¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Internautas são contra as ameças a Altino Afonso e arquiteto do IPHAN :

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3dCRbSUNEkf4MsftjdpO3vrpNmFwMpFFDU_V_mS5rj-Q7gFcC2eJs7DAdcbgmQNkoQ0rozYdCYJP0w46EHoaolDQWlmKCPzlIDFkCNWONjiTt3QWvse13-F-qMs5F7tOWaWG4N1Y-uqFz/s1600/Bomba2.gif

Notícias negativas e mais notícias negativas de Icó, infelizmente. Depois de ser destaque no Diário do Nordeste e O Povo, na área policial, com a prisão de uma quadrilha que poderia roubar um banco, agora são as ameaças de alguns da população icoense ao funcionário da Prefeitura, Altino Afonso, e um arquiteto do Iphan.

A cidade não sai de um estigma (ou de uma realidade?) de notícias negativas. A falta de informação de parte da população sobre preservação e esquecimento do povo ao patrimônio histórico do Brasil levou a uma quase tragédia com vidas.

E a recente matéria do Jornal O Povo, gerou diversos comentários (negativos) em relação ao abandono do Icó pelo poder público, leia-se, principalmente, a Prefeitura Municipal. Também o Icó é Notícia registrou apoio na defesa do patrimônio de Icó e contra as ameaças.

A situação em que se encontra atualmente a Casa de Cultura Mariinha Graça, é um exemplo. Caso não haja uma intervenção no telhado do sobrado, o mesmo corre risco de desabamento. A parte financeira do Iphan estaria garantida, mas falta a contrapartida do poder público municipal.

Isso não se trata de apenas querer culpar a recente gestão, mas de várias gestões que somente fizeram a aplicação de recursos federais, portanto dinheiro federal, e sem a devida manutenção e educação patrimonial.

Para ilustrar a questão do Icó atual, trazemos o comentário completo do geógrafo e arquiteto João Henrique de Souza, que comentou à matéria do Jornal O Povo:

"Boa Tarde, Sou Geográfo e arquiteto, moro em Gijoca e sou um grande adimirador da arquitetura do Brasil colonial. Parte considerável da arquitetura da época, infelizmente foi destruída por falta de cuidados da população e do poder público. Tenho viajado muito pelo Brasil e em algumas dessas viagens passei pelo Icó.

E como viajante, olhei com tristeza para uma riqueza tão desprezada como é o patrimônio histórico edificado. Não percebí, nenhuma ação consistente em torno do patrimônio por parte da administração municipal, só contei com a generosidade de um senhor de cabeça branca e carregada de informações, que me falou com muita propriedade da História do Icó.

Mas esse serviço era de uma forma muito artesanal, fui até a sua casa e lá fui muito bem acolhido. Recentemente passei pelo Icó, achei a cidade ainda mais atrasada em todos aspectos, culturais, econômicos e políticos. Lendo essa reportagem, indaguei? Será que o prefeito é mesmo da época em que visitei? Icó vive do passado, não se desenvolve, e nem do passado cuida. Esta muito presente a grande omissão do prefeito. (Mostrem esse comentário para ele) "

A pergunta que não quer calar: Qual será o futuro dos prédios tombados, da história e da cultura de Icó, caso se mantenham estes fatos negativos?

F - Nem Ki Lask :

Nenhum comentário:

Postar um comentário