¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

sábado, 8 de maio de 2010

Dicas de mensagens para a mamãe :

Eiiii..   !!! Essa é pra Mãmãe mais linda e amavel deste mundo, Minha Mamainha, E em nome de todos seus filhos que á amamos muito." Heloina Albuquerque Mais Gue Uma Mãe, Nossa Vida ".

                ¨ MUITOS BEIJOS MAMAINHA AMAVEL ¨





 http://fotos.imagensporfavor.com/img/pics/images/d/dia_das_maes-6896.gif

Essa dica é para chega como uma espécie de ajuda aos filhos que,
na hora de comprar o presente da mamãe, e estão sem inspiração para
escrever aquela mensagem. 

Confira e aproveite:



*  “Diante de uma mulher, nunca esqueças a tua mãe”.
Constancio C. Vigil

*  “A criança reconhece a mãe pelo sorriso”.
Leon Tolstoi

*  “A mão que balança o b erço rege o mundo”.
Peter de Vries

*  “O coração da mãe é o único capital do sentimento que nunca quebra e com o qual se pode contar sempre e em todo tempo com toda segurança.”
Montegazza

*  “Não tem no mundo flor em terra alguma, nem no mar e em nenhuma baía pérola tal, como um bebê no regaço de sua mãe”.
Oscar Wilde

*  “O coração de uma mãe é um abismo profundo em cujo fundo sempre encontrarás perdão”.
Honoré de Balzac

*  “Mãe: a palavra mais bela pronunciada pelo ser humano”.
Kahil Gibran

*  “Minha mãe foi a mulher mais bela que jamais conheci. Tudo o que sou, devo a minha mãe. Atribuo todos os meus êxitos na vida ao seu ensinamento moral, intelecutal e físico que recebi dela.
George Washington

*  “O amor de mães é o combustível que permite ao ser humano fazer o impossível”.
Marion C. Garretty

*  “As mães dos soldados mortos são juizes da guerra”.
Bertolt Brecht

*  “Os filhos são as âncoras que atam à vida às mães”.
Sófocles

*  “No existe la madre perfecta, pero hay un millón de maneras de ser una buena madre”.
Jill Churchill

*  “Jamais na vida encontrareis ternura maior, mais profunda, mais desinteressada nem verdadeira que a da vossa mãe”.
Balzac

*  “Muitas maravilhas há no universo; mas a obra mestra da criação é o coração materno”.
Bersot

*  “O homem é estimável quando é homem. A mulher é estimada quando é mãe”.
R. Boleda

*  “A mãe é nossa providência sobre a Terra nos primeiros anos de vida; nosso apoio mais firme nos anos seguintes da infância; nossa amiga mais terna nos anos tempestuosos da juventude”.
Severo Catalina

*  “Só uma mãe sabe o que quer dizer amar e ser feliz”
Adalberto von Chamisso

*  “Uma mãe perdoa sempre: afinal, elas vieram ao mundo para isso”.
A. Dumas (pai)

*  “Se me exilarem na mais alta montanha; oh mãe! Que até ali me seguiria teu amor. Se no mais profundo mar me afogarem, oh! Minha mãe, que até lá me chegariam tuas lágrimas. Se me amaldiçoarem em corpo e alma, oh minha mãe, sei que tuas orações invalidarão a maldição”.
Rudyard Kipling

*  “Contemplando o mundo, pode-se duvidar da mulher; mas já não é possível duvidar mais, olhando a própria mãe”.
Lacordaire

*  “Tudo o que sou ou espero ser, devo à solicitude de minha mãe”
Lincoln.

F - Nem Ki Lask :

Cinzas de vulcão da Islândia ainda prejudicam 40% dos voos transatlânticos :

Imagem da Nasa mostra as cinzas do vulcão da islândês 
Eyjafjallajokull. (Foto: Nasa/AFP Photo)

Cinzas de um vulcão islandês causam transtornos nos voos entre a América do Norte e a Europa, informou neste sábado a Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol). Segundo o órgão, 600 companhias cruzam diariamente o oceano, e cerca de 40% dos voos tiveram de ser redirecionados ou suspensos.

A área atingida pelas cinzas se estende da Irlanda, no norte, até Portugal, no sul. A redução do espaço aéreo disponível está afetando os voos com saída ou chegada na península Ibérica, por isso que podem ocorrer atrasos em toda essa região, segundo a Eurocontrol.

