¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

segunda-feira, 1 de março de 2010

Brasil vai enviar ao Chile hospital de campanha e equipes :

Governo não anunciou plano para resgatar mais de 600 brasileiros no país.
Equipes de busca e salvamento também irão à região do terremoto.

Para auxiliar no socorro às vítimas do terremoto que devastou a região central do Chile na madrugada de sábado (27), o governo brasileiro irá enviar um hospital de campanha da Marinha ao centro da tragédia. A operação será deflagrada em data a ser definida pelo governo chileno.

Terremoto no Chile: cobertura completa

Além do hospital, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República informou que serão enviadas equipes de busca e salvamento em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Essas equipes serão mobilizadas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

A estratégia de auxílio ao Chile foi divulgada pelo GSI quase três dias após o terremoto de 8,8 graus de magnitude ter causado destruição no país e provocado pelo menos 700 mortes.


Aguardada com expectativa por brasileiros isolados no Chile, uma possível operação de resgate não foi anunciada pelo governo brasileiro

Aguardada com expectativa por brasileiros isolados no Chile, uma possível operação de resgate aos mais de 600 brasileiros isolados no país não foi anunciada pelo governo brasileiro.

A reunião desta segunda-feira (1) foi articulada pelo Gabinete de Crise do Governo Federal, criado para atuar em catástrofes como a que devastou o Haiti no começo de janeiro.

Participaram da reunião, o embaixador do Chile, Álvaro Diaz, o ministro-chefe do GSI, General Jorge Felix, e representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, Defesa, Integração Nacional, e dos Comandos da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

Lista de pedidos inclui ponte móvel

O embaixador chileno também entregou ao governo brasileiro uma lista de equipamentos de infraestrutura que poderão ajudar o país nesse momento de catástrofe. Segundo o G1 apurou com o porta-voz do GSI, a lista tem pontes móveis, telefones via satélite, geradores de energia, sistema de avaliação de danos, centros de diálise, sistemas de potabilização de águas salinas, cozinhas e albergues de campanha.

Todos os componentes da lista estão disponíveis no Brasil. O GSI diz que já trabalha para providenciar os equipamentos.

Auxílio a brasileiros

Até a noite deste domingo (28), a diplomacia brasileira cadastrou e prestou auxílio a mais de 600 brasileiros isolados no Chile pelo terremoto de 8,8 graus de magnitude que devastou o país na madrugada de sábado (27). O G1 conversou, por telefone, com o Consulado-Geral do Brasil que fica em Santiago, capital do Chile. Um diplomata do órgão deu detalhes do trabalho desempenhado pelo órgão desde a ocorrência do tremor.

“Estamos cadastrando os brasileiros e aguardamos informações de Brasília para ver se vai ter voo da FAB (Força Aérea Brasileira) para buscar o pessoal. Há muitos brasileiros com pouco recurso financeiro. Estamos suprindo dificuldades de alimentação, negociando estadias de brasileiros em hotéis e conseguindo até medicamentos”, relatou o diplomata.

A partir de telefonemas de familiares, o Itamaraty informou já ter uma lista de 800 nomes de brasileiros que estão no Chile e ainda não entraram em contato com parentes no Brasil. Eles ainda não são considerados desaparecidos, porque são significativas as dificuldades de comunicação com o Chile.

  • Aspas

    Estamos cadastrando os brasileiros e aguardamos informações de Brasília para ver se vai ter voo da FAB (Força Aérea Brasileira) para buscar o pessoal. Há muitos brasileiros com pouco recurso financeiro. Estamos suprindo dificuldades de alimentação, negociando estadias de brasileiros em hotéis e conseguindo até medicamentos"

Com 20 funcionários atuando diretamente no auxílio aos brasileiros, o consulado teve sua sede atingida pelos tremores e, por conta disso, vai transferir as atividades para a embaixada brasileira, que também fica na capital do chilena. “Apenas quatro funcionários vão ficar no consulado para orientar os brasileiros a procurarem a embaixada”, diz o diplomata.

O consulado está instalado no 15º andar do Edifício Banco Exterior, no centro da cidade, e chegou a ser interditado pela Defesa Civil chilena. O prédio foi liberado para funcionamento nesta segunda.

