¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

terça-feira, 13 de abril de 2010

Boa Viagem promove primeira conferência da saúde mental :



A Primeira conferencia municipal de saúde mental de Boa Viagem, aconteceu no NAEC, e teve inicio as 10:39 h e terminou por volta de 13:46 h.
 Com a brilhante presença da Dr. Leia - Assistente social do CAPS Canindé. E do Sr Carlos Eugenio coordenador do CAPS Canindé e macros regionais.
  Foi muito proveitosa essa reunião, pois houve diversas discussões e troca de conhecimento a respeito da saúde mental geral. e outros bons assuntos foram abordados, como a imediata implantação de um CAPS em Boa Viagem.
  Aprovamos o projeto de construção de quatro projetos de adutoras em Boa Viagem para as comunidades que são as seguintes :

1°  - Dois Irmãos 
2°  - Boa Fé
3°  - Volta do Rio
4°  - Poço Grande .

  Foi feita também a escolha de 5 delegados para representar Boa Viagem em reunião no fórum do Macro de Quixadá nesta quinta feira dia 15/ 03/ 2010.

F - Nem Ki Lask :

Prédios onde estava sendo construída uma pousada desabam ao lado da Basílica de Juazeiro - Ce :

  Duas casas desabaram na manhã desta segunda-feira na Rua da Matriz ao lado da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores em Juazeiro do Norte. Em uma delas funciona uma loja de artigos religiosos e muitas imagens de santos terminaram sendo destruídas. São imóveis antigos e que já vinham apresentando muitas infiltrações além das estruturas abaladas com os constantes papoucar de fogos e shows pirotécnicos motivados pelas romarias ao longo dos tempos.

Na hora do desabamento cinco operários trabalhavam no local, mas conseguiram sair a tempo sem serem atingidos pelos escombros. Segundo informações colhidas no local pela reportagem do Site Miséria, os imóveis estavam sendo adaptados para se transformarem em uma pousada de romeiros. As obras começaram pelos fundos e ainda estavam praticamente na fase inicial. Algumas paredes estavam sendo derrubadas e outras escoradas com estacas. O ajudante de pedreiro, José Moreira da Silva, que reside no Sítio Taquari, se encontrava em um dos pontos mais atingidos pelo desmoronamento, porém havia saído para tomar água. "Foi muita sorte. Ainda ouvi quando um colega gritou que o muro tava pendendo, mas eu não tava mais por perto", descreveu. Não houve vítimas e os prédios laterais ficaram incólumes. Os que desabaram pertence a uma comerciante do ramo de confecções em Juazeiro.

Policiais são denunciados por ameaças e extorsões :



 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhktvTPj7XaNti7JRjUVAb_86NUeLtakAzZIi_w0EmasgHCDehhKHkPgGVTCpLBalRqKxLaope4jf8fUqsYv16k5bRJPdB_wS8Xj03d1IbiHj1a2VfPsTfgQUluTtZLRzeCK6YF5WMQDHU2/s400/rondaa.jpg

Militares do Ronda do Quarteirão e de uma companhia da PM são acusados também de ameaças e agressões.

Uma nova e grave denúncia atinge a Polícia Militar. Dessa vez, policiais integrantes do programa de policiamento comunitário Ronda do Quarteirão e membros do grupo de elite Força Tática de Apoio (FTA), foram denunciados à Corregedoria Geral dos Órgãos da Segurança Pública (CGOSP), como autores de crimes como roubo, extorsão, agressão física, ameaça de morte abuso de autoridade.

O fato foi revelado à reportagem por uma das vítimas. Junto com seu advogado, a pessoa que fez as denúncias entregou às autoridades provas dos delitos, entre elas gravações telefônicas que mostram os PMs fazendo ameaças e exigindo dinheiro. O fato toma ainda contornos mais graves quando nas denúncias é revelado que um dos PMs costuma conduzir, no bolso da própria farda, drogas para serem usadas em flagrantes forjados contra as vítimas.

Na favela

O palco de toda essas cenas de transgressão à Lei Penal e ao Estatuto da Polícia Militar é o bairro de Antônio Bezerra, na zona oeste de Fortaleza, e, mais precisamente a Favela do Sossego, onde moram cerca de mil famílias carentes e, onde também, se registram muitos crimes como roubo e tráfico de drogas como o crack.

"Em busca de encontrar armas e drogas, os policiais militares costumam invadir a favela, batem em velhos e crianças, agridem pessoas física e moralmente e, o pior, quando não encontram drogas, passam a extorquir as pessoas pedindo dinheiro, tomam os (telefones) celulares e levam com eles. O povo do Sossego e eu tememos por nossas vidas, os policiais ameaçam o povo de morte. No dia 27 (de janeiro último) me extorquiram dois mil reais, quem deu foi uma vizinha..."

