¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

sábado, 27 de fevereiro de 2010

São Paulo inaugura trecho da ciclovia da Marginal Pinheiros :

Trecho de 14 km vai da Estação Autódromo da CPTM até Vila Olímpia.
Governador José Serra pedalou cerca de 1,8 quilômetro.

Foto: Juliana Cardilli/G1

Governador José Serra andou de bibicleta na inauguração da ciclovia (Foto: Juliana Cardilli/G1)

Com direito a pedalada inicial do governador José Serra, foi inaugurada na tarde deste sábado (27) a ciclovia da Marginal Pinheiros, que irá seguir por 14 km paralelamente à linha dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Apesar de aprovarem a iniciativa, ciclistas ouvidos pelo G1 reclamaram da falta de acessos à pista – são apenas dois, no início do trecho, na Estação Vila Olímpia do Metrô, e no fim, na altura da Avenida Miguel Yunes.

“Por enquanto vai servir só para passear de fim de semana. Com apenas uma entrada e uma saída não compensa usar para trabalhar”, disse o segurança Moisés de Moura, de 25 anos. “Esperamos que depois tenha um acesso em cada estação. Daí vai compensar vir trabalhar de bicicleta, de forma mais segura. De qualquer maneira, já vale a iniciativa”, completou seu colega Edílson do Nascimento, de 26 anos, também segurança.



A ciclovia fica instalada entre o Rio Pinheiros e a linha dos trens da CPTM. Para o presidente da companhia, Sérgio Avelleda, além de ampliar a malha de ciclovias da cidade, ela é “o primeiro passo para a reconciliação da cidade com seus rios. É um espaço para conviver com o Rio Pinheiros.”

Para acessar a pista, é preciso subir escadas e atravessar uma passarela sobre a Marginal Pinheiros e os trens. O acesso conta com canaletas desenhadas para facilitar o transporte das bicicletas. Entretanto, no local, muitos ciclistas reclamavam da dificuldade de transportar suas bikes, e no trecho de descidas, a maioria optava por carregá-las com os braços.

Além do governador José Serra, a inauguração contou com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do secretário dos Transportes Metropolitanos, José Portella. Após percorrer um trecho de 1,8 km entre o início da ciclovia e a Ponte Estaiada, o governador disse ter confirmado a qualidade da ciclovia. “Se não fosse de primeira qualidade não sei se teria conseguido fazer o percurso”, afirmou. “Minhas pernas ficaram girando em falso, não consegui ir mais rápido. Na minha época, as bicicletas não tinham marcha.”

Segundo ele, a ciclovia, na qual foram investidos R$ 10 milhões, terá um trecho de mais 6 km inaugurado ainda este ano, até o Parque Villa-Lobos. “A longo prazo, teremos 25 km deste lado [sentido Castello Branco] da marginal e 25 km do outro lado [sentido Interlagos]. O importante é o começo.”

Serra também afirmou que duas novas entradas para o trecho já inaugurado serão feitas em breve em uma parceria com a iniciativa privada, mas não deu datas. O governador também anunciou que está prevista a construção do parque linear do Rio Pinheiros, “uma solução de lazer, estética e que vai ajudar a enfrentar a questão das enchentes.”

Foto: Arte/G1

Ciclovia fica às margens da Marginal Pinheiros. (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário