¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

terça-feira, 6 de abril de 2010

Ministério Público abre inquérito para investigar compra de caças :

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhph1HYkmXaBsrhgUDUMmBMi-Gv0vwrbq4K3W-WlHsQPdxC0h9ACtrEEH05nxJsqt2Jrh1J1AuCXWpmEwBH06o0-tqqUQdJofze4p6uRrREY2iDPe-eKSEOfiCMVxKRYhBD1HM6HbyH3iY/s400/Lula+e+Sarkozy+-+07-09-09.jpg
 http://www.tijolaco.com/wp-content/uploads/2010/01/rafale_show1-500x339.jpg

O Ministério Público Federal (MPF) em Brasília instaurou na terça-feira da semana passada inquérito civil público para apurar as negociações em torno da compra dos 36 caças pelo governo brasileiro. A investigação foi pedida pelo procurador José Alfredo de Paula Silva com base em representação do cidadão Vinícius Vasconcelos.

 Embora a operação de compra ainda não tenha sido formalizada pelo governo brasileiro, a portaria que instaurou o inquérito considera que a escolha pelos caças franceses já é uma decisão do governo brasileiro "por critério de política externa".

 De acordo com a portaria do MPF, o objeto da investigação é preferência do governo brasileiro em "escolher o caça francês Rafale, desprezando as concorrentes Gripen (sueco) e super Hornet (norte-americano), cujas propostas tinham preços menores". Conforme o texto, ao decidir pelos caças franceses, o governo desprezou o "princípio da economicidade".

 A compra dos caças ainda terá de ser submetida ao Conselho de Defesa Nacional, cuja reunião ainda não foi convocada. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, que está hoje no Rio de Janeiro, terá de apresentar ao colegiado uma exposição de motivos para explicar a opção do governo brasileiro. A apuração do MPF, porém, ainda não foi iniciada porque o procurador que pediu a investigação está em férias.

F - NKL :

Nenhum comentário:

Postar um comentário