"Durante o dia, a área afetada pela fumaça deve se espalhar, vinda da Islândia, para o sul de Portugal e possivelmente até Barcelona e Marselha", informou ainda a agência.

F - Nem Ki Lask :

Lula participa de campanha de vacinação contra gripe em idosos :

Ao lado da primeira-dama, dona Marisa, o presidente Lula toma 
vacina contra a gripe comum neste sábado (8) (Foto: Ricardo 
Stuckert/Presidência)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu a campanha de vacinação contra a gripe comum neste sábado (8) para pessoas acima de 60 anos. Acompanhado pela mulher, Marisa Letícia, o presidente, que tem 64 anos, foi vacinado na Unidade Básica de Saúde Santa Teresinha, em São Bernardo do Campo, por volta das 9h.

Em seguida, Lula embarcaria para o Rio de Janeiro, para participar do velório de Maria Amélia Buarque de Hollanda, mãe do cantor e compositor Chico Buarque, que morreu na noite de quarta-feira (5). Ela tinha 100 anos. Depois, o presidente retorna a São Bernardo, onde passa o fim de semana sem compromissos oficiais.

F - Nem Ki Lask :

Polícia Rodoviária Federal realiza maior apreensão de carga do Ceará :

http://www.atlanticanews.com/images/prf-acid-itabela-0002.jpg

http://www.alagoas24horas.com.br/legba/admin/temp/Thumbs/2/5/%7B255d00eb-1d1f-4928-a333-977bd8785874%7D_6dp%20-%20roubo%20de%20fios%20013_500x333x0.jpg

O motorista, Sílvio Heleno de Sousa (24) transportava para o estado de São Paulo toda a carga.

Uma equipe de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal apreendeu na madrugada deste sábado (08) um caminhão, com 8,8 toneladas de fios de cobre roubados e 2,2 toneladas de sucata, no município de Chorozinho. A sucata seria apenas para desviar a atenção dos policiais.

O motorista, Sílvio Heleno de Sousa (24) transportava para o estado de São Paulo toda a carga. De acordo com a delegada titular da Delegacia de Eusébio, Ana Lúcia Almeida, essa é a maior apreensão de carga já feita no Ceará. Indagado pela Polícia, Sílvio negou a participação no crime, apresentando nota falsa. Ele pode ficar preso de 3 a 8 anos.

F - Nem Ki Lask :

Ladrões tentam roubar caixas eletrônicos em Quixadá :

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAvhagcdJNHJhmfAU_9L3ROKThipUq2kR0h17TpxFP7vKDfgjMWTgHLc3MuAXumuK49akCsicPMv4bA4UvVIL9WmWCT7RSTpCkoYSaSepYx6az-yeQuNHQRfAUdvBtr2egz_4IjJPWek4/s400/Quixad%C3%A17.bmp

http://www.monolitospost.com/wp-content/woo_custom/1589-Ladr%C3%B5es_destroem_caixas_eletr%C3%B4nicos_em_Quixad%C3%A1.jpg

Por volta das 06 horas da manhã de hoje, dia 09, populares acionaram a polícia militar relatando que a agência da Caixa Econômica de Quixadá teria sido assaltada.

A polícia observou que os caixas eletrônicos estavam totalmente danificados, e as câmeras de segurança da agência foram mudadas de posição e cobertas com papel alumínio, para assim dificultar o reconhecimento e o trabalho da policia que está sendo realizado neste momento, e o alarme da agência não disparou.

A polícia aguarda a perícia para saber se levaram dinheiro dos caixas ou se foi apenas danificados os caixas eletrônicos.

A população, chega a agência da Caixa Econômica Federal em Quixadá, e não está tendo acesso aos outros caixas eletrônicos, pois a pericia que a mais de 3 horas tinha sido chamada pelo próprio quartel da policia militar, não tinha comparecido ao local para efetuar a pericia.

Neste momento as viaturas da policia militar e também do ronda estão na área em busca de supostos suspeitos.

F - Nem Ki Lask :

FESTIVAL VAI REUNIR JOVENS DE PAÍSES DA AMÉRICA LATINA EM FORTALEZA :

http://audienciadatv.files.wordpress.com/2009/09/isa-tkm.jpg

Estão abertas as inscrições para o I Festival das Juventudes em Fortaleza – América Latina e as Lutas Juvenis, que acontecerá entre os dias 03 e 06 de junho, no Clube da Cofeco, na Sabiaguaba. A idéia é promover o intercâmbio entre as diversas realidades vivenciadas pelos jovens, além de ser um espaço de formação, articulação política, discussão e produção cultural.

