¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Governador visita barragem do Rio Maranguapinho :



O governador Cid Gomes (PSB) e o secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, farão uma visita às obras da barragem do Rio Maranguapinho, que está sendo construída entre os municípios de Maracanaú e Maranguape. A visita está marcada para as 10 horas desta terça-feira.

O trecho visitado faz parte do Projeto Rio Maranguapinho, que é a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) realizada pelo Governo Federal no Ceará. Consiste na construção de barragem de 306,84 hectares, com o volume de acúmulo de 9,3 milhões de m³, que contribuirá para a redução da faixa de alagamento do rio em períodos de cheia, evitando que cerca de 20 mil famílias tenham as suas casas invadidas pelas águas do Maranguapinho. O valor do investimento é de R$ 61.882.873,73, com recursos do Governo do Estado do Ceará e do Governo federal, por meio do PAC.


F - NKL :

Caixa investiga suposto bilhete premiado da Mega-Sena :


“A Caixa Econômica Federal (CEF) está investigando um suposto bilhete da Mega-Sena emitido no Rio Grande do Sul que teria acertado as seis dezenas do concurso 1.155, que foi sorteado no sábado, no Guarujá, litoral sul de São Paulo.

De acordo com a CEF, nenhum apostador teria acertado as dezenas do concurso e, portanto, o prêmio – aproximadamente R$ 61 milhões – estaria acumulado para o próximo sorteio, a ser realizado na quarta-feira. O montante está sendo reivindicado por um grupo de moradores de Nova Hamburgo, que participaram de um bolão.

Segundo a CEF, os apostadores possuem cópias de bilhetes que teriam acertado as seis dezenas. O bilhete original, entretanto, ainda não foi localizado.”

F - NKL :

Única solução é intervenção no DF, diz procurador-geral :

Segundo Gurgel, 'há falência das instituições do Distrito Federal'.
Governador José Roberto Arruda foi afastado do cargo e preso.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, voltou a defender a intervenção federal no Distrito Federal nesta segunda-feira (22). "Infelizmente, a única solução possivel continua sendo a decretação da intervenção no DF", disse o PGR. Em ofício enviado ao Supremo nesta tarde, Roberto Gurgel esclarece que o pedido de intervenção abrange os poderes Executivo e Legislativo do DF.

O DF está sob a ameaça de sofrer uma intervenção por causa do suposto esquema de corrupção entre membros do governo e aliados políticos que ficou conhecido como Mensalão do DEM. O governador, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) foi afastado do cargo, e está preso desde 11 de fevereiro.


"Me parece que estão em busca de soluções mágicas, achar que o andamento de processos, ou cassar dois, três, quatro parlamentares resolveria toda a questão. Na verdade, isso é uma visão simplista e superficial," completou.

A Câmara Legislativa do DF compôs uma Comissão Especial, que começou a funcionar nesta segunda, para julgar os pedidos de impeachment de Arruda e do governador interino, Paulo Octávio (DEM). Existiria também um susposto acordo em que três ou quatro deputados citados no esquema seriam cassados para mostrar que o Legislativo do DF continua funcionando e tentar evitar a intervenção.

O escândalo de corrupção veio à tona no dia 27 de novembro quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Caixa de Pandora. O suposto esquema de distribuição de propina foi denunciado pelo ex-secretário de Relações Institucionais de Arruda, Durval Barbosa. O inquérito que tramita no STJ envolve o governador do DF, seu vice, deputados distritais, empresários e membros do governo.

F - G1 :

Bope retira barricadas em comunidade no subúrbio do Rio :


Policiais do 9° BPM participaram de operação no Morro do Chapadão.
Pneus, madeira e pedras bloqueavam acessos à comunidade.

Policiais do 9° BPM (Rocha Miranda) e agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) participaram nesta segunda-feira (22) de uma operação do Morro do Chapadão, em Costa Barros, no subúrbio do Rio. Policias retiraram barricadas, formadas com pneus, madeira e pedras, que bloqueavam os acessos à comunidade. De acordo com o relações públicas da PM, capitão Ivan Blaz, ainda não há informações sobre o balanço da operação.

F - G1 :

Manhã de assaltos na avenida Raul Barbosa e um preso :

Está preso no 4º Distrito Policial um indivíduo de 19 anos. Ele praticou três assaltos na avenida Raul Barbosa, nesta manhã de segunda-feira, na altura do Lagamar, mas acabou sendo preso pelo subtenente Domingos, que passava pelo local. O indivíduo ainda tentou fugir de bicicleta. Largou o transporte e foi se escondeu em um condomínio, mas acabou se entregado.

Ironia do destino: a bicicleta do assaltante foi levada não se sabe por quem.

F - Eliomar :


Justiça suspende cassação de Kassab :



“A Justiça Eleitoral acolheu nesta segunda-feira pedido de efeito suspensivo formulado pela defesa do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), cassado por suposto recebimento de doações ilegais na campanha de 2008. Com isso, a sentença de cassação está suspensa até o pronunciamento do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo.

Kassab já foi informado por seus advogados da decisão sobre o efeito suspensivo. No pedido, o advogado Ricardo Penteado pediu à Justiça Eleitoral a improcedência da ação com base na jurisprudência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre doações a candidatos ou partidos na campanha eleitoral.

Penteado afirmou que a regra da Lei Eleitoral que proíbe candidatos receberem doações de concessionárias de serviços público não se aplica a empresas que participam de sociedade legalmente constituída, de acordo com a jurisprudência do TSE.

A decisão da Justiça Eleitoral que cassou o mandato de Kassab também vale para a vice-prefeita Alda Marco Antonio (PSDB) e para oito vereadores. As sentenças do juiz Aloisio Sérgio Rezende Silveira, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, foram divulgadas nesta segunda-feira.”

F - NKL :

Dinamarca abre 1ª clínica de distribuição gratuita de heroína :

Local em Copenhague vai atender 300 dependentes em grau avançado.
Associação criticou iniciativa, que obriga usuários a ir ao local diariamente.

A Dinamarca abriu nesta segunda-feira (22) em Copenhague sua primeira clínica de distribuição gratuita de heroína sob prescrição médica, após anos de debate, para ajudar um grupo de usuários com alto grau de dependência.


O país escandinavo une-se a Alemanha, Suíça, Holanda e Grã-Bretanha, que distribuem a droga a um número restrito de pessoas que continuam dependentes mesmo quando se submetem a terapias de substituição.


Em 2008, o Parlamento aprovou uma lei que autorizava a distribuição de heroína com receita médica.

Foto: AFP
Policial afegão acompanha queima de carregamento de ópio, a matéria prima da heroína, na cidade afegã de Herat, neste domingo (21). (Foto: AFP)

O programa é destinado a cerca de 300 pessoas (por volta de 1% dos usuários de drogas do país), para os quais a terapia com metadona não é suficiente.

