¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Para Serra, pesquisa Ibope apenas ilustra fotografia do momento :

. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou nesta quinta-feira que a pesquisa Ibope/Diário do Comércio apenas ilustra a fotografia do momento. Ele, no entanto, não quis dizer se o momento é positivo ou negativo para a sua pré-candidatura à Presidência.

"Antes foram feitas duas pesquisas de dois institutos que levavam a uma determinada conclusão. Essa daqui muda as conclusões. Amanhã vem outra que puxa para lá ou puxa para cá", disse o governador durante a inauguração de uma escola em Heliópolis, zona sul de São Paulo.

Durante o evento, Serra mostrou descontração e falou sobre times de futebol com as crianças. "Quem é corintiano aqui levanta a mão. Agora é a vez dos são-paulinos. E agora os palmeirenses", afirmou Serra no começo do discurso. Antes, na Vila Brasilândia, o governador inaugurou um restaurante popular Bom Prato, onde almoçou.

Serra, no entanto, voltou a desconversar sobre quando deve se lançar candidato a presidente. Ele também não quis comentar o lançamento da pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), que acontecerá no sábado no Congresso do PT.

F - NKL :

Exportações cearenses crescem 20% em janeiro :



As exportações cearenses registraram um crescimento de 20% em janeiro último em relação às exportações de igual período de 2009. Esse percentual é maior do que o do crescimento das exportações brasileiras, de 15,6%. Os dados são da pesquisa Ceará em Comex, elaborada pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado (Fiec), tendo como fonte informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O valor exportado pelo Ceará no mês de janeiro (US$ 100,7 milhões) é o segundo maior do histórico do mês nos últimos dez anos. Além disso, em janeiro de 2010, a participação das exportações cearenses nas exportações brasileiras aponta 0,9%, percentual não atingido desde 2004.

De acordo com o levantamento, a maioria dos estados brasileiros, incluindo o Ceará, apresenta aumento nas exportações de janeiro de 2010 em relação às de janeiro de 2009. O crescimento das exportações nordestinas em janeiro de 2010, de 47,8%, é três vezes maior do que o crescimento das exportações brasileiras, de 15,6%, apresentando o maior crescimento das exportações dentre as regiões brasileiras, quando comparados os meses de janeiro de 2010 e 2009. No Ceará, o setor de rochas ornamentais destaca-se pelo crescimento de 343,7% em relação às exportações de janeiro de 2009.

PRODUTOS

Outro aspecto relevante em relação ao Ceará é que 73% das importações de janeiro de 2010 concentram-se em outros setores, que não os tradicionalmente exportadores. Dentre os setores exportadores cearenses, calçados, castanha de caju e fruticultura destacam-se por seu saldo comercial positivo.

(Com Site da Fiec)

Paulo Octávio diz que não renuncia ao governo do Distrito Federal :


O governador interino do Distrito Federal, Paulo Octávio (DEM), recuou e desistiu nesta quinta-feira de renunciar ao cargo em "nome da governabilidade".

Ele assumiu o governo após a prisão de José Roberto Arruda (sem partido) por suspeita de tentativa de suborno a testemunha do processo que investiga o suposto esquema de corrupção no Distrito Federal.

Paulo Octávio é citado no inquérito do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que investiga o suposto esquema, mas não aparece nos vídeos gravados. Ele disse que fica no governo até a semana que vem, quando o STF (Supremo Tribunal Federal) irá decidir sobre o pedido de intervenção federal no DF. O governador interino disse ainda que sua carta de renúncia está pronta.

F - NKL :

Obama recebe Dalai Lama; China protesta contra encontro :


Presidente também pediu 'diálogo direto' com a China na questão tibetana.
Encontro na Casa Branca provocou protesto do governo chinês.

O Dalai Lama, líder espiritual do Tibete no exílio, disse nesta quinta-feira (18) que conversou com o presidente dos EUA, Barack Obama, sobre a promoção da paz, dos valores humanos e sobre a harmonia religiosa.

A Casa Branca, por sua vez, afirmou que os líderes falaram sobre a importância de um diálogo cooperativo entre EUA e China sobre a questão do Tibete. Obama também prometeu apoio para preservar a identidade do Tibete e os direitos humanos na região.

Foto: AP
O Dalai Lama deixa a Casa Branca nesta quinta-feira (18) depois de encontro com o presidente dos EUA, Barack Obama. (Foto: AP)

O encontro do Dalai Lama com Obama, que irritou o governo da China, ocorreu de maneira discreta e longe da presença da imprensa. Eles falaram na Sala de Mapas da Casa Branca durante cerca de uma hora.

Pequim protestou contra o encontro. O governo chinês acusa o líder espiritual de querer a independência da região do Tibete. O Dalai Lama argumenta que pede apenas mais autonomia para a província.

