Despesas com aulas e turno extra serão repassadas aos motoristas.
Sindicatos e autoescolas aguardam a definição da carga horária mínima.
A partir de maio, os motoristas que quiserem tirar a primeira habilitação terão que ter parte das aulas no período noturno. As autoescolas e os sindicatos que representam a categoria aguardam a definição da carga horária mínima que será fixada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), mas já afirmam que o custo para se tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve sofrer alteração.
“Precisamos aguardar a regulamentação do Contran para definir qual posicionamento vamos tomar”, afirma o presidente do Sindicato das Auto Motos Escolas e CFCs do Estado de São Paulo (Samesp), José Guedes Pereira. “Acredito que o órgão não vai alterar a carga horária atual que é de 20 horas-aulas. No entanto, mesmo que não haja aumento no número de aulas, as autoescolas terão que estender o horário de funcionamento até as 21h ou 22h, o que implica na criação de um novo turno e a contratação de novos funcionários.”
Outro ponto levantado é a disponibilidade de horário dos candidatos a motorista. “A maioria dos alunos utilizam o horário de almoço ou os sábados para fazerem as aulas práticas e agora serão obrigados a se adequar as aulas à noite”, diz o presidente do Samesp.
É o caso da estudante Thaís Tüchumantel, de 20 anos, que estuda no período da manhã e trabalha à tarde até as 20h. “Faço as aulas aos sábados e não sei como faria caso tivesse que ir à noite para a autoescola. Além de correr o risco de não chegar a tempo, ainda perderia as poucas horas que me restam para estudar durante a semana.”
Apesar de todas as mudanças, os sindicatos e autoescolas apóiam a nova lei. "Todo tipo de aprendizado é válido", afirma o proprietário da autoescola Lisboa, Décio Yokoyama. "Já tive contato com autoescolas da Alemanha e lá, além de aulas noturnas, tem aulas em estrada de terra e rodovia porque dirigir na rodovia é diferente de dirigir na cidade."
Para o presidente do Samesp, as condições à noite são muito diferentes. "É uma oportunidade para o aluno aprender na prática quando usar o farol baixo, o alto, além de ter mais noção de reflexos”, diz.
F - G1 :
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