¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

terça-feira, 6 de abril de 2010

Ceará é um dos estados em situação de emergência ambiental, diz Ibama :


 
 Medida é adotada por causa dos focos de incêndios florestais e queimadas, detectados por satélite pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Portaria do Ministério do Meio Ambiente, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 5, inclui Ceará, Minas Gerais, Piauí e Goiás entre os estados em situação de emergência ambiental. Antes, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins já estavam nessa situação.
 A medida é adotada, quase sempre, por tempo indeterminado em épocas específicas do ano, por causa dos focos de incêndios florestais e queimadas, detectados por satélite. As ações são coordenadas pelo Prevfogo (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), que atribui ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autonomia para operar nos municípios.

 A portaria também autoriza a contratação e formação de novos brigadistas para ajudar nas ações de combate e prevenção de incêndios – tarefa desempenhada pelo Ibama com o Instituto Chico Mendes e o Ministério do Meio Ambiente.

 O trabalho começou nos estados da Amazônia e posteriormente se expandiu para o Mato Grosso do Sul, a Bahia e o Maranhão.

 O Ibama espera formar 1.800 brigadistas para as ações de fiscalização, prevenção e combate ao desmatamento, incêndios e queimadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário