O medicamento Abacavir, utilizado no tratamento de portadores do vírus HIV, voltou a ser distribuído pelo Ministério da Saúde. Ele estava em falta desde dezembro de 2009, mas agora já está disponível desde sexta-feira (7). O Ceará, ao lado de Rio de Janeiro e Distrito Federal, foi um dos primeiros estados a receber novamente o fármaco.
Também voltou a ser distribuído em Tocantins, mas Alagoas, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro ainda não receberam o medicamento, para a preocupação de médicos e pacientes que dependem do composto.
A assessoria de imprensa do ministério informou que o medicamento importado chegou ao País em 27 de abril. A distribuição só teve início na semana passada porque sua liberação depende de inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e fiscalização da Receita Federal. As informações são da Agência Brasil.
A falta do Abacavir, que prejudicou cerca de 3700 pacientes, foi motivo de protestos em Fortaleza e em outras cinco capitais, em abril. À época, a explicação do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Hepatites Virais, a falta aconteceu por uma dificuldade do governo na aquisição do remédio.
F - Nem Ki Lask :
Nenhum comentário:
Postar um comentário