¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quinta-feira, 25 de março de 2010

Lobby real para os caças suecos :

  

Durante almoço com o presidente Lula, o rei da Suécia, Carl XVI Gustaf, disse que deseja ampliar parcerias de cooperação dos setores de defesa militar entre os dois países.

 Nesta quarta-feira (24), em um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio Itamaraty, o rei da Suécia, Carl XVI Gustaf, afirmou que deseja ampliar as parcerias de cooperação dos setores de defesa militar, tecnologia, educação e meio ambiente entre os dois países. Atualmente, o governo brasileiro analisa a proposta sueca para a venda de aviões de 36 caças.

“Eu estou confiante na parceria estratégia entre a Suécia e o Brasil”, disse o rei, durante almoço com presidente Lula em Brasília. O assunto dos aviões não foi diretamente mencionado.

Nesta quinta-feira (25), os reis Carl XVI Gustaf, que veio ao Brasil acompanhado da rainha Silvia, estarão em São Paulo onde visitam a sede da Embraer. Eles também têm um encontro com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e empresários da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Vale Soluções em Energia.
Os reis encerram a visita ao Brasil no próximo fim de semana, quando irão a São Gabriel da Cachoeira, São Joaquim e Manaus – no Amazonas.


O presidente Lula afirmou nesta quarta-feira (24), após encontro com o rei e a rainha da Suécia, Carl XVI Gustaf e Silvia, no Palácio Itamaraty, que ainda não se decidiu sobre a compra dos 36 aviões de caça, cuja disputa envolve empresas suecas, francesas e norte-americanas. O presidente disse que sua preocupação é escolher sem pressa, nem traumas, pois este ano é eleitoral e, portanto, “atípico”.

“Temos apenas de ter o cuidado necessário porque estamos em ano eleitoral e uma coisa desta envergadura não pode ser especulação política, vamos ter de conversar com todos os setores da sociedade. Depois, vamos tomar a decisão”, afirmou o presidente.

Lula confirmou que vai convocar o Conselho de Defesa Nacional para discutir o assunto e só depois tomará a decisão. No governo, não há consenso sobre qual das três propostas seria a ideal. Para setores das Forças Armadas, a transferência tecnológica a transferência tecnológica dos franceses supera a apresentada pelos demais concorrentes. Porém, o relatório da Força Aérea Brasileira (FAB) confirma que os três fabricantes têm níveis semelhantes.

Em abril, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, deve concluir um relatório técnico sobre a compra dos 36 caças. O Ministério da Defesa analisa as propostas apresentadas pelas três empresas finalistas: a sueca Saab, fabricante do modelo Gripen NG; a norte-americana Boeing, responsável pelo caça F-18 Super Hornet; e o consórcio Rafale International, liderado pela francesa Dassault.


F - NKL :

Nenhum comentário:

Postar um comentário