Foto: AFP
Ativistas tibetanos fazem manifestação em frente à Casa Branca nesta quinta-feira (18), antes do encontro entre Barack Obama e o Dalai Lama. (Foto: AFP)

F - G1 :

Militares anunciam golpe no Níger na Africa :



Presidente Mamadou Tandja estaria preso no palácio presidencial.
Major Adamou Harouna tomou o poder.

Os militares afirmaram que deram um golpe de estado nesta quinta-feira (18) no Níger.

O presidente Mamadou Tandja está preso na capital, Niamey, e o major Adamou Harouna tomou o poder, segundo os militares.

Testemunhas disseram que tiros de metralhadoras e armas pesadas eclodiram na cidade por volta das 10h (horário de Brasília) e fumaça estava saindo do palácio presidencial. Uma testemunha da Reuters viu cinco soldados feridos no hospital de Niamey.

As tensões políticas eram fortes no país exportador de urânio da África central nos últimos meses, motivadas pela extensão do mandato de Tandja, que gerou amplas críticas e sanções internacionais.

F - NKL :

Cônsul diz que o Haiti é uma Alemanha pós-guerra :


Francês Sylvain Itte, que trabalha em São Paulo, viu drama pior do que a TV pôde mostrar.

A pior situação que um país conheceu nos tempos modernos fora de uma guerra. Com essas palavras, o cônsul-geral da França em São Paulo, Sylvain Itte, descreve a realidade do Haiti pouco mais de um mês após o terremoto de 12 de janeiro.

O tremor foi o mais violento em 200 anos, fez cidades inteiras virarem ruínas e matou pelo menos 217 mil haitianos, segundo o governo local. Situação que o cônsul compara à que viveu a Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Um único bombardeio aéreo destruiu 80% da cidade de Munique em 1943, e em Berlim as mulheres dos soldados mortos no front reconstruíram suas casas com os entulhos do que sobrou depois das bombas dos Aliados. Destruição e drama semelhantes, Itte viu em Porto Príncipe, onde até o palácio presidencial foi abaixo e milhares de corpos saíram das ruas para valas comuns.

O cônsul esteve entre os dias 5 e 10 deste mês para ajudar no esboço de um plano entre França e Brasil de reconstrução do Haiti. Voltou com o sentimento de que as imagens que aqui chegam não conseguem refletir o tamanho do drama haitiano. Diz que o que se vê em Porto Príncipe “é bem pior do que se pode ver na imprensa ou fotos de lá”.

Nesta quarta-feira (17), o presidente da França, Nicolas Sarkozy, visitou a ex-colônia francesa que se tornou a nação mais pobre das Américas, mesmo antes do tremor. Foi a primeira visita de um presidente francês ao Haiti.

Na próxima semana, é a vez do colega Luiz Inácio Lula da Silva visitar o país, para onde o Brasil já enviou milhares de militares desde 2004, quando passou a liderar a Minustah, a missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti. O cônsul diz que a proximidade das visitas “não é coincidência”,

Em entrevista exclusiva ao R7, concedida antes de o presidente francês anunciar uma ajuda de R$ 817 milhões que inclui o cancelamento da dívida do país com a França, o Itte foi enfático ao dizer que falta de recursos nunca foi o maior problema para o Haiti.

Para ele, o país sente falta de um Estado forte, algo que não tinha nem antes do terremoto.

Sylvain Itte - Eu já havia estado no Haiti duas vezes, como diretor-geral de uma agência de cooperação focada no fortalecimento do Estado e das instituições. Já antes do terremoto o Haiti tinha situação de organização, econômica e política, muito difícil. É um país que já teve de enfrentar muita coisa, inclusive desastres naturais, como furacões. Então, já era uma situação difícil e agora está muito duro de exprimir e apresentar os fatos que as pessoas estão vivendo lá. É bem pior, é bem mais forte do que a gente vê, fotos, imagens não podem mostrar a dimensão da realidade humana que se sente apenas quando a gente está compartilhando a realidade daquelas pessoas. Acho que todos os que foram lá tiveram o mesmo sentimento, eu não diria que é o apocalipse, mas a situação pior que um país conheceu nos tempos modernos fora de uma situação de guerra. A outra coisa que não me surpreendeu, mas me pareceu muito forte é a dignidade das pessoas.


F - R7 :

Fenômeno deixa céu da Noruega colorido :


Fenômeno é resultado da interação de partículas solares com a atmosfera

A população de Grotfjord, no norte da Noruega, teve o privilégio de ver na noite desta quarta-feira (17) o fenômeno da aurora boreal. Esse espetáculo, que coloriu o céu local, ocorre pela interação entre o vento solar (correntes de partículas eletricamente carregadas emitidas pelo Sol) e moléculas de gás existentes na atmosfera da Terra.

