da Unidade da América Latina e Caribe.

A mandatária descartou a tomada de medidas de força como "bloqueios" contra as Malvinas por parte de seu país, mas garantiu que aplicará "todas as normas vigentes" e o "ordenamento legal".

"Creio que essa é a única maneira possível de resolver os conflitos", acrescentou Kirchner, que firmou um decreto neste mês para a implantação de controles ao tráfico marítimo nas ilhas.

A presidente afirmou que seu país '"não vai adotar nenhuma medida que não esteja envolvida pelo direito internacional e pelo próprio direito interno vigente", mas declarou que seu governo vai ser "irrestrito" porque "a única coisa que não se pode fazer com um canibal é comê-lo".

Kirchner interveio nesta segunda na reunião que une as sessões do Grupo do Rio e a Segunda Cúpula da América Latina e Caribe sobre Integração e Desenvolvimento para explicar a posição de seu país e criticar a das "potências mundiais", especialmente as que ocupam um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.

"É muito importante ter conseguido esse apoio (na cúpula), mas creio que mais importante vai ser que as grandes potências, no caso as que têm um assento permanente no Conselho de Segurança, possam mudar de atitude", acrescentou.

A presidente se referia a declaração de apoio a Argentina que os participantes na cúpula irão assinar, segundo o presidente do México, Felipe Calderón, e as afirmações no mesmo sentido de muitos mandatários presentes no encontro em Cancún.

F - Estadão :

Facções do tráfico do RJ tomam áreas no litoral e interior :

Ministério Público iniciou mapeamento da atuação dos grupos criminosos

Wilton Junior/AE
Ministério Público investiga presençaõ de facções criminosas no interior do Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro está fazendo um mapeamento sobre a presença de facções criminosas e milícias que atuam na capital, no interior e no litoral fluminenses. Os promotores tentam identificar os principais chefes do tráfico de drogas e de milícias nesses municípios com base em denúncias. O trabalho deve ser concluído até o fim deste semestre.

O levantamento ganhou peso após surgirem informações de que, com a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em favelas, os traficantes cariocas poderiam estar rumando para o interior e o litoral fluminense.

Com base em informações de fontes das polícias Civil e Militar, o R7 confirmou que as facções atuam nas principais cidades do interior e do litoral como Volta Redonda e Angra dos Reis - no sul fluminense -, Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis - na região serrana -, Macaé e Campos dos Goytacazes - no norte do Estado -, e em Cabo Frio, na região dos Lagos.

Segundo policiais, essas favelas são abastecidas por traficantes cariocas. São frequentes as apreensões de drogas nessas localidades com as siglas dos grupos criminosos que atuam na capital. Um agente ouvido pelo R7 disse que as quadrilhas mais poderosas se encontram em Macaé e em Angra dos Reis, que são rotas para a entrada de drogas no Estado. Nesses dois municípios, haveria armas pesadas, como fuzis.

Migração
Em Macaé e em Cabo Frio, os traficantes já cultivam os mesmos hábitos dos cariocas: atacam ônibus nas ruas e ordenam toques de recolher para protestar contra mortes de comparsas em ações da polícia ou em confrontos com rivais. Nessas cidades, há disputas entre as facções rivais com registros de várias mortes.

Em Volta Redonda, a facção cuja base é o complexo de favelas do Alemão, na zona norte da capital, domina o principal conjunto de favelas, a Vila Brasília, além de outras localidades como Retiro, Minerlândia, Padre Josimo e Dom Bosco.

Em Angra dos Reis, na mesma região, a maior comunidade, a Sapinhatuba, que fica às margens da rodovia Rio-Santos (BR-101) é controlada pelo grupo liderado pelo traficante Matemático, que tem como base o conjunto de favelas de Senador Camará, na zona oeste. Já o bairro da Japuíba é dominado pela facção criminosa que atua no complexo do Alemão.

