Nesta terça-feira, 04, Dia Mundial da Asma, acontece em Fortaleza, Seminário sobre Atualização em Controle da Asma Grave, O encontro será realizado de 8 horas às 12 horas, de 8 horas às 12 horas, no auditório principal do Hospital de Messejana. O público do evento são pacientes portadores da doença.
Na sexta-feira, dia 7, das 8 horas às 12 horas, também haverá mobilização, na Praça do Ferreira. Médicos vão atender asmáticos em tratamento, verificando como está o controle da doença, através do teste do sopro, e orientando o público para uso correto dos medicamentos.
Segundo Socorro Martins, pneumologista e diretora geral do Hospital de Messejana, a asma é uma doença que tem controle, e já existem ferramentas eficazes no tratamento da doença, mas a população precisa saber como utilizá-las de maneira eficiente.
"Em Fortaleza, estima-se que menos de 1 por cento da população afetada tenha acesso à assistência adequada e ao controle das crises. Embora o Governo Federal já garanta medicação e meios apropriados ao controle total da doença, revela a coordenadora da Comissão de Asma da Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia, Márcia Alcântara.
A asma atinge mais de 200 mil pessoas em Fortaleza. Sendo a terceira causa de internação do País, a doença atinge 10% da população brasileira e 300 milhões de pessoas em todo o mundo.
F - Nem Ki Lask
e Roberto Nascimento :
Nenhum comentário:
Postar um comentário