¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

sábado, 10 de abril de 2010

Joseph Nye: "Brasil não pode encorajar o Irã" :

  Fernando 
Silveira/FAAP

  Joseph Nye, um dos teóricos mais importantes dos Estados Unidos, diz que a mediação do Brasil no Oriente Médio é bem-vinda, mas que o país deve ser veemente ao condenar a corrida nuclear do Irã.
 A mediação do Brasil no debate diplomático do Oriente Médio é útil, mas o país precisa estar atento para não encorajar o regime iraniano a buscar um arsenal nuclear. A conclusão é do americano Joseph Nye, um dos mais importantes intelectuais dos Estados Unidos e fundador, ao lado de Robert Keohane, da teoria neoliberal das relações internacionais. Em visita a São Paulo na sexta-feira (9), Nye demonstrou preocupação com a posição do governo Lula diante do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que foi percebida como ambígua pelos Estados Unidos. "Uma coisa é dizer que eles podem manter o enriquecimento [de urânio] e outra bem diferente é dizer que eles podem construir uma bomba”.

  Nye, que serviu o governo de Bill Clinton (1993-2001) como secretário-adjunto de Defesa para Assuntos de Segurança Internacional, hoje é professor da Escola de Governo Kennedy, da Universidade Harvard. Na academia, ele desenvolveu o conceito de “soft power” (poder suave na tradução literal), que define como a capacidade que um governo tem para fazer outro governo agir de determinada forma sem ter que usar o “hard power” (poder rígido), a coerção por meio da força militar ou econômica. Em palestra na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo, Nye disse não acreditar que o fato de o Brasil ter apenas o “soft power” seja prejudicial para a política externa. Segundo ele, “ao desistir de buscar armas nucleares após o reaparecimento do regime democrático e ao arrumar sua economia no começo dos anos 90”, o Brasil ampliou seu “soft power” e agora pode usá-lo para conseguir avanços tanto na questão Israel-Palestina quanto com o Irã.

 O ideal, segundo Nye, é que o Brasil coloque seu peso diplomático a favor da campanha para que o Irã desista de construir um arsenal nuclear. “É preciso desencorajar o Irã a buscar armas nucleares", disse. "E eu esperava que o Brasil tivesse tomado uma posição mais forte nesta  questão”, disse o professor americano, transparecendo uma certa decepção com a atuação de Lula nos encontros com Ahmadinejad. De acordo com Nye, Ahmadinejad, um governante que nega o Holocausto e prega a destruição de Israel, não está aberto a ser convencido por outros presidentes, assim como o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei. “Usar o 'soft power' neste caso é tentar convencer as gerações mais novas de iranianos de que ter armas nucleares não vai atrair seus vizinhos, ao contrário” disse. Para ele, o mundo e os Estados Unidos, em específico, devem lidar com o Irã usando o “smart power” (poder inteligente), que é a mistura do “soft power” com o “hard power”. “Claro que as negociações são importantes, mas as sanções econômicas também são, para mostrar que há uma comunidade internacional que não deseja que o Irã tenha armas nucleares”, afirmou.

 Na avaliação do estudioso americano, o Brasil ajuda a comunidade internacional ao procurar atuar como mediador entre israelenses e palestinos. Para ele, "quanto mais países, como o Brasil, entrarem na questão, melhor", pois não é possível ver um fim para o conflito enquanto radicais, como o grupo terrorista palestino Hamas e os partidos da extrema direita israelense, continuarem opinando nas decisões de ambos os lados. "Será preciso uma ampla intervenção da comunidade internacional", afirma.
 Tratado de Não-Proliferação Nuclear
 No início da próxima semana, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá líderes de diversos países em Washington para uma reunião de cúpula sobre armas nucleares. No debate, é muito provável que o Brasil seja pressionado a aderir aos protocolos adicionais do Tratado de

 Não-Proliferação Nuclear. O Brasil assinou o tratado, que o proíbe de obter armas nucleares, mas não os protocolos adicionais, que obrigam o país, entre outras coisas, a abrir seus centros de pesquisa para técnicos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Para Joseph Nye, Lula deveria incluir o Brasil nos protocolos adicionais, que já foram assinados por 128 países e colocados em vigor por 98.

  “O Brasil não tem um grande poder militar, mas tem a bênção de poder dominar seu continente sem isso”, disse Nye. Para ele, o Brasil não estaria em uma situação melhor em relação aos vizinhos se tivesse um poder militar maior e, particularmente, um arsenal nuclear. A prova disso, prosseguiu Nye, seria a rivalidade entre os governos militares de Brasil e Argentina nos anos 1970, quando ambos participavam de uma corrida nuclear e o Brasil assinou, com a Alemanha, um acordo para a construção de reatores. “Um alto funcionário do governo da Argentina disse para mim: ‘quando a

 Alemanha colocou o Brasil na nossa frente na corrida, dobramos os esforços para chegar lá antes’”, disse. Para Nye, o Brasil é naturalmente o país dominante na América do Sul e não tem motivos para colocar isso em risco com uma corrida armamentista. "O Brasil deve saber usar sua força, pois quando seu poder crescer, os vizinhos ficarão com medo e preocupados."

