¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

terça-feira, 27 de abril de 2010

ONGS E PORTADORES DE HIV ORGANIZAM PROTESTO CONTRA FALTA DE REMÉDIOS :

http://farm3.static.flickr.com/2238/2448824654_af019017f7.jpg

Representantes de ONGs e portadores de HIV realizam nesta quarta-feira (28) em frente a Secretaria Estadual de Saúde em Fortaleza e mais 5 capitais, manifestação batizada de "Tolerância Zero", em protesto contra a falta de remédios na rede pública para tratamento da doença.

Segundo a organização Forum ONG Aids de São Paulo, desde dezembro de 2009, ocorre o desabastecimento do antiviral Abacavir, usado por cerca de 3.700 pacientes. A explicação, de acordo com o Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Hepatites Virais, a falta acontece por uma dificuldade do governo na aquisição do remédio.

Desde então, o programa aconselhou que médicos substituíssem temporariamente a indicação do remédio até que a situação se normalizasse, o que estava previsto para fevereiro, mas não ocorreu, segundo a ONG. Além disso, o programa orientou que houvesse substituição do medicamento. No entanto, muitos pacientes, por decisão conjunta com seus médicos, não concordam em substituir um tratamento que está dando certo por outro.

Os portadores de HIV também sentiram falta, no último mês, do lamivudina, também um dos medicamentos do coquetel para tratamento da Aids, o que levou o Programa do Estado de São Paulo contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) a fracionar comprimidos e a remanejar medicamentos para atender os ambulatórios estaduais.

F - Nem Ki Lask 
e Agência Estado :

Nenhum comentário:

Postar um comentário