De acordo com a embaixada brasileira, será o consulado-geral o órgão responsável por monitorar a contagem de vítimas e a possível existência de brasileiros entre feridos ou mortos pela catástrofe que já vitimou 700, pelos números oficiais do governo chileno.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil estima em 12 mil o número de brasileiros que vivem ou estão de passagem pelo Chile. Segundo a embaixada, ainda não há previsão de voos para o Brasil. “O governo chileno deu previsão para quarta-feira. Mas não é garantido”, relatou um diplomata da embaixada.

Embaixador não descarta vítimas

Embaixador do Brasil em Santiago, capital do Chile, Mário Vilalva conversou na manhã deste domingo (28), por telefone, com o G1 e disse trabalhar com a possibilidade de existência de brasileiros entre as vítimas do terremoto de 8,8 graus de magnitude, que atingiu a região central do país na madrugada deste sábado (27).

"Os números estão subindo. É possível ter brasileiros entre as vítimas. Não descartamos essa hipótese. Mas, felizmente, até o momento não registramos nada", afirmou Vilalva.

  • Aspas

    Os números estão subindo. É possível ter brasileiros entre as vítimas. Não descartamos essa hipótese. Mas, felizmente, até o momento não registramos nada"

O embaixador classificou o tremor de sábado como "o maior terremoto da história". "É uma situação delicada. Foi o maior terremoto da história, muito maior que o registrado em 1985", avaliou.

O Itamaraty estima em 12 mil o número de brasileiros residentes ou em passagem pelo Chile. Questionado sobre a orientação do momento, Vilalva aconselhou brasileiros a não se deslocar pelo país e observar as orientações repassadas pelo governo chileno. "Sigam as orientações do governo. Não saiam de hotéis, casas e não tentem viajar", disse.

Segundo o embaixador, "há muitos pontos de estrangulamento na infraestrutura do país" e a tentativa de alguns brasileiros em tentar viajar por território chileno pode ser perigosa.

Mapa localiza o tremor principal, ocorrido no sábado, e o tremor secundário que assustou a população de Santiago na manhã deste domingo (28). (Foto: Arte G1)


Vilalva disse não existir previsão de envio de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para fazer o resgate dos brasileiros no país. Sobre a aeronave da FAB que chegou a Brasília na manhã deste domingo, o diplomata explicou que os 12 brasileiros seriam integrantes do governo: "Eram alguns funcionários da Presidência da República."

Só neste sábado (27), a embaixada brasileira recebeu 200 chamados de brasileiros pedindo para deixar o Chile. "Desse grupo, 50 médicos, que estavam em um congresso, estão presos em um hotel e o telefone não para", disse o diplomata.

Pelo menos 12 turistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Pará estão alojados no saguão de um hotel em Santiago. Eles estocam comida e água porque não há previsão de voos para retornar ao Brasil. “Quando ficamos sabendo do avião da FAB, cinco de nós correram para a embaixada. Mas fomos proibidos de entrar”, relata um dos turistas do grupo brasileiro.

Santiago

A capital do Chile foi sacudida por um forte terremoto secundário na manhã deste domingo (28). O Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA registrou um tremor de magnitude 6,2, depois revisada para 6,1, às 8h25 locais (mesmo horário de Brasília), na região de Maule, a 184 km ao sul de Santiago. O tremor, ocorrido no continente, foi localizado a uma profundidade de 32 km.

Apesar do susto, não há informações sobre novos danos ou vítimas com o tremor desta manhã. A região já teve mais de cem réplicas do tremor inicial, muitas delas com magnitude superior a 5, que podem provocar danos, segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA. Essas réplicas devem continuar ao longo dos próximos dias, segundo os sismólogos.

O embaixador brasileiro disse que saiu neste sábado para dar uma volta de carro pela capital do Chile. Em Santiago, segundo Vilalva, o terremoto chegou a 7,7 graus de magnitude. Com estrutura mais frágil, a periferia da cidade foi a mais abalada. "Na área central, vi algumas rachaduras e alguns danos nos prédios, mas nada grave. O pior ocorreu na periferia, onde a estrutura é pior: tudo veio abaixo", relata Vilalva.