F - Nem Ki Lask :

Centenário de Rachel de Queiroz é destaque na Bienal do Livro :



Com o tema “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo”, a IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará começa nessa sexta-feira (9) e prossegue até 18 de abril no Centro de Convenções do Ceará. Nesta edição, a personalidade homenageada é a escritora cearense Rachel de Queiroz (1910 – 2003), que completaria 100 anos em 2010. Além da feira de livros de editoras locais, nacionais e estrangeiras, a Bienal contará com uma programação envolvendo lançamentos de livros, shows, recitais, palestras e encontros entre escritores e o público.


Nessa sexta-feira (9), a partir das 19h, a solenidade de abertura, no auditório principal, é apenas para convidados. Na ocasião, será entregue a Comenda Centenário da Rachel de Queiroz a familiares dela. Haverá também a entrega dos prêmios do concurso de redação “A Bienal nas Escolas” e o show “Rock n’Roll”, com Erasmo Carlos, que lança o livro biográfico “Minha Fama de Mau”, no dia 10, às 13h, no Café Literário.

De acordo com a divulgação da Bienal, estão confirmadas presenças de escritores do cenário nacional como Carlos Heitor Cony, Ziraldo, Emir Sader, Thiago de Mello, Ana Miranda, Affonso Romano de Sant´Anna, Lira Neto, Nelson Motta, Pedro Bandeira, Marina Colasanti, que dividirão espaço na programação com autores locais de diversas gerações como Airton Monte, Carlos Emílio Correa Lima, Pedro Henrique Saraiva Leão, Pedro Salgueiro, Raymundo Netto e Tércia Montenegro.

Na área musical, estão programados shows diários, com espetáculos como Palavra Cantada e Pequeno Cidadão, com participações de Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra, Orquestra Filarmônica do Ceará com o Maestro Gladson Carvalho, Batucada Elétrica, com Hoto Junior e Banda. O público pode assistir doando dois livros como ingresso, por cada espetáculo.

O público infantil vai entrar em contato com astros da literatura infantil numa arena especialmente montada no Centro de Convenções. Entre os convidados estão Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica, e o cartunista e escritor, Ziraldo, ‘pai’ do Menino Maluquinho.

Entre as atividades na área da literatura feminina, a Rede de Escritoras Brasileiras (Rebra), apresenta no dia 12, o Show de Talentos em Prosa e Verso, tendo como convidada a organizadora da Rede, a cearense Joyce Cavalcante, com apresentação da jornalista Leda Maria.

No dia 13, data do aniversário de Fortaleza, o cantor, compositor e produtor cultural Calé Alencar leva o Maracatu Nação Fortaleza para uma apresentação especial e o historiador cearense Sebastião da Ponte, da Universidade Federal do Ceará, lança a quarta edição do livro Fortaleza Belle Èpoque, entre outros destaques.

O toque internacional e político da Bienal está bem presente no Seminário Cultura, Democracia e Socialismo na América Latina e Caribe, que vai discutir, entre outras questões o futuro do socialismo na América Latina e Caribe.

Para lembrar Rachel

Ao longo da Bienal, Rachel de Queiroz será sempre lembrada. Os diversos espaços do Centro de Convenções ganharão nomes de obras de sua autoria como o salão O quinze e o espaço Dora, Doralina. Diversos aspectos da vida e da obra da escritora cearense, primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, estarão no Seminário Cem Anos de Rachel de Queiroz, com a participação de professores e pesquisadores como Ítalo Gurgel, Lourdinha Leite Barbosa, Aíla Sampaio, Fernanda Coutinho e Heloísa Buarque de Holanda.

F - Nem Ki Lask :

Festa de Brasília terá catedral e palácio em obras :

 

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/foto/0,,14488076,00.jpg

Reforma de templo será concluída em junho, dois meses após os 50 anos da cidade; instabilidade política esvaziou comemoração.