As cidades da região serrana também sofrem influência das organizações criminosas da capital. Em Teresópolis, as localidades de Quinta-Lebrão, Perpétuo e Rosário abrigam integrantes do grupo do complexo do Alemão. Já no morro do Tiro, o controle é da facção ligada a Matemático. No Jardim Serrano, a suspeita é que bandidos associados à quadrilha de traficantes da favela da Rocinha, na zona sul do Rio, atuem no local.

Em Petrópolis, as comunidades de 24 de Maio, Independência e Sertão do Carangola possuem traficantes ligados ao criminoso Matemático. No município de Nova Friburgo, o bando do Alemão controla o morro do Dedé e o Alto da Olaria. Já a gangue vinculada à Rocinha é responsável pelo tráfico no Vale das Rosas.

As facções também atuam nas duas maiores favelas de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense: Baleeira e Tira-Gosto - rivais entre si. A primeira sofre influência do grupo que controla a Rocinha. Já a Tira-Gosto é dominada pela quadrilha associada ao traficante Matemático.

Na vizinha cidade de Macaé, várias favelas são dominadas pelo traficante conhecido como Roupinol, ligado à facção da Rocinha. Entre elas, Malvinas, Nova Holanda, Santanna e Aroeira. O grupo rival ligado a criminosos do complexo do Alemão controla as localidades de Aeroporto, Linha e Cajueiro. O morro do Carvão é base da facção liderada pelo traficante Matemático.

Na região dos Lagos, a situação é problemática em Cabo Frio. O grupo liderado por Matemático controla as localidades do Jacaré e Buraco do Boi. A facção baseada no complexo do Alemão domina as favelas do Lixo, Rainha da Sucata e Boca do Mato.

Milícias
Os grupos formados por policiais militares e civis, agentes penitenciários, ex-policiais, bombeiros civis, as chamadas milícias, também ocupam comunidades do interior e litoral do Rio de Janeiro. Eles cobram taxas de segurança de moradores e comerciantes, além de explorarem a distribuição de gás, água e do sinal de TV a cabo clandestina (gatonet).

Uma das quadrilhas atua no Farol de São Thomé, ponto turístico famoso do município de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. Em setembro, três suspeitos de integrarem o bando foram presos.

O relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Assembleia Legislativa que investigou as milícias também citou a presença desses grupos em várias localidades. O documento diz que um deles atua em Praia Seca e Bacaxá, na cidade de Araruama, na região dos Lagos, e conta com cerca de 60 integrantes, que cobram taxas de segurança de R$ 30 de moradores e R$ 50 do comércio.

O documento indica ainda milícias em Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, também na região dos Lagos, Macaé e São Francisco do Itabapoana, no norte fluminense, Barra Mansa e Paraty, no sul do Estado.

Veja também como as milícia e facções se organizam na capital fluminense. Cada cor no mapa corresponde a uma facção criminosa:

F - R7:

TRABALHO EFICIENTE DR. DEODATO NA SEMAM. :



