¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Juro de empréstimo a pessoa física vai a 43% ao ano, diz BC :



Juros médios dos bancos avançam para 35,1% ao ano em janeiro.
Taxa sobe para pessoas físicas e também para empresas, diz BC.

Os juros médios cobrados pelos bancos em todas as suas operações, quer seja para pessoas físicas ou empresas, iniciaram o ano de 2010 em alta, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (24) pelo Banco Central.

Em janeiro deste ano, a taxa média de todas as operações de empréstimo bancárias avançou para 35,1% ao ano, contra 34,3% ao ano em dezembro do ano passado, de acordo com dados da autoridade monetária.

Pessoas físicas e empresas

A taxa de juros subiu nas operações dos bancos com pessoas físicas, que somou 43% ao ano em janeiro, na comparação com 42,7% ao ano em dezembro do ano passado, e também no crédito ofertado para as empresas. Para as pessoas jurídicas, os juros médios cobrados pelos bancos somaram 26,5% ao ano em janeiro, contra 25,5% ao ano no fim do ano passado.

Principais linhas de crédito

O BC informou que as taxas cobradas pelos bancos nas operações com o cheque especial somaram 161,1% ao ano em janeiro deste ano, com crescimento de dois pontos percentuais na comparação com dezembro do ano passado (159,1% ao ano). Com isso, os juros do cheque especial ainda estão muito acima de outras linhas de crédito.

Para as operações de crédito pessoal com pessoas físicas, a taxa média cobrada pelas instituições financeiras somou 44,8% em janeiro, contra 44,4% em dezembro de 2009. Para a compra de automóveis, porém, os juros caíram para 25,2% ao ano em janeiro, na comparação com 25,4% ao ano em dezembro do ano passado.

No caso das linhas de crédito de empresas, a taxa para desconto de duplicata somou de 36,8% em janeiro, contra 36% ao ano em dezembro. Para capital de giro, os juros médios dos bancos totalizaram de 30,1% em janeiro deste ano, na comparação com 27,9% ao ano em dezembro.

Spread bancário

Segundo números do BC, a alta dos juros bancários em janeiro deste ano está relacionada, principalmente, com o aumento do chamado "spread bancário", que é a diferença entre a taxa de captação dos bancos (o que pagam pelos recursos) e o valor cobrado do tomador final do crédito.

No mês passado, o spread bancário subiu para 25,1 pontos percentuais, contra 24,4 pontos percentuais em dezembro do ano passado. Ou seja, foi observado um crescimento de 0,7 ponto percentual no spread dos bancos no início de 2010. Estudo do BC revela que o lucro dos bancos é uma "parcela relevante" do spread bancário.

F - NKL :

Nenhum comentário:

Postar um comentário