¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Bolsa Família tem 63 mil vagas no Ceará :

http://www.monolitospost.com/wp-content/woo_custom/1646-bolsa_familia.jpg
Os novos beneficiários do Programa Bolsa Família têm até o dia 31 de maio para se inscrever. São 63.496 vagas disponíveis no Ceará e 13.460 em Fortaleza para famílias com renda per capita de até 140 reais. A data foi definida devido ao período eleitoral, que começa em julho. Por causa das eleições, o cadastramento será feito apenas no primeiro semestre do ano.

A seleção é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) a partir das informações disponibilizadas pela família na inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O Cadastro mantém as inscrições abertas para nove benefícios sociais.

O cadastro, atualização dos dados e acompanhamento social das famílias é realizado pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Em Fortaleza, os interessados podem procurar um dos 32 locais de atendimento, distribuídos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Cidadania, Secretarias Executivas Regionais e no Terminal de Messejana.

A coordenadora do Bolsa Família no Ceará., Silvana Crispim, disse que existe uma pesquisa específica para cada região e as vagas são disponibilizadas para os municípios conforme a demanda.
O valor repassado varia de R 22 a R 200, dependendo da renda declarada, do tamanho da família e da presença de crianças e adolescentes. Em abril, o programa transferiu quase R 16 milhões, atendendo em média a 173 mil famílias de Fortaleza.

André Menezes, gestor do projeto em Fortaleza, disse que são famílias em situação de pobreza e que estão bem espalhadas pela cidade, apesar de haver uma maior concentração na regional VI, nos bairros do Bom Jardim, Barra do Ceará e Jangurussu.

André explica que existe uma equipe exclusiva para cuidar das denúncias de uso irregular. A equipe de gestores municipais e assistentes sociais faz primeiramente um acompanhamento com a família para trabalhar as dificuldades apresentadas. De acordo com André, são “pouquíssimas“ denúncias. Para manter os benefícios, as famílias precisam cumprir as condicionalidades nas áreas de educação e saúde e manter o cadastro atualizado.


SOBRE O PROGRAMA

- O novo cadastramento faz parte da expansão do Bolsa Família, incluindo mais 600 mil famílias em 2010
- A cada ano, o programa aumenta o número de famílias atendidas.
- No ano passado, 1,3 milhão de famílias foram incluídas
- O programa também traz a nova versão do sistema do Cadastro Único.
- 173 mil, em média, são as famílias beneficiadas em Fortaleza
- O MDS e o banco de dados da Caixa Econômica Federal avaliam as informações sociais e econômicas enviadas pelas famílias e fazem a seleção.


F - Nem Ki lask :

Nenhum comentário:

Postar um comentário