As declarações acima constam de um documento encaminhado ao Diário do Nordeste pela dona-de-casa Madalena (nome fictício adotado pelo jornal ao se referir à denunciante). Sem esconder o nome e o próprio rosto, ela já prestou queixa na Polícia Civil relatando os fatos e foi mais além, quando compareceu à Corregedoria Geral dos Órgãos da Segurança Pública (CGOSP)onde protocolou as denúncias e confirmou tudo em depoimento perante a delegada-corregedora Reny Sales Rocha Filgueiras.

Também na Corregedoria pelos menos outras duas pessoas foram ouvidas pelo mesmo fato e ratificaram as declarações da denunciante. Uma delas contou que passou pelas suas mãos o dinheiro que foi entregue aos policiais militares.

Policiais

As denúncias apontam o envolvimento de, pelo menos, seis policiais nos delitos, entre eles, um sargento, dois cabos e três soldados, sendo três deles do Ronda do Quarteirão, um da FTA e mais dois que atuam na área do Antônio Bezerra. Todos pertenceriam aos quadros da 6ª Companhia do 5º BPM (Antônio Bezerra), conforme a denúncia.

A reportagem teve acesso a todos os documentos que estão anexados aos autos da sindicância instaurada pela CGOSP, porém, opta por ainda não revelar os nomes dos PMs, já que eles ainda estão sob investigação.

Contudo, os relatos são contundentes e apontam até os prefixos e placas das viaturas da corporação que os PMs utilizam quando invadem a favela em busca de armas e drogas e, em seguida, passam a praticar extorsão, agressão física, ameaças de morte e de prisão, além de invasão de domicílio.

MARACANAÚ-CE: cerca elétrica mata garoto :


Na manhã de ontem, alguns garotos foram ao local onde o amigo morreu. A cerca eletrizada fica a poucos metros de um campo de futebol onde eles se divertem nos fins de semana ALEX COSTA
Adolescente recebeu a descarga elétrica ao tocar numa cerca em volta de uma obra do INSS. Os pais estão revoltados
O sonho de ser um grande jogador de futebol acabou para o adolescente Francisco Amauri Ferreira, 13 anos, no fim da tarde do último domingo (11). Ele brincava de bola com amigos em um campinho de grama na Avenida 9 do Conjunto Jereissati II, em Maracanaú, quando foi morto por uma descarga elétrica em uma cerca escondida por trás de um tapume que ficava de um dos lados do campo.

Segundo amigos, Amauri teria ido apanhar a bola, que caiu por trás do tapume, quando se deparou com a cerca eletrificada, encostada ao chão. "Ele caiu com o pescoço na cerca e ficou grudado. Puxamos ele pela bermuda, tomamos choque também, mas não conseguimos salvar o nosso amigo", contou o pequeno João Victor, de apenas 10 anos.

Desespero
Os outros nove garotos que jogavam bola se desesperaram com a cena e correram até a Avenida 9 em busca de socorro para Amauri. "Passava um monte de gente, ninguém parava. Até que uma senhora parou, viu o que tinha ocorrido, e chamou uma ambulância", contou João Victor. O adolescente foi levado para o hospital de Maracanaú, mas já estava sem vida.

Ontem pela manhã, no campo em que Amauri foi eletrocutado, algumas crianças observavam o local. "Já tiraram a cerca elétrica para a Imprensa não mostrar o absurdo", ressaltou o motorista de ônibus Francisco Torres Sobrinho, vizinho da família de Amauri e pai de um adolescente de 13 anos que jogava com a vítima.

A cerca foi fixada em torno do muro de um posto avançado do INSS que está sendo construído no local. Nenhum responsável pela obra apareceu por lá para falar com a Reportagem sobre o incidente.

Uma placa indicava a construtora ´AF Construções´ como responsável pela obra. "Vamos solicitar uma perícia no local e começaremos as diligências para identificar testemunhas que deverão ser ouvidas ao longo desta semana. Precisamos apurar as responsabilidades pelo que aconteceu", destacou o delegado Flávio Lemos, titular da Delegacia Metropolitana de Maracanaú, que vai investigar o caso.

Escola

Curiosamente, o campo onde Amauri morreu fica localizado bem em frente a Escola Municipal de Ensino Fundamental Geneciano Guerreiro de Brito, onde o garoto cursava o 9º ano. Em luto pela morte do jovem, não houve aula ontem. Na casa de Amauri, a de número 642 da Rua 46, no Conjunto Jereissati II, a família recebia o carinho de amigos e vizinhos.

