¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quinta-feira, 11 de março de 2010

Órgãos de empresária morta em assalto são doados :

 http://www.jblog.com.br/media/127/20090702-don1.JPG

Fígado, dois rins, duas córneas e o coração da empresária foram retirados.

 Os órgãos da empresária Marcela Montenegro, 34, morta depois de assalto na Cidade 2000, foram retirados na noite desta quarta-feira, 10, para serem doados a pelo menos oito pessoas que aguardam na fila de espera para receber um transplante.

Um paciente do sexo masculino, de 54 anos, foi a primeira pessoa a ser beneficiada com um dos órgãos da empresária. Natural de Fortaleza, ele era o primeiro da fila de espera por um fígado. Portador de cirrose associada a um tumor hepático, era o mais grave paciente com tipagem sanguínea A, compatível com a de Marcela.

De acordo com o médico Huygens Garcia, chefe do Centro de Transplante de Fígado do Hospital Universitário Walter Cantídio, a cirurgia seria iniciada por volta das 21 horas de ontem, e entraria pela madrugada. Além do fígado, os dois rins, as duas córneas e o coração da empresária foram retirados.

Marcela Montenegro será velada nesta quinta-feira, 11, às 14h30min, no Complexo Velatório Ethernus, na Aldeota. O sepultamento ocorrerá às 17h30min, no cemitério Parque da Paz.

Morte encefálica

A Secretaria de Saúde (Sesa) confirmou, na tarde de quarta-feira, 10, após nova realização de exames, a morte encefálica da empresária Marcela Montenegro, de 34 anos.

Os primeiros exames realizados na empresária na manhã de ontem apontaram existência de fluxo sanguíneo no cérebro, e, por isso, a família de Marcela havia cancelado o velório e a retirada de órgãos para doação, conforme informações publicadas no Blog do Eliomar.

O velório e o enterro deverão ocorrer nesta quinta-feira, segundo informações de familiares da vítima.

Jovem não atirou, diz exame

O adolescente de 17 anos, acusado de ter efetuado o disparo que resultou na morte da empresária Marcela Montenegro, não apresentou resquícios de pólvora em seus dedos e mãos, segundo o resultado do exame residuográfico realizado na manhã de ontem, no Instituto de Criminalística (IC).

De acordo com o titular do 15º Distrito (Cidade 2000), delegado Alísio Justa, também presidente do inquérito que investiga o crime de latrocínio (roubo seguido de morte) contra a empresária, o exame apontou ``positivo`` para o assaltante Jacinto Cosmo Alves Filho, o Buiú, 21, como ainda para o adolescente de 16 anos, que seria o dono do revólver 38 (com registro no Estado da Virgínia & EUA), única arma usada no crime.


Depoimento

O adolescente de 17 anos, acusado de ter efetuado o disparo contra a empresária, na noite da última segunda-feira, 8, disse em depoimento que foi coagido por outro assaltante, de 21 anos, a atirar. Dois homens, dois adolescentes e uma criança de 11 anos são acusados de ter praticado o crime contra a empresária.

De acordo com o adolescente, o outro assaltante disse: “Atira, atira! Atira para ver se ela para”. Apesar de estar com a arma, o revólver 38, com registro no Estado da Virgínia (EUA), foi entregue por outro adolescente, de 16 anos, ao homem de 21 anos.

Em depoimento, o dono da arma afirmou que somente entregou a arma porque o assaltante alegou que estaria sendo ameaçado e que iriam tentar matá-lo naquela noite. A Polícia não acredita nessa versão, pois as investigações mostraram que o rapaz de 16 anos, mesmo nunca tendo sido apreendido ou flagrado em ação criminosa, costumava alugar o revólver.

Promotor critica procedimento dado à criança

O promotor de Justiça da Infância e da Juventude Odilon Silveira Aguiar Neto afirma que houve “um grande equívoco” por parte da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) no encaminhamento do menino de 11 anos envolvido no assalto à empresária Marcela Montenegro. Após ter chegado à DCA, ele foi devolvido à família. “No meu entendimento, ela deveria ter sido encaminhada ao juiz, ter convidado o Conselho Tutelar e, de imediato, ser aplicada uma medida de proteção”, explica o promotor.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece medidas de proteção que podem ser aplicadas quando a lei se depara com crianças com menos de 12 anos envolvidas em delitos. A legislação também determina que a autoridade policial responsável pela apreensão faça a comunicação imediata à autoridade judiciária competente e à família.

Abordagem

Ao voltar da igreja com a mãe na segunda-feira à noite, Marcela percebeu que estava sendo abordada por ladrões, acelerou o carro que conduzia, um Citroën, e foi baleada na cabeça. Marcela foi socorrida por uma ambulância do Samu já em estado grave.

F - O Povo :

Nenhum comentário:

Postar um comentário