O Festival pretende reunir cerca de três mil pessoas, com a participação de jovens de Fortaleza e de outras cidades, estados e países. São esperadas delegações vindas da Argentina, Bolívia, Cuba, Equador, Paraguai e Venezuela.

A programação consta de oficinas, conferências, encontros de movimentos juvenis e feiras de economia solidária, dentre outras atividades.

Mais informações: www.fortaleza.ce.gov.br/festivaldasjuventudes ou 3255.8343.

F - Nem Ki Lask :

e Roberto Nascimento :

COMEÇA DIA 10 SEGUNDA ETAPA DO MUTIRÃO “ A JUSTIÇA SE PREOCUPA COM VOCÊ " :

http://www.viaciclo.org.br/portal/images/stories/parcerias/logo_earh_charter.jpg

Começa na próxima segunda-feira (10) a segunda etapa do mutirão “A Justiça se preocupa com você – Diga sim à Conciliação”, no Fórum Clóvis Beviláqua. No mutirão serão envolvidos os processos relativos à cobrança de multas de trânsito, em tramitação nas seis varas de Execuções Fiscais do Fórum Clóvis Beviláqua.

Foram agendadas até o dia 14 de maio cerca de quatro mil audiências de conciliação entre a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e devedores de multas. Para estimular os acordos, a AMC vai oferecer vantagens aos devedores que desejarem quitar suas dívidas.

Segundo o coordenador do mutirão, juiz Francisco Bezerra Cavalcante, cada Vara contará com três conciliadores que conduzirão as audiências, com duração prevista de 15 minutos cada. Ele explica que o objetivo é favorecer o acordo entre as partes, contribuindo para a redução do acúmulo de processos nas Varas.

F - Nem Ki Lask :
e Roberto Nascimento :

Procom moverá ação civil pública contra o reajuste de energia :

http://www.monolitospost.com/wp-content/woo_custom/1588-Coordenadora_do_Procom_maria_dioneide.jpg

Em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Fortaleza na sexta-feira, dia 7, a coordenadora do PROCON Fortaleza, Maria Dioneide Costa, classificou o aumento da da energia elétrica abusivo.

Ela enfatizou o empenho do órgão na luta pelo direitos do consumidor, e que será encaminhada uma ação civil pública contra o reajuste de 3,95% na conta de energia.

Segundo Maria Dioneide, o reajuste ultrapassa a inflação, vez que o índice de Geral de Preços do Mercado (IGPM) teve um aumento de 1,94%.

Ela enfatiza a necessidade de conscientização da sociedade sobre as tarifas, conclamando para o 7º Fórum de Defesa do Consumidor, que será realizado em junho. “Vamos atuar e agir para reverter essa situação”, pontuou.

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem do Advogados do Brasil no Ceará, Eginardo Rolim destacou as duas ações civis movidas pelo órgão contra o reajuste da energia.

Ele frisou que serviços como o abastecimento de energia, que se mostram essenciais na vida em sociedade, precisam oferecer uma tarifa modica, atentando para a universalização. “Temos um preço de tarifa alto, que foge a expectativa do consumidor, tem que ser mais barato, pois é um serviço público”, apontou.

F - Nem Ki Lask :

Seleção para profissionais da Policlínica de Tauá começa dia 10 :

http://www.achetudoeregiao.com.br/ce/taua/taua.gif/taua1.jpg

http://noticias.unigranrio.edu.br/files/2009/10/consulta-ped.jpg


O Consórcio Público da Microrregião de Tauá (CPMST) torna pública a abertura do processo seletivo simplificado para preenchimento de emprego público na Policlínica de Tauá. Segundo o edital 2010/01, serão contratados por tempo determinado os seguintes profissionais: médico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnico em enfermagem, técnico em radiologia, técnico em gesso, auxiliar de farmácia e auxiliar e laboratório.

O processo seletivo é executado pela Secretaria da Saúde do Ceará, por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), constando de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e prova de títulos, de caráter apenas classificatório. A prova objetiva será realizada no dia 30 de maio de 2010, no Liceu de Tauá (Rua Jornalista Helder Feitosa, S/N, Bairro Colibris, Tauá).

As inscrições acontecerão no período de 10 à 21 de maio de 2010 , no horário das 8 horas às 17 horas, em Fortaleza: na Escola de Saúde Pública do Ceará (Avenida Antônio Justa, 3161 Meireles) e no município de Tauá (Avenida Odilon Aguiar, 77 - Bairro Centro).