"Nosso objetivo não é curar os viciados em heroína, mas sim ajudar os que não conseguem se contentar com a metadona proporcionando a eles heroína limpa, prevenindo doenças e evitando que caiam na criminalidade para conseguir" a droga, explicou à AFP Inger Nielsen, diretor da clínica.


A oferta de injeção intravenosa é para viciados em heroína "voluntários, enviados por um dos centros de desintoxicação com metadona" em Copenhague, segundo Nielsen.


Os voluntários serão, durante os primeiros 14 dias, tratados com metadona "para poder dosar a quantidade de heroína que eles devem receber", informou.


A associação de dependentes de drogas criticou esta iniciativa, que obriga as pessoas a irem ao centro duas vezes por dia para receberem suas doses.


"Isto equivale a viver como um zumbi, sem poder arranjar trabalho, estudar ou desfrutar de algum tempo livre", reclamou o presidente da associação, Joergen Kjaer.

F - G1 :

Ônibus são depredados em BH :

Veículos que saíram sem escolta policial foram danificados.
Trabalhadores reivindicam reajuste e redução da jornada de trabalho.

Mais de um milhão de pessoas foram prejudicadas pela greve de ônibus na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (22). Os motoristas fazem uma paralisação por tempo indeterminado.


Os trabalhadores reivindicam aumento de 37%, redução na jornada de trabalho para seis horas e fim da circulação de ônibus sem cobradores. O reajuste proposto pelas empresas é de 4,4%.


Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), 90% dos ônibus que costumam transportar passageiros de quatro municípios vizinhos para trabalhar em Belo Horizonte não saíram das garagens. O índice equivale a cerca de dois mil veículos.


Em Belo Horizonte, outros dois mil veículos não circularam, o que representa 70% da frota. Em toda a Região Metropolitana, houve engarrafamentos no período da manhã. Os pontos de ônibus ficaram lotados e muitos passageiros voltaram para casa. As únicas alternativas de transporte eram as vans ou peruas irregulares.


Alguns ônibus saíram das garagens com a proteção da polícia, mas 64 veículos que não tinham escolta foram danificados. A maioria teve pneus furados ou vidros quebrados. No total, 13 manifestantes foram presos.

Foto: ALEX DE JESUS/O TEMPO/AE

Ônibus depredado durante greve na Região Metropolitana de Belo Horizonte (Foto: Alex de Jesus/ O Tempo/ AE)

F - G1 :

Kassab entra com recurso no TRE e permanece no cargo :

Advogado protocolou documento na tarde desta segunda (22).
A informação foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral.

kassab


O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, decidiu na tarde desta segunda-feira (22) garantir a permanência do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), no cargo até o julgamento final do processo de cassação de seu mandato. Silveira é o mesmo juiz que determinou na última quinta-feira (18) a cassação do mandato de Kassab, acusado pelo Ministério Público de receber doações irregulares. O efeito suspensivo é automático assim que o político cassado entra com recurso. O advogado de Kassab, Ricardo Penteado, protocolou o documento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na tarde desta segunda-feira.

Rezende Silveira cassou o mandato de Kassab, de Alda e oito vereadores, por captação ilícita de recursos. A decisão deverá ser disponibilizada nesta segunda-feira (22) no site do Tribunal Regional Eleitoral e publicada na terça-feira (23) no Diário Oficial.

O juiz cassou o mandato de Kassab e dos vereadores a partir de representação do Ministério Público Eleitoral que aponta doações de campanha irregulares oriundas da Associação Imobiliária Brasileira (AIB).

O MP pediu revisão da prestação de contas com base no artigo 30-A, da lei 9.504/97, e na lei 64/90, que prevêem a cassação de registro e declaração de inelegibilidade por três anos quando comprovados captação ou gastos ilícitos de recursos.

Até dezembro de 2009, o juiz Silveira havia cassado os mandatos dos vereadores Jooji Hato (PMDB), Paulo Frange (PTB), Quito Formiga (PR), Adilson Amadeu (PTB), Adolfo Quintas (PSDB), Carlos Apolinário (DEM), Alberto Bezerra (PSDB), Claudio Roberto Barbosa de Souza (PSDB), Dalton Silvano (PSDB), Domingos Dissei (DEM), Gilson Barreto (PSDB), Marta Costa (DEM), Abou Anni (PV), Ushitaro Kamia (DEM), Wadih Mutran (PP) e Ricardo Teixeira (PSDB). Todos exercem os mandatos sob benefício do efeito suspensivo concedido automaticamente pela Justiça Eleitoral.

F - NKL :


Otan confunde civis com guerrilheiros no Afeganistão e mata 33 em ataque :

ncidente não ocorreu durante a Operação Mushtarak, maior desde 2001.
Mas ação afeta plano internacional de ganhar apoio local no país.

Um ataque aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) matou 33 pessoas no sul do Afeganistão após um avião disparar por engano contra civis confundidos com insurgentes, informou o governo afegão nesta segunda-feira (22).


O gabinete afegão condenou as mortes ocorridas próximas à fronteira entre as províncias de Uruzgan e Dai Kondi como "injustificáveis". As baixas civis têm sido motivo de irritação para a maioria dos afegãos e o número de mortes no ataque do domingo é o maior em meses. "Informações iniciais dão conta de que a Otan disparou contra um comboio de três veículos... matando pelo menos 33 civis, incluindo quatro mulheres e uma criança, e ferindo outros 12", disse o gabinete afegão em comunicado.

Foto: Patrick Baz/AFP
Soldados americanos caminham ao lado de garoto afegão na região de Marjah, onde ocorre a ofensiva da Otan (Foto: Patrick Baz/AFP)

O incidente não é parte da Operação Mushtarak, a maior ofensiva liderada pela Otan para retirar integrantes do Taliban da província de Helmand, também no sul do país.


Ainda assim, ele pode afetar os esforços da Otan e do governo do Afeganistão para conquistar apoio da população local, parte de um plano para obter o controle de locais dominados pelo Taliban antes do início de uma retirada gradual das tropas norte-americanas do país em 2011.


F - G1 :

Lula anuncia que Brasil vai ajudar a construir hidrelétrica no Haiti :


Uma visita ao país está agendada para a próxima semana, quando Lula se reúne com o presidente haitiano, René Preval.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira, 22, que o Brasil vai ajudar a construir uma hidrelétrica no Haiti. Uma visita ao país está agendada para a próxima semana, quando Lula se reúne com o presidente haitiano, René Preval.