BRASÍLIA

 Brasília nasceu como um canteiro de obras, e assim comemorará os seus 50 anos. A Catedral e o Palácio do Planalto, dois dos principais cartões-postais da cidade que passam por restauração, ainda vão estar em reforma no próximo dia 21.
 A Catedral deve ficar fechada ao público, informa o monsenhor Marcony Vinícius Ferreira, pároco da igreja há 14 anos. "Já é tradição a Catedral estar fechada no dia 21, por causa do excesso de gente, bêbados e drogados, sem o espírito de visitação a uma igreja. Os turistas até reclamavam", comenta. A primeira missa deve ocorrer no dia seguinte, com ajustes externos de acabamento sendo feitos.
 Segundo a Secretaria de Obras do DF, o cronograma está sendo respeitado e a reforma deve ser concluída em junho. O gasto é de R$ 25 milhões. O projeto de restauração é amplo: os vidros externos e os vitrais serão substituídos, os cabos de aço que prendem três anjos ao teto serão trocados e o espaço do subsolo será aumentado, com a ampliação da área da sacristia e do batistério. Os sinos serão acionados eletronicamente.
 Planalto. A previsão inicial era de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornasse ao Planalto na celebração do cinquentenário - atualmente, ele despacha no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Esta é a primeira reforma estrutural do palácio desde a sua inauguração, em 1960. Iniciada em março de 2009, já consumiu R$ 96 milhões, de acordo com o governo.
 O prédio ainda precisa receber a instalação dos sistemas de telefonia, informática e a parte elétrica. Numa ocasião, em uma conversa com o arquiteto Oscar Niemeyer, Lula reclamou que o local parecia uma "favela", com infiltrações, rachaduras, puxadinhos e fios soltos.
Programação. A instabilidade política no Distrito Federal, que levou a três nomes diferentes ao cargo de governador em duas semanas, fez com que a programação artística da festa dos 50 anos de Brasília fosse enxugada.
 Falou-se em atrações internacionais, como Paul McCartney, Madonna e Shakira, mas nenhum deles virá. O nome de Roberto Carlos foi cogitado, mas o empresário Dodi Sirena, em entrevista ao Estado, disse que eram remotas as chances de o cantor aceitar o convite. "É uma honra celebrar os 50 anos da capital, mas, por outro lado, o Brasil inteiro está indignado com essa situação", comentou.
 O comitê executivo do cinquentenário era presidido pelo então vice-governador Paulo Octávio, que assumiu o governo após o afastamento de José Roberto Arruda (ambos ex-DEM, sem partido), preso desde 11 de fevereiro. Os dois são acusados de envolvimento no chamado "mensalão do DEM".
Agora, o roteiro privilegia atrações locais e nomes do cenário nacional, como a banda Paralamas do Sucesso e os cantores Nando Reis, Daniela Mercury, Zélia Duncan e Milton Nascimento.
A catedral por dentro
 As formas projetadas por Oscar Niemeyer transformaram a Catedral Metropolitana de Brasília em referência internacional, com destaque para as quatro esculturas de evangelistas, do artista Alfredo Ceschiatti. Inaugurado em 31 maio de 1970, o monumento tem 40 metros de altura e 16 arcos de concreto que contornam o espelho d"água.

F - Nem Ki Lask :

 

Oi apresenta plano de banda larga com serviços entre R$ 15 e R$ 35 :

 



 http://www.rodrigomerino.com.br/site/wp-content/uploads/2008/10/fibra.jpg


Indefinição. Um dia depois de o presidente Lula se reunir com os ministros para discutir o Plano Nacional de Banda Larga, sem chegar a uma conclusão, a Oi se propõe a prestar o serviço de internet rápida pelos mesmos preços que estão sendo discutidos.

 A Oi apresentou ontem ao governo um plano de expansão da banda larga no País, em que a empresa ofereceria serviços de internet rápida a preços que podem variar de R$ 15 a R$ 35 para o consumidor. Esses valores são os mesmos que vêm sendo trabalhados pelo governo nos cenários elaborados para o Plano Nacional de Banda Larga e que seriam viáveis, segundo os estudos, para garantir o acesso das classes C e D aos serviços.
 A proposta da Oi foi apresentada em reunião, que durou toda a manhã, com o presidente da empresa, Luiz Eduardo Falco, a ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. A proposta vem sendo avaliada com um novo passo para facilitar uma parceria entre governo e iniciativa privada.
 Os valores dos serviços previstos no projeto foram informados pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, que também participou da reunião. Santanna não revelou os investimentos estimados pela Oi, mas disse que a proposta passa por "possíveis desonerações fiscais" e segue um modelo parecido com o programa Luz para Todos, em que o governo subsidia diretamente o usuário por meio de recursos de fundos setoriais.
"Eu senti que a empresa já não tem uma abordagem que possa colidir diretamente com o plano do governo", disse Santanna, admitindo a possibilidade de a proposta da Oi integrar uma "operação mais ampla", também incluindo outras operadoras. "Acho que é um passo importante, espero que outras companhias façam um movimento similar", acrescentou.
 Falco disse que a Oi é a operadora adequada para fazer a universalização, mas não deu detalhes da proposta. "Nós somos quem faz a universalização no Brasil de uma maneira geral. Como esse é um assunto de universalização, em parte, a gente deve estar presente", disse Falco. Depois de ter adquirido a Brasil Telecom, em 2008, a Oi passou a atuar com telefonia fixa e banda larga em quase todo o Brasil, à exceção de São Paulo.
 Estatal. Santanna, que sempre defendeu uma participação maior do Estado no projeto de banda larga, mostrou um discurso mais ameno ontem. "Acho que é um plano que merece ser estudado.  Evidentemente terá que se entrar na seara de custos e premissas, mas acho que a empresa tenta responder àquilo que nós apresentamos para eles", afirmou.
 O secretário, entretanto, não quis fazer avaliações sobre a possibilidade de a proposta da Oi reverter a ideia do governo de criar uma estatal para a banda larga. Disse que ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre quem será a operadora do plano. A hipótese que vinha sendo mais cogitada é a de a Telebrás assumir essas funções. De acordo com ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, o plano deverá estar concluído em aproximadamente 15 dias.
 O pedido para que a Oi fosse ouvida partiu do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, em reunião ocorrida na quinta-feira. Junto com fundos de pensão de estatais, o BNDES controla 49% da Oi.    Apesar da participação do governo na empresa, Santanna disse que a Oi é uma operadora privada. "Acho que os bancos estatais emprestaram algum dinheiro, os fundos de pensão investiram, mas ela é uma empresa privada. Agora, certamente, é relevante o fato de ela ser uma empresa de capital brasileiro. Naturalmente temos que considerar esse aspecto", afirmou.

