¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Transpetro recebe primeiro navio do Promef :



Um ano e oito meses de espera e, finalmente, o primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) será lançado nesta sexta-feira, no Recife, com a presença do presidente Lula, e do presidente da Transpetro, o cearense Sérgio Machado.

A embarcação do tipo Suezmax, de 274 metros de comprimento e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo, é vista como o renascimento da indústria naval brasileira. Depois desta sexta-feira, ainda serão necessários alguns retoques para, finalmente, em agosto próximo, o navio ser entregue à dona, a Transpetro.

A embarcação, construída pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), é a primeira de grande porte construída no Brasil a ser entregue ao Sistema Petrobras em 13 anos. A última foi o Livramento, cuja construção foi encomendada em 1987 e levou 10 anos para ser concluída. Em suas duas primeiras fases, o Promef prevê a construção de 49 navios no Brasil.

Destes, 46 já foram licitados e 38 contratados. Os três restantes estão em fase final de licitação. Em junho, será lançado ao mar o segundo navio do programa, desta vez no Estaleiro de Mauá, em Niterói (RJ).

O Estaleiro Atlântico Sul montará 22 navios do Promef, tendo assim a maior carteira do programa. São 10 navios do tipo Suezmax (160 mil toneladas de porte bruto, capazes de transportar 1 milhão de barris de petróleo), cinco Aframax (110 mil toneladas de porte bruto), quatro aliviadores Suezmax DP (com posicionamento dinâmico) e três aliviadores Aframax DP.
(JC Online)

VEJAMOS –

E o nosso estaleiro, hein? Continua ancorado nessa briga de localização envolvendo Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza. Até quando?

F - Nem Ki Lask :

Nenhum comentário:

Postar um comentário