Quando as partículas de vento solar atingem a Terra, são atraídas pelo campo magnético do nosso planeta e se deslocam para os polos, onde se chocam com moléculas de regiões altas da atmosfera. O processo faz com que seja emitida uma forte luz, que pode ser vista a olho nu. Aurora boreal é o nome que esse fenômeno recebe quando acontece próximo ao polo Norte.


F - R 7 :

Colírio do Blog :

Pequeno avião atinge prédio comercial em Austin, no Texas :

Foto: Reprodução

Foto: AFP

Acidente ocorreu durante a manhã na cidade de Austin.
Há duas pessoas desaparecidas, segundo os bombeiros.

Um pequeno avião privado chocou-se contra um prédio comercial de sete andares em Austin, no estado americano do Texas, nesta quinta-feira (18), segundo as autoridades locais.

O acidente ocorreu durante a manhã. O prédio fica em uma grande avenida da cidade e pegou fogo depois do choque.

Autoridades disseram à rede norte-americana CNN que um escritório do FBI (a polícia federal americana) funciona no prédio, mas não foi atingido. Aparentemente, segundo a mesma fonte, o choque teria sido acidental.

Há duas pessoas desaparecidas, segundo os bombeiros. Pelo menos três pessoas foram levadas para centro médico da Universidade de Brackenridge, de acordo com a rede CNN.

O trânsito na região está sendo desviado.


F - G1 :

Ronda do Quarteirão cobrirá mais 16 áreas de Fortaleza :




O governador Cid Gomes (PSB) lançará nesta sexta-feira, em Fortaleza, ao lado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Roberto Monteiro, novas áreas de cobertura do Programa Ronda do Quarteirão.

Às 19 horas, Cid comandará ato no bairro Vila Velha, quando divulgará oito novas áreas; e às 20h30, no Cojunto Ceará, divulgará mais oito novas áreas do programa que, atualmente, cobre 91 pontos da Capital.

A população, principalmente dos bairros da periferia, penhoradamente agradece.


F - NKL :

Eleições 2010 – PT deve formalizar apoio a Dilma no sábado :



“O Partido dos Trabalhadores (PT) abre nesta quinta-feira à noite seu 4º Congresso Nacional, durante o qual deve formalizar a candidatura de Dilma Rousseff à presidência nas eleições de outubro.

O ato no qual a ministra-chefe da Casa Civil deve ser anunciada como candidata está previsto para o próximo sábado e coroará três dias de debates sobre o passado, o presente e o futuro do PT.

As reuniões formais começarão nest aquinta-feira em Brasília, com um seminário internacional ao qual foram convidadas delegações de partidos da esquerda da Argentina, Chile, Equador, Peru, República Dominicana e Uruguai.”


F - Eliomar :

Ônibus que pegou fogo estava em alta velocidade, diz estudante :


Quatro pessoas morreram no acidente.
Veículo pegou fogo e ficou totalmente destruído.


Uma estudante de 16 anos que mora em frente ao local onde um ônibus pegou fogo após bater num poste em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, na manhã desta quinta-feira (18), contou que o motorista estava em alta velocidade no momento do acidente.

"Ele não parou para três passageiros que fizeram sinal no ponto e continuou em alta velocidade”, contou Flavia Milone, de 16 anos.

Com o impacto da batida, o poste o transformador da rua caíram sobre o veículo, que pegou fogo em seguida. Quatro pessoas morreram no acidente, entre elas o motorista, o cobrador, uma senhora e uma criança.

Duas vítimas já foram identificadas. São elas o motorista Carlos Fernando Teixeira, de 34 anos, e o cobrador Carlos Vieira Reduzino, de 46.

Uma outra moradora informou que são comuns os acidentes na rua. "Sempre tem acidente nesta curva. Se eles colocarem um radar de velocidade aqui, os acidentes podem até diminuir”, diz a dona de casa, Heloana Cardoso, de 40 anos.


Segundo a Nittrans, o poste foi derrubado pelo ônibus da linha 143 (São Gonçalo-Niterói, via Doutor March). O veículo ficou completamente destruído pelas chamas.

Ônibus pegou fogo depois de bater em poste (Foto: Flavia Milone / Arquivo pessoal)

Um passageiro ficou ferido e foi levado para o Hospital Azevedo Lima, em Niterói. A Secretaria estadual de Saúde informou que Emerson da Silva Cesário, de 36 anos, sofreu pequenas queimaduras no peito, orelha e braços. Ele vai ser transferido para o Hospital das Clínicas, onde ficará apenas em observação. O paciente está lúcido.