PROPOSTAS NA MESA

Estatal
 O governo diz que sua meta é garantir que os serviços de banda larga cheguem a toda a população brasileira a preços mais baixos, e para isso estuda a criação de uma estatal para oferecer os serviços
Atuação
 Ainda não está certo se o governo atuará apenas no atacado, fazendo a transmissão de dados, ou se chegará ao usuário final, oferecendo a conexão à internet rápida no varejo. Para isso, o governo quer utilizar as redes de fibras ópticas das empresas estatais como, a Eletrobrás e a Petrobrás
Plano privado
 As empresas privadas apresentaram um plano, em novembro, elaborado em conjunto com o Ministério das Comunicações, que prevê chegar a 2014 com 90 milhões de acessos em banda larga
Investimentos
 Neste projeto estão previstos investimentos de R$ 75 bilhões, sendo R$ 49 bilhões das teles e R$ 26 bilhões do governo, na forma de desoneração tributária e utilização de fundos setoriais
Nova proposta
 Ontem, a Oi apresentou uma nova proposta, desta vez individual, para tentar viabilizar a parceria com o governo

F - Nem Ki Lask :

O gorvenador do Ceará aparecerar no programa do Gugu :


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMLZMExbi0VXG0VJwCOZH0auazob8GghwWZhSLwxYzb1L9pYO3qX4IGfFfuB9dX_IrmqOW7wC7M2ZLnxIRi5fW0sfygtIzzb5Llqae3dNbWRybfmKWHFT4GVuuuQackxRpP4Rah3uir79h/s400/Cid+Gomes.+Wellington+Macedo.+Rebeca+de+Lima.+Ana+Ruth+e+o+prefeito+Le%C3%B4nidas+Cristino.jpg

E o governador Cid Gomes (PSB) cantou, em plena praça da cidade de Baturité, a marcha carnavalesca “Loirinha, loirinha…” A pedido da turma de loiras do Programa do Gugu (Record), que cumpriam mais uma tarefa na gincana que travam contra as morenas a cada domingo.

Aliás, as morenas cumpriram a tarefa delas. Foram até Maceió e fizeram o governador de Alagoas, Teotônio Vilela (PSDB), entoar “Linda morena”.
A gravação com Cid e Teotõnio cantando vai ao ar neste domingo à noite.

VEJAMOS

  As loiras conseguiram pegar o governado por volta das 23 horas, quando do encerramento de um evento. Ali,  chegaram numa topic e viraram atração popular.

F - Nem Ki Lask :

Dilma visitará o Ceará na segunda-feira :


http://opovo.uol.com.br/opovo/politica/img/929371_not_fot.jpg

Reviravolta na agenda da presidenciável Dilma Rousseff (PT). Em contato telefônico neste sabado com a prefeita Luizianne Lins, Dilma informou que estará na próxima segunda-feira em Fortaleza para cumprir seus compromissos com a prefeita.

Almoçará com grupo de mulheres petistas e à noite receberá o título de cidadania na Câmara Municipal de Fortaleza.

Dilma não terá agenda em Juazeiro do Norte (Cariri) como estava previsto.

F- Nem Ki Lask :

corpo de Cristo Após 10 anos, Santo Sudário volta a ser exposto na Itália :

Mortalha de linho teria envolvido o corpo de Jesus Cristo, diz tradição.
Exposição na catedral da cidade ocorre até 23 de maio.

 Exposição na catedral da cidade ocorre até 23 de maio.


