¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

terça-feira, 6 de abril de 2010

Brasil adia retaliação aos EUA :

 http://www.newscomex.com.br/adm/fotos/noticia_18162.jpg
 http://jovempan.uol.com.br/img/thumbs/jpam/2009/09/29/280XAUTO/080147.jpg

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu adiar de 7 de abril para 22 de abril o início das retaliações contra produtos dos Estados Unidos. Esse prazo ainda poderá ser prorrogado por mais 60 dias, caso o governo americano cumpra as medidas negociadas com o Brasil.
Segundo o diretor econômico do Itamaraty, Carlos Marcio Cozendey, os negociadores americanos se comprometeram a reconhecer, até 16 de abril, o Estado de Santa Catarina como livre de febre aftosa sem vacinação.
O governo dos EUA também se comprometeu a suspender as garantias de crédito à exportação para produtos agrícolas e voltar a oferecê-las em condições mais próximas às de mercado. Segundo o diretor, as garantias hoje são subsidiadas e a Organização Mundial de Comércio (OMC) já decretou que esses subsídios são proibidos. Cozendey disse que, entre os produtos, está o algodão, mas ele não soube informar os demais itens.
A terceira medida prometida pelos EUA para garantir a prorrogação do início das retaliações por mais 60 dias além do dia 22 de abril é a criação de um fundo para financiar projetos do setor de algodão brasileiro, como medida de compensação à concessão de subsídios ao produtores americanos durante anos, exatamente a prática que causou a condenação dos EUA na OMC. Esse fundo receberia US$ 147,3 milhões por ano em recursos americanos para ajudar no aumento da produção brasileira e no combate a pragas. O valor foi calculado pelos árbitros da OMC como equivalente aos prejuízos sofridos pelo Brasil.

F - NKL :

Nenhum comentário:

Postar um comentário