Menos barulho
Batalha pelo silêncio ganha força na Cidade
Em 2009, a Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) autuou 630 estabelecimentos, 367 a mais do que no ano anterior. O aumento foi de 139%. A promessa para 2010 é de mais fiscalização. O próximo passo será cassar o alvará de funcionamento dos locais que persistem nas irregularidade. O efetivo reduzido de fiscais ainda é um problema
Tiago Bragatiagobraga@opovo.com.br 22 Fev 2010 - 01h01min
É tanto barulho que o som parece ser dentro de casa. Mas, na verdade, vem do vizinho, dono de uma churrascaria que oferece música ao vivo com o volume ``nas alturas``. Sem contar os grupos que chegam, param o carro na rua e abrem o som potente do porta-malas. ``A noite vira um inferno``, comenta a dona-de-casa, que mora na avenida Osório de Paiva. Assim como ela, muita gente em Fortaleza fica sem dormir por causa da zoada alheia. A lei para combater o problema existe há mais de 10 anos, mas só agora começa a ser colocada em prática. No ano passado, a Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) deu início ao projeto Tolerância Zero. A equipe de Combate à Poluição Sonora autuou 630 estabelecimentos em 2009, uma média de 12 por semana. Se comparado ao ano anterior, quando foram emitidos 263 autos, o aumento é de 139%. Além de notificar, os fiscais emitiram 140 embargos. Antes do Tolerância Zero, nenhum dos estabelecimentos que desrespeitavam a Lei do Silêncio havia sido embargado. O local que recebe o embargo fica proibido de usar equipamentos sonoros até regularizar a situação. O problema é que alguns estabelecimentos insistem na irregularidade, driblando a fiscalização. Segundo o coordenador da equipe de Combate à Poluição Sonora, Aurélio Brito, o próximo passo será cassar o alvará de funcionamento desses locais. ``É para servir de exemplo. Se o estabelecimento ficar uma semana, um mês fechado, o prejuízo é grande. É uma pancada violenta.`` Aurélio promete que, em 2010, a fiscalização será mais intensa. ``A meta é duplicar (o número de autuações)``, diz. Em janeiro, a equipe já autuou 100 estabelecimentos. Em 2009, no mesmo mês, foram 35. A média, este ano, foi de três autos por dia. Em 2009, a maioria dos estabelecimentos autuados (216) era da área da Secretaria Executiva Regional (SER) II, que abrange bairros como Aldeota, Centro, Praia de Iracema e Varjota.

A equipe fiscaliza bares, restaurantes, clubes, boates, academias, igrejas, entre outros. Na maioria das vezes, a demanda vem de denúncias que chegam pelo telefone. A equipe da Semam também tem intensificado o combate aos chamados paredões de som. No ano passado, 145 veículos foram autuados. Foram 21 paredões apreendidos somente no mês de dezembro. ``Pela lei, o som tem que ficar restrito à área interna do veículo``, explica o coordenador da equipe.

F- Blog da Lili :

Colírio do Blog :

Cientistas americanos criam mosquito transgênico para combater a dengue :




“Pesquisadores americanos e britânicos estão criando um tipo de mosquito transgênico em um esforço para conter a propagação da dengue. O vírus que provoca a dengue se propaga através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti e não há vacina para a doença. Segundo especialistas, a dengue afeta até 100 milhões de pessoas por ano e ameaça mais de um terço da população mundial.

Cientistas esperam que os machos transgênicos que estão criando cruzem com fêmeas para produzir outras fêmeas que herdem um gene que limita o crescimento das asas. Essas fêmeas têm sua capacidade de voar limitada, o que resultaria na supressão da população do mosquito. O estudo foi publicado em Proceedings of the National Academy of Sciences.

Malária

Os pesquisadores dizem que seu trabalho oferece uma alternativa segura e eficiente a inseticidas e pode ser usado para impedir a propagação de outras doenças através de mosquitos, como a malária. Anthony James, da Universidade de Califórnia – Irvine, disse: “Os atuais métodos de controle não são eficazes o suficiente, e são urgentemente necessários novos (métodos).”

“O controle do mosquito que transmite o vírus pode reduzir significativamente a (…) mortalidade humana.” O chefe da pesquisa, Luke Alphey, da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, e proprietário de uma companhia de ciência aplicada, Oxitech Ltd, disse que a abordagem científica tem um foco bem específico. “A tecnologia é totalmente específica para uma espécie, já que os machos liberados vão cruzar só com fêmeas da mesma espécie.”

“Uma outra característica atraente deste método é que (…) todas as pessoas em áreas tratadas estarão igualmente protegidas, independente de suas posses, poder ou grau de instrução.”
Hilary Ranson, da Faculdade de Higiene e Medicina Tropical de Liverpool, na Grã-Bretanha, disse que este trabalho científico é um grande avanço. “Será um desafio logístico produzir e liberar um número suficiente de mosquitos machos e não vai ser barato. Mas pode ser realizado com os recursos adequados.”