O Santo Sudário de Turim, a mortalha que teria coberto o corpo de Jesus Cristo no sepulcro, está sendo exibido ao público, pela primeira vez em dez anos, a partir deste sábado (10) na catedral da cidade, no norte da Itália.

Até 23 de maio está prevista a visitação de mais de dois milhões de pessoas à capela real da catedral de São João Batista de Turim, onde acontece a exposição.


Foto: AP

O cardeal arcebispo de Turim, Severino Poletto, observa o Santo Sudário, na catedral da cidade, neste sábado (10). (Foto: AP)


O Santo Sudário, uma peça de linho de 4,36 m de comprimento por 1,10 m de largura na qual, segundo a tradição, ficou gravada a imagem do corpo de Cristo crucificado, foi encontrado em meados do séculos XIV perto de Troyes, na França.



Desde então seguiu-se uma batalha entre cientistas céticos e os que acreditam em sua autenticidade.

Historiadores com base na datação pelo método do carbono 14, realizada em 1988, asseguram que o lençol foi fabricado na Idade Média, entre 1260 e 1390. Mas esta evidência não foi confirmada.

Apesar da polêmica, a relíquia desperta grande fascinação nos fiéis. O presidente da comissão arcebispal de Turim para o Santo Sudário, Giuseppe Ghiberti, não duvidou em qualificá-lo de "instrumento de evangelização".

O Vaticano nunca se pronunciou sobre sua autenticidade. O papa Bento XVI deve visitar a exposição em 2 de maio.

Ante o afluxo de visitantes, as autoridades instalaram barreiras numa extensa área em torno da catedral, mobilizando numerosos voluntários e equipes médicas.

Os peregrinos têm, cada um, entre três e cinco minutos, para admirar uma das maiores relíquias da Cristandade.

A última exposição do tecido ocorreu em 2000.



AP/AP

Marcas no Santo Sudário mostram o que seria o contorno do rosto de Jesus Cristo. (Foto: AP) 

 

F - G1 :

Juazeiro do Norte-CE: IML recebe corpos de homicídios simultâneos em Crato e Caririaçu :





 Por volta das 12h30min desta sexta-feira(09/04), dois homicídios foram praticados simultaneamente na região do Cariri. No município de Caririaçu o guarda de um estabelecimento de ensino foi morto a tiros de revólver dentro da escola onde trabalhava e, em Crato, um ex-presidiário também foi assassinado a tiros no interior de um bar. Os corpos dos dois permaneceram mais de três horas no local já que o rabecão do IML tinha ido a Milagres pegar o cadáver de um caminhoneiro que faleceu em um acidente na conhecida curva da malhada.

Sobre o caso de Caririaçu foi morto o guarda da Prefeitura Municipal, José de Souza Pereira, de 44 anos, o "Zé de Senhora", que residia na Rua Joaquim Daniel de Freitas, 28 (Bairro Bico da Arara). Ele estava trabalhando na Escola Raimundo Bezerra Lima localizada no Conjunto Santo Antonio quando chegou um homem e, sem qualquer discussão, passou a atirar na direção da vítima que se encontrava sentada em uma cadeira próximo à porta do estabelecimento. O Sargento Demóstenes, Comandante do Destacamento Policial de Caririaçu, disse que, até o momento, não há pistas sobre o paradeiro do acusado. O guarda ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Geraldo Lacerda Botelho e estava sendo transferido para Juazeiro do Norte, porém morreu na saída da cidade. O local do crime foi isolado para receber o perito criminal. Esse homicídio pode ter relações com o duplo assassinato da madrugada do último sábado quando tombaram mortos Alcimar Barbosa da Silva, de 40 anos, e seu enteado identificado como Danilo ou Galego, de 18 anos.
 

CRATO -

O ex-presidiário Juliano Moura Arruda, de 34 anos, o "Juca", que residia perto da Asa Delta no Bairro Vilalta, município de Crato, foi assassinado no interior do Bar do Bambam localizado na Rua Comandante Marcelo Teixeira (Bairro Seminário). Segundo testemunhas, dois homens chegaram em uma motocicleta perto da esquina. Um deles desceu e até o estabelecimento quando surpreendeu a vítima com três tiros de revólver.

Em seguida a dupla assassina fugiu na moto tomando rumo ignorado. A polícia foi acionada e os Soldados Helder, Romário e Flávio, do Ronda do Quarteirão, ali estiveram isolando a área do crime à espera do rabecão e da perícia criminal. Outra viatura diligenciou na área para tentar localizar os acusados, mas não obteve êxito. O caso está envolto em mistério e a polícia trabalha com a tese inicial de um assassinato motivado por vingança.

Golpe descoberto no IPPS atinge 18 estados :

Clique para Ampliar
 
Promotor Francisco Marinho, de Aquiraz, afirma que os acusados fizeram mais de 3 mil ligações de um telefone
Após nove meses de investigação, o Ministério Público Estadual (MPE) começou a desvendar as ações de uma quadrilha de fraudadores que está atuando no Ceará e em mais 17 Estados, aplicando o ´golpe do montepio´, ou ´golpe do seguro de vida´. Mais de três mil ligações para supostas vítimas foram realizadas a partir de apenas um número de telefone.

