¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Brasileiros descobrem no RS fóssil de superpredador :


Réptil viveu há cerca de 238 milhões de anos o réptil tinha 7 m de comprimento e pesava 900 kg (Foto: Divulgação/Universidade Luterana do Brasil) Pesquisadores da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), no Rio Grande do Sul encontraram um fóssil completo do superpredador prestosuchus, que viveu há aproximadamente 238 milhões de anos no período Triássico. A descoberta ocorreu há um mês no município de Dona Francisca, região central do Estado (260 km de Porto Alegre).

O paleontólogo Sérgio Cabreira e o Lúcio Roberto da Silva conseguiram visualizar parte do fóssil após intensas chuvas que atingiram a região. O fóssil quase completo do tecodonteprestosuchus chiniquensis, de aproximadamente 7 m de comprimento e 900 kg, representa um dos répteis - considerado um grupo ancestral dos dinossauros e aves - mais importantes já encontrados. Sérgio Cabreira diz que até hoje nenhum prestosuchus encontrado e em exposição estava tão completo.

Esta descoberta permitirá uma melhor compreensão da anatomia de prestosuchus e irá favorecer uma reconstrução mais precisa do esqueleto do animal. Uma vez que, este é o único fóssil deste grupo a apresentar uma pata traseira preservada, o mesmo trará novas informações sobre a locomoção desses incríveis répteis. O exemplar foi tombado pelo acervo do Museu de Ciências Naturais da Ulbra.

 F - Nem Ki Lask :

Nenhum comentário:

Postar um comentário