¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quinta-feira, 25 de março de 2010

Aniversário de Padre Cícero atrai romeiros e esportistas :

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Na missa, realizada ontem pela manhã, mais de duas mil pessoas celebraram o aniversário do Padim. Antes, às 5 horas, houve uma salva de fogos para acordar a cidade
Clique para Ampliar
A CORRIDA PADRE Cícero, já tradicional, teve a largada da Avenida Duque de Caxias, localizada no Crato

 As comemorações foram iniciadas com a abertura de uma exposição de fotos do Padim

Juazeiro do Norte. Uma missa em comemoração aos 166 anos do Padre Cícero foi celebrada no início da manhã de ontem, na praça da Capela do Socorro, onde estão depositados os restos mortais do sacerdote. Uma salva de fogos, às 5 horas, acordou a cidade para o aniversário do seu fundador. Mais de duas mil pessoas participaram da celebração, caracterizada pela presença de juazeirenses.

As comemorações foram iniciadas com abertura de Exposição, no Memorial Padre Cícero, no último dia 18. No Crato, milhares de jovens e adultos, de várias categorias, se preparavam, às 8 horas, para a XVIII Corrida Padre Cícero, em direção ao Juazeiro.

Show pirotécnico

À meia-noite houve show pirotécnico e canto de parabéns. Foi realizada no Socorro, a tradicional seresta e o corte do bolo comunitário, coordenado pela Mãe Cicinha, além da distribuição do "Caldo da Nair". Os 22 anos da festa, contou com a presença de 30 atrações de artistas locais.

No fim da tarde, foi realizada a procissão das flores, saindo da Sociedade Padre Cícero. A homenagem acontece todos os anos, na data de aniversário do sacerdote. Este ano, o apelo dos organizadores foi que, além das flores, os participantes levassem, também, imagens e fotos do Padre Cícero.

A 465 dias da festa do centenário da cidade, as festividades este ano tiveram como tema "Rumo do Centenário".

O relógio remissivo foi afixado na Praça Padre Cícero, na esquina do cruzamento entre as ruas São Pedro e São Francisco, com direito a inauguração, no início da noite do último dia 23. Uma forma, conforme o secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, da população também acompanhar o momento da grande festa.

Nele, além dos números digitais, está uma espécie de urna conjugada no totem para que as pessoas possam depositar seu recado ou mensagem a serem divulgados por ocasião do Centenário. O relógio foi feito pelo técnico barbalhense, Gessimar Soares Mota, que ganhou elogios do secretário de Turismo e Romarias, a exemplo da arquiteta Gisele Nunes, responsável pelo projeto, bem como as obras estruturantes do Complexo do Centenário.

Corrida

A Corrida Padre Cícero é hoje um dos grandes eventos esportivos da região, envolvendo a participação de mais de 1.500 atletas de 15 estados. O evento é uma realização da Secretaria de Esportes, com apoio do Sistema Verdes Mares. A largada aconteceu da Avenida Duque de Caxias, no Crato, com a participação dos homens. No contorno da Petrobras, no Bairro Muriti, foi a vez das mulheres. A categoria infanto-juvenil saiu do Ginásio Poliesportivo, em Juazeiro do Norte. Também houve a participação dos portadores de necessidades especiais. Foram entregues medalhas aos participantes que chegaram a completar o percurso e distribuídos R$ 20 mil em prêmios.

Os vencedores este ano das categorias masculino e feminino, respectivamente, foram Adelson Alves Rodrigues, de 28 anos, da cidade de Barão Grajaú (MA), e Ednalva Laureando da Silva, de 33 anos, de Campina Grande (PB). Ambos receberam como prêmio R$ 1.200,00.

Após a missa, pela manhã, celebrada pelo padre Paulo Lemos, administrador da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, a multidão cantou os parabéns para o Padre Cícero. Grupos de tradição popular se revezaram na Praça do Socorro.

O aniversário, mesmo não tendo a tradição das grandes romarias de Juazeiro, reúne pessoas em torno da alegria da comemoração, que acontece desde o período que Padre Cícero, ainda em vida, realizava a festa em sua residência.

F - DN :

Nenhum comentário:

Postar um comentário