¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quinta-feira, 18 de março de 2010

Deputado dá 'banana' a manifestantes :

Estudantes fizeram manifestações na galeria da Câmara Legislativa.
Roriz chamou os manifestantes de 'palhaços' e deu 'banana' para eles.

Estudantes que faziam manifestação contra o mensalão do DEM na galeria da Câmara Legislativa na tarde desta quarta-feira (17) disseram que vão entrar com representação contra o deputado Paulo Roriz (DEM) por quebra de decoro parlamentar. Insatisfeito com os protestos, Roriz chamou os estudantes de "palhaços" e fez um gesto ofensivo –deu uma “banana”–  para eles em plenário.
 

O escândalo que ficou conhecido como mensalão do DEM do DF começou no dia 27 de novembro, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Caixa de Pandora.

Os manifestantes seguravam cartazes com críticas aos deputados distritais. Roriz não gostou e pediu à presidência da Câmara para que todos fossem retirados. “Peço a Vossa Excelência que retire desta Casa esses ‘palhaços’ que estão aqui fazendo o que estão fazendo”. Logo em seguida, o deputado fez o gesto ofensivo.

De acordo com o código da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, os deputados precisam tratar as autoridades, os servidores da Câmara Legislativa e demais cidadãos com respeito, discrição e urbanidade compatível com a dignidade parlamentar. O Artigo XI diz que "praticar ofensas físicas ou morais a qualquer pessoa no edifício da Câmara ou desacatar, por atos ou palavras, outro parlamentar, a Mesa ou Comissão e respectivos presidentes são atos contrários à ética e ao decoro parlamentar".


Apesar de a população ter direito de assistir às sessões da Câmara Legislativa, a Casa ficou fechada por três semanas durante o auge da crise do suposto esquema de corrupção. As sessões só foram abertas novamente quando os deputados já tinham aprovado os requerimentos da instalação da CPI e votado a instalação da Comissão de impeachment do governador José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM).

A estudante Levi Brandão disse que o deputado já agiu de maneira semelhante no passado. “Hoje, ele está fazendo como antigamente: reprimindo os estudantes que estão fazendo manifestações naquela que se diz ser a Casa do povo”, disse.

'Excesso'
Nesta tarde, na tribuna da Câmara, o deputado “reconheceu o excesso” de sua ação, segundo sua assessoria. Roriz pediu desculpas aos parlamentares, mas disse que não pediria desculpa ao estudante que, segundo ele, o teria ofendido com um gesto obsceno e o xingado, o que teria motivado sua reação.

De acordo com a assessoria, o deputado “está tranquilo” em relação a um eventual pedido de abertura de processo por quebra de decoro. Roriz teria dito ainda que toda vez que ele ou sua família forem ofendidos, agirá “com o coração” para se defender, informou sua assessoria.

O presidente da Comissão de Ética, deputado Aguinaldo de Jesus (PRB), e a vice, deputada Érika Kokay (PT), não quiseram gravar entrevista.

F - G1 :

Dilma cancela evento em Campo Grande depois de mal-estar de sua mãe :

 
A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do PT à Presidência, cancelou nesta quinta-feira sua participação na cerimônia de abertura da Expogrande, em Campo Grande (MS), prevista para esta noite. Segundo a Casa Civil, a mãe da ministra, Dilma Jane Silva, sentiu-se mal na manhã de hoje, o que motivou a ministra a cancelar o compromisso oficial.

A Casa Civil não revelou que tipo de mal-estar atingiu a mãe da ministra. Em nota, o órgão informa apenas o cancelamento da agenda de Dilma. "Dilma deixa de cumprir a agenda para ficar ao lado da mãe, dona Dilma, que sentiu-se mal na manhã desta quinta-feira, em Brasília. O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) está seguindo para Campo Grande para representar o Governo na solenidade", diz a nota. 
 
F NKL :

Ministro do TSE aplica multa de R$ 5 mil a Lula por campanha antecipada :

. 

O ministro auxiliar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Joelson Dias aplicou multa de R$ 5 mil ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por entender que ele fez campanha antecipada em favor da ministra-chefe da Casa Civil e candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. A medida foi adotada pelo ministro nesta quarta-feira (17) e deve ser publicada no dia 22 de março no Diário de Justiça Eletrônico do TSE. A partir disso, Lula terá três dias para recorrer e o caso deve ser levado ao plenário para decisão final.

A assessoria de imprensa da Advocacia Geral da União (AGU) informou que deve recorrer assim que for notificada sobre a decisão.

A decisão atende pedido do PSDB, que também pleiteava a punição da própria Dilma no caso. De acordo com Joelson Dias, a ministra Dilma não deve ser multada porque nada nos autos evidenciou o seu prévio conhecimento sobre o ato. Segundo ele, a ministra não pode ser punida uma vez que não poderia prever que seu nome seria aclamado por alguns dos presentes ao evento e nem mesmo a maneira como o presidente Lula, em discurso realizado de improviso, reagiria àquela manifestação.

F - NKL :

Festividades alusivas a São José, comunidade de Varzantinha. Programação para hoje:

[imagem+são+jose.jpg]

Haverá dance night logo após a celebração, na quadra do José Feitosa em Dois Riachos, sua presença é indispensavel .

F - NKL :

Fortaleza, paraíso dos carros blindados !!!

seguran
Xô, ladrão do cruzamento!
http://images04.olx.com.br/ui/2/30/02/22642802_5.jpg

Essa é do Blog do ex-governador Lúcio Alcântara:
“Negócio próspero em Fortaleza é a blindagem de carros.
Oficinas especializadas só recebem carros para serem blindados daqui a pelo menos 30 dias.
É o governo do estado construindo um novo Ceará!”