Por causa do acidente, que ocorreu na pista sentido Centro de Niterói, próximo do Hospital Horência de Freitas, a Rua Rua Doutor March está fechada ao trânsito. Motoristas que saem de São Gonçalo em direção a Niterói, devem seguir por Neves, pela Rua João Brasil.

Para quem segue em direção a São Gonçalo a opção é ir pela Rua Doutor Oliveira Botelho.

Segundo a Ampla, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região, falta luz na Rua Dr. March por causa do acidente. A previsão é que o serviço seja restabelecido ainda nesta tarde.

F - G 1 :

Cinegrafista que caiu com helicóptero abriu os olhos, diz amigo :


‘Ele abriu os olhos’, diz amigo de cinegrafista que caiu com helicóptero !

Foto: Juliana Cardilli/G1


Alexandre Moura ainda está em coma induzido em hospital de SP
Acidente matou piloto de emissora de TV; causas são apuradas.

O cinegrafista Alexandre Moura, de 36 anos, sobrevivente da queda de um helicóptero da TV Record no dia 10, em São Paulo, e que está internado em coma induzido em um hospital, abriu os olhos. Segundo informou ao G1 nesta quinta-feira (18) o amigo da vítima, o autônomo Maurício Souza, o funcionário da emissora apresenta sinais de melhora. Moura está internado no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul.

“Ele abriu os olhos. Eu o vi abrir os olhos na quarta [17]. Não foi um abrir os olhos consciente. Ele abriu e fechou os olhos. Ainda não tem prazo para voltar à consciência dele. Os médicos me disseram que teve uma desaceleração muito forte. O helicóptero estava numa velocidade e bateu no chão. Foi como levar um soco no boxe e cair”, disse Souza, por telefone.



O cinegrafista sobrevoava a região do Morumbi com o piloto Rafael Delgado Sobrinho, de 45 anos, quando a aeronave sofreu uma pane e caiu no gramado do Jockey Club. Delgado Sobrinho morreu na hora. As causas do acidente são apuradas pela Aeronáutica e Polícia Civil.

Ainda, de acordo com Souza, Moura irá passar por duas cirurgias nesta quinta. A primeira será uma traqueostomia e a outra uma reconstrução dos ossos da face.

“A traqueotomia vai ajudá-lo a respirar melhor. Vão abrir um furo na garganta dele porque ele está entubado”, disse o amigo do cinegrafista. “A família pede que as pessoas façam corrente positiva e orem para ele se recuperar mais rápido”.

O cinegrafista teve contusão no tórax, com fraturas de costelas, vértebras lombares, de maxilar, trauma abdominal, além de trauma cranioencefálico com hemorragia cerebral.

A aeronave caiu por volta das 7h20 do dia 10. Ela teria dado seis giros até perder completamente a altitude e cair. A TV Record emitiu nota em que lamenta o acidente e informa que está prestando toda assistência às famílias das vítimas. A emissora disse ainda que está colaborando com as autoridades que apuram as circunstâncias da queda.


F - NKL :


Comissão da Câmara aprova impeachment de Arruda no DF :



CCJ da Câmara do DF aprova impeachment de Arruda :

Processo segue, agora, para comissão especial de análise.
Governador afastado do DF está preso desde a semana passada.

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Legislativa do Distrito Federal aceitou nesta quinta-feira (18), por unanimidade, os quatro pedidos de impeachment contra o governador afastado José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), que está preso desde a semana passada na Superintendência da Polícia Federal. O relator Batista das Cooperativas (PRP) já havia dado parecer favorável. São cinco os membros da comissão: Cristiano Araújo (PTB), presidente interino; Paulo Roriz (DEM), ex-secretário de Arruda; Chico Leite (PT), Batista das Cooperativas (PRP) e Bispo Renato (PR).


Na leitura do parecer, Batista disse que Arruda “fazia boa gestão, comprovado em pesquisas.” “[Mas] A conduta [de Arruda] feriu a ética e os princípios da administração pública”, disse. “Nota-se que parte da população teme que com a saída do governador possa haver certo desgoverno e que as obras, que são mais de 2 mil, possam ser paralisadas. Não obstante, se o governador for impedido, há uma linha sucessória”, afirmou.”

Os pedidos seguem, agora, para avaliação de uma comissão especial, criada especialmente para análise do impeachment contra o governador afastado. Após a análise pela comissão, o processo vai à votação no plenário, que toma a decisão final sobre a admissibilidade dos pedidos.

Com a aprovação pela CCJ, os deputados têm 48 horas para formar a comissão especial. Essa comissão tem 10 dias para fazer um parecer sobre a admissbilidade ou não dos pedidos de impeachment. O parecer é enviado ao plenário, que aceita ou não os pedidos. Se aprovados, o governador afastado tem 20 dias para se defender.