O MPE já identificou outras quatro linhas telefônicas e uma conta bancária usada pelos golpistas. A investigação teve início a partir da denúncia de uma vítima, residente em Boa Vista, no Estado de Roraima. A informação repassada ao MPE, era de que o telefonema dos fraudadores havia partido de dentro da maior penitenciária do Estado, o Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS).

Investigação

A partir daí, o promotor Francisco de Assis Oliveira Marinho, titular do MP na Comarca de Aquiraz, identificou ramificações da quadrilha no Ceará e em outros Estados e descobriu novas vítimas dos golpistas. A fraude, conforme a apuração do promotor, consiste na obtenção de dados de pessoas falecidas e no contato com os familiares dessas pessoas, a maioria delas militares já mortos que pertenciam às Forças Armadas. A partir daí, uma quantia em dinheiro é exigida para a liberação dos valores de seguros de vida, que, na verdade nunca foram feitos pelos beneficiários em vida.

A fraude é realizada basicamente por telefone e Internet. Os golpistas entram em contato com os parentes dos falecidos e afirmam que eles deixaram seguros de vida para os seus parentes, Entretanto, os estelionatários assegura que, para que os valores sejam liberados mais rapidamente, é necessário um depósito em uma conta corrente. Acreditando que as pessoas mortas fizeram realmente os seguros de vida e não informaram a eles, os parentes depositam o dinheiro e caem no golpe.

Três linhas telefônicas de celulares e duas fixas, além de uma conta bancária já foram identificadas nas investigações e são usadas para dar apoio a quadrilha. Em apenas um dos números rastreados pelo MPE, os estelionatários realizaram 3.121 mil ligações para potenciais vítimas em apenas quatro meses. São 780 ligações por mês e 26 em apenas um dia.

Os proprietários das contas, cujos nomes não foram revelados pois o processo corre em, segredo de Justiça, negaram a participação na fraude. O titular da conta bancária descoberta pelo MPE reside em Maranguape e também negou, mas o promotor já identificou valores depositados em nome do suspeito.

Altos valores

O MP ainda não tem um valor estimado obtido a partir dos golpes, mas pela quantidade de ligações realizadas, o promotor Marinho acredita que as cifras podem ser muito altas. "Eles pedem valores pequenos, mas o número de ligações é muito grande, o que faz com que nós acreditemos que as cifras sejam realmente significativas".

Montepio
780 ligações telefônicas são realizadas, por mês, pelos golpistas. As vítimas, em geral, são os familiares de membros das Forças Armadas falecidos.

F - Dn :

Caso BC – Ex-prefeito de Boa Viagem é condenado por furto milionário :;

 
 http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/img/835484_not_fot.jpg
 http://www.depositonaweb.com.br/wp-content/uploads/dinheironotas.jpg  

“O ex-prefeito de Boa Viagem (217 quilômetros de Fortaleza), Antônio Argeu Nunes Vieira, foi condenado pela Justiça Federal, na última quinta-feira, a pena de 49 anos de prisão, além de multa no valor de R$ 3,8 milhões. O ex-prefeito é acusado de ter sido um dos financiadores da quadrilha que furtou R$ 164,7 milhões do Banco Central de Fortaleza, em agosto de 2005.
A condenação partiu do juiz da 12ª Vara da Justiça Federal, Ricardo Ribeiro Campos. Apesar da decisão, o réu permanece em liberdade, com base na liminar concedida pelo Superior Tribunal de Justiça ( STJ), em fevereiro do ano passado, que garante o benefício durante toda a tramitação do processo. A defesa deverá recorrer da decisão na 5ª Região, em Recife (PE).

De acordo com as investigações da Polícia Federal, o ex-prefeito teria repassado a quantia de R$ 100 mil ao bando e recebido em troca o valor de R$ 4 milhões. Segundo ainda as investigações, Argeu Nunes teria proximidade com Jussivan Alves, o “Alemão“, e Juvenal Laurindo, ambos naturais de Boa Viagem.
O ex-prefeito chegou a ser preso em novembro de 2008, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, assim que desembarcou de viagem a Brasília. Um mês antes, ele chegou a concorrer à eleição de Boa Viagem, como candidato do PMDB, e terminou em terceiro.

A Policia aponta o envolvimento de Argeu Nunes com a quadrilha do furto milionário, com base em escutas telefônicas autorizadas pela Justiça. Conforme as investigações, o ex-prefeito teria usado “laranjas“ (pessoas que cedem seus nomes) para encobrir o enriquecimento ilícito. De acordo ainda com as investigações, seis pessoas foram identificadas no esquema.