"Meu neto era um menino muito querido aqui em Maracanaú. Era estudioso, amigo de todos, vivia em casa. Sua única diversão era este futebol e a gente só deixava ele ir porque era perto de casa", contou a avó, Maria Mariano Lima.

Segundo ela, a família nunca se preocupou porque o local sempre foi seguro. "A gente jamais imaginou que alguém colocaria uma cerca com eletricidade naquela altura, sabendo que ali era um campo de futebol, crianças jogavam sempre ali e, principalmente, porque o local fica de frente para uma escola", ressaltou. Andreia Torres, amiga da família e mãe de uma adolescente que estudava com Amauri, está mobilizando pais de alunos do bairro para protestarem contra o caso.

"Até o momento não apareceu ninguém da prefeitura, do Estado, nem mesmo da obra em questão, nenhuma autoridade sequer para dar conforto à família. Não podemos aceitar isso calados", disse.

F - Nem Ki Lask :

Criança nasce com quatro pernas no HGF :

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRheydOL3y_Yxr3XWbofPrffAYrvgpe56ihPMDcKyDK-wD0RSWB8lmwfj8l__8g3_ekWDljmCcC_ALxvXtBp50xnP1aIw0LCSWtdJ4dxBviXZcyL6hGJg6tor0bxdvzor5iEW_F7C6wQ/s400/tomografia+menina+4+pernas+e+4+bra%C3%A7os.bmp

Nesta terça-feira (13), a criança que nasceu com quatro pernas no último dia 25 faz 19 dias de vida. O menino veio ao mundo no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e, segundo informações do jornal Diário do Nordeste, do abdômen dele se projetava uma pélvis atrofiada com membros inferiores completos. Ele foi submetido à cirurgia, no dia 30 de março, para corrigir o problema. Foram extraídos, no ato cirúrgico, os membros adicionais. O bebê segue na UTI neo-natal e já está sendo amamentado.

A mãe de 25 anos recebeu alta e também permanece no hospital. “Ela ficou desolada quando viu seu filho pela primeira vez, pensando que ele teria que viver com aquela anomalia por toda a vida. A notícia só foi dada no dia seguinte ao nascimento, quando ela e o marido foram chamados para ver o menino”, conta o jornal.

Agora ela se diz aliviada e feliz, além de grata a Deus por salvar o filho, que se submeteu a cirurgia em cinco dias de nascido. Ela informou que já tem outro filho pequeno e nunca usou nenhum tipo de droga ou bebidas alcoólicas.

Uma das dez anomalias mais raras
A ciência explica que trata-se de um caso raro de gêmeo parasita ou “fetus in fetu”. O fenômeno se deve a um erro genético na fecundação do óvulo, que, ao se dividir em duas células, não teve a segmentação adequada, o que fez com que um embrião se colasse ao outro.

O fenômeno é considerado, hoje, uma das dez anomalias mais raras. Trata-se de um exacerbo do caso dos gêmeos siameses (xipófagos). Dois gêmeos não chegam a se separar completamente e ficam unidos por alguma parte do corpo. Um deles cresce enquanto o outro atrofia e fica dependendo completamente do outro.

Em pesquisas feitas até agora, estima-se que existam, no mundo, apenas cerca de 100 casos semelhantes a este. No Ceará, foram três casos registrados no Hospital Infantil Albert Sabin, ainda de acordo com o Diário do Nordeste.

O HGF deve convocar uma coletiva para a imprensa nos próximos dias a fim de divulgar mais informações sobre o fato.

F - Nem Ki Lask :

Alimentos pressionam e inflação da 3ª idade sobe 2,7% no 1º tri :

.

O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i) avançou 2,72% no primeiro trimestre deste ano, alta de 2,21 pontos percentuais ante o último trimestre de 2009, segundo divulgou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira.

O grupo que mais pesou no índice foi o de Alimentação, que passou de deflação de 0,51% no trimestre anterior a alta de 5,8%, representando 1,79 pontos percentuais da variação acumulada no período. Hortaliças e Legumes tiveram alta de 21,46%, ante 6,39% na medição anterior.

Nos últimos 12 meses, o IPC-3i registrou avanço de 5,33% e ficou acima da inflação geral (IPC-BR), que assinalou 5,17% no mesmo período. O indicador mede a variação da cesta de consumo de famílias compostas em sua maiorira por indivíduos com mais de 60 anos de idade.

Os grupos Transportes (1,76% para 3,87%), Despesas Diversas (0,38% para 1,88%), Habitação (0,95% para 1,11%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,63% para 0,96%) também apresentaram aceleração na taxa do primeiro trimestre. Já Vestuário (2,13% para -0,77%) e Educação, Leitura e Recreação (1,00% para 0,59%) registraram decréscimos.

