¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

segunda-feira, 8 de março de 2010

Carros de luxo são alvo de novo golpe :

Clique para Ampliar

Hilux periciada na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), depois de ter sido localizada.

Clique para Ampliar

Espártaco Esmeraldo, delegado titular da DRFVC, demonstra preocupação com este tipo de crime

Caminhonetes e carros de luxo são levados por bandidos, em locais públicos, com a própria chave do veículo

Os assaltos a caminhonetes e veículos de luxo são registrados diariamente pelos órgãos de segurança na Grande Fortaleza (Capital e Região Metropolitana), entretanto, nos últimos meses, as quadrilhas especializadas em roubar esse tipo de veículo estão usando uma nova tática. Trata-se do ´golpe da chave codificada´, no qual os bandidos obtêm de forma ilegal a chave original da caminhonete ou automóvel e alguns dias depois o veículo é furtado, na maioria das vezes, em vias públicas, ou até mesmo em estacionamentos fechados.

A ação desses grupos já estão sendo investigadas pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC). A Reportagem obteve o relato de vítimas que ´perderam´ ou tiveram as chaves dos seus veículos furtadas e nos dias posteriores ao fato, caminhonetes simplesmente ´sumiram´ de estacionamentos e de ruas, sem que os bandidos tenham empregado qualquer tipo de violência.

Os bandidos atuaram durante os furtos como os reais proprietários dos carros e, de posse das chaves originais, abriram os veículos, ligaram e saíram ´tranquilamente´. Em um dos casos, conforme o relato de uma vítima que prefere não se identificar, um bandido, usando roupas alinhadas, chegou a ´pagar´ R$ 2,00 de gorjeta para o flanelinha que ´vigiava´ o veículo, afirmando ser um amigo do dono da caminhonete Hilux e estaria levando o 4x4 a pedido do mesmo para outro local.

De acordo com o delegado Espártaco Esmeraldo, titular da DRFVC, existem investigações em curso naquela especializada sobre o ´golpe da chave codificada´. "Apesar de reconhecer que, normalmente, esses carros são tomados de assalto, temos informações de que vítimas perderam as chaves e os carros desapareceram em locais públicos", afirmou. Segundo Esmeraldo, os casos foram devidamente registrados e estão sendo investigados pelos inspetores da delegacia.

Para que os furtos sejam realizados com sucesso, as quadrilhas necessitam de uma logística para investigar os donos dos veículos e segui-los, depois de obter as chaves, aguardando o momento adequando para realizar o furto. Para o delegado essa nova modalidade ainda é um mistério, pois, de acordo com ele, "todo esse trabalho", não é justificável. "O mais fácil para as quadrilhas é dispor de uma arma e tomar o carro de assalto em algum local longe da Polícia. Mais esses grupos não agem de forma aleatória, pode ser que eles estejam fazendo estudos para descobrir veículos em que exista a facilidade de obter a chave", explicou.

Rotina

Para que esses golpes sejam aplicados com sucesso, Espártaco Esmeraldo ressalta que outras pessoas próximas ou que conheçam a rotina das vítimas estejam repassando informações para as quadrilhas especializadas no roubo e furto desse tipo de veículo. Por isso, o delegado alerta para que alguns cuidados (ver quadro com dicas) que os proprietários devem ter para evitar se tornarem futuras vítimas. "Duas coisas são básicas, não deixar chaves em cima de mesas de bares e restaurantes e também não entregar a flanelinhas ou manobristas em todo e qualquer lugar".

Fernando Rocha, que já teve sua caminhonete furtada há quase um ano e nunca a encontrou, conta que recebeu até ligações dos supostos bandidos. "Minha agenda estava dentro do carro, uma Hilux. O veículo estava estacionado perto do meu trabalho e desapareceu. Passei uma semana recebendo ligações de pessoas que pediam dinheiro e créditos para telefone em troca do veículo", lembra.

Perguntado sobre o destino desses veículos após o roubo, o delegado revela que, diferente do que ocorria no passado, quando os carros eram rapidamente desmontados e as peças revendidas para sucatas, atualmente eles voltam para as ruas, com chassis e placas adulteradas. "Ainda temos investigações sobre as quadrilhas que desmancham os carros, mas, atualmente, os grupos organizados têm utilizado sofisticada falsificação de documentos e os carros retornam as ruas da Cidade".

O delegado disse ainda que se alguma vítima desse tipo de golpe, por acaso se deparar com um veículo semelhante ao seu, mas com placa e número do vidro diferente, tente abrir o veículo se tiver de posse da chave antiga, pois você pode estar diante da sua caminhonete ou automóvel. Se confirmar que o carro é o seu, a dica do delegado é chamar a patrulha mais próxima da Polícia.

f - dn :

Nenhum comentário:

Postar um comentário