Os policiais também encontraram na casa de onde partiu o túnel para o banco, uma nota fiscal da empresa do ex-prefeito – proveniente da compra de fitas adesivas. O material serviu para lacrar os sacos de dinheiro. “

F - Nem Ki Lask :

Apple lançará iPad menor e mais barato, diz site :

 
Apenas alguns dias após o início das vendas do iPad, o computador portátil com tela sensível ao toque da Apple, já surgem novos boatos de que o aparelho terá uma nova versão em tamanho menor.

Segundo o site Digitimes, o novo iPad terá entre 5 e 7 polegadas de tela e será lançado no começo de 2011. Ainda de acordo com detalhes publicados pelo Digitimes, o pequeno iPad custará menos de US$ 400 e será mostrado como um aparelho para usuários que são focados na leitura de conteúdo e não precisam escrever muitos textos. 
 
F - Nem Ki Lak :

Baixa adesão à vacina da gripe suína preocupa MS :

Valter Campanato

O número de casos confirmados de gripe suína no país chega a 361 neste ano, com 50 mortes. As mulheres são as principais vítimas da doença: 38 óbitos, sendo 32% de gestantes. O boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, com dados até o dia 3 de abril, mostra que a maior parte dos casos está concentrada na região Norte, com 56,2% das infecções. Dos pacientes graves internados, 20% são gestantes.

"Os dados coletados nas unidades sentinela mostram uma tendência de crescimento dos casos da doença nestas últimas semanas", afirma o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Gerson Penna.

Apesar dos números, ainda é baixa a adesão da população à campanha de imunização contra a gripe H1N1. Um balanço do Ministério da Saúde aponta que 12.971.885 pessoas foram vacinadas, desde 8 de março, quando começou a campanha, até as 9h desta sexta-feira (9). O número representa 22,1% do público-alvo estimado para as três primeiras etapas, que é de 58.695.070 pessoas. "A vacina é eficaz, segura. Eu mesmo vou levar meus quatro filhos para serem vacinados amanhã (sábado, 10)", disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

O grupo que mais aderiu à à campanha foi o dos trabalhadores de saúde: 93,7% já foram vacinados. O grupo que tem recebido atenção redobrada por conta do número de casos graves e óbitos, o de gestantes, participou pouco da campanha até agora: 41,1% das grávidas se vacinaram, de acordo com cálculo do ministério. Entre doentes crônicos, o porcentual de imunização é de 32,8%. "É claro que esse número preocupa. As pessoas devem procurar postos de vacinação para se proteger", disse Penna.

No sábado (10), todos os 36 mil postos de vacinação deverão estar abertos. Os horários de funcionamento serão estabelecidos pelos governos locais. Devem ser imunizados doentes crônicos com menos de 60 anos, grávidas, crianças de seis meses a dois anos incompletos e adultos de 20 a 29 anos. 

F - Nem Li Lask :

Avião cai com o presidente da Polônia a bordo :

 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEim-ow_i_USGQJ82RWOjE3VU3DRILAPHIdBzshrhZ1wrD4_zLsdLCS0ySLvTuLaMpxsElWto4lG-KSTHODeWMdAfNH-jBKnDCNAL_rvh8iGttkJp5IcTxSq9u_VieDaqEmVLpnFVCsOul0/s400/EMB_Presidencial_02.jpg
 
Efe

O avião do presidente da Polônia, Lech Kaczynski, caiu neste sábado, 10, durante um voo rumo à cidade russa de Smolensk, informou o canal de televisão russo Vesti-24.
Na catástrofe morreram 87 pessoas, segundo a agência oficial de notícias russa Itar-Tass, que não menciona a presença a bordo do avião do líder polonês.
O acidente aconteceu no meio de um denso nevoeiro depois que o piloto do avião rejeitou sugestões de desviar o voo até Moscou ou Minsk, a capital de Belarus.
A Procuradoria Geral da Rússia confirmou que o presidente da Polônia, Lech Kaczynski, estava a bordo do avião que se acidentou neste sábado na cidade russa de Smolensk.

O Comitê de Investigação da Procuradoria informou que 132 pessoas estavam a bordo do avião, entre elas Kaczynski. Não há informação sobre a situação dos passageiros e tripulantes após o acidente.

Kaczynski se dirigia à localidade russa de Katyn para prestar homenagem aos milhares de oficiais poloneses executados em 1940 pelos serviços secretos soviéticos.
 O Ministério de Assuntos Exteriores da Polônia confirmou o acidente do avião no qual viajava o presidente do país, mas disse que por enquanto não tem notícias sobre o estado das pessoas que estavam a bordo.