Em seu programa semanal Café com o Presidente, Lula lembrou que o governo brasileiro já destinou R$ 375 milhões a investimentos no Haiti, além dos US$ 15 milhões previstos no Plano de Recuperação do país.

“Estamos dispostos a fazer tudo o que for necessário para que a gente possa reconstruir o Haiti junto com outros países da Europa, subordinados a uma coordenação das Nações Unidas”, disse.

O projeto da hidrelétrica, segundo o presidente, já foi concluído pelo Exército e a estratégia do governo é apostar em financiamentos para que empresas brasileiras trabalhem na construção do local.

A medida, de acordo com Lula, vai contribuir para a agricultura haitiana e para o fornecimento de energia no país. “É uma grande contribuição que o Brasil vai dar ao Haiti”, afirmou.

F - NKL :

Quando a academia machuca :

Confira as principais lesões causadas por aulas ou musculação feitas com pressa e despreparo
Laura Lopes com reportagem de Danilo Casaletti e André Sollitto
sxc.hu
Exercícios feitos com pressa e sem orientação têm grande risco de provocarem lesões

O verão é justificativa para malhar e definir o corpo rapidamente. O inverno também é justificativa para pensar em fazer execícios, já que é preciso se preparar para o verão. Não há uma estação fixa para procurar a academia, mas há consequências doloridas para quem quer chegar à boa forma sem paciência e parcimônia. Lesões nos ombros, joelhos e lombar são as mais comuns e podem levar à mesa de cirurgia se não forem tratadas logo no início.

"Exercícios sem orientação profissional levam à sobrecarga de peso, causando lesões", diz Rene Abdalla, ortopedista do Centro de Ortopedia e Reabilitação Esportiva do Hospital do Coração de São Paulo. Foi o que aconteceu com a funcionária pública Ana Cristina Alvares, de 40 anos. Ela teve uma condromalácia patelar, que é uma inflamação na patela, antiga rótula. Durante algum tempo, seu joelho ficava inchado e quente após os exercícios. "Se eu ia duas ou três vezes à academia, ele ficava inchado no fim de semana e eu não conseguia ir na semana seguinte", afirma. Doeu tanto que ela parou de malhar – nem mesmo caminhadas ela conseguia fazer. Foi quando resolveu buscar ajuda e contratou um personal trainer. "Ele me indicou quais exercícios eu deveria fazer e quais tinha que abandonar. A partir daí, consegui praticar academia sem me preocupar com o inchaço do joelho", diz.

Segundo Vânia Almeida, educadora física e autora do blog Cuidando do Corpo, o principal perigo da academia é a euforia. "As pessoas correm atrás de um 'corpo perfeito' de maneira 'cega', inconsequente". E isso pode provocar lesões muitas vezes irreversíveis. Não foi o caso de Ana Cristina, mas ela teve que parar de fazer step, street dance, spinning e outras aulas de bicicleta ergométrica.

A musculação sem orientação de um professor pode causar lesões, mas as aulas de body pump, lutas, step, spinnig e ginástica funcional podem ser piores. "Como as aulas são cheias e o professor tem de fazer os exercícios e incentivar os alunos, nem sempre ele consegue corrigir todo mundo", afirma o colunista de ÉPOCA Marcio Atalla, professor e criador do movimento BemStar. Um exercício errado pode forçar tanto o joelho quanto a coluna, prejudicando a qualidade do movimento e a boa saúde das articulações. As lesões mais frequentes são a tendinite (inflamação nos tendões) e estiramentos musculares.

Só a academia pode fazer mal à saúde? Não. Segundo Atalla, a corrida é a maior responsável por lesões: 30% das pessoas acabam se machucando durante os treinos. O atleta de fim de semana também pode sentir muita dor se exagerar no exercício. "Ele terá lesões para sempre se machucar e não der tempo para o músculo se recuperar", diz Atalla.

Uma das dores mais incômodas, e que atinge 80% da população, é a dor nas costas, ou lombalgia. De acordo com a professora Vânia, há vários motivos para isso: má postura, uso de salto alto, estresse, idade, lesões e excesso de peso. Alguns exercícios, em vez de piorar esse problema, ajudam a revertê-lo. "O fortalecimento dos músculos paravertebrais (do dorso) e abdominais e o treino de flexibilidade, especialmente para os músculos lombares e posteriores da coxa, têm um papel bastante importante na prevenção das lombalgias", afirma. Os exercícios físicos são importantes para a manutenção da boa saúde e da qualidade de vida, mas só se praticados de forma adequada e com orientação. Confira, no infográfico abaixo, quais as princiais partes do corpo que sofrem de acordo com a atividade praticada. E siga as dicas dos especialistas para evitar dores indesejadas.

Dicas dos especialistas para evitar lesões

Carreira ou filhos?

Um teste genético promete revelar às mulheres de 20 anos por quanto tempo elas podem adiar a decisão de engravidar
LINDA GEDDES
Dennis Kunkel Microscopy
PREVISÃO
Espermatozoide no momento da fecundação de um óvulo. Perfil genético poderá sugerir por quanto tempo uma mulher terá óvulos saudáveis

É um dilema que um número cada vez maior de mulheres jovens enfrenta: posso esperar minha carreira estar consolidada para só então pensar em ter filhos? Um teste genético que pode diminuir o caráter de aposta dessa decisão poderá estar à disposição em 2010. Ele é baseado na descoberta de um gene que parece prever a taxa de redução do suprimento de óvulos das mulheres.

Mas o objetivo do teste é prever se uma mulher de 20 e poucos anos corre alto risco de ter menopausa precoce. Se o teste for positivo, o monitoramento posterior de seu estoque de óvulos confirmará se a fertilidade está mesmo em declínio precoce. Munida dessas informações, ela poderá então decidir se começa uma família mais cedo ou mais tarde. Ou se congela alguns óvulos para aumentar suas chances de engravidar no futuro. Ainda não há certeza sobre se o teste será realmente útil.

Uma mulher nasce com todos os óvulos que vai ter durante a vida – de 1 a 2 milhões de óvulos imaturos, chamados de folículos. Ao atingir a puberdade, cada mulher tem cerca de 400 mil folículos. Esse número diminui progressivamente até a menopausa, quando restam apenas algumas centenas deles. O número de folículos de uma mulher em qualquer momento da vida – sua reserva ovariana – reflete aproximadamente quantos óvulos ela ainda vai liberar.

Depois dos 35 anos, a maioria das mulheres sofre uma queda acentuada em sua reserva ovariana e, consequentemente, em sua fertilidade. Mas cerca de 10% das mulheres sofrem de envelhecimento precoce do ovário por volta dos 20 anos. Testes hormonais podem fornecer um retrato aproximado da reserva ovariana de uma mulher – e evidenciar o declínio da fertilidade. O desafio é diagnosticar o envelhecimento ovariano precoce antes que ele aconteça.