Todo o atendimento a brasileiros no Chile está sendo realizado na sede da embaixada, que chegou a ser interditada para avaliação de estragos causados pelo tremor. O consulado brasileiro, que fica no 15º andar de um edifício em Santiago foi fechado e o trabalho transferido para a embaixada.

Aeroporto

Vilalva afirmou que o aeroporto de Santiago, fechado desde a ocorrência dos tremores, pode voltar a operar nas próximas 72 horas. O diplomata disse que o governo chileno realiza testes na torre de controle do aeroporto para retomar o serviço de pousos e decolagens no país.

Avião da FAB

Neste domingo, a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que levou autoridades chilenas ao país neste sábado (27), chegou à Base Aérea de Brasília com 12 brasileiros que estavam em Santiago, capital do Chile, por volta de 5h15 deste domingo (28).

Em nota divulgada mais cedo, o comando da FAB relatou o sentimento dos passageiros do VC-99 B Legacy. A estudante brasileira Rafaela Link morava havia dois meses em Santiago. Na noite de sábado, ela e amigos divertiam-se em um bar karaokê quando viu tudo tremer. “Parecia que tudo ia cair. Foi um pânico generalizado. Vi a morte bem de perto”, disse a estudante. “Quando o avião pousou, eu chorei. Fiquei muito emocionada por estar de volta”, complementou Rafaela, segundo a nota da FAB.

Amiga de Rafaela, a turista Alexia Moecke teve sensação parecida ao desembarcar na Base Aérea de Brasília. “Uma maravilha. Eu estou em casa”, disse. No momento do terremoto, ela estava dormindo no hotel em que estava hospedada e viu tudo tremer.

A primeira a desembarcar do avião da FAB foi Tatiana Soares. “Muito bom voltar ao nosso país maravilhoso. O que passamos lá foi uma situação muito ruim”.

A enfermeira Petra Rangel estava em Santiago para um congresso que aconteceria no sábado e, devido ao terremoto, foi cancelado. Também estava dormindo no hotel quando ocorreu o terremoto: “Fiquei superfeliz em voltar”.

A aeronave brasileira que trouxe os 12 brasileiros é a mesma que havia decolado de Brasília na tarde do sábado com o ministro da Justiça, Jorge Toledo, e com o procurador-geral da República, Chahuán Sabas. Eles estavam no Brasil e retornaram ao Chile para participar das coordenações governamentais depois do terremoto que atingiu o país.

A aeronave brasileira pousou no pátio militar em Santiago. Foi o primeiro avião estrangeiro a chegar depois da catástrofe. Segundo os pilotos, a pista e o controle de tráfego aéreo estão perfeitas em condições operacionais. O abalo se deu na infraestrutura do aeroporto. Segundo a FAB, “no retorno a Brasília da aeronave, a embaixada solicitou o traslado de brasileiros interessados em voltar ao País”.

Terremoto

Ainda na noite deste sábado, a diretora do Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol), Carmen Fernández, informou que o terremoto no Chile fez 300 vítimas. Durante o dia, a presidente chilena Michelle Bachelet já havia dito que o desastre afetou de alguma maneira 2 milhões de pessoas. “As forças da natureza golpearam duramente nossa pátria e mais uma vez põem à prova nossa capacidade de enfrentar adversidades e ficarmos de pé”, declarou a presidente em um pronunciamento transmitido em cadeia de rádio e TVs.

Segundo Bachelet, que sobrevoou de helicóptero as áreas atingidas neste sábado, o terremoto afetou 80% do país, e há pelo menos 1 milhão de casas danificadas. A presidente mandou condolência e solidariedade às vítimas e pediu "força" aos cidadãos. "Todas as autoridades do governo vão colocar toda energia para a volta à normalidade. Temos adiante uma árdua tarefa, não será fácil, requer muito tempo e recursos, mas sobretudo a generosidade e voluntarismo de todos nós", disse a presidente.

Foto: AFP

Homem observa na madruga deste domingo (28) estragos provocados pelo tremor em sua casa, em bairro de imigrantes peruanos em Santiago do Chile. (Foto: AFP)

F - Globo :

Nenhum comentário:

Postar um comentário