F - Nem Ki Lask :

Ex-Comandante da PM bate duro no Governo Cid Gomes :

besssa

O clima não é bom na Polícia Militar do Ceará, que quer melhores condições de trabalho e de salário. Em seu Blog, o Civitate, o ex-comandante da PM do Estado, coronel Adahil Bessa, convoca companheiros à luta contra traições de quem prometeu melhorar o setor. Hora de apostar em nomes que representem e ajudem a cateogoria. Um recado direto para o Governo Cid Gomes. Confira:

Abril chegou!Temos o início das “arquiteturas políticas” para o pleito eleitoral de 2010. Temos que caminhar juntos, pois fomos traídos. O tão sonhado SUBSÍDIDO para a Polícia e Corpo de Bombeiros Militares do Ceará não prosperou. Foi implantado para os médicos da PERFORCE, Defensores Públicos, Procuradores do Estado e integrantes da Polícia Civil. Os Agentes Prisionais também tiveram aumento diferenciado e os Militares Estaduais ficaram à margem, excluídos.
Não importa quem possamos eleger para Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador (2), Governador do Ceará ou Presidente do Brasil! Temos que, dentre quaisquer opções partidárias, apoiar candidatos que sejam compromissados com a FAMÍLIA MILITAR ESTADUAL.
Candidatos que também caminhem juntos com a nossa Polícia Civil e apoiem as demais Instituições reponsáveis direta e indiretamente pela segurança pública (Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Federal, Polícia Civil, Guardas Municipais, FFAA, ABIN, etc). Que caminhem juntos com a SOCIEDADE BRASILEIRA !

Basta de Mentiras! Basta de Covardias! Basta de Dissimulações! Basta de Omissões!
Você, Militar Estadual, mesmo da ativa, pode concorrer a qualquer cargo eletivo. Você pode registrar sua candidatura a um cargo majoritário ou proporcional no dia da Convenção de qualquer Partido Político. Entretanto, reunidos em torno de nomes comuns será melhor para não dividir a votação e acabar não elegendo um ou mais candidatos, como ocorreu por exemplo, no último pleito para vereador em Fortaleza (2008). A votação de todos os Mlitares Estaduais candidatos à época dava para eleger pelo menos três vereadores, mas a votação foi dividida dentre quase 30 candidatos e nenhum foi eleito.
Participem das Eleições 2010.
Lembrem-se! Nesse momento nossas famílias também estão nas ruas…
… Nunca vendam a alma !

F Nem Ki Lask :

Câmara aprova concessão de 13 salário para “soldados da borracha” :

 http://www.ale.ro.gov.br/noticias/coronel-aviador-destaca-trabalho-dos-soldados-da-borracha/image 
 http://www.vermelho.org.br/blogs/outroladodanoticia/files/2009/10/aaaborracha-300x225.jpg /

 “A Comissão de Finanças e Tributação aprovou nesta semana a concessão de gratificação natalina (13º salário) aos “soldados da borracha”, os seringueiros recrutados pelo governo brasileiro em 1943 para trabalhar na Amazônia, a fim de suprir a grande demanda de borracha dos países aliados durante a Segunda Guerra Mundial. O relator da matéria, deputado Paulo Maluf (PP-SP), disse que os recursos para o pagamento dos benefícios, no total de R$ 10 milhões, estão previstos no Orçamento da União.
 O Projeto de Lei 932/07, do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), altera a Lei 7.986/89, que concedeu pensão vitalícia a esses seringueiros.
Segundo o deputado Nazif, o projeto apenas iguala o benefício dos “soldados da borracha” a outros concedidos pelo Poder Público, como aposentadorias e pensões a anistiados. Atualmente, os ex-seringueiros recebem apenas pensão vitalícia mensal, no valor de dois salários mínimos.


TRAMITAÇÃO


 A proposta, que tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: – se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); – se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., já foi aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família e será encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.”

F - Nem Ki Lask :

Cancelada visita de Dilma ao Ceará :

 http://www.dilma2010.blog.br/wp-content/uploads/dilma-rousseff-crescimento11.jpg

A presidenciável Dilma Roussef cancelou a visita de dois dias que faria ao Ceará na próxima semana. A informação foi dada por membros da executiva estadual, nesta noite de sexta-feira e confirmada pela assessoria de imprensa da prefeita Luizianne Lins (PT). Segundo um parlamentar petista que pediu reservas, houve divergências na programação que seria cumprida por Dilma na segunda e terça-feira próximas. Varias correntes petistas reclamaram de uma espécie de monopolização da agenda por parte de setores da legenda.

No roteiro da presidenciável, constava visita à cidade de Juazeiro do Norte (Região do Cariri), onde a gestão está a cargo de Manuel Santana, ligado ao deputado federal e vice-presidente estadual petista José Nobre Guimarães.

Em Fortaleza, Dilma viria receber na segunda-feira, na Câmara Municipal, o título de cidadania e manter contato com petistas, sob coordenação da prefeita Luizianne Lins, que é presidente estadual da legenda.

F - Nem Ki Lask :