Norbert Gleicher, do Centro para Reprodução Humana em Nova York, acha que pode fazer exatamente isso usando um gene que já foi relacionado ao envelhecimento reprodutivo. Mulheres que apresentam no gene FMR1 mais de 200 repetições da sequência CGG do DNA estão propensas a ter a Síndrome do Cromossomo X-Frágil, que causa diminuição da capacidade mental. Algumas mulheres têm de 55 a 200 repetições de CGG: elas não têm diminuição da capacidade mental, mas apresentam alto risco de ter menopausa precoce.

Intrigado com essa relação, Gleicher se perguntou se esses números de repetições no FMR1 poderiam conter também pistas sobre o envelhecimento precoce do ovário, que é mais comum e menos dramático que a menopausa precoce. Ele analisou os genes FMR1 de 316 mulheres que frequentavam sua clínica de fertilidade. Fez um retrato de suas reservas ovarianas medindo os níveis de um hormônio chamado anti-Mulleriano (AMH na sigla em inglês), um indicador de quantos óvulos estão amadurecendo nos ovários num dado momento.

Em mulheres que têm entre 28 e 33 repetições, encontrou níveis normais do AMH. Mas, em mulheres com repetições superiores a essa variação, os níveis de AMH indicaram envelhecimento ovariano precoce. Sua equipe calculou que para cada aumento de cinco repetições de CGG acima da variação, o risco aumentava 50%. Gleicher concluiu que o número de repetições de CGG prevê se uma mulher está propensa a ter envelhecimento ovariano precoce. “Podemos pegar uma mulher de 18 ou 20 anos, checar seu X-Frágil e fazer uma ótima previsão sobre seu risco”, diz. Como é sabido que o FMR1 ajuda a regular a transição dos óvulos imaturos para seu estado maduro, isso faz sentido.

O pesquisador espera começar a oferecer o teste ainda em 2010. Porém, nem todas as mulheres detectadas pelo teste vão ter dificuldade para engravidar na casa dos 30 anos. Somente testes hormonais vão confirmar se sua reserva de óvulos está se esgotando mais rapidamente que o normal. Segundo Gleicher, a pessoa poderá sentar e discutir sobre um plano para sua vida reprodutiva. “Em outras palavras, você quer ter seus filhos antes de tirar seu Ph.D. ou depois?”, diz. “ Se a resposta for depois, talvez seja interessante congelar alguns óvulos.” Gleicher diz que ainda precisa estabelecer níveis mínimos dos hormônios que estão sendo usados para medir a reserva ovariana em mulheres de diferentes idades que não estão tendo problemas de fertilidade.

Se a mulher quer ter filhos somente depois do Ph.D.,
mas tem óvulos frágeis, talvez devesse congelá-los

Muitos acham que ele está se precipitando. Uma das críticas é que, apesar de o AMH ser um dos melhores marcadores da reserva ovariana atualmente, ele não fornece uma medição direta do número de óvulos imaturos que restam. “Se alguém realmente quiser um instrumento para prever com muita antecedência quando vai entrar na menopausa, um teste que indique a quantidade de folículos primários é mais importante,” diz Sharon Lie Fong, do Centro Médico Erasmus, em Roterdã, na Holanda. “Ele também tem de provar se essas mulheres têm baixa fertilidade.”

Apesar de o envelhecimento ovariano precoce abranger um declínio tanto na qualidade quanto na quantidade de folículos, mulheres com uma reserva menor não necessariamente terão dificuldade para engravidar, diz Frank Broekmans, do Centro Médico da Universidade de Utrecht, na Holanda. Ele diz que os resultados de Gleicher precisam ser confirmados com um grupo maior de mulheres monitoradas por alguns anos, para determinar se as repetições de CGG afetam a probabilidade de uma gravidez. “É necessário algum tipo de acompanhamento para saber se esse teste realmente prevê acontecimentos de longo prazo.” Stephanie Sherman, da Universidade Emory, em Atlanta, na Geórgia, que também estuda o FMR1, diz que os resultados de Gleicher são empolgantes. Mas ela também gostaria de vê-los reproduzidos antes que o teste seja usado clinicamente.

O que pode ser feito agora, diz ela, é pesquisar mulheres com um histórico familiar de cromossomo X-Frágil para ver se elas têm as 55 a 200 repetições CGG indicadas, o que as colocaria em alto risco de ter menopausa precoce. “Está claro que esse é um indicador da reserva ovariana.”

Um teste de FMR1 pode ajudar também mulheres que não engravidam naturalmente, diz Bill Ledger, da Universidade de Sheffield, no Reino Unido. “Muitas mulheres com falência ovariana precoce têm curiosidade de saber por que isso aconteceu, e isso pode ajudar a explicar o fenômeno em alguns casos.”

O FMR1 não é o único fator que prevê o envelhecimento prematuro dos ovários. Broekmans descobriu recentemente que mulheres saudáveis com baixos níveis de AMH para sua faixa etária pareciam atingir a menopausa antes da idade média de 51 anos. Porém, essas mulheres tinham de 25 a 45 anos de idade quando fizeram o teste de AMH, e essas previsões ainda precisam ser comprovadas em mulheres mais jovens, que são propensas a apresentar maior variabilidade em seus níveis de AMH.

Outra opção é pesquisar outros genes além do FMR1. Recentemente, Kutluk Oktay, da Faculdade de Medicina de Nova York, disse na Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva que uma mulher com mutação no gene BRCA1 (que aumenta o risco de câncer de mama e ovário) pode também apresentar maior risco de envelhecimento ovariano precoce. Oktay está planejando agora estudos clínicos mais amplos para confirmar a descoberta, assim como investigações moleculares para explorar os mecanismos subjacentes. “A reparação do DNA pode ser um componente importante do envelhecimento ovariano”, diz.

Enquanto isso, outros estudos genéticos revelaram recentemente mutações genéticas comuns que influenciam a idade da menopausa. A maioria dos pesquisadores concorda que avaliar a expectativa da vida reprodutiva de uma mulher em torno de seus 20 anos pode ser benéfico e que o teste de Gleicher é o primeiro passo. Mas um teste suficientemente confiável para transformar a vida de um grande número de mulheres vai provavelmente envolver uma série de marcadores hormonais e genéticos. Também é preciso que o teste seja rigoroso para garantir que as mulheres não fiquem sobrecarregadas pela ansiedade – ou alimentem falsas esperanças.