VEJAMOS – Já o pobre tem que rezar mesmo, pois o que tem de malandro roubando bicicleta não é mole.

F - NKL :

Pará. Achados ossos que podem ser da guerrilha do Araguaia :

Local da escavação no Pará. Foto: Procuradoria da República no Pará

Ossadas que podem ser da guerrilha do Araguaia são encontradas no Pará
"Restos mortais encontrados no Pará.

Restos mortais foram encontrados por família de guerrilheiro após indicação de informante.

Restos humanos que podem ser de um guerrilheiro do Araguaia foram encontrados nesta semana na região conhecida como Tabocão, no de Brejo Grande do Araguaia, a 90 quilômetros de Marabá, no Pará.

A descoberta da ossada foi feita por parentes do guerrilheiro Antônio Teodoro de Castro (que usava o codinome Raul na guerrilha) após um informante, que prefere não se identificar, indicar vários locais onde poderiam estar sepultados guerrilheiros.

Com base nas informações, os parentes iniciaram as buscas em um dos pontos no último sábado. Durante as escavações, foram encontrados restos humanos - pedaços de crânio, dentes, tecidos.

Os familiares entraram em contato com o Ministério Público Federal, que soliciou o apoio da Polícia Federal, do Instituto de Perícias Científicas do Pará e do Instituto Médico Legal de Marabá.

Uma equipe de especialistas se deslocou para Brejo Grande na terça-feira. Todos o material recolhido foi encaminhado ao Instituto Médico Legal em Marabá, onde o será analisado.

"Como estávamos a agir diante de fato urgente e imprevisível, as ações da equipe tiveram o objetivo de adotar as providências preliminares e emergenciais para garantir o resgate dos restos e a integridade do local", explicou o procurador Tiago Modesto Rabelo.

Registros

Além de trabalhar no resgate da ossada, outros especialistas ainda registraram depoimentos de moradores da região que possam ajudar na investigação sobre os restos mortais encontrados em Tabocão.

Os agentes e peritos da Polícia estão preparando um relatório e dossiê fotográfico sobre o material recolhido para encaminhar o documento à Brasília, onde poderá passar pelo processo de identificação.

Segundo o informante da família, o local que foi escavado poderia conter os restos dos guerrilheiros Pedro Carretel (Carretel), Rodolfo de Carvalho Troiano (Manoel do A), Gilberto Olímpio Maria (Pedro) ou Maurício Grabois (Mário).

O Tabocão sempre foi apontado como possível área de enterros de guerrilheiros mortos durante os combates da década de 70 e chegou a ser escavado em outubro do ano passado pelo Grupo de Trabalho Tocantins, formado pelo Ministério da Defesa para procurar as ossadas desaparecidas, sem que tenham sido encontrados restos.

Moradores de Brejo Grande prestaram depoimentos ao MPF informando que as escavações do ano passado teriam sido feitas em pontos incorretos.

"Toda a população de Brejo Grande e redondezas comentou que as escavações realizadas no Tabocão foram feitas em local errado", disse uma moradora em depoimento ao MPF.

O local onde foram encontradas as ossadas nessa semana fica a cerca de 30 metros do local escavado em 2009.

O MPF está trabalhando para organizar uma equipe multidisciplinar que deve ficar de prontidão para continuar as buscas com base nas novas informações que estão surgindo a partir da descoberta da nova ossada.

A Guerrilha do Araguia foi um movimento guerrilheiro que atuou entre fins da década de 60 e meados de 70 e pretendia derrubar o governo militar a partir da criação de uma base rural. O grupo era composto por cerca de oitenta guerrilheiros, dos quais menos de 20 sobreviveram após os combates com o Exército.

F - G1 :

Arruda passa por cateterismo em hospital do DF :

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLB6lEvsAai0R4ZgczCORpZjD_VYL5Ta08KajQI4DyjHi7_z8YO7pLo6UMA61EJuoiTO8p_cl0kzCJ6wWYxgk1VshKJEbSVQcjOb4xvHstbFMMqD6caa1ip7iQI6pWwNaKvOBiG8V1u4YK/s1600/jose-arruda436.jpg

 Governador cassado do DF está passando por novos exames.
Assessoria do hospital não revelou quais procedimentos estão sendo feitos.


A assessoria do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (Incor-DF) informou nesta quinta-feira (18) que o governador cassado do DF, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), já concluiu o catererismo no coração pela manhã. Contudo, o Incor-DF não informa os resultados do procedimento.

Arruda chegou por volta das 7 horas no hospital acompanhado de agentes da Polícia Federal. Flávia Arruda, sua esposa, também foi ao Incor pela manhã. O exame foi pedido pelo médico particular do governador, Brasil Caiado, depois que uma tomografia detectou a obstrução parcial de uma das artérias do coração de Arruda. Caiado esteve no Incor-DF pela manhã.

"O problema é que o exame que nós solicitamos e foi feito ontem, que foi uma tomografia das coronárias, mostrou uma placa de gordura numa artéria chamada descendente anterior. É uma placa estimada, porque é um exame por imagem, em 50% de obstrução. A artéria descendente anterior é uma artéria principal do coração", contou Caiado.

A assessoria do Incor-DF informou também que Arruda ainda passa por novos exames, mas não detalhou quais estão sendo feitos.