A Policlínica de Tauá faz parte do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência à Saúde do Estado do Ceará, que inclui ainda os dois hospitais regionais em construção nas regiões do Cariri e Norte, policlínicas e 17 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) em todas as regionais do Ceará. Além da Policlínica de Tauá, outras seis estão com obras em fase final de construção – Baturité, Camocim, Acaraú, Pacajus, Russas e Campos Sales.

Em Tauá, a Policlínica vai atender a população de 109.810 habitantes dos municípios de Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá, integrantes da 14ª microrregião de saúde. Serão oferecidas as seguintes especialidades médicas: Oftalmologia, Otorrino, Clínica Geral, Cardiologia, Ginecologia, Mastologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Urologia, Traumato-ortopedia. Com apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência social e ouvidoria.

Os Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico serão: Radiologia Convencional, Mamografia, Ultrassonografia, Endoscopia Digestiva, Ecocardiografia, Ergometria, Eletrocardiograma, Audiometria e coleta de Patologia Clínica.

F - Nem Ki Lask :

Programa Social fará acompanhamento de crianças de 0 a 6 anos em Iguatu -Ce :


Com o objetivo de ampliar a rede de proteção social e  complementar as ações empreendidas pelo Programa de Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil (Padin*) neste município, foi lançado no último dia 16 de abril, com a presença do prefeito municipal, Agenor Neto, o Projeto Madrinhas do Desenvolvimento Infantil.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Iguatu em parceria com a Secretaria de Assistência Social, e acompanhado pelo CRAS e CMAS, e tem a finalidade de desenvolver ações que visem atender as  necessidades básicas das crianças de 0 a 6 anos de idade, onde as doze pessoas (madrinhas) escolhidas farão um acompanhamento complementar, quase diário, nos aspectos do desenvolvimento da saúde, educação e lazer, para as crianças  residentes na Vila Neuma e Vila Moura, localidades alcançadas pelo Programa.

Sob a coordenação da Dra. Aparecida, o programa vai propiciar e garantir para as crianças nascidas uma melhor qualidade de vida, passando dessa forma a protegê-las durante a sua primeira infância. "Uma idéia encantadora e desafiadora", como assim falou a secretária de Ação Social, Célias Freitas, que discursou durante o evento.

O prefeito Agenor Neto, durante o seu discurso enfatizou a importância de mais uma ação em prol das crianças do município, principalmente dessa idéia tão inovadora surgida durante a sua administração. "Nesses 5 anos nós conseguimos reduzir a mortalidade infantil em mais de 45%, isso quer dizer gente, que as nossas criancinhas que estão aqui, antigamente  morriam, porque não tinham o trabalho que é feito hoje pela prefeitura de Iguatu. Isso são os nossos filhos que estão tendo uma oportunidade de vida. Nós estamos hoje apresentando ao Iguatu, ao Ceará e com certeza ao Brasil, essas 12 madrinhas que terão uma responsabilidade enorme, e que foram escolhidas por critérios técnicos e não políticos, e com certeza irão corresponder ao objetivo proposto", disse agenor Neto.

Além do prefeito Agenor Neto, a solenidade ainda contou com a presença do coordenador do Padin, Éritron Araujo, da secretária de Ação Social, Célia Freitas, demais secretários, vereadores, e da comunidade em geral.

F - Nem Ki Lask :

MATO INVADE RUA CENTRAL DE CAMOCIM :

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhiGZFu6eYQqf1LHYjURIyJZLYEE3eMfG19sf9XTh0XUbJDGkRNs97mK2bz24GuhDVzEos59E2_dCOBJnSCxZRDECHFmAA1c64Cgl4DZn-K6p-n-aYkMWt9Z5hnzpcq6Kk3PvWE37nW/s320/DSC00988.JPG

 http://tintaaoleo.files.wordpress.com/2008/07/camocim1.jpg



A ESPERANÇA É A PROCISSÃO
DE CORPUS CHRISTI EM JUNHO
 
Quando José Maria Alves assumiu o cargo de Secretário de Infra-Estrutura de Camocim, em março de 2010, no lugar do Engenheiro Civil Alexandre Araújo Rocha, Vereadores do Prefeito rasgaram a seda pra cima do homem, pense numa "prestigiada" de primeira linha, foi coisa de ser interpretada da seguinte forma: "Pronto Zé, agora é contigo, arrocha". 
 
