¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

sábado, 27 de fevereiro de 2010

O vício político dos tribunais de contas :

http://www.agevisa.ro.gov.br/imagens-noticias-comunicados/%7B71B54ED0-9DD1-4AB6-9397-D45D13583623%7D_Cassol%20solenidade%20novos%20membros%20do%20TC%20(Small).jpg


O Tribunal de Contas dos Municípios fez sorteio nesta semana para escolha dos conselheiros que serão relatores de contas das Prefeituras. Foi na última quinta-feira, em seu auditório, com a presença de representantes de municípios e disponibilidade de telão para quem quisesse conferir o ato. A Prefeitura de Fortaleza, por exemplo, terá como relator das contas 2010 o conselheiro Marcelo Feitosa.

Mas o que chamou a atenção mesmo foi o fato de o Tribunal de Contas do Estado não ter adotado esse procedimento do TCM. Ou seja, divulgou relatores, mas não informou se houve sorteio, o que seria uma prática mais interessante e democrática.

As contas do Governo Cid Gomes deste ano, por exemplo, recaíram na pessoa do conselheiro Pedro Timbó. Pedro foi nomeado pelo hoje inimigo político de Cid Gomes, o ex-governador Lúcio Alcântara. Nada contra, mas que fica complicado esse negócio, fica.

Mas a culpa disso, na origem, não é dos senhores conselheiros, que procuram cumprir seu papel dentro da maior isenção. A culpa é dessa prática absurda de se escolher conselheiro a partir da vontade e desejo do governador de plantão. Até quando tal absurdo?

O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) bem que tem projeto contra esse procedimento, mas, pelo visto, tudo ficoju mesmo pras calendas aqui e em Brasília, onde também há projetos tramitando no Congresso buscando diminuir a intercferência política na escolha dos que ocuparão vagas nos tribunais de contas.


F - NKL :

Nenhum comentário:

Postar um comentário