Copyright NewScientist (tradução Maria Fernanda Cavallari)

F - Época :

Nigeriano é preso com 123 camisinhas recheadas de cocaína no estômago :

Foto: Reprodução/Metro.co.uk

Um nigeriano foi preso na fronteira de Genebra ao ser flagrado com 123 camisinhas recheadas de cocaína no estômago, informou o jornal inglês "Metro".
Um raio-X denunciou a presença de 1,7 kg da droga separada em preservativos, que foram engolidos pelo ousado homem. Para suavizar a entrada das camisinhas em seu estômago, ele teria usado cera.

Segundo um agente da polícia de Genebra, caso um único preservativo rompesse, o homem morreria de overdose.

A polícia ainda encontrou mais 1,3 kg de cocaína no estômago de outros três homens que formavam a quadrilha.

F - G1 :

Criança morre presa em portão eletrônico no DF :

A família já procurava pelo menino com a ajuda da polícia.
Os pais da criança disseram que o filho era hiperativo.

Um menino de quatro anos morreu imprensado em um portão eletrônico, na garagem de um prédio na Asa Norte, região central de Brasília (DF), na tarde de domingo (21).

O acidente aconteceu no bloco K da quadra 309 Norte, às 13h30. O porteiro do prédio ouviu os gritos da criança e chamou dois moradores que são médicos, mas quando eles chegaram ao portão da garagem, o menino, de 4 anos, já estava morto.

Uma hora antes do acidente, Pedro Paulo saiu de casa, no bloco H da 108 Norte, sem que ninguém visse. Ele caminhou cerca de um 1km até chegar na 309 Norte. Os pais já procuravam o menino com a ajuda da polícia.

“Eles encontraram dois policiais nossos, que estavam fazendo o policiamento a pé nas quadras próximas. Os policiais vieram aqui, até o local, e confirmaram que a criança desaparecida era a que estava morta”, relata o soldado da Polícia Militar, Egnaldo José.


O síndico do prédio vizinho viu as imagens do circuito interno de segurança do bloco. “Na hora que o carro entrou na garagem tinha uma criança que veio correndo atrás. Ela desceu a rampa e quando seguiu para uma garagem diferente da dele, provavelmente, ele se assustou e voltou. No que ele voltou o portão já estava abaixando. Foi quando ele bateu no portão e caiu”, conta o bancário Lúcio Arcoverde.

Os pais da criança chegaram transtornados ao local do acidente. Eles não quiseram gravar entrevista, mas disseram que o menino era hiperativo e que saiu de casa num momento de distração.

O delegado da 2ª Delegacia de Polícia considera que o ocorrido foi uma fatalidade. Os pais já haviam avisado a polícia sobre o desaparecimento e estavam à procura da criança. De qualquer modo, vai ser instaurado um inquérito para apurar o caso.


F - G1 :

Colírio do Blog :

Cinco empresas doaram R$ 6,8 mi e receberam R$ 243 mi da Prefeitura de São Paulo :



Cinco empreiteiras responsáveis pelas doações na campanha de 2008, que levaram à cassação de mandato do prefeito Gilberto Kassab (DEM) e de sua vice, Alda Marco Antonio (PMDB), em primeira instância pela Justiça Eleitoral, somam R$ 243 milhões em contratos já pagos pela Prefeitura desde 2009, início da atual gestão. O valor dos contratos pode ser superior, já que nem todos foram ainda 100% executados.

O montante recebido pelas empreiteiras desde janeiro de 2009 corresponde a 12% de todo o investimento feito pela Prefeitura no ano passado: R$ 1,98 bilhão. Os dados estão disponíveis no site De Olho nas Contas, da Prefeitura. Juntas, Camargo Corrêa, OAS, Carioca Christiani Nielsen, Engeform e S/A Paulista doaram R$ 6,8 milhões para a campanha de Kassab à reeleição. No último ano, elas obtiveram contratos com secretarias da administração municipal que superam o valor doado em 3.400%, segundo levantamento feito no site.

Maior doadora do comitê do DEM, com R$ 3 milhões, a Camargo Corrêa é a campeã em valor de contratos: R$ 83,2 milhões. Os maiores são com as Secretarias de Educação e Habitação, para a construção de Centros Educacionais Unificados (CEUs) e urbanização de favelas.

Segundo o advogado do DEM, Ricardo Penteado, e da Prefeitura, as doações “estão dentro da lei” e os contratos “obedecem a processos de concorrência”.

Além das cinco construtoras, Serveng Civilsan e CR Almeida – que não têm contratos com a Prefeitura no período -, Banco Itaú e a Associação Imobiliária Brasileira (AIB) complementam as doações consideradas ilegais pela Justiça Eleitoral à campanha do prefeito, totalizando R$ 10 milhões. O valor equivale a 33,6% dos R$ 29,8 milhões arrecadados pela coligação Kassab/Alda em 2008.

* Do Estadão, leia a matéria completa.

VEREMOS NÓS – Ainda bem que isso não ocorre aqui. Nem com os vereadores nem com Prefeitura de Boa Viagem, não é mesmo?

F - NKL :

Petrobras e BNDES na agenda de cid :



O governador Cid Gomes (PSB) estará na próxima quarta-feira no Rio de Janeiro. Segundo assessores do Palácio Iracema, ele manterá contatos com a cúpula da Petrobras para tratar de detalhes do projeto da refinaria que a estatal pretende construir no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Até julho próximo, pretende o Governo cearense entregar à Petrobras, desapropriado, o terreno onde a refinaria será construída. O procurador-geral do Estado, Fernando Oliveira, esteve em Brasília na semana passada tratando dessa questão nos tribunais superiores.

Ainda no Rio, o governador Cid Gomes terá encontro com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. O assunto: financiamentos para obras da Copa de 2014 e empréstimo de R$ 150 milhões para as obras do Cebntro de Feiras e mais acertos finais relativosa a R$ 450 milhões, compensação que o Ceará terá por conta das perdas com o Fundo de Participação dos Estados (FPE). Isso foi reflexo da crise do ano passado.

F - NKL :

Nova modalidade de crime sugere extorsão de R$ 1 :


Pessoas da melhor idade (terceira idade) e alunos do ensino fundamental são alvos de uma nova modalidade de crime em Fortaleza, que acaba extorquindo a quantia de R$ 1 de suas vítimas. Na prática, um homem em uma bicicleta aborda a vítima em uma rua de pouco movimento e pede a quantia de R$ 1.

“Estou pedindo somente R$ 1, não quero mais que isso. Você pode me dar R$ 1? É apenas R$ 1”, diz o golpista, de acordo com relato de vítimas.

Para o delegado Valdir Passos, titular do 8º Distrito (José Walter), o golpista pode achar que não poderá ser autuado pela ausência da conduta tipificada (grave ameaça, como uso da força ou apresentação de arma). “Mas ele está enganado, pois pode pesar contra ele o horário e a localização da abordagem, como ainda a característica física da vítima”, comentou.

