“O ex-deputado e promotor aposentado Plínio de Arruda Sampaio deve ser indicado pelo PSOL candidato à Presidência da República. Nesta segunda-feira, a maioria dos deputados da sigla participou em São Paulo de um ato em defesa de sua candidatura.
Plínio ainda conta com o voto de 35 dos 61 integrantes do Diretório Nacional e de seis das nove tendências internas. O partido espera que o nome de Plínio traga o apoio do PSTU e o PCB, que participaram da candidatura à Presidência da vereadora e ex-senadora Heloisa Helena (AL) em 2006.
O PSOL irá escolher seu candidato no dia 11 de abril. Também disputam a indicação do partido o presidente do PSOL em Goiás, Martiniano Cavalcanti, e o ex-deputado João Batista Araújo, o Babá. Heloisa Helena quer a indicação do Cavalcanti.
Segundo o partido, Plínio também tem o apoio de intelectuais como Fábio Konder Comparato, Aziz Ab’Saber, Chico de Oliveira, Milton Temer, Leandro Konder, Carlos Nelson Coutinho e Alfredo Bosi, e dos bispos dom Luiz Flávio Cappio e dom Tomás Balduíno. Em julho, ele completa 80 anos de idade.
Em janeiro, a Executiva Nacional do PSOL decidiu encerrar as conversas com o PV para o apoio à candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC). Segundo a direção do partido, o principal motivo do rompimento é a decisão do PV de se coligar com o PSDB na disputa para o governo do Rio de Janeiro.
“Não queremos relações próximas com candidaturas conservadoras. Queremos uma candidatura autônoma, independente, não satélite das que estão aí”, disse o secretário-geral do PSOL, Afrânio Boppré, após reunião da executiva.
Heloísa Helena, que disputou a Presidência pelo PSOL em 2006, ficando em terceiro lugar, deve tentar neste ano a volta ao Senado por Alagoas.”
F - NKL :
Nenhum comentário:
Postar um comentário