¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Lula pede para Itamaraty avaliar ajuda a ser enviada ao Chile :

Em nota, Itamaraty diz que presidente 'manifestou profunda preocupação'.
País foi atingido por terremoto de 8,8 graus, às 3h34 da madrugada.

O Ministério das Relações Exteriores emitiu nota na manhã deste sábado (27) na qual lamenta a ocorrência do terremoto de 8,8 graus de magnitude, que atingiu a região central do Chile na madrugada deste sábado (27).

"O Governo brasileiro tomou conhecimento, com consternação, do terremoto, de 8,8 graus de magnitude, que atingiu o Chile na madrugada de 27 de fevereiro e gerou alertas de segurança em outros países da região", diz o texto.

Veja fotos do terremoto no Chile

Segundo o Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "manifestou profunda preocupação com o impacto do terremoto". "Ao tomar conhecimento da decretação do estado de catástrofe pela presidente Michelle Bachelet, instruiu o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e o Ministério das Relações Exteriores a realizarem uma primeira avaliação da situação e das medidas de assistência que o Brasil poderá adotar", diz o texto.


Informações referentes a cidadãos brasileiros no Chile poderão ser obtidas junto ao Núcleo de Assistência a Brasileiros, no seguinte telefone: (61) 8197 2284


A embaixada e o consulado-geral do Brasil em Santiago, capital do Chile, trabalham para dar apoio aos brasileiros que estão no país. Informações referentes a cidadãos brasileiros no Chile poderão ser obtidas junto ao Núcleo de Assistência a Brasileiros, no seguinte telefone: (61) 8197 2284.

Mais cedo, a assessoria do Itamaraty relatou dificuldades de estabelecer comunicação com os diplomatas brasileiros no país. O ministério não registrou brasileiros entre as vítimas e também disse que a embaixada brasileira não sofreu estragos com o tremor.

O terremoto derrubou prédios e deixou ao menos 78 mortos no país, segundo informações oficiais do governo chileno. O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados para verificar pequenos tremores em vários bairros da capital paulista.

O terremoto, de cerca de um minuto de duração, ocorreu às 3h34 (horário local de verão, o mesmo de Brasília) e estremeceu prédios na capital, Santiago, a 325 km de distância. Várias regiões da cidade ficaram sem energia e muitos chilenos, com medo, saíram às ruas. De acordo com informações da Reuters, o Aeroporto Internacional de Santiago foi fechado por tempo indeterminado.

Linhas telefônicas e sistemas de internet foram afetadas nas localidades próximas à zona do epicentro. Tsunami provocada pelo tremor atingiu a Ilha Robinson Crusoé, próxima a Valparaíso. Na Ilha de Páscoa, também na costa chilena, foi ordenada a retirada dos moradores por conta do risco de tsunami.

O Centro de Advertência de Tsunamis do Pacífico, dos Estados Unidos, afirmou que um tsunami pode causar danos na costa do arquipélago do Havaí.

F - Globo :

Nenhum comentário:

Postar um comentário