Em esquinas e ruas da cidade rolava o comentário que o Prefeito havia trocado seis por meia dúzia, surgiu até uma versão na qual colocava o Secretário apenas como eminência parda, mas que na verdade quem continuaria dando as ordens seria o se antecessor. Diante disso fiquei matutando, matutando e cheguei à seguinte conclusão: Bom, se esse continuar fazendo (ou não fazendo) o que o outro fazia (ou não fazia), então a voz do povo tem fundamento. 
 
O pior é que pelo menos no aspecto, deprimente por sinal, de que trata a foto ao lado, o Senhor Secretário atual continua a mesmíssima coisa do anterior. A Rua Zeferino Veras, a menor rua de Camocim, só recebia capina dois dias antes de cada procissão promovida pela Igreja Católica, que tem à frente aquele que de longe já pode ser chamado um dos maiores benfeitores da Rua, o Padre Evaldo Fontenele. Padre, pelo amor de Deus, não tire essa rua do roteiro das procissões, o Senhor é que faz com que as roçadeiras da Prefeitura acabem com o mato antes de cada procissão. Pois bem, dois dias antes da Procissão dos Passos, uma "ruma" de gente da Seinfra apareceu na rua com suas roçadeiras afiadas e levou embora o mato que estava alto. 
 
Acontece que a próxima procissão, a de Corpus Christi, vai ocorrer na primeira semana de junho, época em que desconfio que o mato já pode estar abrigando cobra, soim e outros bichos, isso sem falar no lixo que fica impregnado no matagal. Portanto, nesse quesito, de mandar fazer capina regular da rua Zeferino Veras, localizada no centro da cidade, ao lado da Loja Maçônica Deus e Camocim e da creche da referida instituição, o blog vem a público afirmar que o Prefeito pode sim ter trocado seis por meia dúzia.
 
A matéria sobre esse mesmo assunto, em junho de 2009 (AQUI), ajuda e muito a confirmar isso. Mas se até segunda-feira (10), o poder público, que diz que governa para o povo de Camocim, não fizer a parte dele, na terça-feira (11), haverá uma vaquinha (não imexível) para fazer o trabalho que é da Prefeitura. Veja mais fotos AQUI. 

F - Nem Ki Lask :

Crianças e adolescentes de Acopiara atendidos pelo PETI recebem calçados :




A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Acopiara, entregou no final de abril, pares de calçados (tênis) a todos os alunos do PETI e do Pólo de Atendimento.

Cerca de 200 crianças acopiarenses  entre 07 e 14 anos, são assistidas diariamente nos períodos da manhã e tarde por estes programas, que além de desenvolverem atividades lúdicas, fomentam e incentivam  a ampliação do universo de conhecimentos da criança e do adolescente, por meio de atividades culturais, esportivas, artísticas  e também oferece complementação dos conteúdos escolares em forma de reforço.

A Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Acopiara, Aldanila Holanda Oliveira, participou da entrega junto com a Coordenadora dos Projetos, Irinete Barros.


F - Nem Ki Lask :

Desmatamento desenfreado na região Centro-sul :




Ou o Ibama não sabe, ou se faz de desentendido, mas diariamente cruzam pela rodovia CE-060, que corta o Estado do Ceará de norte a sul, inúmeros caminhões carregados de estacas retiradas da nossa já precária mata de caatinga.

São os mais variados tipos, que derrubados da nossa pobre mata servem para aquecer fornos de usinas e panificadoras e de cerca para propriedades, na maior parte nos Estados da Bahia e Alagoas. O município que mais tem sofrido com isso na região Centro-sul é o de Acopiara, que através desse massacre contra a natureza já deixou muita gente rica na cidade.

O município de Acopiara foi um dos recordistas em desmatamento nos últimos anos não só no Ceará, como no Nordeste. E o mais interessante é que tem empresário que recebe guias de transito de carga de madeira dadas pelo próprio Ibama. Os caminhões com esse tipo de carga são típicos nas estradas dos sertões cearenses. É um absurdo, está aí pra todo mundo ver e o órgão competente que é o Ibama nada faz, pelo contrário disponibiliza guias de transporte de carregamento de madeira para os barões das estacas.