Ranson disse que a dengue é uma doença ideal para ser combatida dessa maneira porque é propagada por apenas algumas poucas espécies de mosquito. Segundo a acadêmica, seria mais difícil usar técnica semelhante no combate à malária por causa da variedade de mosquitos portadores.”

F - NKL :

Ministro do STJ diz que foi procurado por Arruda :

arriui

“Em entrevista para Eliane Cantanhêde e Lucas Ferraz, publicada na edição desta terça-feira do jornal Folha de S. Paulo, o ministro Fernando Gonçalves, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), disse que foi procurado pessoalmente pelo governador afastado José Roberto Arruda (sem partido-DF) depois de receber o processo da Operação Caixa de Pandora, que investiga suposto esquema de corrupção e mensalão no Distrito Federal.

Na reportagem, Gonçalves afirma que o magistrado não decide por clamor da opinião pública e que a prisão de Arruda não foi fácil: ”Fiz a contragosto, não por prazer. Apesar de a imprensa gostar da decisão de prender, eu nunca fui de mandar prender”.

Ele ressalta que foi procurado, por telefone, pelo chefe da Casa Civil do governo de Minas, Danilo de Castro. Ouvido pela Folha, Castro disse que não se lembrava da ligação. Os advogados de Arruda não foram localizados.

O magistrado diz que não sabe como o processo vazou, pois foi procurado por Arruda antes da operação ser deflagrada. – O Arruda veio aqui e pediu para falar comigo, dizia que havia um processo contra ele. Foi logo no início, antes de toda e qualquer providência. Eu o conheço. Ele veio, ficou sentado aí [apontando o sofá]. O processo era sigiloso, não sei como vazou – conclui.”

F - Eliomar:

Levaram o cofre da agência dos Correios de Missão Velha :

A Delegacia de Missão Velha (Região do Cariri) ainda não encontrou pistas dos autores do furto registrado na agência dos Correios. Os funcioários deram pela falta, nessa segunda-feira, do cofre da agência que, segundo a gerência, guardava bao quantia.

O valor não foi divulgado, mas o caso já está sendo investigado, informou, em seu boletim desta terça-eira, o Comando de Policiamento do Interior (CPI).

F - NKL:

Homem fica preso em chaminé ao tentar invadir bar na Zona Norte de SP :

Resgate de rapaz de 19 anos demorou mais de uma hora.
Churrasqueira precisou ser quebrada; jovem foi levado para o hospital.

Um rapaz de 19 anos ficou preso na chaminé de um bar e mercearia na Zona Norte de São Paulo quando tentava invadir o local no início da madrugada desta terça-feira (23). Ele não conseguiu passar pelo espaço e ficou entalado, apenas com os pés para fora.


Os bombeiros foram chamados para retirar o homem do local. Foi necessário quebrar a churrasqueira com uma marreta, tijolo por tijolo. Depois de quase uma hora de trabalho, o homem foi retirado do local e levado para o hospital. Para a dona do bar, sobrou o prejuízo.

O caso foi encaminhado para o 13º Distrito Policial, na Casa Verde.

F - G1 :

Servidores do Judiciário cearense ameaçam nova greve :

Servidores no Porto de Natal, na paralisação de advertência, no dia 23/03/2006.


“Após dois anos de negociação em torno do Plano de Cargos Carreiras e Remunerações dos Servidores e uma greve em junho do ano passado, os servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará decidirão em Assembleia Geral Extraordinária & AGE, na próxima quinta-feira, se haverá uma nova paralisação.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado do Ceará (Sincojust), Mauro Xavier de Souza, a ameaça de nova greve se deve a um alegado descumprimento pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE) de acordo assinado entre as entidades e os representantes do Tribunal – na Procuradoria do Trabalho da 7ª Região.

Segundo Xavier, o presidente do TJ, Ernani Barreira Porto, se comprometeu em entregar o Plano de Cargos Carreiras e Remunerações até o mês de novembro de 2009, o prazo foi esticado até dezembro, mas, reclama, “até agora o Plano não foi entregue“.