Arruda foi preso após ser acusado de tentar subornar uma testemunha da operação Caixa de Pandora para que ela modificasse o depoimento junto à PF.

F - NKL :

ONU diz que caiu número de moradores de favelas no Brasil :

 http://lh5.ggpht.com/_LeOrCWRdTA4/SdZoLLsmEWI/AAAAAAAADew/iBSFvuOkz4A/DSC05540%20copy_thumb%5B1%5D.jpg

“A ONU afirma que quase um quarto de bilhão de pessoas em todo o mundo deixaram suas favelas na última década, segundo o relatório State of the World’s Cities 2010/2011. O relatório afirma que China e Índia deram “passos gigantes” para melhorar as condições de moradia de suas populações. Mas o crescimento populacional e o êxodo rural fizeram com que no total o número de favelados crescesse de 77,7 milhões para 827,6 milhões durante a década.
Os autores do estudo calculam que, mantida a taxa atual, o número de habitantes de favelas chegará a 889 milhões em 220.Metade deste crescimento veio de pessoas que já viviam em favelas, um quarto de migrantes do campo para áreas urbanas e outro quarto de pessoas que viviam em áreas rurais nas bordas das cidades e que tiveram suas residências engolidas pelo crescimento urbano.
Brasil
O relatório afirma que o Brasil reduziu em 16% a população de habitantes de favelas. Cerca de 10,4 milhões de pessoas deixaram este tipo de habitação.A fatia de pessoas que moram em favelas diminuiu de 31.5% para 26,4% em dez anos devido a adoção de políticas econômicas e sociais, a diminuição da taxa de natalidade e da migração do campo para a cidade.
Além disso, a criação do ministério das Cidades, a adoção de uma emenda constitucional afirmando o direito do cidadão à moradia e os subsídios de materiais de construção, terrenos e serviços são apontados como responsáveis pela diminuição do número de favelados. Dos países pesquisados, o Brasil está atrás apenas de China, Índia e Indonésia.”

F - NKL :

Dormir mal pode causar doenças e prejudicar desempenho sexual :

dormida

“Um em cada quatro norte-americanos que vivem com um companheiro costuma abrir mão do sexo devido ao cansaço causado pela falta de horas dormidas. A constatação é de uma pesquisa realizada pela Fundação Nacional do Sono dos EUA, divulgada nesta semana.
O estudo é baseado nos depoimentos de 1.007 adultos de 25 a 60 anos. A maior incidência de insônia foi verificada entre os brancos, com 10%. Já entre os casos de apneia, a população negra aparecem com 14%.
Os hispânicos mostraram mais propensão a passar noites em claro devido a preocupações com trabalho, dinheiro, relacionamento e saúde. A cada oito pessoas, três perderam o sono.
Já entre os que conseguem dormir melhor, destacam-se os americanos-asiáticos — cinco em cada seis costumam ter uma boa noite de sono pelo menos uma vez por semana.
Não é a primeira vez que há comprovações de que a vida sexual é comprometida pela falta de horas de sono. Um estudo feito pelo Instituto do Sono na cidade de São Paulo em 2009 mostrou que homens que dormem mal têm mais risco de apresentar disfunção erétil
O problema é bastante conhecido ao redor do planeta. Outra pesquisa recente, divulgada na revista Sleep Council, mostra que quase metade da população mundial sofre de insônia — cerca de 40%, de acordo com informações do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Na cidade de São Paulo, este índice é de 34%.
As noites mal-dormidas provocam várias reações na saúde, já que durante o sono o organismo realiza atividades essenciais para a saúde física e mental.
É neste período que são liberados hormônios, como o do crescimento. “A criança que não dorme direito pode não crescer como deveria”, explica Francisco Hora, presidente da Associação Brasileira do Sono.
Este mesmo hormônio, para quem já passou da fase de crescimento, dá mais disposição, contribui para eliminar gordura e reduz a flacidez dos músculos e a fragilidade dos ossos.
É também durante o sono que corpo libera as interleucinas, proteínas importantes para a ativação dos linfócitos (grupos integrantes dos sistemas imunológicos). Ou seja, problemas com o sono deixam o corpo mais propenso a doenças.
Dormir bem ainda garante um apetite equilibrado. Durante o sono é liberada leptina, que atua na redução da ingestão de alimentos e no aumento do gasto energético, além de regular a função neuroendócrina.”

F - NKL :

Fiat inicia atendimento aos proprietários envolvidos no recall do Stilo :

. 

A Fiat inicia nesta quinta-feira (18) o atendimento aos proprietários de Stilo para a substituição dos cubos de rodas traseiras do veículo. A medida atende à determinação do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

O recall atinge os modelos fabricados entre 13 de abril de 2004 e 9 de março de 2010, sem ABS, e totalizam 52.474 veículos (chassis com número de série de 3025720 a 3098841). Nos respectivos veículos, os cubos das rodas traseiras, fabricados em ferro fundido, deverão ser substituídos por peças em aço forjado.

O serviço é gratuito, devendo ser agendado na concessionária ou oficina assistencial Fiat. Em caso de dúvida, o cliente deve entrar em contato com a Central de Relacionamento Fiat, no telefone 0800 707 1000 ou ainda, pelo site da empresa.

F - Tamanduar :

Gisele Bündchen faz primeira campanha no Brasil após ser mãe :

. 

A grife Colcci divulgou hoje as primeiras fotos da campanha de sua coleção outono/inverno 2010, estrelada por Gisele Bünchen, garota-propaganda da marca. Estas são as primeiras fotos feitas por Gisele para uma grife brasileira após o nascimento de Benjamin, primeiro filho da modelo.