A defesa volta para a comissão especial, que julga o mérito. No caso de ela aceitar o pedido, o impeachment volta ao plenário e deve ser aprovado por, no mínimo, 2/3 dos votos. Se acatado, Arruda é afastado por 120 dias do cargo. Após isso, uma comissão formada por cinco deputados distritais e cinco desembargadores faz o julgamento final.

F - NKL :

Lula recebe governador interino do DF :


O governador interino do Distrito Federal, Paulo Octávio (DEM), foi recebido nesta quinta-feira (18) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo assessores do governo do DF. Oficialmente, a assessoria de Lula não confirma o encontro.

A reunião entre Lula e Paulo Octávio foi breve. Os ministros da Justiça, Luiz Paulo Barreto, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também participaram do encontro.

Sem horário marcado, Paulo Octávio foi ao CCBB, sede provisória do governo, disposto a falar com Lula sobre o futuro de seu mandato à frente da gestão distrital. Depois da conversa, o governador interino saiu sem dar entrevistas e seguiu para o Buriti, sede do governo do DF.

F - Tamaduar :

O vendedor de balões :


Era uma vez um velho homem que vendia balões numa praça. Evidentemente, o homem era um bom vendedor, pois deixou um balão vermelho soltar-se e elevar-se nos ares, atraindo, desse modo, uma multidão de jovens compradores de balões.

Havia ali perto um menino negro. Estava observando o vendedor e é claro apreciando os balões. Depois de ter soltado o balão vermelho, o homem soltou um azul, depois um amarelo e finalmente um branco. Todos foram subindo até sumirem de vista.

O menino, de olhar atento, seguia a cada um. Ficava imaginando mil coisas... Mas uma coisa o aborrecia, o homem não soltava o balão preto. Então aproximou-se do vendedor e lhe perguntou: - Moço, se o senhor soltasse o balão preto, ele subiria tanto quanto os outros?

O vendedor de balões sorriu compreensivamente para o menino, arrebentou a linha que prendia o balão preto e enquanto ele se elevava nos ares disse: - Não é a cor, filho, é o que está dentro dele que o faz subir.

F - NKL :

Com 36%, Ibope mostra Serra à frente de Dilma :


Realizada entre os dias 6 e 9 deste mês, pesquisa Ibope/Diário do Comércio registra uma vantagem de 11 pontos do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), sobre a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), no cenário que inclui o nome do deputado Ciro Gomes (PSB) na disputa presidencial.

Segundo a pesquisa, Serra tem 36% da preferência contra 25% de Dilma. Como a margem de erros é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Ciro aparece tecnicamente empatado com a pré-candidata do PV, Marina Silva. Ele tem 11%. Ela, 8%.

Na simulação que exclui o nome de Ciro, Serra conta com 41% das intenções de voto contra 28% de Dilma. Marina tem 10%. Se o segundo turno fosse hoje, Serra venceria Dilma por 47% a 33%.

O Ibope ouviu 2002 eleitores em 144 cidades. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo 3196/20.

F - Tamaduar :

Justiça condena Estado a indenizar cidadão agredido por policiais civis :



“A Justiça cearense condenou o Estado do Ceará a pagar indenização de R$ 20 mil ao comerciante R.F.F., vítima de atuação abusiva e arbitrária praticada por policiais civis. A decisão foi da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e reformou parcialmente sentença proferida na Justiça de 1º Grau.

“A Administração Pública é obrigada a indenizar terceiros pelos danos causados por seus prepostos, independentemente de culpa, sendo necessário, tão somente, a configuração do nexo causal entre o dano ocorrido e o comportamento do agente público”, afirmou a relatora do processo, desembargadora Maria Iracema do Vale Holanda, durante sessão de julgamento na última quarta-feira (11/02).

Consta nos autos que, em 7 de fevereiro de 1997, três policiais civis não identificados invadiram a residência do mencionado comerciante, localizada na rua Adolfo Campelo, nº 5, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza e, na frente de sua família, o ameaçaram com revólveres, o algemaram e o levaram à força para uma viatura, sendo deixado quadras à frente sem alguns de seus bens.

Ele prestou queixa na Delegacia Central, oportunidade em que declarou que os policiais levaram toda sua mercadoria procedente do Paraguai, avaliada em R$ 22.500,00. Conforme certidão anexada ao processo, o comerciante não tinha nenhum antecedente criminal nem estava sendo investigado por cometimento de ilícitos.

Alegando atuação abusiva dos policiais, R.F.F. ajuizou ação de reparação por danos morais contra o Estado do Ceará. Ele pleiteou, a título de danos morais e psicológicos, indenização de R$ 2 milhões e, por danos materiais, R$ 22.500,00.

Em sua defesa, o Estado argumentou que o dano moral não foi devidamente comprovado e que o valor da indenização era exorbitante.

