A 10ª Região Militar promete retomar a Operação Pipa a partir da próxima semana. Com isso, vai atender a cerca de 450 mil cearenses que dependem do carro-pipa para ter água para beber em casa. O Comando da Corporação informa estar recebendo R$ 23 milhões do Ministério da Integração Nacional, no que reativará o serviço que estava suspenso desde o fim de 2009. Vão ser atendidos 66 municípios.
O comandante da 10ª Região Militar, general Hélio Macedo, explica que as atividades foram sendo suspensas à medida que os recursos repassados pelo Ministério da Integração Nacional foram terminando.
“Os recursos começaram a ser descentralizados na terça-feira (desta semana). Com isso, nossos quartéis reativarão a entrega de água por intermédio dos pipeiros cadastrados e contratados, que estavam prestando serviço por ocasião da suspensão do serviço“, explica o general. O Comando da 10ª Região Militar atende os Estados do Ceará, Bahia, Piauí e Tocantins.
Defesa Civil
A situação no Interior é considerada crítica devido à falta de chuvas neste início de ano. Sem carros-pipa, a solução é apelar para a compra de água em carros-pipa particulares, com preço elevado para os padrões locais – caso do município de Aiuaba, no Cariri (veja ao lado).
De acordo com o coordenador-executivo da Defesa Civil do Estado, coronel William Lopes, uma média de 10 municípios do Interior pedem ajuda ao órgão diariamente. “Como hoje o envio de carros-pipa não está no raio de deliberação da Defesa Civil, o que nós temos feito é enviado cestas básicas e outros materiais de apoio“, pontua o coronel.
F - NKL :
Nenhum comentário:
Postar um comentário