Se aprovada, a greve pode agravar ainda mais o problema da morosidade no julgamento dos processos, apontada pelo relatório do Conselho Nacional de Justiça, divulgado no último dia 10 de fevereiro.

O presidente do sindicato afirmou que tudo depende de uma conversa entre o governador Cid Gomes e o presidente do TJ-CE, Ernani Barreira Porto.

O Plano de Cargos Carreiras e Remunerações dos Servidores é o que regulamente a sessão funcional do servidor desde o início até o final de sua carreira. Segundo Xavier, Ernani Barreira se “comprometeu“ em apresentar um plano de cargos de acordo com o que é praticado na Justiça Federal .

O prazo inicial, firmado no acordo, para a apresentação do Plano era novembro de 2009 e foi adiado até dezembro do mesmo ano.

“Já se passaram quase três meses e até agora nada. O único prazo que existe agora é a conversa entre o presidente do Tribunal e o governador do Estado“, declarou Xavier.

Contramão
No ato de sua posse como presidente do Tribunal de Justiça, um dos compromissos do desembargador Ernani Barreira Porto foi com a “celeridade“, mas, de acordo com o presidente do Sincojust, isso não está acontecendo na prática. “Eu não entendo que dificuldade é essa, que em três meses eles não tiveram tempo pra se reunir“, disse.

F - NKL:

Arthur Viurgílio cobra rapidez no julgamento do mensalão petista :

artuervirgioo

“Falando como líder de seu partido nesta segunda-feira (22), o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) cobrou do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, mais rapidez no julgamento dos acusados do “mensalão” – como ficou conhecido o escândalo do pagamento ilegal em dinheiro a parlamentares para que apoiassem o governo e resultou na cassação do deputado José Dirceu (PT-SP), em dezembro de 2005.

Arthur Virgílio disse que a recente prisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, transmite à população a ideia de que se começa a fazer justiça para todos no Brasil. Mas afirmou que a demora no julgamento dos 40 acusados no “mensalão” “está deixando prescrever os crimes um por um”.

O líder do PSDB disse ainda que o Partido dos Trabalhadores está promovendo todos esses acusados. Citou, entre outros, o próprio deputado José Dirceu, que, conforme afirmou, será um dos líderes da campanha da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República.

Arthur Virgílio disse ainda que um procurador da República, cujo nome não citou, está querendo processar o ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza por não ter incluído o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre os 40 acusados pelo “mensalão”.

F - Eliomar:

Crianças têm carroça como transporte escolar :

Clique para Ampliar



Pais decidiram solução própria para levar os filhos à escola. A medida causa polêmica na zona rural de Choró

Choró. Uma iniciativa de dois agricultores está dividindo a opinião pública e de autoridades neste município, um dos mais pobres da região Centro do Ceará. Eles resolveram transformar carroças em transporte escolar. Levam em média 12 crianças para a aula todos os dias. O trajeto, das portas de casa para a Escola Infantil e Fundamental Menino Jesus é de 6km. Os passageiros mirins adoram. São moradores do Assentamento Croatá, a 20km da sede deste município. O secretário municipal de Educação, Manoel de Queiroz, desaprova o transporte, é ilegal. O assunto virou polêmica na rádio comunitária local, inclusive com trocas de agressões físicas entre moradores.

As crianças estão na faixa etária de 5 aos 12 anos. São transportadas na carroça pela manhã cedo e no retorno, ao meio-dia. Segundo Francisco Roberto Martins da Silva, proprietário e condutor de uma das carroças, esta foi a alternativa encontrada para evitar o sofrimento dos filhos na caminhada até a escola. Além da distância, o sol é de castigar. Antes, fazia o percurso de motocicleta. Temendo acidentes, resolveu encontrar solução própria.