As imagens mostram Gisele em trajes pretos e cinzas e, em algumas fotos, acompanhadas por um modelo. Líder do ranking das "modelos-ícones" do site Models.com pelo segundo ano consecutivo, Gisele anunciou recentemente o lançamento de uma linha de produtos de beleza.

De acordo com seu site oficial, a modelo foi "impulsionada pelo desejo de desenvolver uma linha natural".

F - NKL :

SOBRAL - CE: QUADRILHA ASSALTA RESIDENCIA E FAZ REFEM TRES MULHERES :

 http://images.ig.com.br/publicador/ultimosegundo/378/127/26/1755381.libertacao_de_refens_brasil_267_399.jpg

Na noite desta terça-feira, 16/03/2010, quatro elementos fortemente armados de revólver e pistola invadiram uma residência na cidade de Sobral, praticaram assalto e ainda fizeram três mulheres reféns. O ato criminoso, impetrado pela quadrilha de assaltantes, ocorreu por volta das 21h, na Avenida Rita Leite, Bairro Renato Parente, Zona Oeste de Sobral.
A Policia Militar, informou que os bandidos chegaram em um veículo, modelo GOL, cor branca e foram logo abordando as vítimas, que estavam na residência. Populares ao notar algo estranho na residência acionaram a PM, que compareceu no local e acabou prendendo em flagrante, quatro indivíduos, entre eles um menor de 17 anos, os outros foram identificados por: Edivan de Araujo Santos, 30 anos, residente no Conjunto Genibau em Fortaleza; Joaquim Sancho Filho, 18 anos, residente em Sobral e Carlos Alexandre Costa, 29 anos, também residente em Sobral.
As vítimas que ficaram sob mira de revólver e pistola, Maria Viviane Ferreira, Ana Rita Pereira Costa, residentes no Junco e Maria Amélia Bezerra de Sousa, natural do Crato, representante, os bandidos roubaram celulares, jóias, dinheiro e aparelho de DVD.A PM, diante das informações repassadas pelas vítimas, empreendeu diligências e no decorrer da madrugada desta quarta- feira, 17/03/2010, conseguiu prender os assaltantes, em pode da quadrilha, a PM apreendeu um revólver calibre 32, quatro facas e uma Pistola PT 7.65, marca taurus, os bandidos foram conduzidos para a delegacia de polícia, sendo autuados em flagrante, por crime de assalto por crime de assalto qualificado conforme o art. 157, inciso I, II, V do código penal brasileiro. O auto de prisão em flagrante foi lavrado na delegacia regional de Sobral.

F - NKL :

Agricultor é assassinado na praça da Igreja Matriz de Mauriti :

 http://www.cidades.com.br/imagens/ce-109.gif

http://static.panoramio.com/photos/original/17169007.jpg

O agricultor Cícero Nascimento dos Santos (27) foi assassinado a tiros na praça da igreja matriz de Mauriti, no fim da noite dessa quarta-feira. Segundo o Comando de Policiamento do interior 9CPI), dois homens usando capacete e numa motocicleta foram os autores do crime. Ninguém foi preso.
Em Itapajé, Antônio Cláudio de oliveira, acusado de tráfico de drogas, foi assassinado nessa noite de quarta-feira por Alexandre lima Costa (19) e por mais dois menores: um de 15 e outro de 16 anos. Eles fugiram após o crime. A Delegacia de Itapajé abriu inquérito para apurar o caso.

F- NKL :

Fortaleza terá marcha pela paz e contra o crack :

toinhha

Com o lema “Fortaleza precisa dar as mãos para combater o crack”, o Instituto Paulino Rocha, que tem à frente a líder comuntária Toinha Rocha, realizará, no próximo domingo pela manhã, a “Grande Marcha pela Paz e Contra o Crack”. O evento circulará pelas ruas do bairro Messejana, que registra altos índices de drogados.
Segundo Toinha, o objetivo é chamar a atenção das autoridades e da sociedade para o crescimento rápido do número de usuários. Ela diz que o crack já virou problema de saúde pública.
Toinha disse que essa marcha quer não só alertar, mas também pedir apoio ao eleitorado para que pressione seu vereador a aprovar a emenda coletiva ao Plano Plurianual (PPA) que destina R$ 2 milhões para a construção de uma unidade de tratamento para dependentes químicos. Até agora, nada de investimento numa cidade que, segundo  estimativas, teria mais de 30 mil jovens usuários de crack.


F - Eliomar :

Secretários de Segurança do Nordeste dicsutem ações contra ação dos “Novos Cangaceiros” :

robertomonteiro

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Roberto Monteiro, está participando, durante toda esta quinta-feira, em Salvador (BA), da 35ª Reunião do Colégio de Secretários de Segurança Pública do Nordeste.
Ali, o assunto é um só: fechar estratégias conjuntas das secretarias da área contra a ação dos chamados “novos cangaceiros”. Segundo Monteiro, são grupos do crime organizado que resolveram atuar no Interior nordestino sitiando cidades, roubando bancos e fazendo reféns. “Temos que agir contra esse tipo de ação, que aumentou muito na região”, diz.
Roberto Monteiro anunciou que, até junho próximo, o Programa Ronda do Quarteirão deverá chegar às cidades com mais de 50 mil habitantes. Isso só está dependendo da conclusão do treinamento de novos policiais. “Temos 1.875 fazendo curso, mas esse número deve aumentar porque há candidatos convocados por força de liminar”, observou o secretário.