F - Nem Ki Lask :

Sem a presença de Cid Gomes, Dilma Rousseff recebe homenagem no Ceará :


A ex-ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, recebeu hoje à noite o título de cidadã de Fortaleza, na Câmara Municipal da capital do Ceará.

  A homenagem foi proposta pelo vereador Acrísio Sena (PT), líder da base de apoio à prefeita Luizanne Lins (PT). Dilma chegou à Câmara no início da noite. Passou por uma entrada reservada, discursou por mais de uma hora e saiu sem dar entrevista para os jornalistas.

  O governador do Estado, Cid Gomes (PSB), não compareceu à sessão solene de homenagem. A assessoria de Gomes alegou que o evento não estava previsto na agenda do governador. Ele é irmão do deputado federal Ciro Gomes (PSB), pré-candidato à Presidência.

  No discurso, Dilma declarou que dedicava o título de cidadã de Fortaleza às "mulheres guerreiras cearenses". Ao discursar, citou Maria da Penha Maia Fernandes, que deu o nome à lei que defende as mulheres da violência doméstica.

F - Nem Ki lask :

TRE cassa mandatos do prefeito e vice de Bela Cruz :


 http://www.cidades.com.br/imagens/ce-29.gif

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUR9_j297hC7uyWapMlewIG8_z9HiDflHWcV9odkqqzvoHqnqmIWmjiJaqnrBjg30hj4JWVd998czwK1Hxpkp17zfp5euIFFG6z-BrN_xYfaLWUzt52aa12EyDCp0haHwt1QCIxQQ4rIgD/s400/Bela+Cruz+Dr.+Valdecy.JPG

 Os mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Bela Cruz, Pedro Rogério Morais e José Jacaúna Sousa, respectivamente, foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral, nessa noite de segunda-feira. O motivo: corrupção eleitoral durante o pleito de 2008. A decisão foi por unanimidade.

 Logo que o acórdão com o resultado do julgamento for publicado, o afastamento do prefeito e do vice-prefeito deverá ocorrer imediatamente. Pedro Rogério Morais e José Jacaúna Sousa são acusados de compra de voto e transporte ilegal de eleitores.

 A ação de impugnação de mandato eletivo que resultou na cassação dos mandatos de Pedro Rogério e José Jacaúna foi interposta pelo PMDB de Bela Cruz e por Daniel Adriano Pinto. Eles podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

F - Nem Ki Lask :

Aracati faz campanha contra o “crack” :

 http://i.ytimg.com/vi/Pkj1YHOshb8/0.jpg

Uma campanha educativa da Faculdade do Vale do Jaguaribe está mobilizando toda a população de Aracati (Litorla Leste) contra o uso e tráfico do “crack”. A ordem é conscientizar contra essa droga que se constitui no principal vetor de violencia no municipio.

 A Faculdade Vale do Jaguaribe usa a força do rádio de Aracati e sensibiliza principalmente para um quadro onde crianças entre 10 e 12 anos são apreendidas todos os dias. Entrevistas e depoimentos contundentes são divulgados para que a população acorde para o problema.

Uma criança chegou a dizer para a Policia que consumiu 25 pedras do “crack” num só dia. A pedra custa R$ 5,00 e para comprá-la os menores furtam e até cometem latrocinio(assalto seguido de morte.

VEJAMOS -

 Faltam as autoridades do Estado e municipíos inclusive o nosso acordarem para esse grave problema do “crack”, que já bateu às nossas portas sem dó nem piedade.

 Esperamos que aqui em Boa Viagem aconteça o mesmo, acordemos cada um de nós para esse grave ploblema crõnico.

F - Nem Ki Lask :

Dilma diz que possui amizade, respeito e admiração por Ciro :

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGdoYkcyaIb_zffmfWUWNbAk7JLGGoF9m9MVHbHK_I-36qLIOiyvkgJ0g4C4VChqoPCPoif2fMmFawQpkvMy8PAwg4hvBsrH8Quqn-DEoEmA9F0x6na6S-ukmvXZA2uuGe0kUdOkqe2Dw/s400/dilma-e-ciro-gomes.jpg

Em entrevista coletiva no Hotel Gran Marquise, na Beira-Mar, no início da tarde desta terça-feira (13), a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse que possui admiração, respeito e amizade por Ciro Gomes, pré-candidato pelo PSB. “Já convivemos em épocas difíceis e sei que ele reúne todas as credenciais para pleitear o que quiser no País”, comentou a pré-candidata do PT, que assegurou não se incluir “naqueles que querem barrar os seus objetivos”. Dilma afirmou ainda que não acredita que Ciro esteja a serviço do PSDB. “Ele está a serviço do PSB e do Brasil”, ressaltou.

 F - Nem Ki Lask :