¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Indígenas brasileiros têm altos índices de anemia, obesidade e desnutrição :

http://www.blogdotamandua.com.br/images/fotos/noticias/full/1273609211.jpg

A pesquisa mais abrangente sobre saúde indígena já realizada mostrou que é comum encontrar nas aldeias brasileiras mulheres e crianças com anemia, com mães acima do peso e crianças desnutridas.

Encomendado pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e realizado pela Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), o primeiro Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas aplicou questionários a 6.707 mulheres de 14 a 49 anos e a 6.285 crianças de até cinco anos de idade, que viviam em aldeias entre 2008 e 2009.

A pesquisa revelou que a anemia está presente em um terço das mulheres e em 51,3% das crianças. Já o peso se revelou um problema entre as mulheres: 15,7% têm sobrepeso e 30,2%, obesidade. Entre as crianças, 26% têm uma estatura abaixo da esperada para a idade.

Para os pesquisadores Carlos Coimbra Júnior e Bernardo Lessa Horta, as hipóteses para explicar os resultados são o alto índice de diarreias e infecções por doenças como malária, o saneamento deficiente e a introdução de alimentos mais gordurosos e com menor teor nutricional na dieta dos índios.

F - Nem Ki Lask :

Nenhum comentário:

Postar um comentário