F - NKL :

Número de cheques sem fundo é o menor em 13 anos, diz Serasa :

. 

Os brasileiros emitiram, em fevereiro deste ano, 1,607 milhão de cheques sem fundo, segundo levantamento da Serasa. O volume é o menor para um mês desde março de 1997, quando foram devolvidos 1,419 milhão de cheques.

“O menor número de cheques devolvidos é consequência do crescimento econômico, em especial o registrado a partir do segundo semestre de 2009, que vem aumentando os níveis de emprego e de renda da população”, diz a Serasa em nota.

Em relação ao total de cheques emitidos, no entanto, a taxa de devolução de fevereiro repetiu a registrada em janeiro e ficou em 1,85%, já que o número total de cheques foi menor que o do mês anterior. Ainda assim, é o patamar mais baixo em 17 meses.

Na divisão por estados, o Amapá liderou pelo segundo mês o ranking com o maior percentual de cheques devolvidos, com 13,59%. Também pela segunda vez no ano, São Paulo é o estado com o menor percentual, 1,41%.

F - NKL :

Angélica estaria grávida de seu terceiro filho, diz jornal :

. 

De acordo com a coluna Olá!, do jornal Agora São Paulo, a apresentadora Angélica estaria grávida de seu terceiro filho. Ela já é mãe de Joaquim, 5 anos, e Benício, 2, frutos de seu casamento com Luciano Huck.

A publicação tentou contato com a assessoria do casal, mas não foi atendida. Ainda segundo a coluna, a apresentadora costuma confirmar sua gravidez somente a partir do terceiro mês, assim como fez com seus outros filhos.

F - NKL :

Festividades alusivas a São José, comunidade de Varzantinha. Programação para hoje:


 

Haverá dance night logo após a celebração, na quadra do José Feitosa em Dois Riachos, sua presença é indispensavel .

F - NKL :

Interior: cinco presos e 9 armas apreendidas :



Clique para Ampliar 
Poder de fogo: diversas armas foram apreendidas durante a operação. Uma mira telescópica também foi encontrada pela Polícia. Além do armamento, muita munição.

Operação montada em Tabuleiro do Norte teve como objetivo reduzir a ocorrência de crimes naquela região do Estado
Tabuleiro do Norte. Para pegar de surpresa pistoleiros e traficantes, uma mega operação policial foi armada e executada na madrugada de ontem em Tabuleiro do Norte, na região jaguaribana. Na ação foram apreendidos armamento pesado, centenas de cartuchos de munição, cartões bancários e do bolsa família e R$ 100 mil em dinheiro e cheques supostamente da venda de drogas e do estelionato. Para cumprir os mandados de busca e apreensão, cerca de 150 policiais militares, civis e federais também contaram com cães farejadores e helicóptero. Cinco homens estão presos.

A sina dos moradores de Tabuleiro do Norte tem sido amanhecer o dia e saber "quem morreu dessa vez". Nos últimos meses, enquanto não se registra qualquer assalto, foram 14 homicídios, a maioria a bala. Para a Polícia, metade corresponde a crimes de pistolagem envolvendo famílias. A outra metade descende do tráfico de drogas, que em alguns casos também está associado aos pistoleiros. O temor da população está tão grande que pela região jaguaribana o município ganhou a triste alcunha de "Tabuleiro da Morte". Dentre as prisões de ontem, um caso estaria ligado à rixa envolvendo duas famílias da cidade.

Os 17 mandados de busca e apreensão foram todos em Tabuleiro. Às 6h os policiais agiram simultaneamente em 17 lugares diferentes. Um helicóptero da Ciopaer auxiliava monitorando as principais estradas para possíveis fugas. Nas principais rodovias que ligam ao município, policiais rodoviários faziam blitze.

Como resultado, foram apreendidos cinco revólveres calibre 38, três espingardas, uma mira telescópica, uma escopeta calibre 12, toca CD, celular, mais de uma centena de cheques com total de R$ 80 mil, R$ 20 mil em espécie, cartões do programa Bolsa Família e de diversos bancos, além de papelotes de cocaína (1), crack (1) e maconha (2), 108 cartuchos intactos, de diferentes calibres, e outros 37 cartuchos deflagrados.

Foi realizada a prisão em flagrante de João Costa Batista, de 44, por porte ilegal de armas e munição; Arnaldo Alves Andrade, 28, por tráfico de entorpecentes; Antonio Edmar de Sousa, o "Dinho", de 35, e seu pai, Otacílio Rodrigues de Sousa, de 63, os dois por suposto envolvimento no tráfico de drogas e também de pistolagem. A última prisão foi de Pedro Dantas, por tentativa de homicídio.

F - NKL :

Bope testa GPS para rastrear traficantes em favelas do RJ :

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/foto/0,,38245903-EX,00.jpg

                Mochila com GPS carregada em operações (Foto: Divulgação/PM)
Equipamento importado da Holanda custa cerca de R$ 760 mil.
Primeiro teste em comunidade dominada pelo tráfico será em abril.

Saber a localização exata dos criminosos e dos policiais durante as operações em favelas dominadas pelo tráfico. A ideia pode parecer fantasiosa, mas  o pessoal do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Rio, garante que ela está bem perto de se tornar real. Um equipamento com GPS, importado da Holanda, está sendo testado pela Polícia Militar há três meses.
 