Hoje em dia muitos proprietários de terras não criam mais animais e nem plantam, simplesmente vendem a vegetação nativa para os empresários do ramo, que não querem saber se a natureza vai levar dez ou centenas de anos para renascer de onde foi devastada. Pensam apenas no dinheiro fácil que vão lucrar. É só partindo caminhões e mais caminhões aqui do Ceará para outros Estados nordestinos carregados de estacas. A nossa mata já é precária com a irregularidade das chuvas, imagine agora com esse tamanho crime ambiental.

O descaso é tão grande que na entrada do município de Iguatu já saindo para Acopiara existe um posto da policia rodoviária estadual e se o internauta passar pelo menos meia-hora enfrente ao mesmo, vai conferir vários caminhões carregados de estacas de madeira passarem pelo posto sem serem abordados, algum que é parado logo é liberado. A natureza clama por socorro e os empresários clamam por mais lucro.

F - Nem Ki Lask :

Internet só vai servir para insulto, diz Gerardo Brígido :


Presidente do TRE prevê acirramento de agressões na campanha online a propaganda política pela Internet, que foi autorizada este ano, só vai servir para a troca de insultos entre os candidatos. A previsão é do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Gerardo Brígido, que foi a Brasília participar de seminário sobre Direito Eleitoral. Ele prevê que os mesmos vícios da campanha tradicional serão verificados no espaço virtual.

“A internet beneficia uns e prejudica outros, porque há insultos que vão acabar ficando sem repostas”. Brígido falou ao jornal O Estado, ontem, antes de viajar a Brasília, onde participaria de um seminário sobre direito eleitoral. O Estado – Existem novidades nas eleições deste ano? Gerardo Brígido – A rigor, nada. Houve uma mini reforma que na realidade foi uma tapeação. Nós convivemos com uma legislação anacrônica. Essa lei chamada de inelegibilidade é fictícia. Temos um código eleitoral que é de 1965, completamente desatualizado da realidade do país. OE – A propaganda pela Internet é válida? GB – Essa é a grande novidade da eleição.

A propaganda pela Internet só vai servir para a troca de insultos entre os políticos e já estamos vendo casos concretos. A legislação não dispõe de mecanismos legais que permita à Justiça Eleitoral atuar eficazmente nesse ponto. OE – A internet não tem nada aproveitável? GB – Na minha avaliação, tudo vai continuar a mesma coisa. Os mesmos vícios que aconteceram em processos eleitorais passados vão continuar acontecendo. A internet, sem dúvida, beneficia uns e prejudica outros, porque há insultos que muitas vezes ficam sem respostas. OE – E como o senhor avalia o financiamento de campanha? GB – Essa é a única coisa que se viu de positivo numa eleição.

Só que isso não partiu dos senhores congressistas, mas do próprio Tribunal Superior Eleitoral. Houve uma série de regras que endureceram o processo de financiamento, de doação de campanha. OE – Essa proposta pode acabar com o chamado caixa dois? GB – O financiamento de campanha é uma tentativa de acabar com o caixa dois. Ele existe, mas ninguém prova. É como alma: a gente sabe que existe, mas ninguém vê. Isso não foi fruto de iniciativa do Congresso e sim do TSE, o que eu faço questão de ressaltar. Antes, existia uma série de imperfeições que não permitiam uma fiscalização eficaz. Agora, pode ser que a coisa funcione, talvez até fruto do ativismo de indiciados.

Onde o Legislativo não funciona, o Judiciário tem obrigação de operar. OE – Alguma novidade nas urnas eletrônicas? GB – Não. O problema de segurança delas foi comprovado e há pouco tempo houve um teste nacional do qual participaram várias entidades especializadas em telemática, inclusive especialistas do exercito brasileiro. Quanto ao sistema de votação eletrônica não há nenhuma restrição a ser feita, até porque serve de exemplos para outros países. OE – No caso do Ceará, está tudo em ordem nesse setor? GB – Sim. As urnas eletrônicas do Ceará já estão todas testadas e funcionando. O nosso grande problema é na distribuição das urnas, tendo em vista que os Correios estão com a sua frota sucateada, operando deficientemente. Nós estamos prevendo que vamos ter dificuldades na distribuição dessas urnas pelos Correios, pois eles não estão atendendo à demanda sequer do Sedex. OE – E quando essas urnas serão distribuídas? GB – As urnas eletrônicas serão distribuídas 48 horas antes do pleito. Elas vão ficar nos locais de votação, com acompanhamento de segurança. Essas urnas só serão ativadas pelos mesários que vão atuar nas eleições.