Já o titular da Roubo e Furtos (DRF), delegado Wilder Brito, acredita que o golpista poderá ser autuado pela “sugesta”. “É como se ele dissesse para a vítima: Se não me der, vai acontecer alguma coisa com você”, observou.

Os dois delegados recomendam que a vítima, caso se sinta constrangida, procure a delegacia mais próxima. “É até uma maneira da Polícia mapear as áreas onde esses golpes ocorrem”, ressaltou Valdir Passos.

F - NKL :

Hillary Clinton vem ao Brasil :


“A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, deve visitar o Brasil na próxima semana, segundo o jornal Folha de S.Paulo. Hillary, que fará visita à América Latina, deve chegar ao País entre domingo e segunda e se encontrar com o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, no dia 3. Entre os assuntos da visita, estariam a posição do Brasil em relação ao Irã, a atuação no Haiti e o novo governo de Honduras.

Questões sobre a cooperação econômica entre os dois países também seriam abordadas na visita. A visita da secretária de Estado aconteceria no momento em que as divergências diplomáticas crescem entre Brasil e EUA, devido a polêmicas recentes quanto às sanções ao Irã. Os EUA tentam reunir apoio para aprovar novas sanções contra o Irã no Conselho de Segurança da ONU, depois que o país asiático anunciou o início da produção de urânio enriquecido a 20%, o que poderia indicar a capacidade de fabricação de uma bomba atômica.

O Brasil defende a continuidade das negociações e considera que novas sanções são insuficientes. A recepção dada ao presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad em visita recente ao Brasil também foi alvo de críticas nos EUA.”

F - NKL :

O atleta do voto, Artur Bruno :

brunooo

“Quem madruga, Deus ajuda”, ensina o ditado. Seguindo essa lição, olha aí o deputado estadual Artur Bruno (PT) fazendo cooper, tendo ao lado o seu personal trainer. Bruno está se preparando não somente para as tradicionais corridas rústicas onde sempre diz presente, mas para uma outra corrida, que lhe exigirá bastante fólego: conquistar vaga de deputado federal.

Como o parlamentar garante estar em forma, só lhe resta agora partir para o corpo a corpo eleitoral, sem se esquecer de outro detalhe: do fólego financeiro. Ou alguém pensa que campanha no Brasil é de graça ?

F - Eliomar :

Juiz cassa Kassab, vice, e vereadores :


O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), a vice-prefeita, Alda Marco Antonio (PMDB), e alguns vereadores tiveram o mandato cassado pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Resende Silveira. Segundo o juiz, os políticos cassados receberam doações consideradas ilegais na campanha de 2008. Entre as doadoras, estão a Associação Imobiliária Brasileira (AIB) e outras empresas concessionárias de serviços públicos que são impedidas por lei de colaborar com campanhas.

Kassab e Alda receberam a doação via Comitê Municipal ou via Diretório Nacional dos partidos. Os vereadores condenados teriam recebido diretamente. Silveira informou que foram nove vereadores julgados mas não revelou seus nomes. A sentença, cassa o diploma do prefeito e de sua vice e os torna inelegíveis por três anos, deverá ser publicada no Diário Oficial de Justiça de terça-feira (23).

Kassab, sua vice e os vereadores podem recorrer e permanecer em seus cargos até a decisão final. O mesmo já ocorreu com outros 16 parlamentes cassados em 2009. Kassab afirmou neste domingo (21) que não teme perder o mandato.

Ultrapassadas todas as etapas de recursos, em todas as instâncias, e mantidas as cassações, quem assumiria a Prefeitura seria o presidente da Câmara, Antonio Carlos Rodrigues (PR). Ele e outros seis vereadores aguardam julgamento pelo mesmo motivo que levou Kassab à condenação..

F - NKL :

* Presidente do Haiti diz que tremor somará 300 mil mortos :

René Préval afirmou que número de vítimas fatais vai subir com a remoção de escombros

21.fev.2010/Gerardo Garcia/ReutersFoto por 21.fev.2010/Gerardo Garcia/Reuters
O presidente do Haiti, René Préval, fala a jornalistas neste domingo (21); governante calculou em 300 mil número de mortos em terremoto

O presidente do Haiti, René Préval, calculou neste domingo (21) em cerca de 300 mil o número de mortos após o terremoto que assolou o país no dia 12 de janeiro, uma vez que os trabalhos de remoção de escombros sejam terminados.

Durante seu discurso na 1ª Cúpula México-Caricom (Comunidade de Países do Caribe), Préval assinalou que o total de mortos, estabelecido até agora em cerca de 217 mil, poderia subir para 300 mil quando as equipes terminarem de vasculhar as ruínas das milhares de casas destruídas.

O presidente do Haiti também lembrou que milhares de pessoas que estão sem teto e sem emprego precisam de ajuda internacional, não só para a reconstrução de suas casas, mas para reabilitar uma economia que foi devastada e gerar postos de trabalho.

A coordenação das ajuda ao Haiti no curto, médio e longo prazo foi debatida na reunião e também será abordada na Cúpula da Unidade do Grupo do Rio, que reunirá a partir desta segunda-feira (22) representantes de 32 países da América Latina e do Caribe na Praia del Carmen, no México.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participa do encontro e deve ser um dos personagens centrais das reuniões nos próximos dois dias.

F - R7 :

Liberdade do governador afastado Arruda deve ser julgada nesta quinta :


O julgamento do habeas corpus do governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (ex-DEM, sem partido), pelo STF (Supremo Tribunal Federal) vai ser julgado na próxima quinta-feira (25). Em decisão liminar, o ministro Marco Aurélio de Mello decidiu negar o pedido feito pela defesa de Arruda.


A PGR (Procuradoria Geral da República) entregou na noite da quinta-feira (18) o parecer ao STF onde recomendava que a Corte mantenha a prisão do governador. O parecer foi assinado pela vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat.

O governador afastado está preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasíllia desde o dia 11 de fevereiro. Ele teve a prisão decretada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) por suposta participação na tentativa de suborno do jornalista Edmilson Edson dos Santos, o Edson Sombra.

Sombra é uma das principais testemunhas do inquérito que investiga um suposto esquema de pagamento de propina dentro do governo do DF. Sombra é apontado pela Polícia Federal como o homem que incentivou o ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, a denunciar o esquema.


F - NKL :

Fuga, tiros e morte na CPPL II :


Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Mulheres aguardavam, do lado de fora, por notícias dos filhos e companheiros presos. As visitas foram suspensas

22/2/2010

Durante mais de duas horas, sete detentos realizaram um plano de fuga, burlando moderno sistema de vigilância

Exatamente 2h12. Esse foi o tempo que sete detentos, recolhidos na Casa de Privação Provisória de Liberdade II Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), em Itaitinga, levaram para ´quebrar´ a parede de concreto da Vivência ´C´, ´burlar´ o moderno sistema de vigilância da Unidade, ´cortar´ duas cercas e, por fim, entrar em um denso matagal, nos fundos do presídio.