O custo estimado dos rádios e amplificadores é de 300 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 760 mil. Segundo a polícia, o primeiro teste em uma comunidade dominada pelo tráfico será em abril. Por enquanto, o equipamente tem sido usado em "ambientes seguros", como a favela Tavares Bastos, em Laranjeiras, na Zona Sul, onde fica o quartel do Bope.

“A ideia é usar a arma como último recurso, poupar moradores e evitar mortes”, explica o major Fábio Rocha Bastos Cajueiro, chefe do Centro de Comunicações e Informática da PM e um dos responsáveis pelo projeto. “O policial em incursão terá acesso a informações privilegiadas do andamento da operação”, acrescenta Cajueiro.

Localização por intermédio da voz
 
“O equipamento de 50 quilos, que ficará acoplado ao carro do Bope, vai permitir que se trace um mapa da localização da equipe e dos criminosos. Tudo é feito através da voz. Primeiro saberemos a posição dos nossos homens. Com o decorrer do confronto, vamos identificar os traficantes por meio do sinal emitido por seus celulares e rádios”, detalha. Será possível desenhar o mapa numa área de até 3 Km.

A estação rádio base móvel, no carro do Bope, funcionará como ponto zero. Um amplificador, de 9 Kg, será carregado por um dos policiais em uma mochila - para ampliar as ondas - , enquanto os demais homens ficarão com seus rádios transmissores e fones de ouvido sem fio.

“Se um agente sussurrar, seu colega poderá escutá-lo. Hoje a comunicação é feita por sinal, o que é um absurdo em se tratando de século XXI”, diz o major. Cajueiro lembra ainda que o equipamento vai evitar o fogo amigo, quando um militar atira no outro por engano.

Operação sigilosa em abril
Em teste há três meses dentro do próprio quartel do Bope, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, e na favela Tavares Bastos, no mesmo bairro, o equipamento passará pela prova final em abril, quando será usado pelo tropa de elite da PM do Rio em  favela ocupada pelo tráfico. “Não podemos revelar o nome da comunidade por motivos de segurança”, afirma o major Cajueiro.

Para aprimorar ainda mais as técnicas e aprender com militares que já utilizam o material, o major e sua equipe do Centro de Comunicações e Informática estão na Europa. Os especialistas já passaram por Espanha, Holanda e Inglaterra, onde estão nesta terça-feira (16). Antes de voltar ao Rio, os policiais ainda visitam Bélgica, França e Israel, onde vão aprimorar técnicas de guerra.


F - G1 :

Pacajus - CE - Mais um homicídio a bala aumenta a estatística da violência :

 http://4.bp.blogspot.com/_JpjmkyzpbxE/Snl8ztdq6uI/AAAAAAAAAIk/HsFkBQsE1e4/s320/P8020085.JPG

José Igor de Souza, de 21 anos, foi executado com três tiros de pistola calibre 380 ACP. Segundo o policial militar Cabo Gomes, lotado em uma das equipes do Ronda do Quarteirão, a vítima já respondia por assaltos e teria sido executado por dois homens que fugiram em um veículo Corsa Hatch, de cor cinza placas não anotadas.

O crime ocorreu na Rua Cônego Eduardo Araripe, no Bairro Banguê as margens da BR-116 bem próximo ao estádio municipal.

Populares informaram que um homem se aproximou da vítima quando este se dirigia a um telefone público existente no local para atender uma suposta ligação, e perguntou a vítima seu nome após responder foi surpreendido com os disparos quase a queima roupa.

José Igor ainda foi socorrido ao hospital municipal por uma ambulância mais não resistiu as gravidades do ferimento.

Este já é o 8º homicídio registrado somente este ano em Pacajus.

Penaforte-CE: Veículo cai dentro de um lago causando a morte do motoristar :


Um homem de 50 anos de idade morreu vítima de acidente com seu automóvel no final da tarde desta terça-feira na BR-116 no município de Penaforte. José Ribeiro do Nascimento trafegava à altura do quilômetro 553, bem próximo à divisa entre os estados do Ceará e Pernambuco, quando o pneu do seu Ford Pampa de cor prata, ano 1994 e placas KFE-8680, inscrição do Ceará, furou.

O motorista perdeu o controle do carro e desceu um aterro até cair dentro de um lago. Com o impacto da batida José Ribeiro, que residia na Rua do Socorro no município de Penaforte, se feriu e terminou morrendo. Seu corpo foi trazido para ser necropsiado no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro do Norte como mais uma vítima de atropelamento na BR-116. Ele nasceu em Crato, mas já residia há algum tempo em Penaforte.

BR-222 é uma das mais perigosas rodovias do País :

Clique para Ampliar 

Do quilômetro zero ao 20, que vai da Avenida Mister Hull até a entrada de Caucaia, foram 20 mortes, em 2009
Um dos trechos de rodovias federais mais perigosos do País é o da BR-222 que liga Fortaleza a Caucaia. Essa constatação faz parte do Mapeamento Nacional de Pontos Críticos, de 2009, feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). No ranking dos intervalos mais perigosos, elaborado com base na quantidade de acidentes com morte, o Ceará está entre os cinco mais críticos.

O trecho da BR-222 teve, em 2009, 1.037 acidentes com 45 mortes, em toda a sua extensão (330 quilômetros). Já no trecho mais perigoso, que é do quilômetro zero ao 20 (da Avenida Mister Hull até a entrada de Caucaia), foram 20 mortes, quase a metade do número que ocorreu em toda a extensão.

