¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Polícia Federal realiza Operação Gárgula II em 11 municípios do Ceará :

http://api.ning.com/files/fblrWZ4TZQ7hccnvKgBl2Fov8xGnnBaR-g4ebzBWViDyEOG3UsSh6B6hJihQjNMhQOOaDoVoMZxB2To19bpse*GUCAt5TwrB/PF.jpg
 


Na primeira versão da operação, a Polícia Federal apreendeu documentos, computadores e cerca de R$ 300 mil, além de cumprir 15 mandados de prisão

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (29) operação em 11 municípios do interior cearense, para colher novos elementos para instrução de investigações que visam desarticular quadrilhas especializadas em desvio de verbas públicas, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. A operação foi denominada Gárgula II.

Está previsto o cumprimento de seis mandados de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, abrangendo residências de investigados, empresas e 11 Prefeituras Municipais. A execução das ordens judiciais envolve um efetivo de 85 policiais federais e 14 servidores da Controladoria Geral da União, além da participação de Promotores do Ministério Público Estadual.
A Operação Gárgula II é continuidade das operações Gárgula, deflagrada em dezembro de 2008, e Província, deflagrada em março de 2010. Essas investigações constataram o envolvimento de empresas e escritórios em esquemas de desvio de verbas públicas federais e estaduais repassadas a Prefeituras do Estado do Ceará. As principais irregularidades dizem respeito a fraudes em licitações, obras inacabadas, serviços pagos e não executados, sobre-preço e superfaturamento.

Os investigados poderão responder por desvio de verbas públicas, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Gárgula I

A primeira versão da operação foi realizada no fim do ano passado, quando a PF cumpriu 15 mandados de prisão e 52 de busca e apreensão. Segundo a investigação, para desviar dinheiro público, o grupo tinha várias empresas de fachada que eram comandadas por um escritório de consultoria, cujo gerente é considerado um importante empresário com pretensões políticas nesse Estado.

Ainda, de acordo com a investigação, terceirizados a serviço da Caixa Econômica Federal no Estado estariam envolvidos no esquema aprovando obras públicas de forma ilegal. A Polícia Federal apreendeu documentos, computadores e cerca de R$ 300 mil. Os investigados poderão responder por desvio de verbas públicas, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

F - Nem Ki Lask :

Nenhum comentário:

Postar um comentário