Quando a fuga foi finalmente percebida, seis dos sete presos já haviam escapado. Na tentativa de impedir que o último interno saísse pela cerca, disparos foram efetuados por policiais militares e José Marcos da Silva, 24, foi baleado na coxa por um tiro de fuzil. O preso morreu antes de receber atendimento médico.

Houve confusão, gritaria e tumulto na Unidade, pois no local haviam cerca de 400 mulheres visitando seus parentes. As visitas nas CPPLs II e III foram suspensas. Quem estava dentro teve que sair e os familiares que aguardavam do lado de fora não puderam mais entrar, o que irritou mães e esposas.

Um subtenente e um soldado, que estavam de guarda no presídio, foram levados para o Quartel do 5º Batalhão da PM, sob suspeita de facilitar a saída dos presos. No momento da fuga, em uma guarita situada em frente ao local usado pelos presos para escapar, não havia policiamento. Os nomes não foram divulgados. A Reportagem tentou entrar em contato com o tenente-coronel Sávio, comandadante da 2ª Companhia de Policiamento de Guarda (2ª CPG), mas até o fim da noite, ele não atendeu ao telefone celular.

A operação ousada, conforme o coordenador do Sistema Penal do Estado do Ceará (Cosipe) Bento Laurindo, teve início às 10h26, quando as câmeras de vigilância flagraram um objeto, supostamente um alicate, caindo ao lado da cerca de arame farpado do presídio.

Lençol

Enquanto isso, segundo Bento Laurindo, os presos continuavam o trabalho de escavação na base das frestas de concreto. Protegidos por um lençol, colocado do lado de fora para impedir a visualização pelas câmeras, eles utilizaram três barras de ferro e um jacaré (serra artesanal), para retirar os pilares e iniciar a fuga.

Apesar das câmeras flagrarem toda a ação, o agente penitenciário responsável pelo monitoramento das 168 câmeras instaladas em toda a Unidade, não percebeu a movimentação e às 10h47, o primeiro detento saiu pelo buraco. Sorrateiramente, um a um, os presos continuaram saindo até que às 12h47, o último foi visto na área externa, entre os pavilhões e a cerca.

Alarme

Nesse instante, o alarme foi dado e começou uma confusão no presídio. Correria, gritos e tiros. Patrulhas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), do Comando Tático Motorizado (Cotam) e da 3ª Companhia do 6º BPM (Maracanaú) foram acionadas e iniciaram as buscas, comandadas pelo major PM Frederico Gadelha, supervisor de policiamento da Capital.

O oficial e mais duas patrulhas do Gate se embrenharam no matagal e três horas depois, localizaram o preso Antônio Batista da Costa, 29, ainda com o uniforme do sistema penal. Minutos antes, José Edmilson Pereira, 21, foi localizado no Centro de Itaitinga. Ainda estão foragidos, Claudemar Rodrigues Farias; José Itamar Gomes; Pedro Roque Nogueira; e Tarciano Rodrigues . A Cosipe vai instaurar sindicância para apurar as circunstâncias da fuga e um inquérito também será aberto na Delegacia de Itaitinga

F - DN :

Caminhoneiro morre carbonizado em Sobral :



O acidente envolveu um caminhão que transportava papel para reciclagem. A vítima não foi identificada ainda

Sobral. Um caminhão que transportava papel para reciclagem foi totalmente consumido pelo fogo, e o motorista identificado apenas por "Daniel" morreu carbonizado, no último fim de semana. O acidente aconteceu por volta das 14h de sábado, no quilômetro 286 da BR- 222, próximo ao município de Frecheirinha, Região Norte do Estado.

Segundo testemunhas, uma ultrapassagem perigosa teria provocado o acidente. "Ele conseguiu fazer a ultrapassagem, mas quando voltou para a via dele não teve mais como controlar o caminhão, que capotou e pegou fogo", contou Francisco das Chagas Nascimento, acrescentando que o veículo viajava em direção a Tianguá.

Antes de pegar fogo, o caminhão bateu na grade de proteção da pista, se arrastou por alguns metros e, em seguida, caiu em um abismo próximo a uma ponte. Após o acidente, viaturas da guarnição de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros de Sobral foram deslocadas para a área. O isolamento do local e o controle do tráfego de veículos foram feitos por policias rodoviários federais do Posto de Tianguá. "Ainda é cedo para falar sobre o que realmente contribuiu para que o acidente ganhasse proporções alarmantes", disse um dos policiais.

Identificação

O corpo do motorista, que ficou totalmente carbonizado, foi retirado das ferragens pelos homens do Corpo de Bombeiros, sob os olhares de dezenas de curiosos, para que fosse encaminhado ao IML de Sobral, onde permanecia até a tarde de ontem sem identificação.

F DN :

CHARGE :

A rotina em um navio de caça aos piratas da Somália :

Piratas lançam 200 ataques a embarcações por ano.
Valor de resgate é distribuído entre moradores de aldeias.

O porto de Salalah, na Somália, está repleto de navios de navios militares de vários países. Esta é principal base de combate aos piratas no país.

Atualmente os piratas da Somália mantêm 250 reféns em 10 embarcações ancoradas na costa do país africano. Pedem resgates em torno de R$ 13 milhões paa libertar cada uma.

No porto de Salalah, a reportagem embarcou num navio que vai em busca dos piratas. Num sistema de revezamento internacional, há um ano a liderança da patrulha ficou nas mãos de Portugal. No comando das operações, um velho conhecido do Brasil: Pedro Álvares Cabral, esse é o nome da embarcação que caça piratas no litoral da Somália.

A fragata leva 215 marinheiros. Eles estão a caminho das águas mais perigosas do mundo. Para combater os piratas do século 21 é preciso armamento pesado. Em alto mar, a primeira tarefa é carregas as armas e testar o poder de fogo do navio.

Mais perigo que o Iraque

Ataques a navios por piratas fazem a Somália ser considerada hoje um país mais perigoso do que o Iraque ou o Afeganistão. Nem as forças de segurança se arriscam a desembarcar.

O país não tem Marinha, apenas o barquinho da guarda costeira. É tudo o que eles têm para combater piratas que lançam 200 ataques por ano.

Quando o dia termina, a noite é amiga dos piratas. Eles costumam se locomover na escuridão e atacar na alvorada.

O navio que faz a fiscalização na costa acorda às 6 horas. No convés, o helicóptero ainda é uma sombra quando começa a ligar os motores. Os primeiros raios de sol são uma ordem: a busca vai começar

Quatro tripulantes formam a patrulha do ar. E todos os que ficam no navio gostariam de estar voando também.