Trechos
O levantamento mapeou 15 trechos de rodovias federais espalhados por dez estados brasileiros que, juntos, representam 0,5% da malha federal e que foram responsáveis por 302 mortes em estradas e 284 acidentes, no ano passado. O estudo mostrou que os acidentes têm ocorrido em locais mais próximos das cidades que são aparentemente seguros, e não por buracos, falta de acostamento ou curvas tortuosas.

De acordo com a PRF, o aumento do número de acidentes se deve ao crescimento populacional. Para o chefe de Comunicação da PRF, Darlan Antares, a imprudência dos motoristas é, hoje, o principal motivo dos atropelamentos e colisões com bicicletas - ocorrências mais registradas. "Há alguns anos, os acidentes aconteciam por causa de danos na pista. Hoje, a grande maioria é decorrência do excesso de velocidade e desrespeito à sinalização", disse. O chefe de Comunicação lembra que a imprudência é também do pedestre, que não utiliza as passarelas disponíveis.

A melhoria nas condições das rodovias também contribuem para o crescimento de ocorrências registradas porque é estímulo para os motoristas excederem na velocidade, conforme a PRF. Além disso, as áreas próximas às grandes metrópoles, normalmente, são perigosas porque os motoristas costumam relaxar quando estão perto de casa, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).

O aumento na movimentação de veículos no trecho da BR- 222 também é um agravante, segundo Darlan Antares. "Circulam naquela região de 40 a 50 mil veículos diariamente". Para ele, o trecho da 222, por ser muito próximo da cidade, acaba sendo confundido com uma avenida. "Os vícios das avenidas se repetem nas rodovias, como andar colado no carro da frente", exemplificou.

Outro ponto detectado pela pesquisa foram os horários em que costumam acontecer os acidentes. Segundo levantamento, há maior número de ocorrências ao entardecer. "É quando a luz natural é substituída pela artificial, causando desconforto na visão dos motoristas", explicou o chefe de Comunicação.

Solução

Conforme Darlan Antares, para reduzir o número de acidentes, a medida é simples: conscientizar os motoristas. "Eles precisam aprender a andar no limite permitido de velocidade, usar cinto de segurança e respeitar a sinalização. Isso já reduziria em 70% as ocorrências", alertou.

O Mapeamento Nacional dos Pontos Críticos, realizado pela Polícia Rodoviária Federal, anualmente, desde 2004, é um controle estatístico que serve para o planejamento operacional nas rodovias.

RODOVIA
AMC garante que não há estudo para municipalizar

Uma saída que já foi pensada por vereadores de Fortaleza para a redução no número de acidentes no trecho da BR-222 é a municipalização das rodovias federais. Porém, conforme o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), Fernando Bezerra, não há nenhum estudo para municipalizar as rodovias e isso também não resolveria o problema dos acidentes. "A AMC conta, hoje, com um efetivo pequeno e não poderia fiscalizar a contento o local".

Conforme o vereador Gelson Ferraz, a municipalização não é mais necessária porque a estrada que liga Fortaleza à Caucaia está sendo muito bem assistida pela Polícia Rodoviária Federal. "O trecho está bem conservado e sinalizado", garantiu.

F - DN :

CHARGE :

Charge

Presidente da OAB/CE rebate críticas do secretário municipal do Meio Ambiente :

valdet
Do presidente da OAB do Ceará, Valdetário Monteiro, este Blog rwecebeu nota em resposta ao secretário municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano, Deodato Ramalho. Confira:

Caro Eliomar de Lima,
Sobre a nota do Secretário de Meio Ambiente do Município de Fortaleza, publicada em vosso blog, desejo esclarecer alguns pontos no que diz respeito ao Parecer sobre a instalação do estaleiro na Praia do Titanzinho.
1º – Na última segunda-feira, dia15, a OAB/CE recebeu solicitação do Secretário de Meio Ambiente do Município, para comparecer à reunião do Conselho Seccional marcada para a terça-feira (16). No mesmo dia, foi despachado ofício nº 0020/2010, endereçado ao titular da Seman, convidando-o a participar da sessão e comunicando que, na ocasião, seria analisado o Parecer com estudos técnicos e jurídicos sobre a instalação do estaleiro na Praia do Titanzinho, a ser apresentado pela Comissão de Políticas Urbanas e Direito Urbanístico. Às 11h18min da terça-feira (16), o documento foi enviado àquela Secretaria, por fax, e confirmado por telefone. A sessão começou às 15h30min e a apresentação do relatório ocorreu somente às 16h30min.
2º – O relatório, aprovado pelo Conselho Seccional da OAB Ceará, em nenhum momento sugere ou defende a instalação do estaleiro na Praia do Titanzinho, porque a sua instalação e o seu pretenso local deve ser fruto de uma decisão política do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza. A Comissão fez uma análise técnica e jurídica, atendendo requerimento de advogados, deputados estaduais e vereadores de Fortaleza, que solicitaram pronunciamento da Ordem dos Advogados do Brasil.
Vale ressaltar que não há nenhuma relação profissional do Advogado, Professor e Conselheiro Estadual Laércio Noronha com o deputado estadual Carlomano Marques (PMDB) ou qualquer outro requerente da manifestação técnica.
3º – O Secretário da Seman demonstra total desconhecimento do Parecer amplamente debatido e aprovado pelos Conselheiros Seccionais com transmissão ao vivo pela OABTV.
Sugerimos que o Senhor Secretário, suplente de vereador Deodato Ramalho, leia atentamente o documento elaborado pela Comissão de Direito Urbanístico, formada por advogados e advogadas  especialistas (com pós-graduação especifica ou afim) em meio ambiente.
O titular da Secretaria de Meio Ambiente do Município, que nunca militou com qualquer especialidade na área ambiental, desrespeita  os mais de 800 advogados e advogadas que, com seus conhecimentos técnicos, contribuem com os trabalhos da Ordem, por meio das Comissões.
4º – Por respeito a sua história, a OAB/Ceará não aceita qualquer patrulhamento político-partidário e se mantém em defesa do advogado, da cidadania e do Estado de Direito Democrático de Direito.

