¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

segunda-feira, 1 de março de 2010

Lula mantém viagem ao Chile na próxima semana :


http://g1.globo.com/Noticias/Politica/foto/0,,29598148-EX,00.jpg

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve viajar para o Chile na próxima quinta-feira (10), onde pretende ficar até sexta-feira (11). Lula participa da cerimônia de posse do presidente eleito chileno, Sebastián Piñera. A assessoria da Presidência da República informou que a viagem está mantida e só será cancelada, se houver um pedido ou orientação do governo chileno. O presidente ficará apenas em Santiago (capital) que foi parcialmente atingida pelo terremoto do último sábado (27).

Lula disse hoje (1º) no programa semanal de rádio Café com Presidente que o governo brasileiro se dispõe a ajudar o Chile no que for necessário. O presidente tentou conversar por telefone com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, mas não conseguiu por enquanto. Segundo Lula, o Chile é um país bem estruturado e capaz de vencer mais esse desafio.

Ontem (28), um grupo de 12 brasileiros – nove civis e três militares – chegaram a Brasília depois de serem trazidos do Chile em uma aeronave da Força Aérea Brasileiras (FAB). Os brasileiros afirmaram que a sensação causada pelos tremores que atingiram 8,8 pontos de magnitude matando pelo menos 711 pessoas é de pânico.

Lula havia confirmado presença na cerimônia de Piñera, que é o primeiro presidente eleito de centro-direita no Chile depois de 20 anos da esquerda no poder. Para o presidente Lula, a relação Brasil e Chile é histórica e deverá ser ampliada, segundo afirmações do ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, que esteve no começo do mês passado com Piñera.

No último sábado (27) houve um dos maiores terremos da história dos últimos 50 anos do Chile. Os abalos atingiram principalmente o Sul do país provocando mortes, desaparecidos e desabrigados, além da destruição de estradas e edifícios.”


F - NKL :

Nenhum comentário:

Postar um comentário