Existem urnas para todas as seções eleitorais, e ainda existem as reservas para substituir alguma que tenha problema. OE – Existe meio para evitar a campanha antecipada? GB – A legislação eleitoral é muito falha. Isso porque não se sabe até onde vai a manifestação política de uma propaganda de pré-candidato. A diferença é muito sutil e ninguém evita essa manifestação. Não é com um artigo de lei que se vai evitar isso. Todo político que fala em público aponta suas preferências eleitorais. Os cidadãos comuns também fazem isso. OE – A fiscalização não está fazendo este trabalho? GB – Há excessos e Procuradoria Eleitoral tem feito esse trabalho e feito representação contra alguns infratores. Esse trabalho não é fácil, porque nem sempre há uma caracterização para que seja feita uma representação. Mas de qualquer modo está havendo o combate à propaganda antecipada, que existe, mas é difícil de comprovar.

OE – Como está a segurança policial das eleições? GB – Tudo isso já está definido e já há o quantitativo de policiais que vai trabalhar no pleito no Ceará. A PM já está entrosada na Operação Eleições e acredito que tudo vai funcionar com normalidade. A perspectiva que nós temos é que vai haver um pleito tranqüilo em função do quadro político que se apresenta. Mas, se houver necessidade, a gente requisita a tropa federal.Fonte: O Estado.

F - Nem Ki Lask :

e Henrique Junior :

DESATIVAÇÃO DE DEPÓSITO DA CONAB PREOCUPA CRIADORES DE TAUÁ E REGIÃO :

http://www.portaltri.com.br/pic/noticias/thumb_377/12584jose_carlos_farias.jpg


O impasse na desativação do depósito da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Tauá, na região dos Inhamuns, tem preocupado criadores do município. Eles afirmam que em 2009 foi anunciado que o depósito seria vendido para o Governo do Estado, e no local seria instalada uma escola estadual. 

Em seguida receberam informações que seria mantido, entretanto, após anos de impasse, alguns criadores não acreditam na reativação.

Segundo informações do correspondente Alverne Lacerda, no jornal Alerta Geral, a grande preocupação dos criadores do municípios é que não existem depósitos para armazenamento do milho, e o preço da saca que era vendida a R$ 17,50 já ultrapasa R$ 35,00.

F - Nem Ki Lask :

e Luciano Augusto :

Dois operários morrem após desabamento de trecho da estrutura do Metrofor :

http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/img/890230_not_fot.jpg

O desabamento de um trecho da estrutura das obras do Metro de Fortaleza (Metrofor), na estação João Felipe, no Centro da cidade,  desabou na madrugada deste sábado (8). Segundo as primeiras informações, dois operários (identidades não divulgadas) morreram no local.

Um terceiro operário também foi atingido e encaminhado para o Instituto Dr. José Frota, onde recebe tratamento médico. O acidente aconteceu às 02:30 da madrugada de hoje.

F - Nem Ki Lask :

e Luciano Augusto :

Programa Olho Vivo no Dinheiro Público da CGU chega a Sobral :

http://programaolhovivo.files.wordpress.com/2009/11/cropped-logo-olho-vivo9.jpg

A unidade regional da Controladoria-Geral da União no Ceará (CGU-Regional/CE) realizará, no período de 10 a 14 de maio, em Sobral, a sétima edição do encontro de capacitação do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público.

Serão capacitados 280 conselheiros e servidores de 28 municípos: Sobral, Forquilha, Groaíras, Santa Quitéria, Cariré, Alcântaras, Santana do Acaraú, Meruoca, Massapê, Coreaú, Moraújo, Senador Sá, Uruoca, Martinópole, Granja, Chaval, Barroquinha, Camocim, Jijoca de Jericoacoara, Morrinhos, Marco, Bela Cruz, Cruz, Miraíma, Irauçuba, Acaraú, Itarema e Amontada.

O evento solene de abertura será realizado às 17h do dia 10/05 (segunda-feira), no Centro de Convenções Inácio Gomes Parente, em Sobral. Na ocasião, haverá palestra do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Ernesto Sabóia de Figueredo Júnior, bem como a premiação de um concurso cultural de vinhetas e cartazes realizado pela CGU, em parceria com a Receita Federal do Brasil, cujo tema é “Olho Vivo no Dinheiro Público”. No encerramento, haverá show do poeta e violeiro-repentista Geraldo Amâncio.

Durante os cinco dias trabalho, haverá palestras de representantes de órgãos responsáveis pelo controle de recursos públicos e combate à corrupção, bem como diversas atividades realizadas em forma de oficina.