Alerta

Emergência a bordo. A brigada de incêndio entra em ação. Marinheiros mascarados correm pelos corredores. Lá fora a fumaça aumenta. Um ferido é resgatado. E o sargento fica ali parado, como se não estivesse acontecendo nada. É porque só ele sabe que não está acontecendo nada.

“É evidente que isso é só um exercício. Não é para ninguém se assustar, isso
acontece várias vezes”, explica o sargento Pedro Cunha Santos.

É preciso deixar o navio em alerta permanente.Sem piratas no horizonte, o navio se mantém ativo com os treinamentos.

O helicóptero despeja fuzileiros. E a marujada solta a voz. O navio português balança em ritmo brasileiro. E o sotaque segue a maré. Viver a bordo é ser feliz e ansioso, tudo ao mesmo tempo.

Radares não detectam

O mar está calmo e isso é um péssimo sinal. As águas tranquilas do Oceano Índico são um incentivo aos piratas. Assim eles podem percorrer grandes distâncias em pequenas embarcações.

O helicóptero vai sair para varrer o oceano com os olhos. Os radares não detectam os barcos piratas.

“São embarcações muito pequenas. Ainda por cima são de uma cor que não é fácil de ver. Por isso, mesmo com nossos olhos treinados, só a uma curta distância é que conseguimos ver”, afirma o tenente Martins.

Só eles conseguem enxergar o pontinho branco, escondido atrás de uma onda. São os piratas.


Nem debaixo da metralhadora eles se assustam. Discretamente começam a jogar no mar as armas, as cordas, os ganchos, tudo o que os incrimine.

Mas só quem quer abordar outro navio leva uma escada. Não há prova maior do que essa. Eles logo se desfazem dela. Os piratas agem sem medo porque sabem que os marinheiros do Ocidente não atiram.

O helicóptero neutraliza os piratas até a chegada da lancha com os fuzileiros do navio. Eles ainda tentam conversar. Dizem que são ‘fishermen’, pescadores, em inglês.

“Eles dizem sempre que são pescadores. Nós perguntamos: ‘onde é que está o peixe?’ e eles não sabem responder”, conta o fuzileiro.

Não há muito o que fazer. Sem provas ou flagrante da pirataria, o navio só pode confiscar o excesso de gasolina e mandar os piratas de volta para a Somália. Logo vão estar prontos para atacar outra vez.

Popularidade

O helicóptero da Álvares Cabral leva a reportagem para sobrevoar o litoral da Somália e identificar algumas bases de onde partem os piratas.

O litoral da Somália é uma das regiões mais pobres do mundo. São 3 mil quilômetros de praia. Os piratas têm todo esse espaço para sair e atacar os navios. É praticamente impossível fiscalizar toda a região.

Os piratas também usam muito essas grutas nas encostas das montanhas. Ali eles se escondem e partem para os ataques.

A aldeia é uma base pirata. Eles partem assim de lugares muito pobres e quando chegam, distribuem o valor do resgate entre todos os moradores. Por isso a pirataria tem um forte apoio popular na Somália.

O helicóptero com nome do descobridor do Brasil está ajudando a redescobrir a Somália. Um país que está em todos os mapas e o mundo esqueceu.


F - G1 :

Fortaleza ganhará mais um jornal :



Fortaleza vai ganhar mais um jornal impresso. Trata-se do “Expresso”, que virá com linguagem popular e em forma de tablóide, com circulaçao sempre às sextas-feiras.

Quem informa para o Blog é o seu editor-geral, o jornalista Wilton Júnior. O jornal tem como diretor-geral o pernambucano Marcos Lelis, ex-Diário de Pernambuco.

O “Expresso” promete sair com 50 mil exemplares e terá distribuição… gratuita.


F - NKL :

Honduras restabelece relações com 29 Países :



“O ministro das Relações Exteriores de Honduras, Mario Canahuati, afirmou, neste domingo, que o país já restabeleceu relações diplomáticas com 29 países que haviam rompido com Tegucigalpa após a deposição do ex-presidente, Manuel Zelaya, em junho passado.

Em entrevista ao jornal hondurenho El Tiempo, o chanceler do recém eleito presidente Porfírio Lobo disse que apenas dez países com os quais Honduras costumava manter relações com representação diplomática não retomaram os laços com Tegucigalpa após a posse do novo governo.

Entre esses países estão o Brasil, o Uruguai, o México, a Venezuela, Cuba, Nicarágua, Bolívia, Paraguai, entre outros.”

F - NKL :

Chiquinho Feitosa deve ser 1º sUplente de Tasso Greisate :

chico

“Na aliança praticamente fechado com o PSDB, o presidente regional do DEM, ex-deputado federal Chiquinho Feitosa, deverá ocupar a primeira suplência do senador Tasso Jereissati. A informação é dada por dirigentes dos democratas que, inclusive, já estão com um plano sobre a distribuição dos colégios eleitorais de Chiquinho que, nos últimos dois anos, planejava candidatar-se a deputado estadual.

Como beneficiários desse espólio, estão os democratas Idemar Citó, suplente de deputado estadual, e Idalmir Feitosa, atual secretário de Finanças de Aquiraz e ex-vereador de Fortaleza. Sobre a segunda suplência de Tasso, os democratas defendem que seja negociada com o objetivo de ampliar o palanque pró-Serra no Ceará. ”

(Coluna Vertical, do O POVO)

Uma boa iniciativa “Pacto pela Vida” contra as drogas :

joseariapontes

Vem aí o “Pacto pela Vida”, uma articulação de entidades da sociedade civil que quer discutir o problema das drogas no Estado. O avanço principalmente do crack no Interior chegou a um quadro de preocupação.

A Assembleia Legislativa propôs e realizará o Seminário “Pacto pela Vida. Drogas: um breve caminho para um triste fim” nas próximas quarta e quinta-feira. O evento, que conta com a parceria do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará e de outras entidades, ocorrerá das 8 às 17 horas, no auditório dessa Casa Legislativa.

O Sindicato dos Médicos, presidido por José Maria Pontes, avalia ser importante o envolvimento de entidades, instituições, organizações não-governamentais e instâncias do governo na construção do “Pacto pela Vida” a fim de traçar um diagnóstico e propor de forma compartilhada políticas públicas para o Ceará.

SERVIÇO

* A participação é gratuita e aberta ao público. Para participar envie e-mail para conselho@al.ce.gov.br com nome completo, instituição, telefone e endereço para contatos até dia 23 de fevereiro.

VAMOS NÓS – Finalmente uma boa iniciativa " parabéns ".


F- NKL :