¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Fuga, tiros e morte na CPPL II :


Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Mulheres aguardavam, do lado de fora, por notícias dos filhos e companheiros presos. As visitas foram suspensas

22/2/2010

Durante mais de duas horas, sete detentos realizaram um plano de fuga, burlando moderno sistema de vigilância

Exatamente 2h12. Esse foi o tempo que sete detentos, recolhidos na Casa de Privação Provisória de Liberdade II Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), em Itaitinga, levaram para ´quebrar´ a parede de concreto da Vivência ´C´, ´burlar´ o moderno sistema de vigilância da Unidade, ´cortar´ duas cercas e, por fim, entrar em um denso matagal, nos fundos do presídio.

Quando a fuga foi finalmente percebida, seis dos sete presos já haviam escapado. Na tentativa de impedir que o último interno saísse pela cerca, disparos foram efetuados por policiais militares e José Marcos da Silva, 24, foi baleado na coxa por um tiro de fuzil. O preso morreu antes de receber atendimento médico.

Houve confusão, gritaria e tumulto na Unidade, pois no local haviam cerca de 400 mulheres visitando seus parentes. As visitas nas CPPLs II e III foram suspensas. Quem estava dentro teve que sair e os familiares que aguardavam do lado de fora não puderam mais entrar, o que irritou mães e esposas.

Um subtenente e um soldado, que estavam de guarda no presídio, foram levados para o Quartel do 5º Batalhão da PM, sob suspeita de facilitar a saída dos presos. No momento da fuga, em uma guarita situada em frente ao local usado pelos presos para escapar, não havia policiamento. Os nomes não foram divulgados. A Reportagem tentou entrar em contato com o tenente-coronel Sávio, comandadante da 2ª Companhia de Policiamento de Guarda (2ª CPG), mas até o fim da noite, ele não atendeu ao telefone celular.

A operação ousada, conforme o coordenador do Sistema Penal do Estado do Ceará (Cosipe) Bento Laurindo, teve início às 10h26, quando as câmeras de vigilância flagraram um objeto, supostamente um alicate, caindo ao lado da cerca de arame farpado do presídio.

Lençol

Enquanto isso, segundo Bento Laurindo, os presos continuavam o trabalho de escavação na base das frestas de concreto. Protegidos por um lençol, colocado do lado de fora para impedir a visualização pelas câmeras, eles utilizaram três barras de ferro e um jacaré (serra artesanal), para retirar os pilares e iniciar a fuga.

Apesar das câmeras flagrarem toda a ação, o agente penitenciário responsável pelo monitoramento das 168 câmeras instaladas em toda a Unidade, não percebeu a movimentação e às 10h47, o primeiro detento saiu pelo buraco. Sorrateiramente, um a um, os presos continuaram saindo até que às 12h47, o último foi visto na área externa, entre os pavilhões e a cerca.

Alarme

Nesse instante, o alarme foi dado e começou uma confusão no presídio. Correria, gritos e tiros. Patrulhas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), do Comando Tático Motorizado (Cotam) e da 3ª Companhia do 6º BPM (Maracanaú) foram acionadas e iniciaram as buscas, comandadas pelo major PM Frederico Gadelha, supervisor de policiamento da Capital.

O oficial e mais duas patrulhas do Gate se embrenharam no matagal e três horas depois, localizaram o preso Antônio Batista da Costa, 29, ainda com o uniforme do sistema penal. Minutos antes, José Edmilson Pereira, 21, foi localizado no Centro de Itaitinga. Ainda estão foragidos, Claudemar Rodrigues Farias; José Itamar Gomes; Pedro Roque Nogueira; e Tarciano Rodrigues . A Cosipe vai instaurar sindicância para apurar as circunstâncias da fuga e um inquérito também será aberto na Delegacia de Itaitinga

F - DN :

Nenhum comentário:

Postar um comentário