¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quarta-feira, 24 de março de 2010

Pode faltar petróleo em 2014, diz estudo :

 http://www.pinzon.com.br/adm/externos/noticia/07102009171950.jpg

Pesquisador inglês afirma que reservas mundiais de petróleo foram infladas em até 30%. Segundo ele, no começo de 2014, a demanda pode ultrapassar a oferta do produto.


As reservas mundiais de petróleo foram infladas em até 30%. É o que afirma um relatório de um cientista do governo britânico, David King. O estudo, divulgado nesta terça-feira (23) pelo jornal The Daily Telegraph, alerta para a escassez e o rápido aumento dos preços nos próximos anos.

De acordo com King, as previsões iniciais de que as reservas mundiais seriam de 1,150 trilhão a 1,350 trilhão de barris deveriam ser reduzidas a uma quantidade que oscilaria entre 850 bilhões e 900 bilhões. Por isso, ela acredita que no começo de 2014 a demanda pode ultrapassar a oferta do produto.

O relatório também adverte que as estatísticas públicas começaram a incorporar reservas não convencionais, como as areias betuminosas do Canadá, nas quais o petróleo e o gás são muito mais difíceis de serem extraídos e nunca conseguirão ser atrativas economicamente.

King diz que é um "segredo aberto" o fato de os países da Opep terem inflado suas reservas. Porém, a Agência Internacional de Energia (AIE), a British Petroleum (BP), a Administração de Informação Energética e a World Oil não levam esses dados em conta em suas estatísticas.

King afirma achar "preocupante" que os países ocidentais - onde a demanda pelo óleo supera a produção - não levem a questão a sério, enquanto países como a China concentram todos os seus esforços em aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis


Petrobras quer antecipar produção de Tupi

No Brasil, a Petrobras anunciou nesta terça-feira (23) a intenção de antecipar a produção de Tupi, declarando a comercialidade do bloco BM-S-11, na Bacia de Santos, para outubro. A declaração é necessária para que se inicie um projeto-piloto de exploração da área. O prazo de exploração da concessão vence no final de dezembro, mas segundo Estrella, a companhia quer concluir os trabalhos mais cedo.

Questionado sobre uma possível relação entre a antecipação do projeto e o período eleitoral, o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, afirmou que o início da produção em Tupi "é positivo para todo o país". Em outubro, chega ao Brasil a plataforma de produção para esse projeto, com capacidade para 100 mil barris por dia.

De acordo com o Estrella, a Petrobras não deve devolver à Agência Nacional do Petróleo (ANP) nenhuma extensão do BM-S-11 ao fim dos trabalhos, permanecendo com toda a área de concessão. Os contratos permitem a devolução caso não haja interesse em investir na produção. A Petrobras tem hoje quatro sondas de perfuração no BM-S-11, dentro do esforço para cumprir o plano de avaliação da área antes do fim do prazo.

Estrella informou também que a companhia alterou seus planos e vai instalar em Tupi Nordeste a segunda plataforma encomendada para projetos-piloto no pré-sal da Bacia de Santos. "É um poço que vem respondendo muito bem", afirmou. A companhia espera ainda a chegada, em maio, da plataforma Dynamic Production para iniciar um teste de longa duração no projeto Guará, no bloco BM-S-9.

A companhia está avaliando ainda uma nova fronteira do pré-sal ao sul da Bacia de Santos, no bloco BM-S-12, que deve receber seu primeiro poço este ano. Localizada em frente à Santa Catarina, a concessão é dividida entre a Petrobras, com 70%, e a Queiroz Galvão, com 30%. A Petrobras já perfurou um poço de pré-sal naquela região, mas o reservatório apresentou problemas.

F - NKL :

Nenhum comentário:

Postar um comentário