Valdetário Andrade Monteiro
Presidente da OAB/CEARÁ.

F - Eliomar :

Copom mantém juros básicos em 8,75% :

 http://images.ig.com.br/publicador/ultimosegundo/113/113/12/2627357.copom_evolucao_349_430.jpg

“O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve a taxa básica de juros (Selic) em 8,75% ao ano, sem viés, em linha com as expectativas dos analistas financeiros. Foi a quinta reunião seguida do Copom sem mexer na taxa básica de juros, que está no nível mais baixo desde o início da série histórica iniciada em 1996.
Em comunicado, o colegiado de diretores do BC justificou que a decisão foi tomada depois de avaliar todas as tendências de política macroeconômica e verificar que a inflação continua na trajetória da meta de 4,5%, podendo variar 2 pontos para mais ou para menos.
Foram 5 votos a favor da manutenção e 3 votos pela elevação da taxa em 0,5 ponto percentual. Na nota, o Copom diz que “irá monitorar atentamente a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião para, então, definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária.”
De acordo com o Boletim Focus, publicação semanal do BC, com as expectativas de mercado, os analistas estimam uma possível elevação da taxa na próxima reunião, marcada para os dias 27 e 28 de abril.”

F - NKL :

Começa caminhada no Rio contra corte dos royalties do petróleo :

. 

Caravanas desembarcaram no Centro do Rio na tarde desta quarta-feira (17) trazendo manifestantes de vários municípios para o ato público na Cinelândia, no Centro do Rio, contra as regras de distribuição de petróleo. Centenas de pessoas já começaram a se reunir na Candelária.

Nem mesmo a forte chuva desanimou os integrantes do grupo, que usavam camisetas, bandeiras e cartazes com os dizeres “Justiça para quem produz”.

“Vamos gritar muito porque nossa cidade é totalmente dependente dos royalties do petróleo. Não podemos nos transformar numa Serra Pelada”, disse Levir Nascimento, um dos organizadores da caravana que saiu de Campos.

A expectativa dos organizadores é reunir cerca de dez mil pessoas apenas daquela região no protesto no Rio. Outras caravanas também já estão chegando para o movimento.

F - NKL :

Gonzaga Mota troca o politiquês pelo economês :

gonzagamota

O ex-governador e ex-deputado federal Gonzaga Mota agora é consultor da Confederação Nacional da Indústria. Com currículo de economista e técnico do Banco do Nordeste do Brasil, quer investir mais nesse campo.
Sobre política, Gonzaga Mota diz continuar filaido ao PSDB, mas decidiu? mandato eletivo, nunca mais.
Mota não quer falar sobre eleições. A sua conversa agora é só em torno de números, balanços, índices e projeções econômicas. Nesse aspecto, ele é técnico dos mais otimistas quanto às perspectivas do País.

F - NKL :

Cid e Eduardo querem rateio do Pré-Sal com debate e sem “esmagamento” dos Estados produtores :

cidedu
Conversa ao pé da orelha: Eduardo, Sarney e Cid Gomes.

Os governadores Eduardo Campos (PSB)e Cid Gomes conversaram, nesta quarta-feira, em Brasília com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), com os deputados federais Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG), além do líder do Governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Os dois trataram da proposta de divisão dos royalties gerados pela exploração de petróleo na camada Pré-sal. Ibsen Pinheiro e Humberto Souto são os autores da emenda 387, aprovada na Câmara dos Deputados na semana passada, e que ficou conhecida como a “Emenda Ibsen”.
Eduardo Campos, também na condição de presidente nacional do PSB, disse querer uma decisão que não prejudique os estados chamados produtores como Rio, São Paulo e Espírito Santo e, ao mesmo tempo, contemple com mais recursos as outras 24 unidades federativas.
Durante o encontro, Eduardo afirmou que a aprovação da emenda por 369 votos a 72 foi um “um gesto político de muita força da Câmara dos Deputados contra um acúmulo de injustiças e uma condição política equivocada a meu ver dos que defendiam a velha distribuição”.
Cid Gomes endossou e defendeu que o debate seja feito de forma racional, respeitando o pacto federativo e sem emoção. Campos apelou por um debate sem “esmagamento” para nenhuma das partes para que os estados produtores não obtenham uma “Vitória de Pirro”, onde os vencedores pagam um preço alto.

F - Eliomar :

Fortes chuvas prejudicam operações do aeroporto de Juazeiro do Norte :

 http://www.juanorte.com.br/imgs/especial-11.jpg


O voo 1825, da Gol, que deveria pousar em Juazeiro do Norte no início da madrugada desta quinta-feira, acabou atransando cerca de três horas. Consequência das fortes chuvas que caem nesse município da Região do Cariri.
Segundo a empresa, a decolagem só ocorreu por volta das 3 horas, o que acabou atrasndo também o voo 1824, que vem de Juazeiro do Norte para Fortaleza, seguindo para o Rio. A previsão é de que esse voo só aterrise no Pinto Martins as 7 horas
VEJAMOS - Chuva no Cariri é bom sinal de inverno para todo o Ceará.

F - NKL :