Em 5 de agosto de 2002, o juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, Luiz Alves Leite, julgou a ação parcialmente procedente e condenou o Estado a pagar indenização de R$ 468 mil por danos morais, atualizáveis na forma da lei ao tempo da execução e cumprimento da sentença. Sobre os danos materiais, o magistrado assim se posicionou: “Não há como concedê-los, uma vez que nos autos não existe qualquer prova, nota fiscal do valor alcançado pelos mesmos”.

Inconformado, o Estado do Ceará ajuizou apelação civil (34749-02-2003.8.06.0000/0) no TJCE, objetivando a reforma da decisão doa magistrado. Ao analisar o processo, a 4ª Câmara Cível deu parcial provimento à apelação para reduzir de R$ 468 mil para R$ 20 mil o valor da indenização por danos morais a ser paga ao comerciante.

F - NKL :

Projeto do estaleiro entra em debate na Assembleia no próximo mês :



O deputado estadual Artur Bruno (PT) informou, nesta quinta-feira, que uma audiência pública sobre o projeto do estaleiro deve ocorrer na primeira quinzena de março. “Nós já fizemos o pedido em requerimento e cremos que essa audiência ocorra logo em março”, disse o parlamentar.

Artur Bruno afirmou que não é contra o estaleiro, mas que vê necessário o debate um esclarecimento completo sobre o local proposta pelo governo do Estado: a praia do Titanzinho. Nesse aspecto, a Prefeitura é contra alegando impactos ambientais, enquanto o Governo garante que não haverá problema.


F - NKL :

Ônibus pega fogo após bater e mata 4 no RJ :



Segundo a Secretaria de Transportes, veículo pegou fogo.
Rua Doutor March está fechada ao tráfego nos dois sentidos.


Quatro pessoas morreram depois que um poste e um transformador caíram em cima de um ônibus em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, na manhã desta quinta-feira (18). As informações são da Secretaria de Transportes de Niterói.

O acidente foi na Rua Dourtor March, no Barreto, em Niterói.

Segundo a Secretaria, o poste foi derrubado pelo ônibus da linha 143 (São Gonçalo-Niterói, via Doutor March), que pegou fogo em seguida. O veículo ficou completamente destruído pelas chamas.

De acordo com informações iniciais, os mortos seriam o motorista, o cobrador e dois passageiros. Há pelo menos uma pessoa ferida, que foi levada para o Hospital Azevedo Lima, em Niterói.

A Secretaria estadual de Saúde informou que o ferido sofreu pequenas queimaduras no peito, orelha e braços. Ela vai ser transferido para o Hospital das Clínicas, onde ficará apenas em observação. O paciente está lúcido.

Por causa do acidente, que ocorreu na pista sentido Centro de Niterói, próximo do Hospital Horência de Freitas, a Rua Rua Doutor March está fechada ao trânsito. Motoristas que saem de São Gonçalo em direção a Niterói, devem seguir por Neves, pela Rua João Brasil.

Para quem segue em direção a São Gonçalo a opção é ir pela Rua Doutor Oliveira Botelho.

Bombeiros do quartel de Niterói estão no local.


A Ampla, concessionária de energia do município, informou através de nota que presta apoio aos bombeiros no local do acidente. A empresa não informou se há problemas no fornecimento de energia na região.

F - G 1 :

Professor é morto a tiros em escola alemã :



Incidente ocorreu em Ludwigshafen, no oeste do país.
Suspeito tem 23 anos, e motivos do crime ainda não são claros.

Um professor foi morto a tiros nesta quinta-feira (18) em uma escola técnica na cidade de Ludwigshafen, no oeste da Alemanha, segundo a polícia local.

O suspeito, um homem de 23 anos, foi preso. Ainda não está claro se há mais feridos. O motivo do crime também não foi esclarecido.

As pessoas que estavam dentro da escola tiveram de ser retiradas depois do ataque. A situação já está controlada, segundo as autoridades.


Policiais em frente à escola técnica onde ocorreu o ataque nesta quinta-feira (18) na cidade alemã de Ludwigshafen.

F - G 1 :

Colírio do Blog :

CHARGE :

Quadrilha explode cofre em assalto a banco no RS :

Explosão destruiu a área interna do prédio, segundo a Brigada Militar.
Polícia faz buscas pelos assaltantes; ninguém foi preso.

Uma quadrilha assaltou uma agência bancária em Sertão Santana (RS), na madrugada desta quinta-feira (18).


Segundo a Brigada Militar, os assaltantes invadiram o banco e usaram explosivos para abrir o cofre. A explosão destruiu a área interna do prédio e provocou danos na estrutura. O grupo fugiu com o dinheiro.


A polícia faz buscas na região, mas ninguém foi preso. De acordo com a Brigada Militar, o local vai passar por uma perícia.