No princípio, ele começou levando os dois filhos. Logo, os vizinhos começaram a pedir a carona. Quando se deu por conta, já eram mais de 10. O jeito foi adaptar o transporte de tração animal. Instalou bancos e uma coberta para proteger do sol, da chuva e até da poeira. A carroça também foi gradeada. A estrutura evita quedas. A ideia deu certo. Ele mesmo é quem guia. Também se responsabiliza na hora de subir e de descer. Aguarda ao lado da escola enquanto as crianças estudam. Antônio Geraldo da Silva, proprietário da outra carroça, faz o mesmo. Segundo o lavrador, foram investidos R$ 1.600,00 na adaptação. O ônus seria rateado com os assentados, mas a Prefeitura resolveu arcar com as despesas. Ele afirma receber R$ 300,00 mensais pelo serviço. O prefeito, José Antônio Rodrigues Mendes, nega o pagamento. Conforme Dé, como é conhecido o gestor, um vereador ligado à comunidade, "Raimundinho", foi quem assumiu o compromisso financeiro. Até o encerramento desta edição, o parlamentar não havia sido localizado.

Sobre o transporte irregular, o prefeito justificou haver empenho no sentido de atender todos os alunos do município em veículos adequados, todavia, é praticamente impossível dar o suporte a todas as localidades. Uma empresa foi contratada por licitação pública. Realiza rotas por todos os distritos. As duas ramificações de Croatá estão entre poucas onde o ônibus não está chegando. Dé vê as carroças como meio de transporte seguro e útil no Interior. Reconhece os ônibus como mais apropriados para a condução.

Segundo Manoel, 36 rotas são atendidas. Cerca de dois mil alunos são beneficiados. Todos os ônibus são alugados. Mas há interesse em adquirir transportes escolares próprios. Contatos estão sendo mantidos com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A Prefeitura pretende aderir ao programa "Caminho da Escola". Pelos cálculos do professor, para conquistar a independência veicular serão necessários 20 micro-ônibus. Não há como adquirir a frota a curto prazo. Cada um deles custa em média R$ 110 mil. O município não possui recursos.

No início do mês, o Governo do Estado doou 100 ônibus para 27 municípios. O incentivo surge quando as prefeituras aderem ao programa "Caminho da Escola", do Governo Federal. A cada transporte escolar adquirido pelo município, tendo como limite cinco unidades, o Estado fornece outro sem qualquer custo. Compromisso apenas para ser utilizado por estudantes do município e do Estado. Para aderir ao programa basta entrar em contato com a Seduc. Ainda existem 147 micro-ônibus.

F - DN:

CHARGE :

Charge

Lotérica do RS cogita erro de funcionária ou falha da gráfica :

Lotérica é suspeita de arrecadar, mas não apostar dinheiro de bolão.
Defesa cogita erro de registro ou de gráfica que produz cartelas numéricas.

A Caixa Econômica Federal suspendeu o sistema de apostas da casa lotérica de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, suspeita de arrecadar, mas não apostar o dinheiro de um bolão. Para a defesa da lotérica, pode ter havido falha humana na própria lotérica ou na gráfica que produz as cartelas numéricas usadas nos bolões.


A fila bem que poderia ser para resgatar o tão sonhado prêmio, mas o caso foi parar na polícia depois que 40 pessoas apostaram em um bolão da Mega-Sena que só existia no papel.


Para quem acreditou que o jogo de R$ 11 renderia R$ 1,3 milhão para cada, os sentimentos são outros. "Raiva, decepção. A gente joga com a intenção de ganhar", diz apostadora.


Só que para a Caixa Econômica Federal, a Mega-Sena acumulou porque, segundo ela, os jogos do bolão não aparecem no sistema. Para a Caixa, o jogo não foi feito.


A polícia, que já abriu inquérito e trabalha com a ideia de estelionato, pretende ouvir a partir desta terça-feira (23) todos os envolvidos. Só que a versão apresentada na noite desta segunda-feira (22) pelo advogado de defesa do proprietário da lotérica, Marcelo Dias, pode mudar o rumo das investigações.


É que as cartelas com as combinações numéricas para as apostas nos bolões são compradas prontas de gráficas. A casa lotérica ficaria responsável pela venda e registro no sistema da Caixa e é justamente aí, diz o advogado, que pode ter ocorrido o erro.


