¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

segunda-feira, 1 de março de 2010

Novo presidente. Ex-guerrilheiro José Mujica toma posse no Uruguai :

Diante do Congresso, ex-guerrilheiro prometeu cumprir Constituição.
Ele foi eleito em novembro passado com 52,3% dos votos.

O ex-guerrilheiro José Mujica tomou posse nesta segunda-feira (1º) como 52º presidente do Uruguai. Diante do Congresso, ele jurou cumprir a Constituição.

O esquerdista assumiu com a promessa de manter as políticas moderadas do atual governo, em uma cerimônia que contou com a presença de vários líderes estrangeiros e da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.


A posse foi marcada por gestos de solidariedade ao Chile, após o terremoto devastador que atingiu o país no fim de semana e deixou mais de 700 mortos, além de enormes danos materiais. A presidente do Chile, Michelle Bachelet, não compareceu.

Antes de assumir, Mujica encontrou-se com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e teve reunião com Hillary.

Foto: AFP
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, é recebida pelo presidente eleito do Uruguai, José Mujica, e por seu vice, Danilo Astori, nesta segunda-feira (1) em Montevidéu. (Foto: AFP)

Mujica, que foi membro da guerrilha urbana Tupanamaros e passou mais de uma década preso durante a ditadura que governou o Uruguai na década de 1970 até os anos 1980, ganhou as eleições de novembro com 52,3% dos votos, no segundo triunfo eleitoral consecutivo da esquerda no país.


Considerado um político mais radical que o presidente Tabaré Vázquez, Mujica moderou seu discurso durante a campanha e disse sentir-se mais próximo a governos como o do Brasil e do Chile do que do modelo socialista da Venezuela. Ele se comprometeu a manter políticas econômicas que permitiram ao Uruguai escapar da crise econômica mundial.


F - G1 :

Nenhum comentário:

Postar um comentário