F - G1 :

Venezuela pode comprar energia elétrica do Brasil :



Governo venezuelano analisa propostas apresentadas pelo Brasil como solução para a crise energética

Caracas. O governo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou ontem que vai analisar as propostas de venda de energia apresentadas pelo Brasil e por outros países. O país enfrenta uma crise energética que se acentuou nos últimos dias, levando ao racionamento em determinadas regiões.

Autoridades brasileiras foram a Caracas para buscar uma solução para o impasse, como o envio de especialistas e a execução de um programa para conter a crise.

O ministro de Energia Elétrica, Ali Rodríguez Araque, confirmou a possibilidade de o governo da Venezuela comprar energia de estrangeiros. Segundo ele, o governo brasileiro sugeriu a venda de energia para os venezuelanos. "Não é bom ultrapassar o rio antes de chegar à ponte. Se houver qualquer oferta proveniente da Colômbia, nós vamos analisar, assim como estamos fazendo com a oferta que veio do Brasil", afirmou o ministro à Agência Bolivariana de Notícias (ABN).

De acordo com Araque, o Brasil compra cerca de 80 megawatts da Venezuela e levantou a possibilidade de parar de importar e passar a exportar energia elétrica para o país. Ele não detalhou, entretanto, como seria essa operação.

Uma das alternativas analisadas pelo governo é aumentar a geração de energia por meio de vários projetos que são desenvolvidos em pontos estratégicos. O objetivo é dar mais autonomia ao sistema de abastecimento nacional, reduzindo a dependência da Hidrelétrica de Guri, a principal da Venezuela.

Crise

As dificuldades do governo Chávez se acentuaram no ano passado. Em dezembro, o presidente foi à televisão informar sobre as dificuldades no setor de energia e água por causa da falta de chuva. Houve redução dos níveis da água na barragem Guri. Nessa barragem está o complexo que produz 70% da eletricidade na Venezuela.

Chávez anunciou planos de racionamento de energia, e os venezuelanos se queixam da falta de mercadorias como leite e manteiga. Só na relação com o Brasil, o governo Chávez tem um saldo de mais de US$ 3 milhões, favoráveis aos brasileiros. Com a redução do preço do barril de petróleo no mercado, a política econômica adotada por Chávez ficou fragilizada.

F - DN :

Polícia investiga rapto e agressões em Iguatu :

Clique para Ampliar

Os jovens afirmaram ter sofrido tortura e apresentavam várias lesões

As vítimas foram cinco jovens, entre eles, um jornalista, que distribuíam panfletos com críticas ao prefeito

Iguatu. A Polícia Civil continua investigando o rapto e agressões sofridas por cinco jovens, dentre eles, o jornalista Vicente Batista Araújo Júnior. O crime aconteceu na madrugada da última sexta-feira (12), nesta cidade. De acordo com os depoimentos das vítimas, os acusados de espancamento são o sargento da PM, Francisco Alves Bandeira, o secretário executivo do município de Iguatu, Demir Amorim, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Teógenes Félix e, ainda, o servidor do Hospital Regional, Cícero Santiago de Lima.

Na tarde de ontem, a Polícia ouviu mais duas vítimas, os estudantes e irmãos Valdênio e Vandeilson Freire que confirmaram a primeira versão apresentada, no sábado passado. De acordo com os depoimentos, o grupo distribuía, no centro da cidade, panfletos com críticas e resumo de reportagens contra o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, quando foi abordado pelos acusados, em um carro e uma moto.

Os estudantes Lucas de Queiroz Fernandes, 22, Valdênio Freire, 22, Valdeilson Freire, 18, o balconista, Valdemir Lima, 27, e o jornalista Vicente Araújo foram levados para um local às margens da rodovia entre Iguatu e Jucás. Lá, sofreram espancamentos e ameaça de morte. "Fomos torturados, tiraram nossas roupas, nos ameaçaram de morte e depois urinaram sobre nós", disse o jornalista.

De acordo com o promotor de Justiça, Fernando Miranda, que acompanha o caso, imagens do circuito interno da Delegacia Regional de Polícia Civil mostram que o sargento Bandeira chegou com três jovens às 23h40 da quinta-feira, dia 11, e os deixou do lado de fora. Oito minutos depois, retornou e saiu com o grupo num veículo particular. Três horas mais tarde, as vítimas chegaram à Delegacia com sinais visíveis de espancamento. No sábado passado, a delegada plantonista, Cláudia Régia Amazonas, solicitou à Justiça a prisão preventiva dos quatro acusados, mas o juiz de Direito da comarca de Lavras da Mangabeira, que respondia pelo plantão judiciário na região, decidiu encaminhar o pedido para o Fórum de Justiça em Iguatu, sem apreciar o mérito.