A metodologia das oficinas é baseada na educação de adultos, no construtivismo e na educação continuada, buscando orientar e mobilizar os participantes para melhor atuarem em suas funções, seja como funcionários públicos, executando suas ações com transparência e de acordo com os dispositivos legais, ou como conselheiros, realizando um efetivo controle social dos gastos públicos.

O evento conta com a parceria da Fundação Konrad Adenauer, do Banco do Brasil, da Prefeitura Municipal de Sobral, do Tribunal de Contas dos Municípios, Tribunal de Contas da União e da Controladoria e Ouvidoria-Geral do Estado do Ceará.

No ceará, desde 2006, já foram realizados seis eventos de educação presencial básica com a participação de 72 municípios. Os eventos tiveram como município-sede Guaiúba, São Benedito, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Fortaleza e Quixadá.

F - Nem Ki Lask :

Presidente Lula ganha prêmio da ONU :

http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/3331176.jpg

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá o prêmio “Campeão Mundial na Luta contra a Fome” do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU, informou a entidade nesta sexta-feira. A premiação será realizada em Brasília na segunda-feira e será entregue pela diretora executiva da agência da Organização das Nações Unidas, Josette Sheeran, anunciou o órgão em seu site na Internet.

Ela iniciará visita de dois dias ao Brasil no domingo e deverá visitar projetos do programa Fome Zero em cidades próximas a Brasília para avaliar o impacto da iniciativa.

Segundo a PMA, “o prêmio destaca a importância da parceria com o Brasil em momentos como o terremoto no Haiti… e o reconhecimento dos esforços do governo do país no cumprimento das Metas do Milênio”. Na semana passada, a revista norte-americana “Time” elegeu Lula como um dos 25 líderes mais influentes do mundo.”

F - Nem Ki lask :

Definida agenda de Serra o Ceará :


Serra, com Tasso, quando esteve em Canindé.

O pré-candidato a Presidente da República pelo PSDB, José Serra, visitará nos próximos dias 17 e 18 o Ceará, numa agenda que incluirá a Região do Cariri e Fortaleza.

No dia 17, na parte da tarde, ele estará em Juazeiro do Norte e Barbalha e, às 17 horas, no Crato, município que é administrada pelo tucano Samuel Araripe, o tucano conferirá encontro de lideranças políticas no Crato Tênis Clube.

Já na terça-feira, dia 18, Serra terá compromissos em Fortaleza. Às 12h3omin, no Hotel Gran Marquise, ele dará palestra durante almoço promovido pelo Grupo de Comunicação O POVO.

A agenda do tucano ficará encerradas às 17 horas, no Marina Park Hotel, quando ele estará na nona etapa do Seminário “Ceará em Debate”, realizado pelo Instituto Teotônio Vilela, regional Ceará, em parceria com o PSDB.

Em 2009, o seminário percorreu oito diferentes regiões do Estado, sob a coordenação do senador tucano Tasso Jeressati.

VEJAMOS

A assessoria de imprensa de Serra ainda está definindo uma agenda de contatos com  veículos de comunicação para entrevistas.

F - Nem Ki Lask :

e B do Eliomar :

Após 18 anos, governo libera retomada do garimpo em Serra Pelada, no Pará :




Desativada desde 1992, a mina de ouro de Serra Pelada, no Pará, deverá retomar suas atividades de forma mecanizada. A portaria de concessão de lavra que permitirá o retorno da mineração no local, conhecido nos anos de 1980 como o maior garimpo a céu aberto do mundo, foi assinada na manhã desta sexta-feira (7) pelo ministro de Minas e Energia, Marcos Zimmermann, em Curionópolis.
A decisão dá direito de exploração do ouro à Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPE), formada pela empresa canadense Colossus Minerals Inc, detentora de 75% da sociedade, e pela Cooperativa de Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), que terá 25% de participação no negócio e conta com 45 mil garimpeiros associados.

A atividade será retomada de maneira mecanizada, restringindo a lavra rudimentar em qualquer área, exceto em remanescentes de rejeitos. Para tornar a exploração viável, será construída uma mina subterrânea com rampa de acesso de 1,6 quilômetro, por onde deverão ser transportados os equipamentos.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a retomada de Serra Pelada é negociada desde 2003 com mais de 20 associações, sindicatos e cooperativas.

F - Nem Ki Lask :

e  B do Ivanildo :