¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

terça-feira, 27 de abril de 2010

Correios de Quixeramobim dão exemplo de preservação do patrimônio histórico :


Com sua reforma iniciada em outubro de 2009 a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos- Correios, agência de Quixeramobim ganhou cara “nova”. O engenheiro da instituição depois de uma pesquisa realizada com historiadores locais optou por resgatar na reforma do prédio a antiga fachada de modo a valorizar e conservar o patrimônio histórico da cidade, já que a localização da agência está situada dentro de um perímetro composto por prédios que marcam o surgimento da Vila de Campo Maior, que fez nascer a cidade de Quixeramobim.

A iniciativa dos Correios está sendo elogiada por muitos, dentre eles a ex- secretária de Cultura e Turismo local, Terezinha Oliveira, que enviou comentários à equipe de jornalismo do Sistema Maior de Comunicação, através do portal www.sistemamaior.com.br. “Seria bom que as pessoas refletissem sobre o valor de iniciativas como essa, tão diferente da agressão que a maioria das nossas edificações e logradouros vem sofrendo. Situada no principal trecho do Centro histórico, junto à Casa de Câmara e Cadeia e da Matriz, dois esteios que marcam o surgimento da Vila de Campo Maior de Quixeramobim, mas cuja vizinhança desrespeita suas características de bens históricos, a obra que devolve a feição original merece parabéns”, disse Terezinha.

A equipe de jornalismo entrevistou a tesoureira da agência dos Correios em Quixeramobim, Liduína Barbosa. Para ela, o objetivo dos Correios é não só modernizar suas agências, mas contribuir com o resgate da história, como em Quixeramobim, cuja localização do prédio remete a uma regressão no tempo, até o surgimento da cidade e a arquitetura colonial da época.

Para o presidente da Fundação Canudos, Sérgio Eduardo Holanda Machado, a iniciativa pioneira dos Correios em Quixeramobim mostra que a conservação do patrimônio é dever não só da União, estados e municípios, que devem efetivamente cuidar para a preservação das riquezas históricas, mas também de empresas, sejam elas públicas ou privadas, que dessa forma podem mostrar um elevado nível de compromisso com a sociedade na qual estão inseridas.

F - Nem Ki Lask
e C Maior :

Nenhum comentário:

Postar um comentário