O inquérito é presidido pelo delegado regional de Polícia Civil, Agenor Freitas de Queiroz. "É um caso de denúncia grave, que precisa ser apurada com cautela e rigor", disse. O delegado vai expedir ofício para ouvir os acusados.

Teógenes Félix e Demir Amorim negaram participação no fato e atribuem as acusações de envolvimento de seus nomes a questões políticas. "Estava em Acopiara, num velório", disse Teógenes. "Estou surpreso com essas acusações, que são absurdas", acrescentou.

Amorim contou que estava em casa e que não participou de nenhum ato de agressão. "Todos conhecem meu comportamento, minha índole e vou provar que sou inocente".


F - DN :

Luizianne vai conferir 4º Congresso do PT :



Agora é pensar na campanha de Dilma.

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, viajará nesta sexta-feira para Brasília, onde participará do IV Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, em Brasília. O encontro será aberto nesta noite de quinta-feira, com a presença de delegações de partidos de esquerda do Exterior, ocasião em que a ministra Dilma Rousseff estará presente.

Além de Luizianne, participarão do congresso os parlamentares federais e estaduais e membros do diretório estadual, além de Acrísio Sena (PT), líder da prefeita na Câmara Municipal, e do presidente dessa Casa legislativa, Salmito Filho (PT).

O Congresso vai se estender até domingo definindo estratégias para a campanha de Dilma presidente, além de avaliar as alianças do PT nos Estados. Também marcará a posse do novo presidente nacional do partido, deputado federal José Eduardo Dutra.


F : NKL :

Uma resposta às críticas do publicitário Ricardo Alcântara ao pré-candidato Roberto Pessoa :



Do professor Antonio Mourão Cavalcante, filiado ao PR, este Blog recebeu uma resposta ao comentário feito neste espaço pelo publicitário e marqueteiro Ricardo Alcântara. Aqui, Ricardo questionava o silêncio do pré-candidato do PR a governador, Roberto Pessoa, no tocantes a projetos do Governo Cid Gomes (PSB). Confira:

É uma pena que uma pessoa tão qualificada, o publicitário e marqueteiro eleitoral Ricardo Alcântara, imagine que uma campanha eleitoral deva ser feita com agressões e bate-boca. E, por não agir dessa fora, o candidato é logo qualificado de candidato insosso, inodoro e incolor.

A história de Roberto Pessoa indica exatamente outro contorno. Sua trajetória mostra um político corajoso e empreendedor… A opinião – sobre temas que o marqueteiro questiona – já foi enormemente expressa por Roberto Pessoa. Por razões estratégicas vem sendo feitas ao povo do Interior. (Inúmeras entrevistas em emissoras de rádio). Mas, seria exigir muito tirar o publicitário e marqueteiro eleitoral Ricardo Alcântara de seu conforto, próximo às praias da capital.

A administração de Maracanaú, os índices de popularidade alcançados, a própria arrancada – de 7% em nov/09 para 20% em fev/10 – nas diferentes sondagens realizadas até agora, revelam, claramente, que Roberto Pessoa está no caminho certo. E, que começa a “importunar” os que consideravam a reeleição de Cid Gomes um fato consumado.

Quanto mais Roberto Pessoa crescer mais ele será alvo de análises desse tipo e até outras acusações mais graves. (vide TV Cidade)

A identidade do candidato não se faz unicamente por ser do contra ou sair atirando em quem enxerga. Ela é propositiva: quer um Ceará dos cearenses, que não precisa de mágicas, de projetos mirabolantes, mas de quem conheça, trabalhe e respeite a dignidade do povo. Maracanaú é o maior discurso de Roberto Pessoa. Uma cidade que não tem medo de crescer…

PS.: Ainda bem que o comitê de Roberto Pessoa não escolheu o publicitário e marqueteiro eleitoral Ricardo Alcântara para orientação de sua campanha. Estaria pisando na bola…


F - NKL :

Cid assina dia 25 ordem de serviço do Hospital Regional de Sobral :



” O governador Cid Gomes (PSB) vai assinar a ordem de serviço para a construção do futuro Hospital Regional da Zona Norte no próximo dia 25. Foi o que ele decidiu ontem, ao retomar atividades, após Carnaval de descanso na Serra da Meruoca.

O novo hospital, a ser construído em Sobral, terá 269 leitos e capacidade para efetuar 1.170 internações por mês. Dos 269 leitos, 10 serão de UTI neonatal, 10 serão pediátricas, 20 atenderão adultos e ainda haverá 30 unidades de internação semi-intensiva. O investimento é de R$ 133,5 milhões, com parte do valor oriundo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Cid quer atender com o hospital cerca de 1,5 milhão de moradores de 61 municípios daquela região e, também, desafogar a Santa Casa de Misericórdia.”


F - NKL :