¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

terça-feira, 18 de maio de 2010

ESTIAGEM PREJUDICA PLANTAÇÕES E GOVERNO QUER GARANTIR SEGURO SAFRA :

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMeGYtz_Qs5CUS3SN4dGNUyvELBV7hf7dEm4wNkTZuaVPhCOkw-F0-pc9HFl8XNzT-096AsWeRDOAauVsJ-E02tayi_XVyMP0i5MvdLfOy5enxqk58iqXdKsH-KFoFutP4cyWD4tDd2_U/s400/103_5374.jpg

O capim já não é tão verde, da plantação pouca coisa se aproveita e água é produto de luxo. Esta é a situação de muitos municípios do interior cearense, principalmente na região do Cariri, onde a estiagem já deixou agricultores com 90% da safra comprometida, como em Tarrafas. O dado oficial da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) aponta que as lavouras do Sul somam prejuízo de 57%.

Por ser a primeira região a receber as chuvas, também é contemplada em primeira mão com as sementes do programa Hora de Plantar. Mas as águas não vieram e muitos veranículos - períodos de seca entre as chuvas - atingiram os campos. Apesar do esforço, plantios inteiros foram perdidos. O mês de maio encerra o período de chuvas e agora há pouca esperança de reverter o quadro. As regiões mais afetadas são Cariri, Sertão Central, Inhamuns, Crateús; outras áreas estão em observação, sobretudo os municípios do extremo norte. No Sertão dos Inhamuns, em Tauá, os rebanhos de ovelha e cabra estão sendo castigados pelo tempo.

O titular da SDA, Antônio Amorim, ressaltou que a situação em algumas localidades é realmente crítica e que o Governo do Estado está buscando solução para o problema. “Muita gente fez o primeiro plantio e perdeu, fez o segundo plantio e perdeu. Teve gente que fez até o terceiro plantio e perdeu. Todas as tentativas terminaram sustadas por veranículos”, explicou. Um dos programas que procura ajudar é o Seguro Safra, mas aí há outro problema, já que para haver o repasse do recurso aos agricultores, é preciso que os municípios inscritos paguem as parcelas estipuladas, o que não vem acontecendo.

A matéria completa está disponível na edição desta semana do Jornal do Cariri.


F - Nem Ki Lask :
Márcio Dornelles :

Nenhum comentário:

Postar um comentário