"Afastamos por completo a responsabilidade ou falha no sistema de loterias da Caixa Econômica Federal. Se houve falha, foi humana, por parte de uma funcionária da lotérica, ou por parte da gráfica que elabora o formulário dos bolões", diz o advogado.

F - G1:

Rapaz atira o sapato em premiê turco :

Recep Tayyip Erdogan foi atacado após receber prêmio na Espanha.
Sapato, número 44, não atingiu o premiê.

Homem é preso após atirar sapato (Foto: Reprodução/CNN)

Um jovem de 27 anos, com passaporte sírio e de origem curda, foi detido pela polícia após atirar na noite desta segunda-feira (22) um sapato no primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, após ele ter recebido um prêmio em Sevilha, na Espanha.


O homem atirou o sapato, número 44, quando, Erdogan entrava em um carro, porém não conseguiu acertar o primeiro-ministro. O objeto foi recolhido por seguranças do premiê.


O jovem foi detido e será interrogado por tentativa de ataque contra um chefe de Estado.

VEJAMOS NÓS: Essa moda ja pegou .

F - G1:

Chávez e Uribe batem boca na cúpula do Grupo do Rio, dizem agências :

Estopim da discussão teria sido o comércio entre Colômbia e Venezuela.
'Seja homem e permaneça', teria dito Uribe a Chávez.

Foto: AP
AP
Chefes de Estado posam para foto oficial (Foto: AP)

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia, Álvaro Uribe, protagonizaram nesta segunda-feira (22) uma acalorada discussão durante o almoço de presidentes da Cúpula do Grupo do Rio, em Playa Del Carmen, no México, disseram fontes diplomáticas às agências de notícias EFE e France Presse.


Fontes da delegação venezuelana confirmaram à agência EFE que houve "uma discussão acalorada" quando Uribe comparou o bloqueio dos Estados Unidos sobre Cuba ao tratamento comercial da Venezuela a empresas colombianas.


Após as palavras de seu colega colombiano, Chávez disse que o comércio entre os países se multiplicou por oito desde sua chegada ao poder, em 1999, quando estava em um patamar de US$ 1,6 bilhão, chegando a US$ 7,9 bilhões de 2008.


Segundo as fontes, Uribe interrompeu o líder venezuelano quando ele defendia sua postura, e Chávez pediu que deixasse acabar seu discurso.


Outras pessoas que participaram do almoço disseram que o presidente cubano, Raúl Castro, que participa de sua primeira cúpula do Grupo do Rio, teve de intervir para pôr fim à discussão entre os líderes de Venezuela e Colômbia.


O secretário de imprensa da Presidência colombiana, César Mauricio Velásquez, declarou à EFE que Chávez insinuou durante a discussão que há 300 paramilitares colombianos entrando na Venezuela para assassiná-lo, dando a entender que Uribe tenha relação com isso.


Por isso, Uribe "pediu respeito, dizendo que jamais faria algo assim", assinalou Velásquez.

'Seja homem'

Durante o bate-boca, Chávez afirmou que ia se retirar do recinto, quando Uribe disse: "seja homem e permaneça aqui, e falemos de frente, porque o senhor às vezes insulta à distância", relatou o funcionário colombiano.


Velásquez indicou que se tratou de um incidente "menor", e que na declaração final da cúpula do Grupo do Rio, que será divulgada nesta terça-feira (23) durante o encerramento da reunião, foram aprovados dois pontos nos quais os países da região se comprometem a "acompanhar o processo de integração e de amizade" entre Colômbia e Venezuela.


Esses acordos "foram pactuados" entre os governos da Colômbia e Venezuela, garantiu o secretário de imprensa.


Uribe foi o último presidente a chegar à Playa del Carmen, balneário do Caribe mexicano, passou a participar das sessões após seu início, participou da foto oficial e posteriormente do almoço oferecido pelo líder mexicano, Felipe Calderón.

F - G1 :