¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Exportações cearenses crescem 20% em janeiro :



As exportações cearenses registraram um crescimento de 20% em janeiro último em relação às exportações de igual período de 2009. Esse percentual é maior do que o do crescimento das exportações brasileiras, de 15,6%. Os dados são da pesquisa Ceará em Comex, elaborada pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado (Fiec), tendo como fonte informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O valor exportado pelo Ceará no mês de janeiro (US$ 100,7 milhões) é o segundo maior do histórico do mês nos últimos dez anos. Além disso, em janeiro de 2010, a participação das exportações cearenses nas exportações brasileiras aponta 0,9%, percentual não atingido desde 2004.

De acordo com o levantamento, a maioria dos estados brasileiros, incluindo o Ceará, apresenta aumento nas exportações de janeiro de 2010 em relação às de janeiro de 2009. O crescimento das exportações nordestinas em janeiro de 2010, de 47,8%, é três vezes maior do que o crescimento das exportações brasileiras, de 15,6%, apresentando o maior crescimento das exportações dentre as regiões brasileiras, quando comparados os meses de janeiro de 2010 e 2009. No Ceará, o setor de rochas ornamentais destaca-se pelo crescimento de 343,7% em relação às exportações de janeiro de 2009.

PRODUTOS

Outro aspecto relevante em relação ao Ceará é que 73% das importações de janeiro de 2010 concentram-se em outros setores, que não os tradicionalmente exportadores. Dentre os setores exportadores cearenses, calçados, castanha de caju e fruticultura destacam-se por seu saldo comercial positivo.

(Com Site da Fiec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário